Votação

Quais os 3 melhores aeroportos?

Lisbon (Lisboa) [Aeroporto Humberto Delgado], 11, PT
Barcelona (El Prat del Llobregat) [El Prat (Intl)], CT, ES
Funchal [Madeira Airport], 30, PT
Nice [Côte d'Azur Airport], U, FR
Zürich [Zürich-Kloten], ZH, CH
Munich (München, Freising) [Franz Josef Strauss Intl (Munich Intl)], BY, DE
Dubai [Intl], DU, AE
Brussels (Zaventem) [Brussels Airport (Brussels National Airport)], VBR, BE
Dublin [Intl], County Dublin, Leinster, IE
Porto [Francisco Sá Carneiro], 13, PT
San Francisco [Intl], CA, US
Berlin (Tegel) [Berlin Tegel Airport (Berlin-Tegel Otto Lilienthal)], BE, DE
Recife [Guararapes Intl (Gilberto Freyre Intl)], PE, BR
Miami [Intl], FL, US
Seoul [Incheon Intl], KR
Xi'an (Xian) [Xiguan], 61, CN
Hong Kong [Intl - Chek Lap Kok], HK
Singapore [Changi Intl], SG
Sydney [Kingsford Smith], NSW, AU
Frankfurt [Rhein-Main], HE, DE
Amsterdam [Schiphol], NH, NL
St. Petersburg (Leningrad) [Pulkovo Airport], LEN, RU
Stockholm [Arlanda], AB, SE
Alicante [Alicante (El Altet)], VC, ES
Copenhagen (København) [København Airport - Kastrup], DK
London [Heathrow Airport], Middlesex, ENG, GB
Oslo [Oslo Airport Gardermoen], 02, NO
São Miguel Island (Ponta Delgada) [João Paulo II Airport (Ponta Delgada Airport)], 20, PT
Hamburg [Fuhlsbüttel], HH, DE
Toronto [Lester B. Pearson Intl], ON, CA
Helsinki [Vantaa], 18, FI
São Paulo [Guarulhos Intl (Governador André Franco Montoro)], SP, BR

CS-TTK

Estava a ler um artigo sobre aeroportos e lembrei-me de criar este tópico para que nós aqui no fórum pudéssemos trocar impressões sobre os melhores e piores aeroportos, com base na nossa experiência pessoal. As escolhas dos membros do fórum vão variar em função do tipo de viagens que cada um faz habitualmente, mas é nessa diversidade que creio que podemos ter aqui "reviews" de maior número de aeroportos ;)

Sugiro que enumeremos o TOP3 positivo e negativo, resumindo o motivos das escolhas.

No meu caso, que faço maioritariamente viagens intra-europeias faço as seguintes escolhas:

TOP 3 - Positivo

1- Bruxelas Zaventem(BRU) - Terminal muito prático e de fácil orientação, fila na segurança geralmente demora poucos minutos e a transição entre espaço schengen/nao-schengen é feita facilmente sem grandes demoras

2- Dublin T2(DUB) - Tive a oportunidade de utilizar os dois terminais do aeroporto de Dublin e o aeroporto apenas aparece aqui devido ao terminal 2 ( T1 é semelhante a muitos outros terminais na europa). Ao viajar na Aer Lingus, utilizei o T2 que me surpreendeu pela fluidez, opções de comida e lojas existentes em função do número de passageiros que estavam no T2. O terminal parece-me ter capacidade para acomodar o crescimento de passageiros por uns largos anos. Eu apenas realizei uma viagem "doméstica" entre DUB e LHR e apesar de não ter utilizado a área de controlo de passaportes fiquei com a sensação que tudo no terminal se processa de forma rápida e eficaz.

3 - Madeira (FNC) - Este aeroporto não se pode comparar de forma alguma aos mencionados acima, por razões óbvias. Porém a varanda com vista para a placa e pista torna a espera pelo embarque muito mais agradável, principalmente para os amantes da aviação. Esta é a única razão que me leva a colocar este aeroporto aqui, pois tirando isto é um aeroporto com muitas particularidades principalmente quando o vento decide aparecer

TOP 3 - Negativo

1 - Eindhoven (EIN) - experiência horrível neste aeroporto. Demorei 40 min para passar a segurança num aeroporto que tinha apenas 11 partidas nas duas horas seguintes. Encontrar um lugar para almoçar no terminal foi tarefa impossível pois tinha apenas quiosques com comida [muito] ligeira. Por ser um aeroporto dominado pelas low cost (transavia, ryanair e wizzair) o encaminhamento para os aviões é feito tal e qual encaminhamento de gado utilizando grades (sem cobertura, felizmente não estava chuva).

2 - London Luton(LTN) - Um aeroporto com demasiados passageiros para as infra-estruturas que dispõe. A passagem pela segurança é simplesmente caótica. Até para deixar passageiros no aeroporto, sem estacionar, cobram 3£! Resumindo, aquele aeroporto parece-me o terminal 2 do aeroporto de Lisboa mas em proporções muito maiores

3 - Milan Linate(LIN)   - aeroporto antigo e um pouco desorganizado. O espaço não abunda, quer seja nos balcões de check-in ou nas portas de embarque. E em pequenas coisas nota-se que é um aeroporto que não está adaptado à realidade atual como por exemplo nas casas de banho, onde nos urinóis a água corre permanentemente sem qualquer sistema de poupança de água.

nunopinheiro

TOP 3 - Positivo

complatamente bias

1: Porto (bias obvio)
2: Frankfurt (durante uns anos ja parecia que la morava ) não é que seja muito bom mas já estou habituado
3: Munich é muito eficiente limpo arejado bem sinalizado.
Mensoes honrosas
4: Berlin Tegel (mas só no terminal antigo principal) imbatível na distancia entre a segurança e a porta de embarque.
5: SFO (terminal internacional) não que funcione muito bem mas gosto do edificio

Top 3 negativos.

De longe
1. Berlim shonfeld mau de mais
2. heathrow, tenho um azar do ...neste aeroporto corre sempre qualquer coisa mal.
3. lisboa, uma manta de retalhos confusa e desconexa. (Demasiados investimentos voluntariosos criaram aquilo que lá esta)
« Última modificação: 15 de Abril 2018, 23:30:33 por nunopinheiro »

Nyctalus

TOP 3 Positivo:

1- Internacional de Recife (REC): faz lembrar muito o aeroporto do Porto, antes deste aumento de passageiros. Moderno, espaçoso, cómodo, rápido e... tem uma boa vista para a pista e placa no último andar (perto dos restaurantes). Infelizmente, não dá para ver a pista toda, mas vê-se grande parte.
2- Porto (OPO): Era, de longe, o meu preferido. Também admito que existe um bias sentimental. Agora com este aumento de passageiros, aumento do numero de lojas e a "obrigatoriedade" de passar no Duty Free empobreceu muito. Gosto de aeroportos arejados e amplos, onde não ficamos confinados a vários corredores quase fechados.
3- Miami International (MIA): Não sei como está agora, mas fui lá em 1998 (muito tempo, eu sei). A infraestrutura colossal maravilhou-me, mas era tudo muito bem organizado e rápido. Na altura, mesmo tendo que passar pela fronteira chata, achei tudo super bem fluído. Talvez aqui o deslumbramento de um puto com 14 anos fora do pequenino Portugal tenha pesado muito na memória.

TOP 3 negativo:

1- Internacional de Salvador (SSA): Talvez por ter sido a última má experiência, talvez pelo aspecto de antigo centro comercial, talvez tudo isso junto. O aeroporto é demasiado apinhado, com os balcões dispostos de uma forma esquisita, gerando filas que entopem todo o corredor de passagem. Mas o pior nem foi isso... Sairam ao "mesmo tempo" 3 vôos internacionais (Buenos Aires, Madrid e Lisboa) com 1h de diferença entre o Gol para Buenos Aires e o TAP, com o Air Europa entre eles. Apenas 3 raios-x para a desorganização completa. Primeiro, os passageiros brasileiros têm imensa dificuldade em cumprir com os regulamentos, principalmente com os liquidos. Depois, uma falta de bandejas gritante, incompreensível para um aeroporto internacional. Estava quase na hora do TAP sair, e ainda havia gente do GOL na fila... Pelo que começaram a chamar por essas pessoas. E... ocorreu troca de turno dos funcionários da segurança durante toda essa confusão. Resultado: estive quase 2 horas na fila para a segurança.

2- Roma Ciampino (CIA): Aeroporto demasiado pequeno para o volume de tráfego que tem. Passei praticamente 2h sentado no chão à espera do meu vôo, simplesmente porque o número de bancos era reduzidissimo. A sala de embarque é extremamente pequena, com as portas praticamente apinhadas uma em cima das outras. Literalmente, um aeroporto low-cost.

3- Londres Stansted (STD): Melhorou desde a primeira vez que estive lá, mas continua um aeroporto apinhado, com corredores estreitos. A primeira vez que estive lá, nunca tinha visto um aeroporto tão imundo como aquele. Nem parecia que estava no Reino Unido, mas num aeroporto do 3º mundo.
« Última modificação: 15 de Abril 2018, 19:21:14 por Nyctalus »

TAP153

Pela minha experiência os positivos são muitos fáceis, os grandes aeroportos asiáticos são na sua maioria muito bons. Quanto aos negativos há muitos e foi difícil escolher.

TOP 3 Positivo

1 - Seoul Incheon International Airport (ICN): grande, espaçoso, arejado e acima de tudo, mesmo com a sua grandiosidade, permite uma deslocação fácil com um sistema de deslocação interna bem pensado.

2 - Singapore Changi International Airport (SIN): grande, espaçoso, confortável e de fácil mobilidade.

3 - Hong Kong International Airport (HKG): com os mesmos atributos dos anteriores.

Outro que não figura no meu ranking, porque só foram pedidos 3, estaria o Bangkok Suvarnabhumi Airport (BKK). Os aeroportos europeus são, na sua generalidade, bons devido à organização.

TOP 3 Negativo:

1 - Veer Savarkar International Airport - Port Blair (IZX): Ganha o prémio do pior por muitas razões mas a principal é porque foi a primeria e única vez que vi os passageiros serem vergastados para que fosse imposto um embarque ordeiro, surreal!

2 - São Tomé Aeroporto Internacional (TMS): Muito mau... não se esqueçam do boletim da vacina amarela!

3 - Bamako Senou International Airport (BKO): dificil de explicar, mas é muito mau.

Há muitos outros que considero maus por várias razões, pela desorganização, pelas imigrações lentas e descriminatórias, pelos controlos de segurança que ficam ao critério de cada agente, pelas condições e pelo conforto.

Pelo que acima escrevi, muitos aeroportos sul americanos, nomeadamente no Brasil, alguns aeroportos norte americanos, nomeadamente JFK e MIA e muitos dos grandes africanos (ADD, NBO, DAR...) são, para mim, muito maus.

O meu ranking foi dificil de fazer já que passei por 210 aeroportos em 85 países.

Abraço
« Última modificação: 15 de Abril 2018, 23:32:43 por TAP153 »

AAEK192

Top 3 positivo -

1.SIN - Singapore Changi Airport
2.SYD - Sydney Kingsford Smith Airport
3.FRA - Frankfurt Airport

Top 3 negativo-

1.SSA - Salvador Airport
2. MIA - Miami Airport
3. GIG - Rio de Janeiro António Carlos Jobim Airport

CS-TTK

1 - Veer Savarkar International Airport - Port Blair (IZX): Ganha o prémio do pior por muitas razões mas a principal é porque foi a primeria e única vez que vi os passageiros serem vergastados para que fosse imposto um embarque ordeiro, surreal!

Verdadeiramente surreal ;D ;D
« Última modificação: 15 de Abril 2018, 21:58:34 por CS-TTK »

KRONIXPT

TOP 3 - Positivo

1 - Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO) - Tempos de espera muito curtos e rápidos. Aeroporto limpo e higienizado. Pessoal de lá gentil e prestativo. Wi-Fi rápido e gratuito. Na minha opinião, de longe, o melhor aeroporto de Portugal nos principais parâmetros: tempo de espera, limpeza, lugares para sentar, sinais de direção e informação, ligação à Internet, staff, etc.

2 - Aeroporto de Amesterdão Schiphol (AMS) - Terminais limpos e (muito) modernos. Tranquilo e organizado. Compras e comida, tudo ótimos. Neste aeroporto nunca tive problemas com ninguém, nem com nada, apesar de muitas pessoas terem experiências contrárias às minhas. A zona de imigração não é a melhor, apesar dos funcionários de lá trabalharem ativamente na melhoria e na maior fluidez neste setor. Boa variedade de lojas. Casas de banho várias e limpas.

3 - Aeroporto de Pulkovo (LED) - Altamente recomendado! Terminais espaçosos e muito modernos. Segurança rápida e fácil, apesar de ser muito apertada por razões que já sabemos. Relativamente perto do centro da cidade. O check-in para o voo não demorou muito. Existem muitas lojas e cafés.

TOP 3 - Negativo

1 - Aeroporto de Lisboa (LIS) - Aeroporto péssimo. Para fazer escalas é um terror. Casas de banho sujas, comparativamente com as do OPO. Terminal 2 uma lástima, uma lamúria, mas pronto, o que esperar de um Terminal com aquela finalidade?

2 - Aeroporto de São Pedro (VXE) - Inadequado, péssimo, horrendo aeroporto. Pequeno, tudo o que possam imaginar é mau, só tem uma coisa que é boa: a facilidade, entra tudo pela mesma porta, é siga sempre, sempre em frente.

3 - Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) - Bom: Wi-Fi. Mau: Falta de assentos. Serviço ao cliente vergonhoso, começa logo no parque de estacionamento. Não há casas de banho entre as áreas de check-in e as salas de embarque. As taxas de estacionemento são um roubo. Lá passei porque precisei, mas não volto lá. A evitar.
In thrust I trust.

VNE

Top 3 positivo
1. Porto, tirando o exagero de lojas na zona de embarque.
2. Singapura
3. San Francisco

Top 3 negativo
1. Marselha, terminal low cost apenas ultrapassado por um armazém de farinha
2. São Paulo, um caos permanente
3. Lisboa, não é o terceiro pior onde estive, mas está desesperadamente à espera de definição. Lisboa merece e precisa de muito melhor, em todos os aspetos.
« Última modificação: 15 de Abril 2018, 22:47:05 por VNE »

Linkoping

Top 3 Positivo
1. Kastrup
2. Arlanda
3.Alicante

Top 3 Negativo
1. Fortaleza
2.Geneve
3.Lisboa

RazeR550

3 Positivos

1-Amsterdam Schipol
2-Dubai International
3-London Heathrow

3 Negativos

1-Miami International
2- Dulles International
3- Faro

iastroleo

Positivos

1- Oslo Gardermoen
2- Amsterdam Schipol
3- Barcelona
4- Ponta Delgada (Tenho de mencionar este. Apesar de pequeno, tem uma decoração e um ambiente diferente, gostei muito)

Negativos
1- Lisboa

Ainda não tive em muitos aeroportos, mas o de Lisboa é um terror, não tem qualquer comparação com os outros aeroportos. Nem consigo por de lado a lado
« Última modificação: 16 de Abril 2018, 01:27:47 por iastroleo »

ma_lppt

Top 3 Positivos

1.Dubai Int T3 - este é o “O Aeroporto”, parece que estamos  num filme de ficcao científica
2. Munique -  à dimensão europeia (sem os petro dolares do Dubai ...) é um modelo a seguir !
3. Amsterdam School - enorme aeroporto, muito funcional, e ... claro ... pelo terraço

Negativos:
Todos os do Reino Unido que conheço: Liverpool, Edinburg, Manchester.

Só conheço estes 3 no UK, com estes exemplos fico com a impressão que no UK Os aeroportos pararam no tempo talvez uns 20/30 anos

toto1100

Sobre OPO e a obrigatoriedade de ir pelo duty free: é possivel evita-lo. Tem que se procurar as escadas rolantes que dao direto acesso ao piso de baixo, mas elas estao la. :)

nunopinheiro

toto1100, normalmente têm uma fitinha a separar e só quem passa no priority é que tem acesso.
Eu compreendo a loja deve pagar e bem pela voltinha dos pax. é a vida.

toto1100

A serio? Nunca vi isso. E desde que descobri que vou sempre pelas escadas, quer na antiga configuracao de seguranca, quer na nova.
Sortudo aparentemente. :D

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
11 Respostas
1693 Visualizações
Última mensagem 22 de Outubro 2015, 08:00:16
por david1990
0 Respostas
462 Visualizações
Última mensagem 14 de Janeiro 2016, 22:56:44
por blabla