AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 874
Este tópico servirá para se discutir o futuro da frota da Azores Airlines (S4), assim como todos os assuntos relacionados com a frota.

Neste momento a Azores Airlines tem 7 aeronaves, sendo:

3 A310 (CS-TGU*, CS-TGV**, CS-TKN*);
3 A320 (CS-TKK*, CS-TKP* e CS-TKQ);
1 A330 (CS-TRY);

*Com pintura da Sata;
** Com a pintura antiga da Sata;

Destas 7, atualmente, o TKK está em manutenção em Paderborn (Alemanha) e o TKP apresentou problemas no dia 8, após o voo TER-OPO (em que de seguida efetuou um voo ferry para Lisboa).
Dos A310, o TGV e o TKN, tem estado a operar, mas o TGU está parado em Lisboa.
O A330 tem efetuado as ligações programadas.

A operação de apenas 1 A320, tem levado a constrangimentos, nomeadamente ao cancelamento de alguns voos.
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 14:32:38 por AndreMP »


sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 539
CS-TKN também tem pintura Sata (BIA).

Franmed

  • Mensagens: 641
Creio que a SATA terá que claramente reduzir a sua capacidade no longo e médio curso, por avião.

Os A321NEO serão uma excelente opção para substituir o A310 e o A330, mas continuam com muita capacidade com os A320, sabendo que a ocupação é bastante baixa em muitas rotas

Não sei se os E190-E2 terão capacidade para fazer Europa-Açores, mas creio que este será o avião ideal para as rotas de médio curso da empresa, reduzindo os custos com as rotas existentes, sem perda de passageiros e porventura adicionando novos destinos...

Agora, será que este avião terá capacidade para fazer PDL e Londres, Frankfurt, Munique, Paris ?

Isso permitiria até adicionar ligações a outras ilhas, tipo Porto/Pico ou Faial, Paris/Pico

Aliás creio que a TAP não tardará a colocar o E190 nas rotas para as ilhas....

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 539
A SATA até poderia aproveitar sinergias e estudar os CS100 e CS300.

Franmed

  • Mensagens: 641
Li algures que os E190-E2 terão maior range que os CS100 e CS300

Airliner

  • Mensagens: 447
A SATA muito provavelmente não irá abdicar dos A320's. Primeiro, porque  de Março a Dezembro estão sempre com a grande maioria dos lugares ocupados. Depois, porque existe um acordo com a Airbus. O problema de inverno inside muito para os voos para a Horta, Santa Maria e Pico (a ocupação em Janeiro para estas ilhas não passou dos 55% para estas três ilhas) que mesmo tendo poucas frequências, não são rentáveis. Quanto ao TKP, deverá voltar ao ativo antes de segunda feira, mas creio que não tardará muito para ele sair da frota...
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 16:36:01 por Airliner »


AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 874
Airliner porque dizes que não tardará muito o TKP a sair da frota?

Franmed

  • Mensagens: 641
A SATA muito provavelmente não irá abdicar dos A320's. Primeiro, porque  de Março a Dezembro estão sempre com a grande maioria dos lugares ocupados. Depois, porque existe um acordo com a Airbus. O problema de inverno inside muito para os voos para a Horta, Santa Maria e Pico (a ocupação em Janeiro para estas ilhas não passou dos 55% para estas três ilhas) que mesmo tendo poucas frequências, não são rentáveis. Quanto ao TKP, deverá voltar ao ativo antes de segunda feira, mas creio que não tardará muito para ele sair da frota...

Mas a questão é que o A321 ficará certamente com algumas destas rotas mais "preenchidas". A SATA precisará de um avião mais pequeno para as alturas de menor procura e para rotas que permita aumentar frequências, sem aumentar de forma significativa o número de lugares disponibilizados...

Por exemplo, qual a taxa de ocupação actual/média de rotas como:

PDL/FRA
PDL/MUC
OPO/TER


Basta lembrar o histórico de operações europeias que foram canceladas nos últimos anos por esta companhia. Algumas delas a partir de grandes cidades como Paris, Manchester, Dublin..

Munique foi a 3ª tentativa
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 16:52:37 por Franmed »


Airliner

  • Mensagens: 447
Airliner porque dizes que não tardará muito o TKP a sair da frota?
O avião não está em boas condições. Já veio da Iberworld com muitos problemas. O que vale é que houve uma manutenção capaz.

zema

  • Mensagens: 495
A SATA até poderia aproveitar sinergias e estudar os CS100 e CS300.

seria um exclente opcção...mas o preço...

Airliner

  • Mensagens: 447
Vejo que alguns membros talvez não andam muito atentos ás novidades do grupo SATA.

PDL/MUC é um voo que já não existe, no entanto, o PDL/FRA é um voo que se pode considerar rentável (anda na ordem dos 80% de ocupação), sendo que vai passar a 3 frequências semanais, o que não acho que seja exagero tendo em conta que o mercado alemão é um mercado forte nos Açores.

O grupo SATA, na minha modesta opinião está a mudar muito nestes últimos meses, apostando na modernização da sua oferta (peca por ser tardia), como por exemplo com a introdução do 'stopover' e também na proximidade com os clientes.

Vão concentrar-se apenas em alguns destinos europeus e africanos, todos eles com ligação ao continente americano (USA e Canadá, via PDL na sua maioria). Barcelona, Cidade da Praia, Funchal, Frankfurt e penso que Las Palmas.
Sendo que por exemplo, para Toronto existem voos directos também de Lisboa, Porto e Terceira sem escala em São Miguel (PDL).

Pelo que sei, após a introdução total dos A321, é para 'sair' os A310 e 1 A320.
Ficando a frota da Azores Airlines composta pelos novos A321, por 1 A330, e 2 A320 (que são as únicas aeronaves a poder operar no Pico e Faial (Horta).
Os 3 A320's irão continuar a operar.

Airliner

  • Mensagens: 447
O CS-TKP regressou hoje ao serviço mas no meio da rota para a Horta teve um problema técnico e divergiu para PDL.

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 874
O CS-TKP encontra-se no Hangar da Sata em PDL.

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 874
Tendo em conta que a discussão sobre o mercado açoriano não está adequado a este tópico, todas as mensagens relacionadas foram movidas para aqui:
https://aviacao.pt/index.php?topic=3483.105

Franmed

  • Mensagens: 641
Para quando os novos A321 ?

A SATA está outra vez com enorme problemas com avarias e atrasos

CS-TKN novamente avariado ?

Hoje A320 da White operou para Lisboa. Boston foi cancelado

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Azores airlines

Iniciado por PMCN « 1 2 ... 27 28 » Azores Airlines

412 Respostas
47290 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2016, 17:31:49
por kruzovsky
6 Respostas
1660 Visualizações
Última mensagem 31 de Outubro 2016, 13:54:35
por mariomn
16 Respostas
1520 Visualizações
Última mensagem 17 de Julho 2016, 02:01:56
por Jorge78
3 Respostas
815 Visualizações
Última mensagem 26 de Julho 2016, 04:57:17
por Bruno T
48 Respostas
4091 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro 2016, 15:37:28
por Airliner

Total 52+0=52 ms, db 0 ms, php 52 ms