nunopinheiro

  • Mensagens: 2744
Citação
NEW YORK (Reuters) - Airlines owned by Chinese conglomerate HNA Group have missed payments due on leased aircraft, the chief executive of lessor Aergo Capital has told industry publication FlightGlobal.

HNA had “stopped paying – via their owned airline subsidiaries – some lessors for leased jets for the past two to three months,” Aergo CEO Fred Browne was quoted as saying.

“We only have one aircraft exposed, but I know others have a lot more,” Browne told FlightGlobal. “If those lessors turn around and say ‘no more’ and pull those aircraft out, that could truly shake the market.”

Pressure is growing on the HNA conglomerate after a debt-fueled $50 billion acquisition spree including New York properties, Californian golf courses, U.S. electronics wholesaler Ingram Micro and stakes in Deutsche Bank and hotelier Hilton Worldwide Holdings Inc.

Its financing costs have risen as repayments come due, and ratings agency Standard & Poor’s last week downgraded its credit assessment due to its “aggressive financial policy” and tightening liquidity.

”We value our relationships with lessors and we are committed to meeting our obligations to them,” a spokesman for HNA Group said.

The rating agency cut the rating of Swiss airport services group Swissport on Tuesday due to the weakening outlook for parent HNA. [L3N1O54NC]

The conglomerate’s Chief Executive Adam Tan told a conference in Beijing last week that the company was considering asset sales. [L3N1NY4I7]

Headquartered in the southern Chinese island of Hainan, HNA started out as a regional airline. Among its other investments, it owns a group of mostly Chinese air carriers, including Hainan Airlines and Beijing Capital Airlines. It also has stakes in some foreign carriers such as Brazil’s Azul SA.

Uncertainty shrouds the owners the privately held company and some international banks have scaled back their dealings with the firm due to its opaque ownership structure.

The debt pile at Chinese firms is climbing, with levels at the end of September growing at the fastest pace in four years, according to a Reuters analysis.

(This version of the story deletes reference to no comment in paragraph 4; HNA comment in paragraph 6)

Reporting by Carmel Crimmins; Editing by Bill Rigby
Our Standards:The Thomson Reuters Trust Principles.

Humm parece que a coisa anda mal por aqueles lados, muito credito a curto prazo.. parece que vão ter de vender e rápido algumas participações....

luisloureiro88

  • Mensagens: 153
    • myflightradar 24
a HNA também não tem participações na TAP? pode implicar alterações na TAP? alguém consegue explicar, dentro do possível claro? Obrigado!
Engenharia Aerospacial

nunopinheiro

  • Mensagens: 2744
Salvo erro a participação é indirecta, entrou com algum dinheiro via testazul... Mas precisando de $$$ vamos ver...

toto1100

  • Mensagens: 2164
Nao Nuno. A HNA comprou 7% do Atlantic Gateway. Por isso é um bocado mais direto do que isso.

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1466
Citação

Banca pressiona chineses da TAP. Companhia continua a atrasar pagamentos

Sónia Bexiga
Ontem 13:19

Situação de incumprimento do grupo chinês HNA agrava-se. Entidades bancárias credoras mantém negociações mas as companhias subsidiárias do grupo continuam a estender os prazos para regularizar a situação.

O contínuo atraso nos pagamentos por parte de algumas companhias aéreas filiais da HNA, grupo chinês que reforçou recentemente a sua posição na TAP, respeitantes ao aluguer de aviões, nomeadamente ao Export-Import Bank of China, entidade de financiamento de longo prazo do grupo, levou à constituição de uma equipa de gestão dos problemas de liquidez do grupo.

Segundo avança a Reuters, citando fontes próximas, os credores chineses, incluindo o Bank of hina, a China Minsheng Banking e o Bank of Communications, asseguram que se mantém em negociações com algumas companhias aéreas ligadas ao grupo HNA, com o objetivo de ainda recuperar os pagamentos em atraso. Os credores avançaram ainda que alguns dos pagamentos foram adiados por mais de dois meses.

As companhias já tinham assegurado que os pagamentos seriam feitos o mais rapidamente possível, na expectativa, porém, que os bancos continuem a apoiar o grupo nos próximos meses. Em comunicado recente, a HNA, reafirmou que “o grupo e as suas filiais estão a conseguir estabilizar operações e estão a pagar gradualmente os valores em atraso, tal como havia sido planeado”.


http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/banca-pressiona-chineses-da-tap-companhia-continua-a-atrasar-pagamentos-256084

Jopeg

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1466
Citação

Contas bancárias de subsidiária do acionista chinês da TAP temporariamente congeladas

Uma subsidiária da HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul, informou esta quinta-feira, que algumas das suas contas bancárias foram temporariamente encerradas, num novo sinal de escassa liquidez do grupo chinês.

Num comunicado enviado à bolsa de Xangai, e citado pelo jornal Financial Times, a firma Tianjin Tianhai Investment, que detém a distribuidora de tecnologia norte-americana Ingram Micro, afirma que três das suas contas bancárias foram congeladas, em 12 de janeiro, após uma disputa com o Ningbo Commerce Bank.

As contas bancárias foram reativadas três dias depois e após "negociações amigáveis", lê-se na mesma nota.

Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.

A subsidiária do grupo HNA suspendeu hoje as negociações em bolsa, citando a possibilidade de uma reestruturação dos seus ativos, num outro comunicado.

Na segunda-feira, seis subsidiárias do grupo HNA suspenderam as negociações em diferentes praças financeiras da China.

Em comunicados separados, as empresas informaram que a empresa matriz, o grupo HNA, está a preparar "ações importantes", nomeadamente a reestruturação dos ativos das respetivas empresas.

Uma das subsidiárias detalhou que estão a decorrer "várias discussões e negociações", visando uma reestruturação "ampla e de grande escala".

Em dezembro passado, o grupo HNA reuniu com representantes de oito grandes bancos na sede da empresa na ilha de Hainan, extremo sul da China.

No mesmo mês, o banco chinês Citic Bank revelou que a empresa estava a ter dificuldades em saldar as suas dívidas.

Em novembro passado, o diretor-executivo do grupo, Adam Tam, anunciou que a empresa se quer desfazer de parte dos seus ativos, depois de ter investido, nos últimos anos, 33 mil milhões de euros além-fronteiras.

O HNA é um dos principais visados das advertências das autoridades chinesas para investimentos "irracionais" no estrangeiro, que podem acarretar riscos para o sistema financeiro chinês.

Em novembro passado, a agência de 'rating' Standard & Poor's avisou o grupo de que "estruturas agressivas de financiamento" estão a danificar a sua solidez financeira. A agência colocou a dívida do HNA em nível "lixo".

Segundo a S&P, o grupo somava na altura uma dívida de longo prazo de cerca de 49 mil milhões de euros - equivalente a uma dívida líquida de 6,5 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações.

A empresa detém indiretamente cerca de 20% do capital da TAP, através de uma participação de 13% na Azul (companhia do brasileiro David Neelman que integra a Atlantic Gateway) e uma participação de 7% na Atlantic Gateway, e tem ainda importantes participações em firmas como Hilton Hotels, Swissport ou Deutsche Bank.

Uma das suas subsidiárias, a Capital Airlines, inaugurou este ano o primeiro voo direto entre a China e Portugal.

O grupo tem também estado na mira de reguladores estrangeiros, face à dificuldade em entender quem são os seus acionistas, ocultados por detrás de múltiplas empresas fictícias, subsidiárias e afiliados.

Na semana passada, as autoridades norte-americanas afirmaram que não vão aprovar mais investimentos do HNA, até que o grupo forneça informação precisa sobre os seus acionistas.

Em dezembro passado, os reguladores da Nova Zelândia encarregues do investimento externo bloquearam a aquisição de uma sociedade financeira pelo HNA, apontando que a informação fornecida sobre a estrutura acionista do grupo "era insuficiente".

Em julho passado, os reguladores suíços disseram também que o grupo forneceu informação "incompleta ou falsa" sobre a sua estrutura acionista, aquando da aquisição da Gategroup, líder no catering para o setor da aviação.

A HNA foi fundada em 1993 e tem sede em Haikou, capital de Hainan.


https://www.dn.pt/dinheiro/interior/temporariamente-congeladas-contas-bancarias-de-subsidiaria-do-acionista-chines-da-tap-9073183.html

Jopeg

nunopinheiro

  • Mensagens: 2744
as noticias ultimamente sobre a HNA são de por os olhos em....:)

sory lame joke that had to be made ;)

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1466
Citação

Chineses da TAP querem vender 13 mil milhões em ativos até junho Fotografia:

Diogo Ferreira Nunes 31.01.2018 / 08:49

Investidores têm manifestado receio de que a empresa não tenha capacidade para pagar esta dívida.

O grupo chinês HNA, que detém 2,52% do capital da TAP, pretende vender ativos avaliados em cerca de 100 mil milhões de yuan (12,75 mil milhões de euros) durante o primeiro semestre. Estas operações vão servir para pagar dívidas e resolver os problemas de liquidez que o grupo chinês tem vivido nos últimos, referem fontes relacionadas com o processo à Bloomberg esta quarta-feira. Com ativos avaliados em 1,2 biliões de yuans, o grupo HNA detinha 185,2 mil milhões de yuans em dívida a curto-prazo no final de junho. Como este montante é superior à sua tesouraria e aos seus lucros, os investidores têm receio de que a empresa não tenha capacidade para pagar esta dívida.


https://www.dinheirovivo.pt/outras/chineses-da-tap-querem-vender-13-mil-milhoes-em-ativos-ate-junho/

Jopeg
« Última modificação: 31 de Janeiro 2018, 14:21:38 por jopeg »


jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1466
Citação

Humberto Pedrosa: "HNA seria a solução para a Manutenção Brasil"

O empresário sublinha que era esperada uma "ajuda valiosa" do grupo chinês que entrou no capital da Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP. Espera que os problemas de liquidez da HNA possam ser ultrapassados, caso contrário será "necessário encontrar outro parceiro".

Humberto Pedrosa: "Se HNA não investir na TAP será preciso encontrar outro parceiro"
 
Humberto Pedrosa ficou surpreendido com a crise de liquidez que está a afectar a HNA, o grupo chinês que entrou no capital da Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP, e do qual era esperada uma "ajuda valiosa".

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o empresário revela que a solução para a TAP Manutenção e Engenharia Brasil, unidade que tem penalizado os resultados do grupo, passava pelo investimento do grupo chinês.

De acordo com o líder do grupo Barraqueiro, estava prevista que, com a cedência de capital que tanto ele como David Neeleman fizeram, a HNA viesse a investir ainda mais na TAP e a fazer uma parceria com a empresa na área da manutenção, principalmente no Brasil, mas que poderia ser extensível a Portugal.

"Não se estava a contar com a situação em que a HNA está hoje. Talvez possa ser uma situação passageira e volte outra vez à normalidade", afirmou Humberto Pedrosa.
 
Se assim não for, o empresário salienta que será necessário "encontrar outra solução com outro parceiro".


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/humberto-pedrosa-hna-seria-a-solucao-para-a-manutencao-brasil?ref=DET_relacionadas

Jopeg

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
706 Visualizações
Última mensagem 03 de Outubro 2015, 20:37:29
por Alex
8 Respostas
916 Visualizações
Última mensagem 26 de Novembro 2015, 09:56:13
por Spak
0 Respostas
267 Visualizações
Última mensagem 23 de Dezembro 2015, 20:16:50
por Flyz
0 Respostas
529 Visualizações
Última mensagem 20 de Setembro 2016, 14:54:29
por Mariovieira
3 Respostas
1197 Visualizações
Última mensagem 09 de Maio 2018, 08:38:03
por luisporto24

Total 56+0=56 ms, db 0 ms, php 56 ms