nunopinheiro

E nesses países são os contribuintes do país todo que sustenta a coisa?

TAP privada fazia o que entende...TAP de todos responde perante todos...

Infelizmente como o estado é avalista da dívida toda declarar a falência não resolve nada para todos. Lá vamos todos pagar a conta da empresa que é a empresa da região de Lisboa...

Citação
"a ACP, presidida por Nuno Botelho, defende junto de Bruxelas uma solução alternativa: "a criação de uma nova companhia aérea para os voos intercontinentais a partir de Lisboa e o apoio à captação de rotas para ligações nacionais e europeias".

Inicialmente até tinha percebido que estavam a pedir uma empresa para o porto mas nem é nada de especial, até estão a dizer para o estado criar uma empresa em Lisboa para voos intercontinentais...
« Última modificação: 14 de Setembro 2021, 22:19:54 por nunopinheiro »

efpmeneses

Eu sei de tudo isso.... e como na disse concordo com alguns pontos.
Mas alguém impede que seja criada uma companhia nova?
Ou alguém acha que o estado vai investir dinheiro (ou parte do dinheiro que vai investir na TAP) em criar uma nova companhia para servir os voos intercontinentais de Lisboa e colocar a TAP a voar mais para o Porto?

É algo muito difícil de resolver, mas acho que é estarmos a dar tiros nos próprios pés....

Se acho que é um investimento megalómano na TAP? Sim acho. Mas corremos o risco de ser os próprios inimigos de nós próprios....

Mas pelo andar da carruagem vamos ser sempre iguais a nós próprios.... Em vários assuntos... Educação, saúde, justiça, o novo aeroporto....
Cumprimentos
Élvio Meneses

toto1100

Acho que a ideia é ter a TAP a deixar de voar, seja de onde for.

vabrant

Como é que é? Já vamos enterrar 4 mil milhões na TAP e agora é preciso fazer outra companhia aérea para enterrar mais dinheiro dos contribuintes? Mas ficou tudo louco?

jopeg

• Moderador
Citação

Presidente da TAP diz que apoio do Estado dará retorno de 10 mil milhões à economia até 2030

Christine Widener, ouvida no Parlamento, citou estudo que indica contributo de 10 mil milhões para a economia até 2030, resultante da ajuda do Estado à TAP. Fecho do Porto Santo foi decisão económica.

Ana Suspiro
Texto
14 set 2021, 18:45 16

Logo na sua intervenção inicial a presidente executiva da TAP referiu o número de 10 mil milhões de euros como o contributo que a transportadora trará para o Produto Interno Bruto (PIB) até 2030, por comparação com o cenário em que a empresa não seria apoiada pelo Estado, o que implicaria a insolvência.

Este impacto, cujo valor resulta de um estudo realizado no início do ano e do qual não foram dados mais detalhes, é “consideravelmente superior à ajuda pública esperada para a TAP”, sublinhou Christine Ourmières-Widener sem referir se o estudo avaliou a substituição da TAP por outra empresa mais pequena. Nas respostas aos deputados da comissão parlamentar de resposta à pandemia e do processo de recuperação económica e social, a gestora não indicou qual será o valor total dos apoios do Estado à empresa que se espera superem os três mil milhões de euros.

Mais em: https://observador.pt/2021/09/14/presidente-da-tap-diz-que-apoio-do-estado-dara-retorno-de-10-mil-milhoes-ate-2030-a-economia/

Jopeg

toto1100

Uma empresa que tinha 2 mil milhoes de receitas anuais so vai contribuir 10 mil milhoes para a economia em 10 anos? Rica maneira de assumir que a TAP praticamente so destroi valor.

nunopinheiro

Como é que é? Já vamos enterrar 4 mil milhões na TAP e agora é preciso fazer outra companhia aérea para enterrar mais dinheiro dos contribuintes? Mas ficou tudo louco?
pelo que percebi o que os tipos dizem, é algo tipo... nem mais um cêntimo para a TAP. fechar abrir uma pequenina para os voos transatlânticos e investir mais em apoios a abertura de novas rotas a qualquer companhia. o titulo é enganador (de proposito acho) não querem qq companhia nova no porto...

Nada contra mas infelizmente o estado é avalista da maioria da divida da TAP logo ;( vamos pagar a mesma se falir ;(

Essa até é a questão mais relevante, quanto da divida da TAP esta avalizada pelo estado?
« Última modificação: 16 de Setembro 2021, 13:14:46 por nunopinheiro »

vabrant

Ou seja, em qualquer cenário estamos lixados e mal pagos

toto1100

Sobre o leilão do nome Alitalia, já ha preço.
Base de licitação, somente 290 milhões de euros, uma pechincha: https://www.flightglobal.com/strategy/administrator-sets-290m-starting-price-for-alitalia-brand/145521.article

digifreak

Sobre o leilão do nome Alitalia, já ha preço.
Base de licitação, somente 290 milhões de euros, uma pechincha: https://www.flightglobal.com/strategy/administrator-sets-290m-starting-price-for-alitalia-brand/145521.article

Um artigo completo (sem estar por detras de uma paywall) tambem pode ser encontrado aqui:
https://gettravelfares.com/administrator-sets-e290m-starting-price-for-alitalia-brand/

Agora a minha pergunta e... a marca "Alitalia" vale 290M Euros?

toto1100

Não, tem paywall, o registo é gratuito :) (mas o FlightGlobal é dificil qb saber o que se tem direito a ver, dado haver artigos que se pode ver bastando estar registado, outros é preciso pagar)

Claro que não vale. A empresa toda nao devia valer isso, quanto mais o nome.

O preço está assim por 2 motivos: 1. assegurar que nao ha mais interessados; 2. dar dinheiro dos contribuintes à Alitalia (via ITA) para poderem devolver aos contribuintes parte dos 900 milhoes de euros que a CE a obrigou a devolver; assim os credores da Alitalia podem ficar com mais algum.

pedferre

Este governo jamais fechara a TAP apenas a comissão europeia tem o poder de dar a estocada final na TAP, tal como deu recentemente na Alitalia.
Logo o futuro da TAP passa por Bruxelas, a ver o que decidem, mas depois de muitos anos deram a estocada final na Alitalia, tendo em conta o poder da Itália pensava que jamais iam acabar com aquele morto vivo...
Agora eu até conheço colegas meus totos que foram comprar a uns anitos divida publica da TAP contra os meus conselhos (um deles até comprou 5 mil euros), agora a ver se não se lixam.
« Última modificação: 22 de Setembro 2021, 09:32:58 por pedferre »

toto1100

Como ainda outro dia referi, com esta vez, é a 3a vez que a Alitalia fecha e reabre nos ultimos 15 anos. Nao foi feito nada de novo na Alitalia que nao tivesse sido feito ja antes.

Os avioes da Alitalia tinham todos matricula irlandesa nao era porque achavam que as letras ficavam bonitas. Tinham matricula irlandesa porque de uma das vezes que a Alitalia declarou falencia (quando tinham avioes com matricula italiana) os lessors ficaram a arder e depois os tribunais italiana disseram que a nova Alitalia nao era responsavel por essas dividas. Entao os lessors passaram a exigir que os avioes fossem matriculados num pais com tribunais a sério.

pedferre

Bem tenho quase 200 mil milhas na TAP não quero ficar a arder também e acabar sem as milhas se a TAP fecha... :)

jopeg

• Moderador
Citação

Prejuízos de 493 milhões da TAP estão “subavaliados”

Na auditoria às contas da TAP, a PwC conclui que os prejuízos até junho estão “subavaliados”, considerando uma conta de 893 milhões que a companhia espera receber, mas que ainda não chegou.

Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt
22 de Setembro de 2021 às 22:26

...

A TAP reportou prejuízos de 493,1 milhões de euros no primeiro semestre de 2021. É uma melhoria face ao resultado líquido negativo de 582 milhões de euros registado em igual período do ano passado, mas o valor das perdas estará “subavaliado” pela companhia aérea. A conclusão é da PwC, que audita as contas da TAP e que mostra “reservas” em relação aos números apresentados pela transportadora.

Mais (acesso pago) em: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/prejuizos-de-493-milhoes--da-tap-estao-subavaliados

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
126 Respostas
13337 Visualizações
Última mensagem 20 de Junho 2015, 13:10:39
por Alex
0 Respostas
2827 Visualizações
Última mensagem 21 de Abril 2020, 08:52:27
por alf2005