Mensagens recentes

1
Aeroportos/Aeródromos / Re: Aeroporto de Lisboa - Novas rotas
« Última mensagem por Maia em Hoje às 20:07:07 »
Esses voos internacionais que refere movimentaram tão somente 50.000 pax... menos de 1% do total de movimentos de TFN em 2018... e tirando a Binter para PT e Marrocos, sobram voos semanais da AZ para FCO e um Plus Ultra para CCS.

Para mim não é propriamente um aeroporto internacional.... a 65km TFS movimenta 10M dos quais  90% do exterior.
2
Aviação Comercial / Re: Sukhoi Superjet - Tudo sobre..
« Última mensagem por brunodias em Hoje às 20:06:57 »
Já tinha sido reportado ai há 6 meses
3
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por brunodias em Hoje às 20:06:14 »
Mas porque de raiz se podemos aproveitar algo??

Já agora imagine, trabalha a 2 kms de casa e quer ir trabalhar para 20kms com as mesmas condições??

É o que se passa na portela, alguma vez alguem vai sair do centro da cidade para ir para longe?? se no montijo já acham longe, nem vale a pena pensar na sua localização optima

Por essa lógica bom,bom era fazer um aeroporto na Avenida da Liberdade.
A distância mede-se em tempo.
Em Oslo o aeroporto fica a 50km da cidade e o pessoal demora 20m a chegar.
Em Estocolmo é mais ou menos a mesma coisa.
O pessoal que trabalha no aeroporto pode ir viver para cidades mais perto e/ou ir de comboio.

Essa parte já nos rimos muito, mas isso é como as anedotas se contares sempre a mesma o pessoal deixa de rir

E com isso tudo não conseguiste dizer porque não se deve aproveitar algo visto que se poupa dinheiro
4
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por brunodias em Hoje às 20:04:49 »
Fiquei com 1 duvida

Quando falam que os juros são baixos etc e que é na boa pagar 1 novo aeroporto eu fico naquela, será que há outro Portugal e eu sou burro e não sei??
Eu pensava que só existia aquele em que a divida é maior que o pib
5
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por Acácio Pires em Hoje às 20:03:49 »
Mas porque de raiz se podemos aproveitar algo??

Já agora imagine, trabalha a 2 kms de casa e quer ir trabalhar para 20kms com as mesmas condições??

É o que se passa na portela, alguma vez alguem vai sair do centro da cidade para ir para longe?? se no montijo já acham longe, nem vale a pena pensar na sua localização optima

Por essa lógica bom,bom era fazer um aeroporto na Avenida da Liberdade.
A distância mede-se em tempo.
Em Oslo o aeroporto fica a 50km da cidade e o pessoal demora 20m a chegar.
Em Estocolmo é mais ou menos a mesma coisa.
O pessoal que trabalha no aeroporto pode ir viver para cidades mais perto e/ou ir de comboio.
6
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por toto1100 em Hoje às 20:03:14 »
Citação
Sabe quanto custa a Fase 1 do NAL?   

4.9 mil milhoes de euros em Alcochete e 5.1 mil milhoes na Ota, preços de 2007.
Lá porque tu nao consegues processar novas informações, nao assumas que toda a gente é como tu.
7
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por Acácio Pires em Hoje às 19:59:49 »
Agora pergunto-lhe, há dinheiro para fazer um aeroporto de raiz? se você pagar vamos a isso.

Mas porque é que não haveria de haver dinheiro se Portugal paga 1.66% ao ano por empréstimos a 10 anos?
Nunca pagamos tão pouco por dinheiro emprestado.
Isto quer dizer que há demasiada gente a querer emprestar-nos dinheiro por que acha que temos capacidade para pagar os juros e amortizar o empréstimo.

O aviationlover sabe quanto é o PIB português?
Sabe quanto é que vale por ano o investimento público português?
Sabe quanto são as receitas anuais do turismo que é o sector que mais beneficiaria com o NAL?
Sabe quanto custa a Fase 1 do NAL?

Se souber responder força.
8
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por toto1100 em Hoje às 19:33:02 »
Claro, é o preço de construir o aeroporto. So falta é pagar 2/3 dele. Tirando isso esta feito.
E economias de escala fantasticas essas! Esse empreiteiro é mesmo bom, por 250 milhoes temos um aeroporto de 15MPax, 7 vezes mais por pouco mais de 3 vezes de capacidade! Não é para todos.

Se nao consegues perceber o que isso significa no Anexo 16 ninguém tem culpa. De uma pessoa que nao consegue perceber o ridiculo que é apresentar os numero que referi no parágrafo acima e achar normal, não se estranha que não consigas. É o que dá ter palas.
9
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por Acácio Pires em Hoje às 19:29:32 »
Anexo 16. Qual é exatamente a dúvida?

Eu já corri o Anexo 16 de uma ponta à outra e não vejo os 90 movimentos. Pode dizer-me onde está exactamente?

https://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/noticias/2013/Anexo16.pdf

O mais aproximado que vejo é:
 "Pendente da(s) pista(s)
i)Deverá ser cumprido o estipulado pela ICAO para avião crítico de desenho do Aeródromo"

Isto quer dizer que pode ser uma ou mais pistas.
Mais à frente:
"Pressupostos operacionais
i)As duas primeiras pistas deverão ter um cumprimento aproximado de 4000m, estar afastadas, entre si de 1980m e deverão poder ser operadas independentemente uma da outra."

Portanto quando for construida uma segunda pista deve estar à distância de 1980m da primeira pista.

Logo a seguir:
"ii) A capacidade estimada deste sistema estima-se em 90 a 95 ATM/hora."

Ou seja, quando forem construidas duas pistas de 4000m afastadas entre si 1980m quem escreveu o Anexo estima que o conjunto possa comportar 90 a 95 movimentos/hora.

Não cheguei foi a ver que o NAL tem obrigatoriamente que comportar 90 movimentos por hora no momento em estiver operacional.

Em várias passagens se pode ler a expressão 'a(s) pista(s).
Acho que não é preciso um professor de direito ou o tribunal constitucional para entender que se pode construir 1 ou mais pistas.

PS: Recordadando o que eu proponho. Construção de uma pista e terminal para 50MPax em Pegões; 4 anos depois encerramento da Portela e eventual construção de segunda pista caso o número de movimentos o justifique.
10
Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por Acácio Pires em Hoje às 19:25:54 »
Da proxima vez que pedir um orçamento para obras em casa também vou pegar numa linha do orçamento e dizer "isto é o valor total, certo?".
Mas pensei que o aeroporto em Alcochete ia custar 250 milhoes. Afinal ja sao 1800? Se da proxima vez multiplica por 7 de novo estamos lixados.
Acácio, já foste ler o Anexo 16? Esta dificil encontrar o número "90" lá.

1 - É quanto custa o aeroporto 2 pistas e terminal para 50M PAX, o resto são acessórios que podem custar mais ou menos dependendo do local de implantação, do tipo de acessos, das medidas de mitigação ambiental, dos oleoductos e armazens de combustível etc, Expropriações, etc
2 - Não vale a pena comparar um aeroporto com 2 pistas e um terminal apto a processar 50MPax com outro que tem 1 pista e capacidade para processar 15MPax (se bem me recordo que os 250M eram o valor médio dado por empresas - algumas delas consultoras da ANA - para construir uma pista)

Tópicos populares

Últimos tópicos ativos

Goste da nossa página no Facebook

Procurar

Total 38+35=73 ms, db 0 ms, php 73 ms