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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por VidocQ em Hoje às 10:53:38 »
VidocQ sim claro via aumento de taxas, não por decreto ;) mas vai dar o mesmo não vai ? ;) e obviamente sem descriminar especificamente o ATR mas sim aeronaves com reduzida capacidade.

Percebi mas não foi isso que escreveste.
Não concordo totalmente com a tua opinião, não creio que vá dar bem ao mesmo, porque slot atribuida não é o mesmo que slot efectivamente utilizada.
Seriam preciso medidas adicionais para efectivamente "limpar" LIS de aviação privada e turbo-props (como uma redistribuição mais regular de slots "não usufruidas", etc..).

E tornar caro de forma quase proibitiva os movimentos de aeronaves de menor MTOW ou com menos pax, em LIS tem ramificações várias e não tão óbvias..
Pode nem ser até do interesse da ANA/Vinci, por razões operacionais, financeiras, ou mesmo contratuais.
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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por toto1100 em Hoje às 10:46:17 »
E a questao explica-se de maneira muito simples, com conceitos contabilisticos basicos: usando uma taxa de desconto de 7% (bastante comum no setor privado) uma coisa que hoje valha 100, daqui a 15 anos vale 36, daqui a 25 vale 18, e daqui a 50 vale 3.4! (Ou seja, nao vale nada basicamente.)
Sendo um aeroporto um ativo que tem uma vida prolongada ja se da o desconto de que uma empresa pense um bocado mais do que num horizonte de 10 anos. Mas 50 ou 100 é praticamente irrelevante para eles (pode ficar bem num relatorio&contas para mostrar o "compromisso com o futuro", mas nao mais que isso).

Em Portugal ate temos o exemplo da Linha de Cascais, concessionada em 1926 por 50 anos á Sociedade Estoril para levar a elite lisboeta ao casino. Elite essa que passado uns anos comprou carros e deixou de ir de comboio, e a Sociedade viu-se com uma linha que agora so servia para levar a plebe para trabalhar em Lisboa. Pelo que a partir dos anos 50, 1. a Sociedade deixou de investir na linha (decisao com impactos ainda hoje, havendo comboios cujos leitos sao originais de 1926 embora ja tenham levado muitas remodelacaoes em cima), 2. comecou a pressionar o governo para que a linha fosse nacionalizada (as restantes linhas foram todas trazidas para a alcada da CP em 1951). Essa nacionalizacao acabaria por vir depois do 25 de Abril poucos meses antes da concessao acabar.
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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por toto1100 em Hoje às 09:00:44 »
Eu acho sinceramente que o Governo devia estudar o acordo com a VINCI, eles constroem e dão mais X anos de concessão. E garantir tb o upgrade aos restantes aeroportos porque Portugal não é só Lisboa :)

É dificil fazer isso. O contrato ainda tem mais de 40 e tal anos de concessao. Podiam aumentar para 99 anos, mas para uma empresa ser 40 anos ou 500 vai dar ao mesmo, os planos de investimento quando muito sao feitos a 25, mais provavelmente a 10 ou 15.
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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por nunopinheiro em Hoje às 08:53:48 »
Como disse na ultima e estritamente cumprindo os termos dos contratos.... Tempo é dinheiro, mas eles só podem subir as taxas se cumprirem os volumes acordados. Têm é de maximizar os lucros, e sob esse prisma dinheiro nao gasto é juros que nao se pagam.

E nem tudo é mau com este tipo de abordagem, estou certo que com uma empresa pública a Portela já tinha levado com mais meia dúzia de remendos Frankenstein na pressa de nao deixar "esgotar" as mesmas pressas que criaram aquela confusão que la esta feita de remendos e remendinhos fruto de dinheiro a mais e boa vontade.
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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por Carnim em Hoje às 08:50:01 »
Certo, mas também não estava previsto o encerramento de uma pista no Aeroporto de Lisboa e construção de mais taxiways etc etc... E não vejo isso avançar... Por isso é que cada vez mais acho que no final o Montijo vai ser para substituir Lisboa... Este plano aqui...

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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por nunopinheiro em Hoje às 08:45:56 »
Eles tem feito coisas nos outros aeroportos, em Faro fizeram a remodelação do terminal por exemplo, e no Porto têm de fazer a extensão do taxy, e não porque são simpáticos, mas porque os termos do contrato assim o obrigam. Fazem é sempre na ultima esticando ao máximo o cumprimento dos mínimos contratados. Tempo é dinheiro.

Sobre Montijo, do ponto de vista deles nao têm qualquer interesse numa obra muito demorada, um aeroporto nao aberto nao rende $€¥, e se não foram para a solução barraco agora terminal depois foi por algum motivo que não consigo adivinhar mas, mas certamente existirá.
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Ryanair / Re: Greve na Ryanair
« Última mensagem por Carnim em Hoje às 08:34:30 »
Acho muito bem :), uma empresa que ganha milhões e milhões...
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Aeroportos/Aeródromos / Re: Novo aeroporto de Lisboa
« Última mensagem por Carnim em Hoje às 08:33:36 »
Só uma coisa, demora assim tanto refazer uma pista de um aeroporto? Não tenho a mínima noção. Acredito que tenha a ver com a consolidação de solos e etc... mas ainda assim.

Eu acho sinceramente que o Governo devia estudar o acordo com a VINCI, eles constroem e dão mais X anos de concessão. E garantir tb o upgrade aos restantes aeroportos porque Portugal não é só Lisboa :)
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TAP / Re: TAP Portugal- Novidades Frota
« Última mensagem por POLHAS em Hoje às 07:49:06 »
EfpMeneses Estou totalmente de acordo com o que escreveste
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TAP / Re: Voos TAP WB na Europa
« Última mensagem por PMCN em Hoje às 01:39:22 »
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