ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1333
    • Aviation Blog
O Porto Santo pela sua capacidade limitada de prestação de assistência às aeronaves e aos passageiros (só) é uma opção em caso de emergência, de necessidade de reabastecimento, ou de uma pequena paragem para aguardar melhoria das condições meteo no Funchal.

Neste caso concreto do Transavia, acredito que a tripulação não tenha considerado a existência de danos estruturais porque, nesse caso, teria sido sempre preferível ficar mais perto de um aeródromo com condições para receber a aeronave, mesmo que durante uma hora a gastar/queimar combustível, e ter a possibilidade de aterrar overweight se necessário.

Olá Eduardo

Porquê 6000 pés e não 8000 ou 12000, por exo?

toto1100

  • Mensagens: 6246
12000 pes num aviao nao pressurizado?!

Hawks

  • Mensagens: 1133
O Porto Santo pela sua capacidade limitada de prestação de assistência às aeronaves e aos passageiros (só) é uma opção em caso de emergência, de necessidade de reabastecimento, ou de uma pequena paragem para aguardar melhoria das condições meteo no Funchal.

Neste caso concreto do Transavia, acredito que a tripulação não tenha considerado a existência de danos estruturais porque, nesse caso, teria sido sempre preferível ficar mais perto de um aeródromo com condições para receber a aeronave, mesmo que durante uma hora a gastar/queimar combustível, e ter a possibilidade de aterrar overweight se necessário.

Eu também diria que se a tripulação suspeitasse de dano sério, permaneceria nas imediações dos aeroportos mais próximos.


Citação
FALHAS NA PRESSURIZAÇÃO DE AERONAVES SÃO "PROBLEMA SÉRIO" E FAP ATIVOU PROTOCOLO

Situações de falhas na pressurização não são muito frequentes, mas constituem um “problema sério” que levou a Força Aérea Portuguesa a oferecer assistência ao piloto do Boeing 737 que hoje foi escoltado por F-16M, segundo a Força Aérea.

“Não há muitas situações de falta de pressurização, mas é um problema sério”, disse à Lusa o porta-voz da Força Aérea Portuguesa (FAP), tenente-coronel Manuel Costa, afirmando que foi oferecida assistência ao piloto, que a aceitou.

Uma parelha de F-16M da Força Aérea assistiu hoje uma aeronave da companhia aérea holandesa Transavia, que declarou emergência após descolar do Funchal, na ilha da Madeira.

O avião, um Boeing 737 da Transavia que transportava 149 passageiros a bordo, comunicou problemas de pressurização quando fazia a ligação com Amesterdão, revelou a FAP em comunicado.

A FAP faz a monitorização do espaço aéreo nacional no âmbito do Serviço de Policiamento Aéreo da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), titulado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Rolo.

“Quando é detetada alguma anomalia, o protocolo é ativado, a aeronave é sempre questionada e, se precisar de apoio, nós vamos”, disse o tenente-coronel Manuel Costa, acrescentando que os F-16 foram verificar se havia “danos exteriores”, o que não se verificou.

Esta foi a segunda vez que, em menos de 24 horas, a Força Aérea ativou a parelha de F-16 em alerta permanente na Base Aérea n.5, em Monte Real, para escoltar uma aeronave civil em dificuldades
.

in JM

A assistência foi "oferecida" ao piloto que a "aceitou". Talvez esteja aqui as versões ou interpretações contraditórias dos envolvidos no episódio.

Vale o que vale, nos comentários do Newsavia está isto:

Citação
De JC: Pois, mas eu que estava na frequência deles a subir no sentido contrário ouvi com todas as letras o ATC dizer ao Transavia que ia ser interceptado por 2 F16 para treino.

eascensao

  • Mensagens: 645
Se a intercepção fosse para treino
a) teria sido solicitada autorização ao piloto para tal, contrariamente ao que acontece se a intercepção for 'real'
b) os pilotos (e os passageiros) nunca teriam visto os F-16, contrariamente ao que acontece quando a intercepção é para assistência

---

Curiosamente e ao que acontece com as operações de treino de SAR dos EH-101 em que as tripulações se socorrem muitas vezes de navios na zona Espichel / Bugio / Guincho para treino, não é comum (em Portugal) o recurso a aeronaves civis para treino de intersecção por parte dos F16. Estes treinos ocorrem quase excusivamente com aeronaves militares nacionais ou estrangeiras com destino ou em sobrevoo do espaço aéreo nacional.

Que eu me recorde, só houve um exercício conjunto de treino e avaliação em que os F16 foram accionados para interceptar uma aeronave de uma companhia aérea nacional, num voo comercial com passageiros, que simulou um possivel sequestro a bordo e falha de comunicações.
Os controladores de tráfego aéreo militares envolvidos directamente na situação e os pilotos do F16 não sabiam tratar-se de um exercício.
Existiam, no entanto, controladores de tráfego aéreo civis e supervisores no controlo de tráfego aéreo militar que estavam constantemente a acompanhar a situação e o piloto do avião civil estava a ser informado a todo o momento numa frequência dedicada.
O exercício foi efectuado com sucesso, a aeronave foi interceptada e identificada e terminou quando previsto.
A tripulação do avião civil, que foi interceptada e escoltada, mesmo sabendo que o estava a ser e com informação da posição relativa dos F16, nunca os viu e nem os passageiros.
« Última modificação: 15 de Novembro 2018, 12:20:18 por eascensao »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1468 Visualizações
Última mensagem 02 de Julho 2014, 14:21:04
por Spark
12 Respostas
3150 Visualizações
Última mensagem 04 de Agosto 2014, 02:28:07
por iloper
12 Respostas
4136 Visualizações
Última mensagem 20 de Agosto 2014, 00:23:13
por ruialves
0 Respostas
655 Visualizações
Última mensagem 30 de Novembro 2015, 18:13:41
por jopeg
8 Respostas
2040 Visualizações
Última mensagem 24 de Dezembro 2015, 20:43:50
por ma_lppt

Total 52+0=52 ms, db 0 ms, php 52 ms