GriloLSGG

  • Mensagens: 354
Caro Bruno T, está a misturar alhos com bugalhos, talvez por desconhecimento.
SNS e SIEM não são a mesma coisa.
E para terminar, bons ou maus profissionais, burlas ou corrupção pode existir em qualquer lado, seja no SIEM, SNS ou até em Agencias de Viagens.
Cumprimentos!

Só por curiosidade, o nosso SNS é bom comparado com os outros serviços de saúde? Lembro-me de quando estava na escola foi lá um especialista em saúde, que disse que o nosso SNS era um dos 10 melhores do mundo e um dos 5 melhores da Europa.

Engraçado.. Nunca vi nenhum relatório oficial que diz isso... Bem pelo contrário.. Portugal aprece sempre como tendo graves problemas a nível do sistema de saúde.

Mas sinceramente... Quem disser que Portugal tem um bom sistema de saúde é porque nunca viu outro ou Pq N lê os jornais...

cruzov

  • Administrador
  • Mensagens: 429
Caros,

O que se está agora a debater nada tem a ver com aviação. Vamos voltar ao relatório do Jopeg, por sinal muito bom, e que tem mais do que a questão da emergência médica.

Obrigado

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1452
Estou estupefacto com a aquilo que o Jopeg descreveu...a ser verdade num aeroporto como o de LIS o principal do nosso país não estar preparado para qualquer tipo e repito QUALQUER TIPO DE EMERGÊNCIA MÉDICA deixa-me apreensivo.

Como pax, apenas 1x (ainda bem)tive presenciar uma emergência médica a bordo de uma aeronave da LH penso que foi um avc ou ataque cardíaco na executiva  lembro-me tb de haver um médico a bordo que com ajuda do pessoal de bordo controlou a situação e quando aterramos em DUS estava tudo á espera com 3 ambulâncias.O cmdt pediu tb para ficar-mos sentados e ter um bocado de paciência para que nao houvesse stress e assim foi.

Enfim ....apesar disso espero que pax em causa tenha as rápidas melhoras.

Abraco Coelhone.

PS----as ambulâncias na placa ..2 eram do aeroporto e uma do servico de emergência médica (112).Estavam preparados para vários cenários.
Caro, as emergências médicas são classificadas por prioridades pelo CODU, a partir daí tudo segue o seu encaminhamento.

Não se pode exigir uma VMER em permanência no aeroporto e repito mais uma vez, um AVC por norma não é caso para accionamento de VMER.

Com via verde avc accionada (6h de janela temporal) o Hosp.Sta.Maria fica a 5/10m do aeroporto e São José a 15/20m assim como Fernando Fonseca, Beatriz Ângelo...

Um AVC pode ser revertido apenas em meio hospitalar!

Vamos ter confiança no nosso SIEM que é bastante bom.

Estimados membros Jorge78 e coelhone,

Uma emergência médica a bordo é complicada. Em termos de estupefação devo referir a falta de meios para retirar a passageira do avião. Em vez do ambulift alguém, Groundforce ?, colocou umas normais escadas para desembarque de passageiros que obviamente não podia ser utilizada para evacuar a doente.

Já que se fala aqui na Lufthansa referir que a companhia alemã tem um programa que quanto a mim devia ser copiado por outras companhias:
http://www.lufthansa.com/pt/pt/doctor-on-board
Citação
Se é necessária uma assistência médica a bordo, os médicos que se inscreveram no nosso programa “Doctor on board”, ajudam-nos. A Lufthansa agradece-lhes a sua participação, dando-lhes:
...


A minha esposa, médica de cuidados intensivos, diz que o uso da VMER depende muito da gravidade do AVC e que normalmente não é utilizada. O perigo é o doente entrar em paragem cardio-respiratória sendo que neste caso pode ser fundamental estar presente o médico da VMER. Como a reversão do AVC é feita em hospital e um dos primeiros passos é o TAC, basta garantir que o acidentado chegue ao hospital dentro da janela temporal.

Um abraço,

Jopeg
« Última modificação: 27 de Julho 2016, 09:35:27 por jopeg »


Onurb

  • Mensagens: 140
Penso que estamos aqui a confundir um pouco o que é a urgência pré-hospitalar de uma forma geral, com as insuficiências existentes no aeroporto.

Essa da Lufthansa não conhecia e parece ser bastante interessante. Potencia assistência a bordo e porventura capta novos clientes.

Cumps.

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1452
...

Essa da Lufthansa não conhecia e parece ser bastante interessante. Potencia assistência a bordo e porventura capta novos clientes.
...

Estimado Onurb,

A Lufthansa não é ingénua neste programa. A companhia em troca de uns "rebuçados"/mordomias dadas aos médicos sabe através das informações que dispõe que tem um médico a bordo. Um médico a bordo pode ser fundamental para evitar uma aterragem de emergência poupando: tempo de tripulação, combustível a aterrar e levantar, um ciclo de manutenção, atrasos na operação, etc.

Quem sabe se a minha esposa, com algum equipamento presente a bordo, estivesse no voo LUX-OPO desta semana pudesse evitar a aterragem em Bordéus ???

Cumps,

Jopeg

Rafael6

  • Mensagens: 319
Só uma questão. Se houver uma aterragem de emergência por razões médicas de um qualquer avião em LIS, é suposto estar uma ambulância á espera do avião, certo? De onde vem essa ambulância uma vez que não há nenhuma efectiva no aeroporto de Lisboa, do hospital mais próximo?

Jorge78

  • Moderador
  • Mensagens: 2338
Existe ambulancia em permanencia no aeroporto, caso seja necessário o CODU acciona uma ambulancia do INEM.
« Última modificação: 28 de Julho 2016, 00:51:13 por Jorge78 »


coelhone

  • Mensagens: 335
Caro Jopeg obrigado por esclarecere vários pontos visto que se a sua esposa é médica entao está tudo dito.
No que diz respeito á LH dos médicos nao sabia confesso,para mim que viajo frequentemente neles ainda bem.
No que diz respeito á minha estupfcao...é normal pois o cenário foi um bocado caótico.

Abraco Coelhone.

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1452
Caros,

Passado praticamente dois anos sobre o sucedido, a TAP enviou ontem este e-mail para a minha esposa:
Citação

Exma. Senhora Patricia Costa

Tomámos conhecimento da inestimável assistência médica disponibilizada a um passageiro, aquando da viagem no voo TP 439   de  Paris para Lisboa  do dia 24  de Junho de 2016, pelo que, em nome da TAP Portugal, apresentamos mais uma vez o nosso agradecimento.


Uma vez que não podemos ficar indiferentes à situação, remetemos em anexo um vale de viagem, no valor de 50€ (Cinquenta Euros). Este vale não é reembolsável, tem a validade de 1 ano, prorrogável por mais um ano e é válido para pagamento de viagens ou serviços em voos operados pela TAP. Caso pretenda usar o vale numa viagem de valor inferior ficará com o diferencial para utilizar posteriormente numa outra viagem.


Quando pretender viajar, agradecemos que contacte o Contact Center da TAP através do 707 205 700 (opção 2).


Esperando recebê-lo brevemente a bordo de um voo TAP Portugal, aproveitamos a oportunidade para apresentar os nossos melhores cumprimentos.


Alguns comentários da minha parte:
- A minha esposa não se chama Patricia Costa, apesar de no voucher o nome estar correto.
- A médica quando socorreu a passageira fê-lo por humanismo e pelos princípios deontológicos da própria profissão e não à espera de receber qualquer recompensa.
- Considero os 50€ uma pequena atenção, pois é um valor baixo para um acto/consulta médico.
- Esta cortesia devia já ter sido disponibilizada pois mais de 23 meses depois parece-me já um tempo exagerado.
- A questão sobre o equipamento médico disponível a bordo colocada ao serviço "Fale connosco" nunca foi respondida.
- Mas apesar de tudo foi com agrado que recebemos este pequeno obrigado por parte da TAP.

Cumprimentos,

Jopeg
« Última modificação: 29 de Maio 2018, 11:03:23 por jopeg »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
2117 Visualizações
Última mensagem 24 de Agosto 2014, 23:15:31
por fatimafelix
13 Respostas
1386 Visualizações
Última mensagem 28 de Julho 2015, 20:06:45
por Spak
0 Respostas
385 Visualizações
Última mensagem 06 de Maio 2016, 16:59:06
por blabla
0 Respostas
408 Visualizações
Última mensagem 01 de Novembro 2016, 01:47:09
por jopeg
1 Respostas
1273 Visualizações
Última mensagem 10 de Fevereiro 2018, 20:33:29
por brunodias

Total 59+0=59 ms, db 0 ms, php 59 ms