PMCN

  • Mensagens: 1173
« Última modificação: 15 de Junho 2018, 06:30:43 por PMCN »


fsjg

Em principio, o TJI será entregue esta semana, ou inicio da próxima.

Entretanto, o 747 que vai fazer os voos de carga passou de 743 para 744... Lá se foi a raridade em Lisboa.

CS-TTK

  • Mensagens: 1003
Os pilotos da TAP precisam de algum treino/certificacao adicional para aterrar o A320 Neo em FNC ou e igual como se de um A320 ceo se tratasse?
Pergunto isto porque sendo FNC uma das rotas com mais frequencias diarias da TAP regra geral todas as aeronaves da frota NB fazem pelo menos um voo por semana para FNC e o CS-TVA ainda nao veio ao funchal em mais de uma semana de operacao. Pode ser apenas mera coincidencia...

António Costa

  • Mensagens: 290
Os pilotos da TAP precisam de algum treino/certificacao adicional para aterrar o A320 Neo em FNC ou e igual como se de um A320 ceo se tratasse?
Pergunto isto porque sendo FNC uma das rotas com mais frequencias diarias da TAP regra geral todas as aeronaves da frota NB fazem pelo menos um voo por semana para FNC e o CS-TVA ainda nao veio ao funchal em mais de uma semana de operacao. Pode ser apenas mera coincidencia...

Um Neo da Airbus esteve recentemente no Funchal c/ diversos pilotos incluindo pilotos TAP onde efetuaram diversas aterragens, toca-e-anda e borregos numa missão de treino específico para a madeira, isto em dia de vento para tornar a coisa mais séria.
« Última modificação: 14 de Junho 2018, 18:48:58 por António Costa »


CS-TMT

  • Mensagens: 1522
    • Facebook
Entretanto, o 747 que vai fazer os voos de carga passou de 743 para 744... Lá se foi a raridade em Lisboa.
Já houve essa troca há bastante tempo. Aliás a Yangtze River Airlines não tem nenhum 747-300. Os horários para a malta spotter é que parece que são uma porcaria!
REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

fsjg

So agora reparei... Pois, até na altura andei a pesquisar e só havia um 743F ainda ativo!
Pois... 6h da manhã e 20 e tal... Pode ser que um dia atrase e dê algo de jeito

Mariovieira

  • Mensagens: 890
All clear to take off, Bons Voos

CS-TMT

  • Mensagens: 1522
    • Facebook
So agora reparei... Pois, até na altura andei a pesquisar e só havia um 743F ainda ativo!
Pois... 6h da manhã e 20 e tal... Pode ser que um dia atrase e dê algo de jeito
A partir de Outubro há umas saídas às 10 da manhã e outras às 14h ;)

Rex

  • Mensagens: 489
O TAP A321-251N D-AYAF (futuro CS-TJI) MSN 8270 ...

... está no ar para o 4º voo de teste
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/d-ayaf
Até ao 3º voo de teste tinha acumulado 6h27m

Dos 320/321 NEO portugueses o único que tinha feito "tantos" voos de teste foi o CS-TSG da Azores num total de 4 voos e 6h37m

No caso do CS-TSG da Azores o voo de entrega foi logo no dia a seguir ao 4º voo, embora não saibamos para já se os testes do CS-TJI ficam por aqui

toto1100

  • Mensagens: 1707
Provavelmente por causa da duplicacao do preco do petroleo nos ultimos tempos, a TAP vai antecipar o fim da vida dos A340: https://newsavia.com/tap-programa-ultimas-viagens-com-avioes-airbus-a340-300/

Mariovieira

  • Mensagens: 890
E aviões da TAP novos a voar, o D-AYAF/CS-TJI não é o único hoje.

Será preparação para amanhã ?

https://www.flightradar24.com/AIB339/1cd01503
All clear to take off, Bons Voos

Rex

  • Mensagens: 489
Provavelmente por causa da duplicacao do preco do petroleo nos ultimos tempos, a TAP vai antecipar o fim da vida dos A340: https://newsavia.com/tap-programa-ultimas-viagens-com-avioes-airbus-a340-300/

O ritmo previsto de entregas do A330NEO é impressionante, eu estava um bocado céptico pelo que se ia dizendo mas naquela entrevista que tu colocaste aqui o Neelman confirmou.
Se olhares para o gráfico que está logo na 1ª mensagem deste tópico, o plano inicial eram 5 este ano e 3 no próximo e nenhum em 2020, mas serão 7 já no último trimestre deste ano e 11 no próximo ano. 

Não sei se não terá a ver com as encomendas do 330Neo à Airbus estarem aparentemente abaixo das expectativas....

Esperemos que a TAP tenha arcaboiço para este ritmo, vejo toda a gente muito feliz (eu incluído) mas o grande desafio está apenas a começar, o esforço da empresa, colaboradores e accionistas vai ser muito exigente nos próximos anos.

Rex

  • Mensagens: 489
E aviões da TAP novos a voar, o D-AYAF/CS-TJI não é o único hoje.

Será preparação para amanhã ?

https://www.flightradar24.com/AIB339/1cd01503

Parece um lowpass à fabrica da Airbus em Broughton, Chester UK, depois de outros em fábricas na Alemanha.
« Última modificação: 18 de Junho 2018, 13:08:41 por Rex »


AvGeekDiogo

  • Mensagens: 714
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Parece que vai em direcção a França, lowpass em Saint-Nazaire?

Rex

  • Mensagens: 489
Estava agora a pensar, e se o voo de entrega do CS-TJI fosse amanhã e sincronizassem a chegada a Lisboa dos dois ? Seria bonito hehehe


Comunicado da Airbus referente ao F-WWKM (CS-TUA):
Citação
Airbus A330neo en route to function & reliability tests

Flying over European Airbus sites and visiting 15 cities worldwide to test aircraft readiness for airline operations

The A330neo, Airbus’ newest widebody aircraft, has embarked on a worldwide tour to demonstrate its readiness for airline operations. As final step in the aircraft certification phase these function & reliability tests, also known as route proving will include ETOPS missions, landing at diversion airports and testing airport handling services. After a fly past over Airbus’ European sites, the A330neo will head for 15 major airports worldwide over five continents, aiming at achieving 150 Flight Test Hours in three trips.

The route proving tests are performed with the first A330-900 production aircraft, fully equipped with an Airspace by Airbus cabin and flying in launch operator’s Tap Air Portugal colours. The aircraft first flew on 15th May 2018 launching flight-tests to check cabin systems such as air conditioning.

The route proving tests form part of the last trials required for aircraft Type Certification scheduled for summer 2018.

Today two A330-900 flight test aircraft and the TAP customer aircraft are involved in the intensive flight test programme, which will reach 1000 flight hours during the tour of the Airbus plants.

Launched in July 2014, the A330neo family is the new generation A330, comprising two versions: the A330-800 and A330-900 sharing 99% commonality. It builds on the proven economics, versatility and reliability of the A330 family, while reducing fuel consumption by about 25 percent per seat versus previous generation competitors and increasing range by up to 1,500nm compared to the majority of A330s in operation. The A330neo is powered by Rolls-Royce’s latest-generation Trent 7000 engines and features a new wing with increased span and new A350 XWB inspired Sharklets. The cabin provides the comfort of the new "Airspace" amenities.
http://www.airbus.com/newsroom/press-releases/en/2018/06/airbus-a330neo-en-route-to-function---reliability-tests.html

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
TAP novidades para 2016

Iniciado por Jorge78 « 1 2 ... 163 164 » TAP

2452 Respostas
202995 Visualizações
Última mensagem 07 de Junho 2016, 01:42:18
por MiguelRei
TAP novidades 2016 II

Iniciado por rzo « 1 2 ... 145 146 » TAP

2187 Respostas
181059 Visualizações
Última mensagem 01 de Janeiro 2017, 11:56:47
por jopeg
15 Respostas
4084 Visualizações
Última mensagem 01 de Abril 2018, 00:00:16
por António Costa
73 Respostas
5223 Visualizações
Última mensagem 21 de Setembro 2016, 17:35:15
por nunopinheiro
TAP novidades 2017

Iniciado por Jetstream « 1 2 ... 129 130 » TAP

1938 Respostas
228530 Visualizações
Última mensagem 21 de Dezembro 2017, 16:03:25
por nunopinheiro

Total 87+1=88 ms, db 0 ms, php 88 ms