Leia atentamente as regras do fórum. Insultos e ataques pessoais a outros membros serão punidos.

Resposta

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.

Nome:
Email:
Verificação:

Atalhos: pressione alt+s para enviar ou alt+p para pré-visualizar


Resumo do Tópico

Enviado por: MiguelRei
« em: 10 de Janeiro 2021, 22:45:24 »

Alguns movimentos que foram colocados nas páginas de fotografia de aviação:

26 de Dezembro:
D-AILU - Airbus A319-114 - Lufthansa

Fotografia: Rui Marques

27 de Dezembro:
D-AVIB - Embraer ERJ-135BJ - Air Hamburg

Fotografia: Carlos Miguel Seabra

28 de Dezembro:
PH-EZN - Embraer 190-100STD - KLM CityHopper

Fotografia: Pedro Costa

30 de Dezembro:
I-ADJQ - Embraer 190-200LR - Air Dolomiti

Fotografia: FERNANDO SILVA

CS-TJP - Airbus A321-251NX - TAP Air Portugal

Fotografia: FERNANDO SILVA

31 de Dezembro:
CS-TUP - Airbus A330-941 - TAP Air Portugal

Fotografia: FERNANDO SILVA
Enviado por: Spark
« em: 27 de Dezembro 2020, 21:45:34 »

Neste momento, está um Ryanair em hold (EI-ESV) aqui à volta do Porto, penso que por causa de mau tempo, vento e chuva.
Enviado por: MiguelRei
« em: 26 de Dezembro 2020, 00:19:29 »

Mais movimentos diferentes que passaram por cá:

14 de Dezembro:
EI-GCZ | Airbus A330-223 | I-Fly
Enviado por: LapaG
« em: 24 de Dezembro 2020, 18:27:34 »

Boas

Como disse o Miguel Rei, aqui está a tal prenda de Natal para os spotters do Porto:

TC-JNC - A330 - Turkish Cargo com pintura retro.





Antes dele chegou o EC-MQQ da Air Nostrum



e na manhã de domingo passado:

OE-LIO - Bombardier Global 500



TC-LJS - B777 - Turkish Cargo - Saíu com grande atraso permitindo a fotografia.



e na semana passada ainda apanhei pela primeira vez o CS-TOP - A330 - TAP Cargo



Um Bom Natal para todos !
Enviado por: LapaG
« em: 22 de Dezembro 2020, 14:28:08 »

Boas

Ora aqui estão os movimentos do passado sábado de manhã onde os "wide body" tiveram as honras:

HB-JMG - A340 - Edelweiss - Na final da 35 numa aproximação VOR/DME como é habitual.





Dado ter mudado o vento a saída ocorreu pela pista 17.



CS-TUA - A339 - TAP





HB-JND - B777 - Swiss





E por fim o mais pequenote: EC-MPS -B738 - Air Europe



Cps
Enviado por: LapaG
« em: 22 de Dezembro 2020, 14:16:41 »

Miguel estou a editar a foto do A340 da Edelweiis. Mais logo post aqui esses movimentos.

Cps
Enviado por: MiguelRei
« em: 22 de Dezembro 2020, 00:37:55 »

Mais movimentos diferentes que passaram por cá:

13 de Dezembro:


14 de Dezembro:


16 de Dezembro:


Ainda falta pelo menos o A340 da Edelweiss Air
Enviado por: LapaG
« em: 19 de Dezembro 2020, 17:20:57 »

Boas

Fotos da passada manhã de sexta feira com o Edelweiss a chamar todas as atenções:

HB-JHQ - A330 - Edelweiss





OO-JAU - B738 - Tui



CS-TJI - A321 - TAP[/b]



UR-CKM - Antonov 12 - Cavok Air





CS-TTM - A319 - TAP Air Portugal



Espero que gostem

Cps
Enviado por: MiguelRei
« em: 17 de Dezembro 2020, 00:36:49 »

Mais movimentos diferentes que passaram por cá:

04 de Setembro:


02 de Dezembro: 1ª fotografia que encontro do CS-TSF com a pintura nova no Porto


16 de Dezembro:
Enviado por: nunopinheiro
« em: 14 de Dezembro 2020, 11:02:10 »

TAP153 o ponto a ponto turismo desapareceu, o VFR não, os emigrantes ainda vêm nas ferias e no natal... No universo dos aeroportos portugueses o que reagiu melhor a crise foi o do Porto.
E redução da operação e numero de passageiro não são uma correlação perfeita ;) anda para aí muito avião a passear quase vazio.
Enviado por: TAP153
« em: 14 de Dezembro 2020, 10:07:29 »

Não estou a defender o modelo de negócio mas pelos dados que foram divulgados até ao final de Novembro o tráfego ponto-a-ponto foi o que mais sofreu. Companhias como a RYR, EZY e WZZ reduziram a operação em valores superiores a 90% sendo que os modelos destas baseia-se essencialmente no ponto-a-ponto.

Outras companhias como a AF, KL, IB, LH... tiveram reduções menores devido à sustentação na distribuição de tráfego via hub.

- Widerøe operated -20%
- Pegasus -34%,
- Turkish -48%
- KLM -62%
- Air France -79%
- Lufthansa -85%
- Norwegian -89%
- BA -89%
- Ryanair -92%
- Wizz Air -95%
- easyJet -98%
- Air Nostrum/Iberia at -67%
- SAS -73%
- LOT -75%
Enviado por: nunopinheiro
« em: 14 de Dezembro 2020, 08:38:38 »

Manny também há um bias interno na  TAP para um certo tipo de modelo de negócio, para o qual os voos de e para aeroportos que não o de Lisboa não contribui.

O coiso do HUB... Os voos de QQ aeroporto que não Lisboa que não sejam para Lisboa desviam tráfego que poderia potenciar o HUB.

Desse ponto de vista o Porto ( e restantes nacionais,) é uma perda de tempo e recursos...

Pena o país todo pagar por isto...

Era óbvio que em tempos de pandemia, o segmento de VRF seria o que melhor se havia de aguentar, mas  a TAP de tão focada no seu esforço de crescimento do mercado USA não consegue ver para além disso.

Mas não se esqueçam de dizer que é fundamental salvar a TAP por causa dos nossos emigrantes...
Enviado por: MannyV
« em: 14 de Dezembro 2020, 08:12:23 »

Fantástico. Uma rota que a TAP cortou...
cheguei ontem ao Porto no voo da KLM e fiquei espantado ao ver o "bicho" da Swiss!

Ja agora o B373 da KLM tambem vinha quase cheio.
Um amigo veio ontem de Manchester para Lisboa com voo 100% na TAP. Pelos vistos as pessoas nesta altura estao a viajar.
A TAP podia ter aproveitado alguma quota de mercado no Porto para voos de Natal!
Mas andam muito ocupados a brincar aos sindicatos!
Enviado por: TAP153
« em: 13 de Dezembro 2020, 16:33:10 »

Correto, voos para Palma, Tenerife, Las Palmas, Rhodes, Kos, Heraklion, Split, Olbia e Larnaca.
Enviado por: Jetstream
« em: 13 de Dezembro 2020, 16:28:22 »

A Condor que beneficiou de ajuda estatal por parte da Alemanha posiciona-se para basear aviões em ZRH, antecipando a falência das companhias Charter suíças!? É isso?
BONITO.
Total 52+0=52 ms, db 0 ms, php 52 ms