Tomás Ribeiro

Parece que França vai ser a pioneira naquilo que se anda a falar há vários anos. A Assembleia Nacional acaba de aprovar a lei que vai proibir os voos domésticos em que o comboio consiga fazer o mesmo percurso até às 2 horas e meia. A medida ainda é algo limitada mas é a primeira vez que vemos este tipo de proibições e certamente, outros países vão seguir o mesmo caminho.

https://onemileatatime.com/france-bans-short-domestic-flights/

PS: Como não havia tópico propriamente adequado para isto criei um novo, pode-se aproveitar para este tipo de notícias que forem surgindo.

Snip

Acho que num pais como França com uma enorme rede de ferrovia e com alta velocidade em ferrovia para praticamente todo o lado é perfeitamente viável

3...2...1...

(já sabem quem ai vem nao já?)
« Última modificação: 12 de Abril 2021, 12:10:52 por Snip »

António Costa

Parece que França vai ser a pioneira naquilo que se anda a falar há vários anos. A Assembleia Nacional acaba de aprovar a lei que vai proibir os voos domésticos em que o comboio consiga fazer o mesmo percurso até às 2 horas e meia. A medida ainda é algo limitada mas é a primeira vez que vemos este tipo de proibições e certamente, outros países vão seguir o mesmo caminho.

https://onemileatatime.com/france-bans-short-domestic-flights/

PS: Como não havia tópico propriamente adequado para isto criei um novo, pode-se aproveitar para este tipo de notícias que forem surgindo.

Isso é uma facada no coração nas companhias regionais ou nas subsidiárias regionais das grandes companhias.

Ai quando o "Acácio" souber...

toto1100

Como se lê no link, isto afeta a fantastica quantidade de 5 rotas entre 108. E as rotas podem continuar na mesma, mas só para passageiros de ligação. Até deviam ter vergonha a perder tempo para virem com esta parvoíce.

Tomás Ribeiro

Como se lê no link, isto afeta a fantastica quantidade de 5 rotas entre 108. E as rotas podem continuar na mesma, mas só para passageiros de ligação. Até deviam ter vergonha a perder tempo para virem com esta parvoíce.
A questão agora é saber se compensa fazer esses voos apenas com passageiros de ligação ou se às tantas não lhes fica mais barato usar o tal esquema com a SNCF em que o bilhete na verdade é avião+comboio até ao destino final...

nunopinheiro

Eu diria que provavelmente compensa. Já neste momento boa parte da gente nesse tipo de distâncias usa o comboio.
Eu uso...
E na minha empresa no centro da Europa o pessoal normalmente se tiver vai de comboio... Até porque é mais cómodo menos cansativo e dá para trabalhar com mais facilidade...

Até mesmo em viagem bem mais longas que 2 horas..

Sobre o Acácio ele era mais para viagens desde Covelinhas até Paris.. em rápidas 16 horas... ;)

GoncaloRibas

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-03-08/lufthansa-embraces-rail-alternative-amid-emissions-pressure
Sobre as companhias eu acho que até agradecem, no caso da LH segundo esta notícia da Bloomberg a companhia só perde dinheiro na operação doméstica, visto que a grande maioria dos passageiros nesses voos são em ligação. Melhores resultados financeiros e melhor imagem na opinião pública, só saíram a ganhar
« Última modificação: 12 de Abril 2021, 20:47:00 por GoncaloRibas »

toto1100

As companhias so fazem esses voos porque querem, ninguém as obriga.
A LH queixar-se de alguma coisa relacionada com voos domésticos tambem é qualquer coisa, dado o que têm feito para impedir que a Ryanair e a Easyjet entrem em força nesse mercado. É tão mau, tão mau que até não querem que vão para lá outros perder dinheiro!
« Última modificação: 12 de Abril 2021, 22:00:22 por toto1100 »

nunopinheiro

Claro que gostava de não ter de oferecer esses voos. Mas se não quer que outras lhe vão roubar a clientela aos aeroportos de feed não tem outro remédio...

#a Lufthansa as vezes oferece ligação via comboio, tenho para aí uns quantos bilhetes da Lufthansa para ICE...
« Última modificação: 12 de Abril 2021, 22:04:23 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Creio que OBB também tem um esquema semelhante na Áustria com os Railjet a pararem no Aeroporto de Viena mas acho que não é nada de direto com a Austrian Airlines.

Ainda assim, acho que estas combinações comboio+avião são muito interessantes de explorar e potenciar na Europa. Desde que haja bons acessos ferroviários aos aeroportos para tornar os transbordos fáceis.

toto1100

Claro que gostava de não ter de oferecer esses voos. Mas se não quer que outras lhe vão roubar a clientela aos aeroportos de feed não tem outro remédio...

Então é porque nao perdem dinheiro. Senao nao tinham esses voos.

efpmeneses

Além dos bilhetes com um segmento em comboio a LH tem o Rail&fly, que permite a quem chega ou parte de uma aeroporto na Alemanha, utilizar a vasta rede de comboios da DB para chegar ao destino ou ao aeroporto, nas 24 horas antes. Até podia ir para Hamburgo e depois usar os comboios para chegar ao sul do Alemanha só com esse valor adicional (que eram 20 ou 30 euros)
Cumprimentos
Élvio Meneses

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
921 Visualizações
Última mensagem 06 de Julho 2014, 20:59:28
por Flyz
4 Respostas
2512 Visualizações
Última mensagem 10 de Janeiro 2019, 07:25:50
por coelhone