TTA

Boa noite a todos caríssimos!
Tenho reparado desde algum tempo que há muitos aviões com "stickers" (pequenos ou grandes). Todavia, não entendo a diferença entre stickers e pinturas especiais (Liverys) - podemos considerar o mesmo? Ou há algum critério de diferenciação entre estes dois tipos de pintura?
Muito obrigado a todos pela ajuda e peço desculpa pela pergunta, mas é que ainda sou muito "noob" no que toca a matérias da aeronáutica, mas espero que com a vossa ajuda eu entenda mais sobre isto  :D

nunopinheiro

Salvo tremendo erro, a pista esta no nome :) stikers são vinis pre impressos e colados, e por isso com o uso poderão descolar perder cor etc etc, pinturas bem são feitas com tinta (esmaltes) adequados as condições climatéricas que um aparelho passa por e por isso são bem mais duráveis.

AKA coisa para meia dúzia de meses stikers, coisa para uns anitos então pintura...

TTA

Muito obrigado pela explicação, Nuno! :) A ideia que eu tinha era em relação ao tamanho (pequenos=stickers; maiores=liverys), mas pelos vistos nao tem nada a ver ahah :P
« Última modificação: 27 de Dezembro 2017, 16:57:20 por TTA »

eascensao

"Livery" pode traduzir-se, de forma mais ou menos livre, por uniforme, farda ou, neste caso mais adequado, imagem institucional.

Assim uma "aircraft livery" será um esquema de decoração de uma aeronave.
Este esquema de decoração pode ser pintado na aeronave, de forma mais durável, mas é um trabalho com um custo mais elevado e que obriga a maior tempo de imobilização ou aplicado na aeronave com recurso a vinil autocolante (os "stickers").

Normalmente o recurso a "stickers" é feito em aeronaves fretadas por tempo limitado - daí que muitas das companhias que se dedicam ao ACMI tenham as suas aeronaves completamente brancas - ou para decorações, adicionais ou não, a serem utilizadas igualmente por período de tempo limitado.

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Então nesse caso fiquei com uma dúvida.

No caso do OY-JZU, que tem o esquema habitual da TAP Express, mas todo com autocolantes? Stickers ou livery?

Fotografias aqui: Autocolantes OY-JZU

Caravelle

Uma "livery" feita com "stickers"...

Uma coisa é a imagem, outra é como é aplicada.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

nunopinheiro

yeap não são mutuamente exclusivas, nota que na minha resposta tinha referido stikers vs pintura e não stikers vs livery. mas acho que essa era a duvida inicial. em bom rigor o Caravelle coloca as a coisas como deve de ser "Uma coisa é a imagem, outra é como é aplicada."
« Última modificação: 05 de Janeiro 2018, 14:20:49 por nunopinheiro »

TTA

Boa noite! Aproveito, desde já, para agradecer a todos pelas explicações sobre a diferença entre Stickers e Liverys.  ;)
Aproveitando o tópico já existente, sabem-me dizer se o B757 com a matricula G-TCSX é Special Livery? É que é uma pintura fora do normal, e penso que seja o único avião com aquela pintura, daí perguntar se pode ser apelidado de pintura especial.
Obrigado pelas ajudas!  :D
« Última modificação: 28 de Janeiro 2018, 01:26:43 por TTA »

eascensao

Haverá diferentes opiniões quanto a isso ...

No meu entender não é uma special livery. Será, talvez, uma original livery.

A TAP, por exemplo, tem uma livery ou esquema de pintura definida que aplica, com pequenas diferenças em função do tamanho a todas as aeronaves da sua frota ... tem 2 (?) aviões com o esquema de pintura da Star Alliance - que alguns considerarão ser uma special livery para a TAP - e tem 2 aviões com um esquema de pintura diferente, especial, esses sim verdadeiros special livery : o esquema de pintura retro e o esquema de pintura Portugal Stopover.

A TAG Aviation UK opera, salvo erro, com 7 aeronaves e não tem um esquema de pintura definido, todas elas são diferentes ... a do B757 neste momento tem titulos "Four Seasons" e o emblema da cadeia na cauda, mas já teve a mesma cor base e titulos "TCS World Travel" e o emblema na cauda ...

TTA

Muito obrigado pela explicação, eascensao  :)

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 55+0=55 ms, db 0 ms, php 55 ms