ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Infelizmente o INAC nunca chegou a elaborar um relatório do sobre o Acidente do Cessna 310 reg NA316 no Campanário 1991, apesar de haver relatório de um acidente ocorrido dias antes com um Piper Seneca na aproximação a FNC.

Citação
Em 1991 o piloto de um avião "Cessna NA 316" atreveu-se a passar por baixo dos cabos de alta tensão no Campanário, não conseguindo ganhar altura embateu no terreno acidentado, resultando na morte dos seus 6 ocupantes.

O avião tem matrícula Americana e a A/P refere ser um imigrante californiano neste link:
http://www.apnewsarchive.com/1991/Two-Plane-Crashes-in-Madeira-Kill-Seven/id-e3f314b852c209c11b4d0f1adc79c364

Citação
WO PLANE CRASHES IN MADEIRA KILL SEVEN
AP , Associated Press
Jul. 25, 1991 9:37 PM ET
FUNCHAL, MADEIRA FUNCHAL, Madeira (AP) _ Six people were killed Thursday when a Cessna 310 plane crashed in mountains near Funchal, capital of the Portuguese vacation island of Madeira, the Portuguese news agency Lusa reported.
It quoted witnesses as saying the aircraft nose-dived into the ground and burst into flame.
Late Wednesday night, another light plane crashed into the Atlantic off Madeira with two men aboard, an air-sea rescue unit reported. Rescuers recovered one body and were searching for a second.
Both men were reported to be Portuguese crew working for a construction company.
Lusa said the plane involved in Thursday's crash was owned privately by a Madeiran emigrant living in California, but had no details or victims' identities

Disseram-me que era um imigrante português nos EUA que fez o voo directo para a Madeira, e que se estampou à chegada porque quis dar show-off por cima da terra natal, sem ter chegado a aterrar em FNC. E que há peças do avião no museu dos bombeiros do Funchal que lá foram resgatar….

A questão é que me lembro vagamente disto e do acidente do Piper, mas não tinha noção de ter descolado de outro sítio que não o aeroporto, nem de ser uma viagem dos EUA propositada.

Alguém  sabe de mais pormenores?

pfrodrigues

Apesar de na altura viver em Lisboa lembro-me desse acidente porque morreram 3 pessoas minhas conhecidas, pai, filho e um amigo, que eram naturais e residentes na madeira. Assim, tenho a certeza que o avião antes do acidente iniciou o voo no aeroporto da Madeira ou possivelmente do Porto Santo.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Apesar de na altura viver em Lisboa lembro-me desse acidente porque morreram 3 pessoas minhas conhecidas, pai, filho e um amigo, que eram naturais e residentes na madeira. Assim, tenho a certeza que o avião antes do acidente iniciou o voo no aeroporto da Madeira ou possivelmente do Porto Santo.

Caro pfrodrigues, consegue dizer-me onde foi exactamente o acidente?

Obrigado e lamentando a perda dos seus amigos.

JF

Snip

Infelizmente o INAC nunca chegou a elaborar um relatório do sobre o Acidente do Cessna 310 reg NA316 no Campanário 1991, apesar de haver relatório de um acidente ocorrido dias antes com um Piper Seneca na aproximação a FNC.

Citação
Em 1991 o piloto de um avião "Cessna NA 316" atreveu-se a passar por baixo dos cabos de alta tensão no Campanário, não conseguindo ganhar altura embateu no terreno acidentado, resultando na morte dos seus 6 ocupantes.

O avião tem matrícula Americana e a A/P refere ser um imigrante californiano neste link:
http://www.apnewsarchive.com/1991/Two-Plane-Crashes-in-Madeira-Kill-Seven/id-e3f314b852c209c11b4d0f1adc79c364

Citação
WO PLANE CRASHES IN MADEIRA KILL SEVEN
AP , Associated Press
Jul. 25, 1991 9:37 PM ET
FUNCHAL, MADEIRA FUNCHAL, Madeira (AP) _ Six people were killed Thursday when a Cessna 310 plane crashed in mountains near Funchal, capital of the Portuguese vacation island of Madeira, the Portuguese news agency Lusa reported.
It quoted witnesses as saying the aircraft nose-dived into the ground and burst into flame.
Late Wednesday night, another light plane crashed into the Atlantic off Madeira with two men aboard, an air-sea rescue unit reported. Rescuers recovered one body and were searching for a second.
Both men were reported to be Portuguese crew working for a construction company.
Lusa said the plane involved in Thursday's crash was owned privately by a Madeiran emigrant living in California, but had no details or victims' identities

Disseram-me que era um imigrante português nos EUA que fez o voo directo para a Madeira, e que se estampou à chegada porque quis dar show-off por cima da terra natal, sem ter chegado a aterrar em FNC. E que há peças do avião no museu dos bombeiros do Funchal que lá foram resgatar….

A questão é que me lembro vagamente disto e do acidente do Piper, mas não tinha noção de ter descolado de outro sítio que não o aeroporto, nem de ser uma viagem dos EUA propositada.

Alguém  sabe de mais pormenores?

Ontem em conversa com uns familiares surgiu em conversa este acidente e soube de uma curiosidade.

Ao que parece o voo tinha levantado de LPMA e era um voo de "passeio" para ver a vista e tal, e um dos possiveis ocupantes desse avião era filho de um dos chefões da Mitsubishi na Madeira. Ora esse homem foi à Câmara Municipal de Machico resolver um problema qualquer de foro pessoal e o avião partiu sem ele porque o Presidente de então fê-lo esperar demasiado tempo. O que na altura deixou-o muito chateado. Ora dias mais tarde esse mesmo homem voltou à Câmara para agradecer a "espera" que lhe fez evitar entrar nesse avião e salvou-lhe a vida!

Sobre este acidente esta "história paralela" foi me contada pelo presidente da CMM da altura!
« Última modificação: 10 de Agosto 2017, 14:18:25 por Snip »

saracrmendes

O acidente ocorreu em Julho de 1991. O avião tinha saído diretamente do aeroporto antes de se acidentar. E sim, de facto, dias antes, o Henrique e o seu amigo e co-piloto Greg tinham vindo dos EUA para a Madeira nesse bimotor, mas não num vôo direto. E o Henrique era natural do Seixal e não do Campanário, logo não estava a "dar show-off" na sua terra natal, quando se "estampou". Sou familiar, sei o que estou a dizer e lembro-me perfeitamente desse dia.

eascensao

Estava de serviço nesse dia.
O voo estava programado como Funchal - Porto Santo e a bordo iam os dois que trouxeram o avião para o Funchal, um pai e filho (que se especulou serem possíveis compradores da aeronave) com um amigo ... e o conjuge dum colega que trabalhava no Aeroporto do Porto Santo e apanhou uma 'boleia'.
Após a descolagem o piloto pediu para prosseguir pelo sul da Ilha num voo panorâmico antes de prosseguir para o Porto Santo.

Segundo o relato de um observador - que presenciou o acidente - e que não me recordo ser um pastor ou um guarda florestal, a aeronave entrou na serra na zona do campanário e a dada altura viu-se numa 'caldeira' ... sendo subir para sair impossível tentou fazer 360º para sair por onde entrara mas o espaço era demasiadopequeno, a volta demasiado fechada e terá entrado em perda.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Obrigado pelas informações.
No Seixal há uma rua em homenagem.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
374 Visualizações
Última mensagem 07 de Dezembro 2015, 19:40:40
por Miguelhbx
9 Respostas
1824 Visualizações
Última mensagem 21 de Março 2016, 18:51:27
por brunodias