PMCN

  • Mensagens: 893
Qual é o criterio de apoximaçao e aterragem quando ha excesso de avioes a chegar ao mesmo tempo?
Ha minutos atras o TAP 1686 e o swiftair de Funchal apesar de chegarem a sul do espichel ainda 2 ryanair vinham a norte de coimbra desceram directamente e o tap fez 5 voltas de holding a 23000 pes e só de pois desceram e iniciaram a aproximação, será que os ryannair são mais bonitos ou é a historia de andarem com o minimo de combustivel não dá para fazer holding.

Saudações

Jorge78

  • Moderador
  • Mensagens: 2028
Terá a ver com pontualidade no slot e atrasos?

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 525
O TAP deve ter sido o 1676 (e não o 1686), quais foram os voos da Ryanair em questão?

Se fossem questões de combustível tinham de ter sido declaradas...

caparica

  • Mensagens: 403
Qual é o criterio de apoximaçao e aterragem quando ha excesso de avioes a chegar ao mesmo tempo?
Ha minutos atras o TAP 1686 e o swiftair de Funchal apesar de chegarem a sul do espichel ainda 2 ryanair vinham a norte de coimbra desceram directamente e o tap fez 5 voltas de holding a 23000 pes e só de pois desceram e iniciaram a aproximação, será que os ryannair são mais bonitos ou é a historia de andarem com o minimo de combustivel não dá para fazer holding.

Saudações

Não sou da área, mas já aqui ando há tempo suficiente para saber que, por lei, um avião deve sair com combustível suficiente para algum tempo em holding e ainda para poder divergir para um alternante. Corrijam-me se estiver enganado.

Eu acho que já conheço o seu nick há tempo suficiente para não vir com esta questão amadora. Ou então é mais outro a querer denegrir uma companhia por tudo e por nada...

eascensao

  • Mensagens: 64
A sequência de aproximação e aterragem é, geralmente, estabelecida com base em diversos factores mas onde o mais importante é a estima em tempo / distância ao aeroporto quando é estabelecida a sequência.

Quando a sequência em causa foi analisada pelos controladores os ryanair estariam certamente a chegar antes do referido tap e swiftair ... mas por instrução do controlo de tráfego aéreo ou por opção da tripulação, em função da hora prevista de início de aproximação os ryanair foram reduzindo a sua velocidade e conseguiram chegar sem necessidade de sofrer atraso ou entrar em espera ... o tap e o swiftair não terão sido sujeitos ou terão optado por não fazer redução de velocidade e tiveram de esperar pelo seu momento de iniciar a aproximação.

Face aos constrangimentos de espaço aéreo e aos principais fluxos de chegadas a Lisboa é frequente que os aviões vindos do mar estejam menos sujeitos a restrições de velocidade e absorvam/gastem o tempo até à sua hora calculada de início de aproximação em espera.

Este é um principio geral. Há contudo regras ou truques para melhorar a sequência de aproximação em que evidentemente pode ser ligeiramente mais penalizado um ou outro avião em benefício da optimização de toda a sequência, por exemplo, planear ATR / ATR / A330 mesmo que o A330 seja ligeramente penalizado é sempre melhor que ATR / A330 / ATR ... as diferenças de velocidade mas sobretudo de rastro aerodinâmico levam a que a se ganhe um minuto com a primeira sequência ...

Em caso de empate, aí cada controlador tem ou terá a sua regra de desempate ... a companhia 'da casa', o avião que vem a voar de mais longe, o avião cuja rota torna mais fácil o planeamento da sequência, o avião que já está mais baixo, o avião cuja tripulação reportou qualquer circunstância que por si não lhe dá qualquer prioridade mas que pode ser considerado factor de desempate ...

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