MarcoM

  • Mensagens: 462
Agora que finalmente tive tempo para o acabar, aqui fica a última parte do trip report.

Companhia - Qatar Airways
Voo - QR837 - Bangkok Suvarnabhumi - Doha
Data - 28/09/2016 - saída: 02h05 chegada: 04h35
Avião - A7-BEB (777-300ER MSN 43215, primeiro voo a 26/06/2014)
Lugar - 17A
Embarque em manga, desembarque em manga


Fonte:https://www.jetphotos.com/photo/8628779

Após onze dias muito bons na Tailândia, eis que estava na altura de regressar à realidade.

O embarque começou pro volta da 01h05 e a ocupação devia rondar os 95% de ocupação pelas minhas contas.

Neste voo fiquei no 17A


O espaço disponível não era mau, se bem que a estrutura dos assentos é sempre algo incomodativa


Por volta da 01h45 estava terminado o embarque e a tripulação de cabine passou a distribuir toalhetes refrescantes


Entretanto o comandante informou que, devido ao elevado tráfego no aeroporto, iríamos sofrer um ligeiro atraso.
O pushback ocorreu às 02h15 e começámos o táxi até à pista 19R.


Um 777 da Emirates e um A321 da Air Macau


O B-LND da Hongkong airlines parado junto ao terminal


E por volta das 02h37 descolámos em direcção aos céus da Tailândia pela última vez nesta viagem


Pouco tempo depois, cerca das 03h00, foi feito o primeiro serviço de refeição, que neste caso foi o snack (a empada de carne e o queque)


Após algumas horas de sono, cerca de 4 horas após o serviço anterior, foi servido o pequeno-almoço


Durante a aproximação a Doha decidi consultar as informações do voos de ligação no sistema IFE, mas o meu não estava na lista


Por volta das 04h31 aterrámos em Doha e às 04h43 estávamos na posição final.

Neste voo saímos directamente para o terminal pela manga de embarque, não tendo que passar pela segurança em Doha.

Já no terminal estava na hora de procurar a porta de embarque para o voo para Amsterdão, que saía em cerca de 2h30. E eis que, ao olhar para informação na porta de embarque pela qual tínhamos saído do meu voo anterior reparo nisto



Ou seja, o avião para Amsterdão ia ser o mesmo que me tinha acabado de trazer de Bangkok (não fosse a limpeza do avião e escusava de ter saído  :P )

Companhia - Qatar Airways
Voo - QR273 - Doha - Amsterdão Schiphol
Data - 28/09/2016 - saída: 07h25 chegada: 13h10
Avião - A7-BEB (777-300ER MSN 43215, primeiro voo a 26/06/2014)
Lugar - 17J
Embarque em manga, desembarque em manga

Neste voo o embarque foi feito por zonas, o que facilita imenso, ajudando a evitar o congestionamento dos corredores. Prova disso é que o embarque começou às 07h00 e às 07h24 estava a ser feito o pushback.
A lotação não estava tão elevada como o voo de Bangkok, mas mesmo assim devia andar a rondar os 90%.

A caminho da pista passámos pelo meu primeiro A350 da Qatar (passados uns dias cruzei-me com outro em Frankfurt)


Às 07h37 descolámos em direcção a Amsterdão e por volta das 08h30 foi servido o pequeno-almoço (o meu segundo do dia  ;D )


Depois disso aproveitei para dormir mais um bocado e só acordei para o snack que foi servido cerca de 2 horas antes de aterrar


A aterragem ocorreu às 12h58 e às 13h00 estávamos na posição final (tempo record).

Companhia - TAP Air Portugal
Voo - TP661 - Amesterdão - Lisboa
Data - 28/09/2016 - saída: 19h00 chegada: 21h00
Avião - CS-TJG "Amália Rodrigues" (A321-211 MSN 1713, primeiro voo a 13/02/2002)
Lugar - 7B
Embarque em manga, desembarque em posição remota


Fonte:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CS-TJG,_Airbus_A321-211,_TAP_Portugal,_landing_at_AMS_Amsterdam_(Schiphol),_pic3.JPG

Após recolher a bagagem e fazer algumas horas no aeroporto até abrir o bag-drop, estava na hora de seguir viagem até Lisboa.

A ocupação em económica estava a 100% havendo apenas alguns lugares livres em executiva.

A Amália no stand B13 em Schiphol enquanto aguardávamos pelo embarque, com o pessoal de terra a ter alguns problemas a ligar o ground-power


Devido a alguns problemas, o pushback só ocorreu às 19h30 e a descolagem da pista 24 foi feita às 19h34.

A (falta) de espaço pré-retrofit na económica da TAP (os meus joelhos estavam encostados às costas do banco da frente)


Após cerca de uma hora, algures sobre França, foi servido o jantar


Por volta das 21h00 fizemos a aproximação a Lisboa de norte, mas como a pista em uso era a 03 tivemos que ir fazer a volta turística para fazer a aproximação à pista vindos de sul, o que deu para tirar umas fotos a Lisboa de noite


A aterragem foi feita às 21h10 tendo chegado à posição final por volta das 21h12.

Companhia - Lufthansa
Voo - LH1179 - Porto - Frankfurt
Data - 29/09/2016 - saída: 16h10 chegada: 19h50
Avião - D-AISF "Lippstadt" (A321-231 MSN 1260, primeiro voo a 21/06/2000)
Lugar - 27F
Embarque em manga, desembarque em posição remota

Lotação muito perto dos 100%


Fonte:https://www.jetphotos.com/photo/8558842

Após menos de 24 horas em casa, estava na altura de voltar ao trabalho.

O Lippstadt na porta 34 com o embarque a decorrer


Por volta das 16h44 foi feito o pushback, e às 16h50 descolámos para Frankfurt.

O espaço para as pernas não era mau de todo


Às 17h05 foi feito o serviço de bordo


E seguimos acima de um céu bastante nublado num voo bastante calmo até Frankfurt


A aproximação a Frankfurt foi feita já de noite


Aterrámos por volta das 20h01 e às 20h09 chegámos à posição final ao pé de um passarinho que estava quase a sair da frota


Companhia - Lufthansa
Voo - LH568 - Frankfurt - Lagos
Data - 30/09/2016 - saída: 11h10 chegada: 16h40
Avião - D-AIKM (A330-343X MSN 913, primeiro voo a 25/02/2008)
Lugar - 37A
Embarque em manga, desembarque em manga


Fonte:https://goo.gl/NS6H68

O voo estava em overbooking, logo com uma lotação acima dos 100%, tendo a Lufthansa perguntado se eu estava disponível para apanhar o voo no dia seguinte aquando do check-in on-line, mas como não podia mesmo atrasar o regresso ao trabalho tive que declinar.

O D-AIKM a ser preparado para o voo para Malabo via Lagos


O embarque começou às 10h35, tendo o pushback ocorrido apenas às 11h54 e a descolagem às 12h12.

Às 12h40 foram servido aperitivos e bebidas


O espaço para as pernas, ligeiramente menor do que no A321...


Às 13h30 foi servido o almoço


Cerca de hora e meia antes de aterrar em Lagos foi servido um snack


Por volta da 17h00 já estávamos em aproximação a Lagos


A aterragem ocorreu às 17h18, e às 17h26 chegámos à posição final em Lagos, concluindo assim esta minha epopeia de 39000km em 18 dias.

JGonzo

  • Mensagens: 97
Boa tarde Caro Marco M,
Obrigado pela partilha, quase que cansa só de ver/ler :)

skyhigh

  • Mensagens: 5
Excelente post. A lembrar-me dos que leio no airliner. Parabéns

berto_opo

  • Mensagens: 504
MarcoM. Gostei de ler e de ver.

Bela maratona.
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 730
Boa malha Marco!
Bom regresso ao trabalho :)
--
Cmps,
Rui Alves


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
15 Respostas
2920 Visualizações
Última mensagem 25 de Fevereiro 2015, 15:51:27
por dsml
4 Respostas
1103 Visualizações
Última mensagem 29 de Fevereiro 2016, 18:51:09
por MarcoM
0 Respostas
531 Visualizações
Última mensagem 30 de Dezembro 2016, 10:37:10
por MarcoM
0 Respostas
600 Visualizações
Última mensagem 07 de Janeiro 2017, 21:12:05
por MarcoM
13 Respostas
1550 Visualizações
Última mensagem 12 de Novembro 2017, 00:49:00
por Snip

Total 50+0=50 ms, db 0 ms, php 50 ms