AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Decorre até 9 de outubro o concurso de seleção ao curso para Controladores de Tráfego Aéreo.

Citação
Requisitos de inscrição

Idade compreendida entre o mínimo de 18 anos no último dia de inscrição (2017/10/09) e o máximo de 27 anos até ao dia 31 de Dezembro de 2017.
Formação académica - 180 ECTS (Unidades de Crédito do Sistema Europeu de Transferência de Créditos) obtidos num único curso de licenciatura;
Competências linguísticas - domínio oral e escrito das línguas portuguesa e inglesa;
Idoneidade, condições psíquicas e aptidões técnicas necessárias para o exercício das funções de Controlador de Tráfego Aéreo (CTA);
Condições físicas para obtenção de um certificado médico classe 3, conforme Anexo 1 da ICAO e um Atestado de Acuidade Visual.

Mais em: http://www.nav.pt/nav/recrutamento

fabiom

Boas!
Tenho algumas dúvidas em relação ao emprego de CTA e também em relação ao concurso.
Começando pelo concurso:
-> Quanto tempo é expectável que dure o processo de seleção até ao começo do curso (tendo em conta que a entrega de currículos termina dia 9 de outubro)?
-> É mesmo verdade que não vale a pena preparar os testes FEAST? É que a meu ver até começar a fazer sudokus ou outros jogos desse tipo ajudaria.
-> Há alguma discriminação em relação ao curso superior tirado (por exemplo preferência por engenharias) ou interessa apenas ter os 180 ECTS e depois é tudo à base das provas FEAST e dos psicotécnicos?
Em relação à profissão de CTA:
-> Como é a vida nos Açores e qual a probabilidade de, depois do curso, ficar lá alguns anos? Acho que nem me importaria, desde que não tivesse de ficar lá muito muito tempo.
-> Como são as condições de trabalho de uma forma geral? Li que se trabalha 3 dias e se tem 2 dias de folga. É verdade? Quanto tempo de férias se tem por ano? A profissão é assim tão stressante ou ganha-se calo para isso?
-> Sei que é algo que não se pergunta, mas naturalmente que tem de ser tido em conta. Depois dos 14 meses de formação em que só se recebe subsídio de alimentação e do estágio de 6 meses a receber o ordenado mínimo, qual o primeiro ordenado que um CTA da NAV pode esperar? E depois disto, a evolução em termos de salário é boa?
Cumprimentos,
Fábio

nexp

Respondendo com o pouco que sei:

-> É mesmo verdade que não vale a pena preparar os testes FEAST? É que a meu ver até começar a fazer sudokus ou outros jogos desse tipo ajudaria.
Há quem diga que sim, a verdade é que existem aplicações para praticares, e podem dar jeito nem que seja para te sentires mais à vontade ou teres noção do que te espera. (Também podes criar vícios de já conheceres os "jogos" e depois apanhares alguns com ligeiras diferenças).

-> Há alguma discriminação em relação ao curso superior tirado (por exemplo preferência por engenharias) ou interessa apenas ter os 180 ECTS e depois é tudo à base das provas FEAST e dos psicotécnicos?
Que eu saiba não existe nenhuma bonificação por tipo de curso. É tudo igual.

Em relação à profissão de CTA:
-> Como é a vida nos Açores e qual a probabilidade de, depois do curso, ficar lá alguns anos? Acho que nem me importaria, desde que não tivesse de ficar lá muito muito tempo.
O tempo de permanência varia conforme o destino que procuras depois de sair dos Açores, alguns são mais concorridos que outros. A vida varia conforme o local e aquilo que valorizas, nos Açores, podes ficar colocado em Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores conforme a necessidade de pessoal. Grande parte das colocações são em Santa Maria. (Houve concursos em que houve gente colocada em destinos no continente, conforme as necessidades na empresa.)

-> Como são as condições de trabalho de uma forma geral? Li que se trabalha 3 dias e se tem 2 dias de folga. É verdade? Quanto tempo de férias se tem por ano? A profissão é assim tão stressante ou ganha-se calo para isso?
As condições são boas, tens os tempos de férias normais para trabalhadores por turno. Como em tudo, ganha-se calo com a experiência.

-> Sei que é algo que não se pergunta, mas naturalmente que tem de ser tido em conta. Depois dos 14 meses de formação em que só se recebe subsídio de alimentação e do estágio de 6 meses a receber o ordenado mínimo, qual o primeiro ordenado que um CTA da NAV pode esperar? E depois disto, a evolução em termos de salário é boa?
No estágio creio que tens ajudas de custo para além do ordenado mínimo. O ordenado varia conforme o local onde és colocado.

eascensao

Boas

Estou um pouco afastado do processo de recrutamento, selecção e formação em si pelo que deixo de lado a maioria das respostas às questões colocadas nesses capítulos.

Anualmente existe um processo interno de transferência de controladores em função das vagas existentes. è deste processo que resultam as vagas para colocação inicial de controladores. É normal que esta aconteça nos órgãos de menor procura no processo de transferências internas (a ter em conta que após uma transferência um controlador tem que cumprir um tempo mínimo no novo local antes de poder voltar a concorrer a uma transferência) ou que aconteça para órgãos com maior necessidade de controladores. Salvo raríssimas excepções as colocações serão nos Açores ou na Madeira.

A entrada na carreira dá-se com a obtenção da primeira qualificação, isto é depois de concluído o estágio.
A remuneração será composta por duas parcelas principais : remuneração base (que tem uma progressão por antiguidade) e remuneração operacional que depende do local de trabalho e funções exercidas. A remuneração é aliciante e os valores estão disponíveis no Acordo de Empresa publicado em Diário da República.

O horário de trabalho praticado em quase todos os órgãos de controlo de tráfego aéreo é um horário de 35 horas semanais (em média), por turnos, com 3 dias de trabalho e 2 dias de folga.

Quanto ao stress ... a Organização Mundial de Saúde di-lo ... eu penso que sentiria maior stress se passasse 7 horas diárias de pé a um balcão de uma repartição de finanças ... Mas o tempo, as ferramentas ao dispôr, a adaptação ao horário, a adaptação ao serviço são uma preciosa ajuda.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
1580 Visualizações
Última mensagem 06 de Maio 2014, 20:45:59
por Aerotower
2 Respostas
2395 Visualizações
Última mensagem 14 de Junho 2014, 11:04:26
por AndreG