Nakano

Olá, alguém que ja esta ou esta a pensar começar curso na Nortávia para piloto de linha aérea de aviões? Alguém me pode ajudar de como funciona e qual o melhor curso, a dificuldade, duração , inserção no mercado de trabalho… Peço desculpa pelas questões mas estou com bastantes duvidas.

anonimo

Olá
Tenho no momento um filho a frequentar o curso na Nortavia.
Considero ser uma otima escola, com um ambiente muito bom e familiar.
O curso compoem-se de uma parte teorica ( 14 cadeiras ) e outra prática ( 200 ou 320 h voo ), podendo consultar o site deles ou ligar para lá e informar-se melhor.
Vai-se iniciar um novo curso agora em 18/09 ainda com inscrições abertas, mas ao que parece já com muita gente inscrita. A aviação está na moda.
Quanto à dificuldade , tudo é relativo, no entanto posso dizer que quem trabalhar e gostar faz bem. O meu filho já está na fase do voo e fez a teoria ( 14 cadeiras ) num ano e tudo à primeira.
A duração máxima do curso julgo ser 36 meses podendo fazer-se a correr bem em 24 meses.
Quanto à inserção no mercado de trabalho, ao que sei existe atualmente muita procura de pilotos, pelo que quem for bom não terá dificuldades.
Espero ter ajudado.

brunodias

Com as horas com que saiem das escolas pouco importa se são bons ou maus, tem que ter minimos de horas, só ai 5% das companhias aereas do mundo não devem exigir pelo menos 500 horas

sheikh

Faz-me alguma confusão quando se opta por escolas que têm 4 ou 5 aviões, 1 bimotor que normalmente está avariado, que nem simulador tem e que acha normal terminar o curso em 24 ou 36 meses...isto com 200h...
Há excelentes opções no mercado Português, que oferecem qualidade ao nível das melhores do mundo, com aeronaves novas de fábrica, glass cockpit, muitas horas de bimotor, simuladores, etc.
Não é só tirar o curso, é que curso se tira, não é só ter horas, é que tipo de horas.
Ponderem bem antes de decidir. O mercado agora está em alta, mas pode mudar a qualquer momento e aí só os melhores preparados se safam.

dsml

O meu filho tirou o curso nesta mesma escola, com todos os defeitos ou virtudes que ela possa ter.

Hoje, ele é (Captain) de B777 de uma conceituada companhia aérea.

anonimo

Efetivamente o que e preciso e gostar daquilo que se faz e tentar sempre ser o melhor

anonimo

Ola dsml
O seu filho ha quantos anos tirou o curso na Nortavia?

dsml

Bom dia;

Concluiu o curso em Abril de 2006, era então à altura o director da escola, o CMDT. António Charrua.

Faz parte do quadro de honra, já não me recordo bem do 1º ou 2º, bem como todos aqueles que terminaram o seu curso.

OBS: Como aqui já foi dito, ter só o ATPL na mão, não chega, têm que penar muito. Só muito investimento depois, quer físico, psíquico  e financeiro é que começam a aparecer resultados. Isto é apenas para dizer e lembrar a todos aqueles que efectivamente querem abraçar esta profissão, que o dinheiro só não chega.

Cumprimentos

anonimo

Bom dia
Ainda hoje o Comandante Charrua está na Nortavia.
O facto de o seu filho ter tirado o curso na Nortavia teve algum obstáculo por este facto?
Dou os meus parabéns pelo filho que tem.
Tenho essa noção que refere. Só quem quer, gosta e luta consegue os objetivos e é isto que transmito com quem falo e inclusive ao meu filho que tem 19 anos e que está na fase do voo agora.
Nada é oferecido. Tudo se conquista.
O seu filho está contente e a gostar da profissão?

dsml

Bom dia
O facto de o seu filho ter tirado o curso na Nortavia teve algum obstáculo por este facto?
Não, pelo contrário, como tinham que prestar provas fora do seu burgo, fazia com que tivessem que se esforçar mais, pois os resultados a nível nacional assim o diziam.

Quanto à profissão em si é um facto que ele a adora, mas... confidenciou-me várias vezes e têm a ver com o estado de espírito na altura "que raio de profissão eu escolhi" isto era em tom de desabafo pois, eram 4 horas da manhã, tinha que se apresentar às 6:00 e um vôo de 16 horas pela frente às 8:00.

Como tudo na vida e diz a canção, só queremos estar onde não estamos e, só queremos ir, onde não vamos.

Tudo de bom para o seu filho e todos os filhos que leiam isto.

Cumprimentos

anonimo

É verdade o que diz.
Nao há nada perfeito.
Tudo tem espinhos.
Mas o importante é que se goste do que se faz.
Felicidades para o seu filho e todos os que agarrem esta profissão.

Windshear

Faz-me alguma confusão quando se opta por escolas que têm 4 ou 5 aviões, 1 bimotor que normalmente está avariado, que nem simulador tem e que acha normal terminar o curso em 24 ou 36 meses...isto com 200h...
Há excelentes opções no mercado Português, que oferecem qualidade ao nível das melhores do mundo, com aeronaves novas de fábrica, glass cockpit, muitas horas de bimotor, simuladores, etc.
Não é só tirar o curso, é que curso se tira, não é só ter horas, é que tipo de horas.
Ponderem bem antes de decidir. O mercado agora está em alta, mas pode mudar a qualquer momento e aí só os melhores preparados se safam.

Às vezes são as melhores, acredite.

Lá pelas outras terem simuladores e aviões modernos com "glass cockpit" não quer dizer que as pessoas saiam mais bem preparadas ou que venham a ser melhores pilotos. Digo-lhe mais, se tiverem essa sorte, a grande maioria deles vai passar o resto da vida a voar EFIS e simuladores, na fase inicial quando menos expostos estiverem aos automatismos e ambientes "glass cockpit" melhor.

Sobre a Nortávia em concreto, pode não ter a frota mais moderna, mas tem seguramente alguns dos melhores instrutores de voo em Portugal.

anonimo

Boa tarde Windshear
"Sobre a Nortávia em concreto, pode não ter a frota mais moderna, mas tem seguramente alguns dos melhores instrutores de voo em Portugal."

Tambem concordo.
De facto a Nortavia em termos de formação tem instrutores muito bons.
Mas às vezes tem-se a ideia de que o que é bom é o que aparentemente ressalta aos olhos. O que não é verdade.
Conhece alguém na Nortavia. Passou por lá?

Windshear

É verdade, nem tudo o que brilha é ouro.

Fui aluno da nortávia já là vão uns anos, mas conheço algumas pessoas que ainda estão por lá. Só tenho boas coisas a dizer, das pessoas e da escola.
« Última modificação: 19 de Outubro 2017, 18:05:53 por Windshear »

anonimo

Exerce a profissão de piloto?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2211 Visualizações
Última mensagem 15 de Abril 2014, 21:58:30
por drisssouid
0 Respostas
447 Visualizações
Última mensagem 14 de Abril 2014, 16:58:38
por cruzov