Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Dúvida : os aviões/este avião não tem "travão de mão"?

Byte Boador

Dúvida : os aviões/este avião não tem "travão de mão"?

Tem, mas não serve de muito se não tiver hidráulicos
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!

Deixa ver se percebi, por exemplo, um avião que fique parado a noite toda, se não tiver os calços, pode começar a andar porque fica sem hidráulicos ao fim de X horas?

Tomás Ribeiro

Acho que sim, por isso é que os calços são tão importantes.

Tiago Maia

O apu desse avião está inop há imenso tempo, o som que se ouve não é dele. O erro aqui foi não colocar os calços no momento em que o trator trator está a dar a volta para rebocá-lo com a traseira.
Como sabe do tempo que o apu está inop?

Scarto

No Fcom de B777 estão descritas no Pushback or Towing procedure duas notas de Caution sendo a 2ª a seguinte:

"Caution: Do not use airplane brakes to stop the airplane during pushback or towing. this can damage the nose gear or the tow bar."

Espero que ajude a retirar alguma ilação....

Cumprimentos

Não me lembro ao certo do da Airbus, mas por alguma razão tem de ir a bordo um tecnico.

Em caso de emergencia os travões têm de ser usados. Ali correu "bem" visto que não havia muitos obstáculos.

Relativamente à questão dos hidráulicos, mais uma vez deverá ser como na Airbus.

Se não houver fugas nenhumas a pressão mantem-se constante, e alem disso sem hidráulicos a funcionar, dará para actuar os travões aproximadamente 10 vezes, até toda a pressão ser perdida.

jeropiga

O sistema tem normalmente 3000psi de pressão. Com o passar do tempo, vai descendo gradualmente, mas geralmente aguenta-se nos 1200 psi por um periodo alargado, mais de 24 horas. E isso chega. Os calços são uma forma de evitar que o avião se desloque, caso haja fuga profusa e perda de hyd na totalidade.

Oaviao parou abruptamente depois já de bater no poste. De facto, até parece que alguém carregou nos travões!!!

Outra coisa... o bypass pin deveria estar colocado. Ou seja, no cockpit não haveria steering também por esta razão, somando à falta de hyd.

Alguém sabe se existem mais danos, para além do slat?

Tomás Ribeiro

Supostamente acho que bateu numa pequena barreira de cimento também mas não sei em que parte do avião...

Nakano

Penso que o avião só se imobilizou porque o trem de aterragem embateu numa barreira de betão e não por causa do poste de iluminação.

jeropiga

bem... se bateu na barreira de cimento, nao estamos so a falar de danos no slat mas tambem de danos no trem e apoios do mesmo!!upa upa!$$$$$

e em relacao ao reboque... acho ( e repito acho) que se o mesmo for feito por aqueles reboques que agarram a roda e a levantam, nao 'e preciso haver alguem no cockpit. ACHO!
mas neste caso... teria de haver alguem no cockpit. Agora sem APU nem hidraulicos, o efeito seria pouco...

caparica

Penso que o reboque não seria desse tipo, uma vez que é visível uma lança no trem dianteiro.

oliveco

• Vivo atualmente em Nairóbi. E gosto de seguir assuntos de aviação
http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/aviao-da-taag-embate-contra-poste-e-despista-se

(e que dizem da fotografia que ilustra a notícia no Jornal de Angola ?  ...   ! )

jeropiga

Penso que o reboque não seria desse tipo, uma vez que é visível uma lança no trem dianteiro.
certo!

estava apenas a diferenciar tipos de equipamentos de reboque e respectivos procedimentos, nada mais. E' clarissimo que este 'e o reboque classico, com lanca.

jeropiga

http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/aviao-da-taag-embate-contra-poste-e-despista-se

(e que dizem da fotografia que ilustra a notícia no Jornal de Angola ?  ...   ! )
Os jornalistas Tugas fazem o mesmo! hehehhehehheh
« Última modificação: 14 de Outubro 2019, 06:57:32 por jeropiga »

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog

Deixa ver se percebi, por exemplo, um avião que fique parado a noite toda, se não tiver os calços, pode começar a andar porque fica sem hidráulicos ao fim de X horas?

Exatamente. Lembro-me de um acidente em taxi, em que era um mecânico a pilotar um A340 (sem tractor) e que deu um bocadinho mais no throttle, ao ver que se ia estampar num edifício em pânico desligou os motores. Ficou sem hidráulicos...e sem os travões. 

O dos TAAG se fosse cá na Madeira tinha ido parar ao mar com 50% de certeza.
Se fosse em Congonhas era no barranco.
Em AMS ou FRA ainda acabava na autoestrada.

Podia ter sido bem pior, acaba até por ter um final quase feliz.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
1246 Visualizações
Última mensagem 06 de Março 2015, 15:07:43
por Spark
7 Respostas
1814 Visualizações
Última mensagem 17 de Abril 2015, 22:55:53
por Spark