Spark

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    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Dúvida : os aviões/este avião não tem "travão de mão"?

Byte Boador

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Dúvida : os aviões/este avião não tem "travão de mão"?

Tem, mas não serve de muito se não tiver hidráulicos
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

Spark

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    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Tem, mas não serve de muito se não tiver hidráulicos

Deixa ver se percebi, por exemplo, um avião que fique parado a noite toda, se não tiver os calços, pode começar a andar porque fica sem hidráulicos ao fim de X horas?

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2328
Acho que sim, por isso é que os calços são tão importantes.

Tiago Maia

  • Mensagens: 806
O apu desse avião está inop há imenso tempo, o som que se ouve não é dele. O erro aqui foi não colocar os calços no momento em que o trator trator está a dar a volta para rebocá-lo com a traseira.
Como sabe do tempo que o apu está inop?

Scarto

  • Mensagens: 220
No Fcom de B777 estão descritas no Pushback or Towing procedure duas notas de Caution sendo a 2ª a seguinte:

"Caution: Do not use airplane brakes to stop the airplane during pushback or towing. this can damage the nose gear or the tow bar."

Espero que ajude a retirar alguma ilação....

Cumprimentos

Não me lembro ao certo do da Airbus, mas por alguma razão tem de ir a bordo um tecnico.

Em caso de emergencia os travões têm de ser usados. Ali correu "bem" visto que não havia muitos obstáculos.

Relativamente à questão dos hidráulicos, mais uma vez deverá ser como na Airbus.

Se não houver fugas nenhumas a pressão mantem-se constante, e alem disso sem hidráulicos a funcionar, dará para actuar os travões aproximadamente 10 vezes, até toda a pressão ser perdida.

jeropiga

  • Mensagens: 292
O sistema tem normalmente 3000psi de pressão. Com o passar do tempo, vai descendo gradualmente, mas geralmente aguenta-se nos 1200 psi por um periodo alargado, mais de 24 horas. E isso chega. Os calços são uma forma de evitar que o avião se desloque, caso haja fuga profusa e perda de hyd na totalidade.

Oaviao parou abruptamente depois já de bater no poste. De facto, até parece que alguém carregou nos travões!!!

Outra coisa... o bypass pin deveria estar colocado. Ou seja, no cockpit não haveria steering também por esta razão, somando à falta de hyd.

Alguém sabe se existem mais danos, para além do slat?

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2328
Supostamente acho que bateu numa pequena barreira de cimento também mas não sei em que parte do avião...

Nakano

  • Mensagens: 411
Penso que o avião só se imobilizou porque o trem de aterragem embateu numa barreira de betão e não por causa do poste de iluminação.

jeropiga

  • Mensagens: 292
bem... se bateu na barreira de cimento, nao estamos so a falar de danos no slat mas tambem de danos no trem e apoios do mesmo!!upa upa!$$$$$

e em relacao ao reboque... acho ( e repito acho) que se o mesmo for feito por aqueles reboques que agarram a roda e a levantam, nao 'e preciso haver alguem no cockpit. ACHO!
mas neste caso... teria de haver alguem no cockpit. Agora sem APU nem hidraulicos, o efeito seria pouco...

caparica

  • Mensagens: 732
Penso que o reboque não seria desse tipo, uma vez que é visível uma lança no trem dianteiro.

oliveco

  • Mensagens: 117
    • Vivo atualmente em Nairóbi. E gosto de seguir assuntos de aviação
http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/aviao-da-taag-embate-contra-poste-e-despista-se

(e que dizem da fotografia que ilustra a notícia no Jornal de Angola ?  ...   ! )

jeropiga

  • Mensagens: 292
Penso que o reboque não seria desse tipo, uma vez que é visível uma lança no trem dianteiro.
certo!

estava apenas a diferenciar tipos de equipamentos de reboque e respectivos procedimentos, nada mais. E' clarissimo que este 'e o reboque classico, com lanca.

jeropiga

  • Mensagens: 292
http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/aviao-da-taag-embate-contra-poste-e-despista-se

(e que dizem da fotografia que ilustra a notícia no Jornal de Angola ?  ...   ! )
Os jornalistas Tugas fazem o mesmo! hehehhehehheh
« Última modificação: 14 de Outubro 2019, 06:57:32 por jeropiga »


ClearedForTakeOff

  • Moderador
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    • Aviation Blog
Tem, mas não serve de muito se não tiver hidráulicos

Deixa ver se percebi, por exemplo, um avião que fique parado a noite toda, se não tiver os calços, pode começar a andar porque fica sem hidráulicos ao fim de X horas?

Exatamente. Lembro-me de um acidente em taxi, em que era um mecânico a pilotar um A340 (sem tractor) e que deu um bocadinho mais no throttle, ao ver que se ia estampar num edifício em pânico desligou os motores. Ficou sem hidráulicos...e sem os travões. 

O dos TAAG se fosse cá na Madeira tinha ido parar ao mar com 50% de certeza.
Se fosse em Congonhas era no barranco.
Em AMS ou FRA ainda acabava na autoestrada.

Podia ter sido bem pior, acaba até por ter um final quase feliz.

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