toto1100

Aconteceu no passado dia 27 de Abril: https://www.flightglobal.com/safety/crew-of-737-cleared-for-take-off-while-inspection-vehicle-occupied-porto-runway/143599.article

Citação
Portuguese authorities have opened an investigation after a Boeing 737-400F was cleared for take-off on a Porto runway occupied by an inspection vehicle.

The aircraft, operated by ASL Airlines Belgium on behalf of FedEx, had been accelerating along runway 35 at night on 27 April.

Portuguese investigation authority GPIAAF estimates, from preliminary analysis of NAV Portugal ground radar information, that the jet was 300m from the vehicle when it lifted off.

Just over 10min beforehand the vehicle had been granted clearance by the controller to enter the runway for an inspection, the fourth of the day, says GPIAAF.

The 737 (OE-IAJ) had travelled along taxiway D for an intersection departure. This intersection is about 550m north of the runway 35 threshold.

GPIAAF says the aircraft was instructed to line up on the runway and – after the crew had signalled readiness – was cleared for take-off by the tower controller.

“At that moment the follow-me vehicle was still on the runway,” it states, heading south from the opposite-direction threshold of runway 17.

The vehicle’s single operator “noticed some strong lights on the runway centreline…that seemed to be in motion”, says GPIAAF. It gives the time of the incident as 20:48.

“For that reason [the operator] contacted the tower via radio, questioning if there were any aircraft lining up on the runway,” it adds. “The [controller] confirmed an aircraft was rolling to take off and requested the follow-me to [immediately] exit to the left edge of the runway.”

Investigators state that the 737 crew noticed white lights on the runway, after receiving take-off clearance, which were “confused” with other runway lights in the dark environment.

After take-off the crew queried the controller and was informed that a “misunderstanding” had occurred, says GPIAAF, which was notified of the incident by the Porto airport operator the following day. Neither the two 737 occupants nor the vehicle operator was injured.

toto1100

Hawks

Eu esperaria que o operador de um "follow-me" que está na pista e detecta "umas luzes fortes alinhadas com a pista...e em movimento" a primeira coisa que faria era desviar-se imediatamente para fora da pista antes de perguntar à torre o que é que se passava...
« Última modificação: 05 de Maio 2021, 09:45:09 por Hawks »

TAP153

Tendo em conta que é a própria torre que autoriza o follow me a entrar na pista acredito que o condutor do veículo não esperava que a torre tb tivesse autorizado uma descolagem ao mesmo tempo.

Golf Lima

Eu esperaria que o operador de um "follow-me" que está na pista e detecta "umas luzes fortes alinhadas com a pista...e em movimento" a primeira coisa que faria era desviar-se imediatamente para fora da pista antes de perguntar à torre o que é que se passava...
Ver uma luz de trem de aterragem, alinhada com as luzes centrais de pista que são tão fortes como as luzes de trem de aterragem não é facil destinguir muito menos a mais de 1.5km e com a ondulação do terreno.
« Última modificação: 05 de Maio 2021, 17:36:52 por Golf Lima »

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Comms entre o 737 e a torre.

flyinGuppy

Aqui está a tão apregoada cultura de segurança!

Há uma ocorrência grave (incursão de pista) e os intervenientes discutem se devem ou não reportar com medo de represálias.

Não devia haver dúvidas! Mas SMS's é só em papel.

Hawks

Ver uma luz de trem de aterragem, alinhada com as luzes centrais de pista que são tão fortes como as luzes de trem de aterragem não é facil destinguir muito menos a mais de 1.5km e com a ondulação do terreno.

O que refere parece-me um caso claro de falta de "situational awareness". Mas é só uma opinião pessoal expressa num fórum.

padilhasantos

• May the Force be with you
Aqui está a tão apregoada cultura de segurança!

Há uma ocorrência grave (incursão de pista) e os intervenientes discutem se devem ou não reportar com medo de represálias.

Não devia haver dúvidas! Mas SMS's é só em papel.

Além do facto de um dos intervenientes ter dito "It wasn't me". Tambem o tipico descartar de responsabilidades. Penso que trabalham em equipa ou pelo menos era suposto trabalharem..

nunopinheiro

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Por pouco não tínhamos um novo episódio para a temporada 22 da série Mayday.

Pedro Xavier

Julgo que "It wasn't me" se deve ao facto de ser provavelmente o supervisor a falar e não o controlador inicial. Infelizmente, estamos todos em n.º 1 para "meter os pés". Nestas actividades, só há "a quem já aconteceu" e "a quem está para acontecer"...
Felizmente, acabou tudo em bem...

nunopinheiro

Todos nos fazemos $3#!@ como lidamos com isso é que varia.

padilhasantos

• May the Force be with you
Julgo que "It wasn't me" se deve ao facto de ser provavelmente o supervisor a falar e não o controlador inicial. Infelizmente, estamos todos em n.º 1 para "meter os pés". Nestas actividades, só há "a quem já aconteceu" e "a quem está para acontecer"...
Felizmente, acabou tudo em bem...

Vindo da supervisão ainda fica pior.. Mas de facto o que importa no final é que tudo correu bem e não passou de um susto.

Todos nos fazemos $3#!@ como lidamos com isso é que varia.

Concordo plenamente. Quem nunca fez asneira no local de trabalho ou na vida pessoal que atire a primeira pedra.

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Que tipo de consequências os envolvidos podem esperar numa situação como esta?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
2502 Visualizações
Última mensagem 28 de Junho 2014, 20:15:55
por Flyz
10 Respostas
2883 Visualizações
Última mensagem 08 de Agosto 2014, 15:17:12
por D-Zign