SOYUZ

  • Mensagens: 39
Incidente obriga avião da Força Aérea a aterrar de emergência sem trem no Porto Santo

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/incidente-obriga-aviao-da-forca-aerea-a-aterrar-de-emergencia-se

A aeronave tinha saído do Funchal e teve de pousar sem trem de aterragem no Porto Santo.
Um avião C295 da Força Aérea Portuguesa aterrou de emergência, ao início da tarde desta quinta-feira, sem trem, no aeroporto de Porto Santo, no arquipélago da Madeira.

Fonte da Força Aérea confirmou ao CM que não houve vítimas e que o incidente está já a ser investigado.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2328
O Aeroporto está completamente encerrado portanto? Como é que tiram o C295 daí?

Icterio

  • Mensagens: 943
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Bem, parece uma excelente "wheels up landing", não deve ter causado muitos estragos.  Felizmente como a asa é alta não atingiu os motores.
Em alguns casos, uma grua levanta o avião e coloca-se o trem de aterragem mecanicamente.  Depois é só rolar com um reboque para fora da pista.

Byte Boador

  • Mensagens: 470
Infelizmente houve uma vítima. Um homem de 82 anos entrou em paragem cardio-respiratória e faleceu no avião. Não sei se terá  sido com o “susto” ou uma triste coincidência
« Última modificação: 10 de Junho 2021, 21:29:20 por Byte Boador »

Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 1156
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Segundo li, esse homem faleceu durante o transporte de emergência entre o Porto Santo e a Madeira.. Julgo que foi na viagem antes deste incidente.
« Última modificação: 10 de Junho 2021, 21:44:28 por AvGeekDiogo »


SOYUZ

  • Mensagens: 39
Pelo que sabe, terá sido falha técnica no trem detectada antes da aterragem em Porto Santo.
Assim dadas as características STOL do aparelho, o piloto terá efectuado uma aterragem controlada.

Entretanto a retirada e reparação da aeronave começou quase de imediato:

Reenvio url do video, com 2 gruas elevar o avião.



Matricula 16702, e sim este avião transportou durante a manhã 3 doentes do Porto Santo e para Madeira, e infelizmente um deles acabou por falecer a bordo dado o seu grave estado de saúde, conforme já acima escrito.

António Costa

  • Mensagens: 1262
Acho que se deveria alterar o título de "Incidente" para "Acidente" dado que foi um Acidente

SOYUZ

  • Mensagens: 39
Concordo, consigo que se trata de Acidente sem fatalidades (seria assim que eu o classificaria).

No entanto tentei encontrar no site oficial da FAP, o respectivo comunicado oficial, que deve ter a definição oficial se é acidente ou incidente, sempre sem fatalidades..

Julgo que este não está disponível para povo que paga impostos.

Em vários posts/artigos publicados, em vários sites, existe avião acidentado, acidente e incidente.

Transcrevo o JM :
Quote
FORÇA AÉREA CONFIRMA INCIDENTE COM AERONAVE NO PORTO SANTO
Redação
Artigo | 10/06/2021 17:38
GOSTO
A Força Aérea informou esta tarde, através de um comunicado enviado às redações, que uma aeronave C-295M, destacada no Aeródromo de Manobra N.º 3, no Porto Santo, "após realizar uma missão de evacuação aeromédica para o Funchal, no regresso ao Aeroporto do Porto Santo teve problemas durante a aterragem e sofreu danos estruturais que provocaram a sua imobilização na pista".

Do incidente, a Força Aérea confirma que "não resultaram danos pessoais" e que os "tripulantes saíram ilesos".
Unquote

Como tal coloquei o menos grave.
« Última modificação: 10 de Junho 2021, 23:20:27 por SOYUZ »


Byte Boador

  • Mensagens: 470
De acordo com o anexo XIII da Icao:

Accident. An occurrence associated with the operation of an aircraft which takes place between the time any person boards the aircraft with the intention of flight until such time as all such persons have disembarked, in which:
a) a person is fatally or seriously injured as a result of:
— being in the aircraft, or
— direct contact with any part of the aircraft, including parts which have become detached from the aircraft, or — direct exposure to jet blast,
except when the injuries are from natural causes, self-inflicted or inflicted by other persons, or when the injuries are to stowaways hiding outside the areas normally available to the passengers and crew; or
b) the aircraft sustains damage or structural failure which:
— adversely affects the structural strength, performance or flight characteristics of the aircraft, and — would normally require major repair or replacement of the affected component,
except for engine failure or damage, when the damage is limited to the engine, its cowlings or accessories; or for damage limited to propellers, wing tips, antennas, tires, brakes, fairings, small dents or puncture holes in the aircraft skin; or
c) the aircraft is missing or is completely inaccessible.
Note 1.— For statistical uniformity only, an injury resulting in death within thirty days of the date of the accident is classified as a fatal injury by ICAO.
Note 2.— An aircraft is considered to be missing when the official search has been terminated and the wreckage has not been located.
Accredited representative. A person designated by a State, on the basis of his or her qualifications, for the purpose of participating in an investigation conducted by another State.
Adviser. A person appointed by a State, on the basis of his or her qualifications, for the purpose of assisting its accredited representative in an investigation.
Aircraft. Any machine that can derive support in the atmosphere from the reactions of the air other than the reactions of the air against the earth’s surface.
Causes. Actions, omissions, events, conditions, or a combination thereof, which led to the accident or incident.
Flight recorder. Any type of recorder installed in the aircraft for the purpose of complementing accident/incident investigation.
Note.— See Annex 6, Parts I, II and III, for specifications relating to flight recorders.

Incident. An occurrence, other than an accident, associated with the operation of an aircraft which affects or could affect the safety of operation.
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

BATSA

  • Mensagens: 3
ICAO, Internacional Civil Aviation Organization.

Byte Boador

  • Mensagens: 470
Tem razão.


Acidente. Ocorrência da qual resultem danos materiais e/ou lesões em pessoas correspondentes às categorias 3, 4 e 5. Excluem-se os danos e lesões causados por acção inimiga;

Acidente com atrição. Ocorrência da qual resulte perda de aeronave e/ou vida humana. Excluem-se as situações de perda causada por acção inimiga;

Incidente. Ocorrência da qual resultem danos materiais e/ou lesões em pessoas de grau correspondente às categorias 1 e 2;

Classificação de danos numa aeronave de acordo com o RFA 330-1

Os danos numa aeronave aplicam-se aos danos sofridos na aeronave como um todo e são determinados pelo nível de manutenção a que a intervenção na aeronave se verifica. A categoria de danos duma unidade ou componente não é utilizada para determinar a categoria para a aeronave como um todo.
Categoria 0: Sem danos ou por determinar;
Categoria 1: Danos reparáveis no local por pessoal do 1o escalão de manutenção da Unidade
(Linha da frente) ou equivalente;
Categoria 2: Danos reparáveis no local por pessoal do 2o escalão de manutenção da Unidade (Hangar ou "backshop") ou equivalente.
Categoria 3: Danos possíveis de reparar no local mas excedendo a capacidade e/ou recursos técnicos existentes no local. Normalmente implicará a assistência parcial de equipa de reparação exterior à Unidade ou de uma organização civil contratada para o efeito.
Categoria 4: Danos não reparáveis no local. A aeronave terá de ser removida para órgão que efectue o 3o escalão de manutenção ou para organização civil equivalente;
Categoria 5: Aeronave desaparecida, totalmente destruída ou danificada a tal ponto que a sua reparação se torna tecnicamente inviável.
NOTAS:
- Estas definições de categorias referem-se aos danos sofridos por uma aeronave como um todo.
« Última modificação: 11 de Junho 2021, 04:45:32 por Byte Boador »

Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 760
E a corrigir o título, o M também está errado.
No C295 o M representa a versao de vigilância Marítima, registos 16708 a 16712.

De forma simplista e rapida, visualmente podem-se identificar pelo FLIR junto ao trem dianteiro e pelas bolhas de observação.

Este 16702 é um dos 7 sem os sensores de vigilância maritima e estão configurados para transporte, que pode ser configurado para passageiros, tropas ou médico.

Este acidente dá-se depois de uma evacuação médica (infelizmente o Sr faleceu) efectuada a 10 de Junho mas sem nada a ver com as comemorações do dia de Portugal, apenas trabalho de rotina. Uma das dezenas/centenas de evacuações feitas pela FAP entre ilhas.
--
Cmps,
Rui Alves


SOYUZ

  • Mensagens: 39
Agradeço alteração de incidente para acidente, em PXO.

Quanto a versões C295M/MPA, isto de acordo com vários sites.

São 7 x C295M - Transporte Militar e 5 x C295MPA / Persuader - Patrulhamento Marítimo (2 + 3 x com 2 sub-versões), alguém sabe as especificações? Julgo tem ver com numero de consoles 2 ou 3, de acordo com várias missões possíveis que estes últimos podem fazer.

Quanto ter 2 janelas de observação (em bolha), todos os 12 C295M/MPA, da FAP, têm estas janelas, até para dar apoio em busca e salvamento e apoio aos EH-101.

eascensao

  • Mensagens: 647
Este incidente (a classificação como acidente depende da extensão de danos da aeronave e das necessidades de manutenção/intervenção) aconteceu no regresso de um voo de transporte de doente(s) para o Funchal onde, infelizmente, faleceu um dos transportados.

A pista esteve encerrada durante pouco tempo.
Pouco depois saíram NOTAM dando conta de alteração das distâncias declaradas da pista 18/36 e da inoperacionalidade das luzes de aproximação e dos PAPI da pista 36. A soleira da Pista 36 terá sido deslocado cerca de 1500m (metade do comprimento da pista).

A aeronave foie elevada com o auxilio de 2 gruas com cintas.

António Costa

  • Mensagens: 1262
É de categoria 4, logo é Acidente. Será reparado (estruturalmente) em Sevilha assim que for dada luz verde para efectuar o respectivo vôo Ferry.

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