BSilva

  • Mensagens: 600
Oficialmente é dia 1 Julho que entra em vigor mas há países que já aceitam

Citação
O certificado vai estar oficialmente disponível, em todos os Estados-Membros da União Europeia, a partir do dia 1 de julho de 2021. No entanto, a Alemanha, a Bulgária, a Croácia, a Dinamarca, a Grécia, a Polónia e a República Checa são 7 dos 13 países que já começaram a emitir e a utilizar os certificados.

padilhasantos

  • Mensagens: 453
  • May the Force be with you
Aconselho a verificar a plataforma Reopen EU https://reopen.europa.eu/pt/ e escolher o país de destino onde vem informação relativamente à implementação do Certificado.

Oficialmente para toda a Europa será a 01 de Julho.

Franmed

  • Mensagens: 1778
Citação
Situação pandémica volta a agravar-se. Especialista prevê 10 mil casos diários em breve

Numa altura em que Portugal tem ultrapassado os mil casos diários, Pedro Esteves, professor de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e investigador do CIBIO, acredita que não vai demorar muito até que se registem cerca de 10 mil casos diários por Covid-19.

“Com a falta de confinamento que há neste momento, não tenho dúvidas de que a situação vai piorar muito e se não tivermos cuidado, se não confinarmos, nem houver distanciamento social, os números estarão muito próximos daqueles que tivemos em janeiro”, disse, contactado pela Multinews.

https://multinews.sapo.pt/atualidade/novo-confinamento-temido-nao-descarta-hipotese-e-diz-que-medidas-nao-farmacologicas-ainda-podem-ser-necessarias/

toto1100

  • Mensagens: 6332
A Economist tem um podcast muito interessante sobre o desenvolvimento de vacinas de mRNA: https://www.economist.com/podcasts/2021/07/19/dont-shoot-the-messenger-the-pioneers-of-mrna
Inclui a história toda desde os anos 1970 (para quem diz que as vacinas foram desenvolvidas num ano :) ), até ao contrato da Moderna com a DARPA em 2010, quando mais ninguém lhes queria dar dinheiro para esse loucura de ter uma plataforma de vacinas pronta quando uma pandemia com um novo virus aparecesse fosse possível desenvolver uma vacina rapidamente (como se isso de haver pandemias fosse possível de acontecer!).

Também fala sobre as imensas dificuldades que tiveram em que o corpo humano aceitasse mRNA (pois provocava inflamações) e as imensas dificuldades que continuam a ter para usar mRNA para curar doenças.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6738
toto eu já as conhecia pelo vetor onde elas até têm visto mais desenvolvimento terapias da área do cancro... acontece que é em teoria possível identificar marcadores genéticos específicos de um cancro e desenvolver uma mRNA capaz e treinar o sistema imunitário contra células cancirnogénicas, o problema é que terá de ser uma vacina diferente por pessoa e é preciso um sistema automático de sorting de células cancirnogenicas vs normais para depois poderem ser descodificadas comparadas e encontradas sequencias diferentes entre as duas de forma a poder colocar estas no mRNA... Ainda há volta de uma década sequenciar um ADN era trabalho para anos agora é dias, que viabiliza este tipo e uzos. O potencial disto é brutal...

Side note sobre sequenciamento genético, a alguns anos atrás por volta e 2009 numa conferencia de opensource uma keynote era por sobre o esforço hbrutal a altura que o movimento opensource estava a fazer para sequenciar o genoma humano antes das grandes farmacêuticas de forma a que este não pudesse ser patenteado, felizmente foi possível sequenciar de forma aberta todo o código antes da "big farma" ;)
« Última modificação: 20 de Julho 2021, 12:39:12 por nunopinheiro »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 
Total 63+0=63 ms, db 0 ms, php 63 ms