MarcoM

Com o reabrir de fronteiras e lento retorno a alguma normalidade, decidi relatar a minha experiência com esta companhia com que nunca tinha voado antes e, spoiler alert, gostei bastante.

Companhia - Wizzair
Voo - W62395 - Budapeste Ferenc Liszt - Porto Francisco Sá Carneiro
Data - 03/07/2021 - saída: 18h20 chegada: 21h00
Avião - HA-LXQ (A321-231 MSN 7623, primeiro voo a 31/03/2017)
Lugar - 12F
Embarque em posição remota, desembarque em posição remota na manga (até o comandante ficou surpreendido por tal coisa)

Como achei curioso ser este avião a fazer este voo, deixo aqui a foto do estado em que ele se encontrava quando cheguei a Budapeste mês e meio antes

Fonte:https://www.jetphotos.com/photo/10153678

Como nem tudo foi positivo, começo com algo de que não gostei grandemente, especialmente naquele a que chamaria o HUB principal da companhia, o check-in só abrir 2 horas antes do voo, enquanto outras companhias como por exemplo a Ryanair abrem 3 horas antes e cujo voo para Charleroi era cerca de 1 hora após o meu voo para o Porto, mas o check-in abriu quase ao mesmo tempo.

Devido à situação actual, no balcão de check-in era feito não só o controlo da identificação pessoal, mas também dos testes à Covid, assim como o registo no portal "Portugal Clean & Safe"

Pelas minhas contas, a lotação andava a rondar os 60% o que, não sendo mau para esta altura, ainda anda longe dos valores desejáveis (mas bem melhor do que a lotação do voo de regresso, que me foi dito pela tripulação, rondava os 40 passageiros).

O embarque foi feito em dois grupos, priority e non-priority, sendo que foi feito um pré-embarque, tendo os dois grupos sido divididos e permitido ao grupo com priority boarding embarcar enquanto os restantes passageiros permaneciam na sala de embarque. Tenho a dizer que achei este processo bem organizado e gostei da experiência.
Dado que tinha bagagem de porão, no meu caso fez sentido pagar o serviço "premium" que para além de 2 items de bagagem de cabine, dá direito a 1 item até 32kg de bagagem de porão, assim como a selecção de lugares premium e check-in no aeroporto sem custos adicionais (sendo tudo isto serviços pelos quais a wizzair cobra um extra).

O passarinho que me levaria até ao Porto aquando do embarque

Pelas 18h16 locais o embarque estava terminado e, exactamente às 18h20 começámos o pushback.
Posteriormente taxiámos até à pista 31L de onde descolámos rumo ao Porto às 18h30 locais.

Durante a descolagem, apercebi-me de mais um facto que nos relembra que ainda não estamos na fase em que todos gostaríamos de estar.
Da mesma forma que na taxiway B1 se encontram vários aviões de outras companhias aéreas ao cuidado da LTB, fazendo com que esta taxiway permaneça fechada. Na pequena placa junto à taxiway B2 estão ainda 8 A320s da Lufthansa em parqueamento de longa duração.

Voltando ao voo, dado que estava incluido no pacote que comprei, efectuei esta viagem no lugar 12F, que juntamente com o 12A, na minha opinão (e excluindo o cockpit), são os melhores lugares no avião.
Não só o espaço para as pernas é mais que muito, mas também dão direito a 2 janelas.

Cerca de 35 minutos após a descolagem foi feito o primeiro serviço de bordo e, dada a hora do voo e a hora a que saí de casa, decidi aproveitar o sandwich deal. Por 8€ comprei uma sandes e uma coca-cola e tive um kitkat de oferta.
Apesar de não ser necessariamente barato, tendo em conta os preços de aeroporto e inclusivamente da concorrência, não me posso queixar.
Inclusivamente, a qualidade da sandes era bastante melhor do que pode aparentar, tendo ficado satisfeito.
Um aspecto negativo foi o terminal multibanco a bordo estar a recusar alguns cartões, o meu incluido, e tive que acabar por pagar em dinheiro. A tripulação estava bastante embaraçada por isto e pediu bastantes desculpas pelo sucedido.

Aproximadamente 1h15 depois da descolagem a tripulação passou pela cabine com o duty free de forma bastante relaxada e nada intrusiva, o que tenho que saudar, pois esperava que fossem bastante agressivos a tentar vender este tipo de produtos.

Mais ou menos meia-hora depois do serviço de duty free, o co-piloto informou-nos acerca da altitude de cruzeiro (37000 pés) assim como a hora prevista de chegada e o estado do tempo previsto para o Porto a essa hora.

Mais meia-hora volvida e a tripulação fez o segundo serviço de bordo, algo com que não estava a contar e com que fiquei positivamente surpreendido, tendo novamente sido nada intrusivos durante o mesmo, passando pela cabine com o trolley com comida e bebida para venda e apenas parando caso fossem solicitados.
Outro facto para o qual tenho que congratular a tripulação de cabine foi a temperatura a que mantiveram a mesma, pois muitas das vezes esta é mantida ou demasiado fria, ou demasiado quente, mas neste voo em particular estava perfeita, e acho que não fui o único passageiro com esta opinião.

Algo de que também gostei e achei encorajador relativamente à recuperação do tráfego aéreo foi o facto de nos termos cruzado com 4 outros aviões durante a rota

A sinalização nos lavatórios também foi algo que achei bastante positivo, sendo bastante clara e legível

Às 20h55 locais aterrámos no Porto e às 21h00 estávamos no stand 31

Devido às obras na taxiway F e consequentemente termos que fazer backtrack na pista, foi usado full reverse thrust, o que deixou alguns passageiros bastante apreensivos, mas nada mais foi do que uma tentativa de poupar os travões para que a temperatura dos mesmos não fosse limitante para o turnaround rápido, facto que me foi confidenciado pelo comandate. Infelizmente na foto os reversers ainda não tinham entrado

No geral foi uma viagem bastante agradável e tenho que dizer que fiquei positivamente surpreendido por esta companhia que, de futuro vai constar do meu leque de opções. Sobretudo tendo em conta os preços e o serviço prestados pelas companhias legacy, que chegam a ser bastante mais caras e prestar um serviço ao mesmo nível senão pior muitas das vezes.

Como cereja no topo do bolo, após a chegada ao stand, e enquanto os restantes passageiros desembarcavam, o comandante acedeu ao meu pedido para ir conversar com ele no cockpit, mas o conteúdo dessa conversa fica para mim.
« Última modificação: 07 de Julho 2021, 19:20:46 por MarcoM »

Maia

Tendo em conta que a rota é também operada pela FR exatamente nos mesmos dias e na mesma faixa horária em ambos os sentidos (no minimo estranho) 60% de ocupação num A321 nesta fase parece me excelente mesmo que apenas numa das pernas.
« Última modificação: 07 de Julho 2021, 19:46:56 por Maia »

Golf Lima

Embarque em posição remota, desembarque em posição remota na manga (até o comandante ficou surpreendido por tal coisa)

A Wizzair não ulitiza manga no Aeroporto do Porto por opção.

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
@MarcoM Bom report, obrigado pela partilha.

LapaG

Óptimo report ! Obrigado Marco

Cps
Fernando Lapa

jopeg

• Moderador

...
Devido à situação actual, no balcão de check-in era feito não só o controlo da identificação pessoal, mas também dos testes à Covid, assim como o registo no portal "Portugal Clean & Safe"

...

Estimado MarcoM obrigado pela partilha deste relatório. É sempre bom ver as experiências relatadas na primeira pessoa.

Aproveito para perguntar:
Que testes /procedimentos são necessários devido à pandemia de Covid ?

Devido a este relatório de voo fui espreitar o site da Wizair e descobri esta secção do site que é muito útil na hora de programar uma viagem:
https://wizzair.com/pt-pt/voos/mapa-de-planeamento-da-viagem

Também já voei na Wizair. Por vezes considero a "lowcost do Leste", mas o certo é que a sua rede já é bastante ampla sendo talvez a terceira maior companhia de baixo custo da Europa depois da Ryanair e easyJet. Tenho ideia que tem boas tarifas, mas que tudo é pago à parte e tem uma restrita politica de bagagem de mão.

Cumprimentos,

Jopeg

MarcoM

Que testes /procedimentos são necessários devido à pandemia de Covid ?
Dos voos que fiz, foi sempre dependente do país de destino
No caso de Portugal verificam o relatório do teste e temos que mostrar o email de resposta do registo no "Portugal Clean & Safe"
Para a Polónia só me pediram para ver o resultado do teste de covid no check-in e após sair do avião em Varsóvia

Devido a este relatório de voo fui espreitar o site da Wizair e descobri esta secção do site que é muito útil na hora de programar uma viagem:
https://wizzair.com/pt-pt/voos/mapa-de-planeamento-da-viagem
Eu uso o site da IATA que costuma ser a fonte dos sites das companhias e, como tal, tem a informação mais actualizada
https://www.iatatravelcentre.com/world.php

Também já voei na Wizair. Por vezes considero a "lowcost do Leste", mas o certo é que a sua rede já é bastante ampla sendo talvez a terceira maior companhia de baixo custo da Europa depois da Ryanair e easyJet. Tenho ideia que tem boas tarifas, mas que tudo é pago à parte e tem uma restrita politica de bagagem de mão.
Eu diria mesmo que, de momento, estão com uma rede mais abrangente do que pelo menos a Easyjet. E têm ambições de se tornar a maior europeia e começar a esticar a rede para a Ásia a partir de Abu Dhabi

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
733 Visualizações
Última mensagem 17 de Junho 2015, 09:51:34
por aerointeressado
9 Respostas
2823 Visualizações
Última mensagem 28 de Março 2016, 19:05:01
por VidocQ