op59980

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Viva
Gostaria que alguém me elucidasse sobre relâmpagos que atingem aviões.
Tanto quanto sei (e especialmente nos aviões modernos já preparados) é pouco provável haver danos sérios quando um avião é atingido por um relâmpago em voo, mas nada sei dos seus efeitos quando o avião está no chão.
Ouvi dizer que há alguns aviões que estavam parqueados no aeroporto de Lisboa terão sido atingidos por relâmpagos, mas não o consegui verificar e se algum ficou danificado.
Cpts,
op59980

toto1100

  • Mensagens: 2038
Estando no ar ou no chao é irrelevante. Um aviao (e um carro) é uma gaiola de Faraday (https://en.wikipedia.org/wiki/Faraday_cage), dai raramente advirem consequencias quando levam com um relampago. Exemplo de uma vez em que nao correu assim tao bem: https://en.wikipedia.org/wiki/Pan_Am_Flight_214

Relampagos atingirem avioes no solo tambem é relativamente comum, pois os aeroportos sao grande areas sem praticamente nada e os avioes sendo coisas altas no meio de coisas baixas sao bons a atrair os relampagos (é o mesmo motivo porque estando num campo aberto nao é boa ideia ir para junto da unica arvore durante uma tempestade que ameace trovoada, mais vale levar com a chuva). Nos EUA os aeroportos ate deixam de operar quando ha trovoada numa certa area em redor do aeroporto (10 ou 15 milhas penso) porque aqui ha uns anos morreu um senhor no Texas enquanto estava a servir um aviao durante uma tempestade.
« Última modificação: 09 de Março 2018, 12:01:33 por toto1100 »


jeropiga

  • Mensagens: 208
Em termos operacionais, os aviões estão feitos para suportar um relampago. Para além da analogia da gaiola de faraday, todas as unidades estão ligadas à "massa", que basicamente equaliza a carga no avião. Existem também dispositivos, como as static wicks, que ajudam a dispersar as tensões acumuladas, sendo também uma especie de "sacrificial equipment".
Posto isto, um relampago pode causar danos. Os mais tipicos são os pontos de entrada e saida do relampago isto a nivel de fuselagem, chegando a fazer orificios, queimando a tinta. Geralmente estão por debaixo dos rebites. daí, que quando há report de lightning strike, as preocupações não serem só a nivel da electronica ( que está muito protegida) mas também a nivel da fuselagem.

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