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Resumo do Tópico

Enviado por: toto1100
« em: Ontem às 09:02:33 »

Tal como eu disse ja em Julho :)
Enviado por: sdo
« em: Ontem às 09:01:46 »

É uma proposta de AD ainda. Vai estar 45 dias em consulta portanto deverão ser pelo menos 2-3 meses até ser publicada a final.
Enviado por: toto1100
« em: Ontem às 08:54:24 »

Nos proximos tempos tambem vai estar em consulta publica a AD para permitir a re-certificacao dos bichos: https://www.faa.gov/news/updates/?newsId=93206&omniRss=news_updatesAoc&cid=101_N_U

E já há AD para recertificar o MAX! Aqui: https://www.faa.gov/news/media/attachments/19_035n-R3-8-3-20.pdf

Um sumario:

Citação
The NPRM’s proposed changes, meanwhile, are designed to address issues surrounding aircraft controllability. The agency pointed to flight data recording indications that “if a single erroneously high AoA sensor input is received by the flight control system, the…MCAS can command repeated airplane nose-down trim of the horizontal stabilizer.” This condition could impede aircraft control and lead to “excessive airplane nose-down attitude, significant altitude loss, and impact with terrain, the FAA said.

Specifically, the NPRM would require updating flight control software with new control laws to prevent erroneous MCAS activation; incorporating new and revised flight crew procedures in the airplane flight manual to ensure the flight crew can recognize and respond to erroneous stabilizer movement; installing new Max display system software to ensure the pilots are alerted if the aircraft’s AoA sensors disagree by a certain amount and indicate a potential failure; and changing the horizontal stabilizer trim wire routing installations to bring them into compliance with the agency’s latest standards.

In addition, it would require operators to complete an AoA sensor system test and perform an operational readiness flight before returning each airplane to service. The NPRM further directs operators to incorporate more restrictive provisions in the FAA-approved minimum equipment list surrounding the dispatch of the aircraft with certain inoperative equipment.

Daqui: https://www.ainonline.com/aviation-news/air-transport/2020-08-03/faa-proposes-design-changes-service-return-max
Enviado por: SPCM
« em: 25 de Julho 2020, 21:04:30 »




para o 737NG
Enviado por: SPCM
« em: 23 de Julho 2020, 09:26:39 »

Em Outubro o 737 Max poderá ser certificado pela FAA

Enviado por: SPCM
« em: 22 de Julho 2020, 20:05:36 »

SPCM e não os LEAP da para os Airbus?


os motores da boeing são Leap1 B os da airbus são Laep 1 A tem configurações diferentes , podem ter sistemas de combustíveis diferentes
Enviado por: toto1100
« em: 22 de Julho 2020, 19:39:14 »

Como se pode ver pelas datas, a noticia da FAA que eu pus é de ontem. O video é mais antigo.
Enviado por: nunopinheiro
« em: 22 de Julho 2020, 19:35:43 »

SPCM e não os LEAP da para os Airbus?
Enviado por: SPCM
« em: 22 de Julho 2020, 19:33:33 »

Nos proximos tempos tambem vai estar em consulta publica a AD para permitir a re-certificacao dos bichos: https://www.faa.gov/news/updates/?newsId=93206&omniRss=news_updatesAoc&cid=101_N_U

Está parado devido a um problema com um aditivo biológico que adicionado ao combustível pode provocar o flameout dos dois motores LEAP1, a boeing vai ter que fazer um flashout a todos aviões 737 max

Enviado por: toto1100
« em: 22 de Julho 2020, 10:53:49 »

Nos proximos tempos tambem vai estar em consulta publica a AD para permitir a re-certificacao dos bichos: https://www.faa.gov/news/updates/?newsId=93206&omniRss=news_updatesAoc&cid=101_N_U
Enviado por: nunopinheiro
« em: 22 de Julho 2020, 10:48:26 »

Parece que só para o ano que vem....

https://www.wsj.com/articles/boeing-737-max-increasingly-unlikely-to-carry-passengers-before-2021-11595372485


Citação
Boeing 737 MAX Increasingly Unlikely to Carry Passengers Before 2021
Latest delay follows repeated slips in schedule due to technical challenges, coronavirus
Enviado por: toto1100
« em: 30 de Junho 2020, 14:21:42 »

Sim, estava a perguntar de avioes comerciais. :)

Fui pesquisar sobre a Pan Am, mas nao encontrei grande coisa. So encontrei que eles tinham 16 A320 encomendados que estavam a tentar vender antes de irem à falencia. (Acabaram por ser comprados pela Braniff depois da falencia da Pan Am, Braniff essa que faliu logo a seguir tambem.) Na altura (1988) a Airbus tinha um backlog de encomendas do A320 considerado gigantesco. Quantos eram? Poucos mais de 300  ;D
Daqui: https://www.joc.com/air-cargo/pan-am-may-seek-buyers-a320s-it-has-order_19880926.html
Enviado por: Icterio
« em: 30 de Junho 2020, 14:20:19 »

Provavelmente os maiores cancelamentos devem ter ocorrido no fim da Segunda Guerra Mundial.  De um dia para o outro dezenas de milhares de aviões contratualizados foram cancelados, e muitos que já estavam completos e a brilhar nos parques das fábricas com zero horas de voo foram directo para a sucata ou para "long-term storage" (e depois para a sucata...).

Mas calculo que te estejas a referir a contractos de aviões civis. Quando a Pan Am deu o berro lembro-me de ler que tinham um leque de encomendas substancial.
Enviado por: nunopinheiro
« em: 30 de Junho 2020, 14:12:18 »

Não surpreende que os maiores cancelamentos sejam agora em linha com uma brutalidade de encomendas recorde também..
Enviado por: toto1100
« em: 30 de Junho 2020, 13:36:55 »

Começaram ontem os voos de recertificaçao do MAX: https://onemileatatime.com/boeing-737-max-certification-flights/

Entretanto hoje, a Norwegian anunciou o cancelamento da encomenda de 92 MAX (e mais 5 787): https://onemileatatime.com/norwegian-cancels-boeing-order/

Alguem faz ideia qual foi o maior cancelamento de avioes da historia? Seja em numero de avioes ou valor?
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