Leia atentamente as regras do fórum. Insultos e ataques pessoais a outros membros serão punidos.

Resposta

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.

Nome:
Email:
Verificação:

Atalhos: pressione alt+s para enviar ou alt+p para pré-visualizar


Resumo do Tópico

Enviado por: eascensao
« em: 22 de Março 2018, 03:48:06 »

A pista 17/35 já reabriu?
Estava a acompanhar um voo no FR24 e o TP1019 (CS-TNG) acabou de aterrar na 35!

Edit: O U27682 aterrou tambem na 35 pouco depois do TNG

A Pista 17/35 está (novamente) disponível desde há algum tempo.

Mas a somar à necessidade de coordenação com as Torres de Controlo do Montijo e de Sintra para a sua utilização (porque a trajectória de aproximação, de aproximação falhada ou de descolagem interferem ou não têm a adequada separação com estas áreas) está a crescente utilização desta pista ou de porções desta pista para estacionamento (caso do B777 da TAAG).

Mas quando ela está 'livre', o vento está de feição e a coordenação é possível ...
Enviado por: AviationCH
« em: 21 de Março 2018, 23:13:28 »

A pista 17/35 já reabriu?
Estava a acompanhar um voo no FR24 e o TP1019 (CS-TNG) acabou de aterrar na 35!

Edit: O U27682 aterrou tambem na 35 pouco depois do TNG

Ja a bastante tempo que esta ready ;)
Enviado por: CS-TTK
« em: 21 de Março 2018, 21:27:53 »

A pista 17/35 já reabriu?
Estava a acompanhar um voo no FR24 e o TP1019 (CS-TNG) acabou de aterrar na 35!

Edit: O U27682 aterrou tambem na 35 pouco depois do TNG
Enviado por: Simonsays
« em: 27 de Fevereiro 2018, 19:56:20 »

Peço desculpa se exagerei um pouco. Realmente é verdade que os problemas em ter só a 03/21 aberta são raros. Apenas a título de curiosidade, no caso de eventualmente a pista necessitar de alguma manutenção mais profunda o que é que aconteceria?
Já agora alguém sabe se está planeada alguma intervenção ao terminal 2 quando as companhias low-cost forem operar para o Montijo?

Os trabalhos acontecem de noite (manutenção) ...tem ocorrido.

Se houver alguma urgência /emergência...fecha.se.

Ainda a semana passa o Lisboa-Luxemburgo foi parar a liege ....por um buraco na pista ...e fechou...
Enviado por: Caravelle
« em: 26 de Fevereiro 2018, 22:14:44 »

E do lado débil, o que está previsto? :-)

Bons voos.
Enviado por: nunopinheiro
« em: 26 de Fevereiro 2018, 21:43:22 »

No entanto o que esta planeado para o terminal 2 é um bulldozer por cima, Desconfio que venha a ser substituído pelo novo terminal do lado potente.(sory poente) ;)
Enviado por: caparica
« em: 26 de Fevereiro 2018, 20:22:44 »

Já agora alguém sabe se está planeada alguma intervenção ao terminal 2 quando as companhias low-cost forem operar para o Montijo?

Não é certo que as low-cost vão operar no montijo. Do que tenho lido, só a Ryanair expressou desejo de lá operar e como acrescento às rotas que já possui, ou seja, não pretende abandonar a Portela, mas sim criar novas rotas a partir do Montijo.
Enviado por: efpmeneses
« em: 26 de Fevereiro 2018, 19:40:31 »

Se construirem o aeroporto no Montijo, como está previsto, seria uma boa alternativa para estacionar os aviões que passam muito tempo em terra...
Enviado por: Tomás Ribeiro
« em: 26 de Fevereiro 2018, 19:31:00 »

Ainda no tópico do estacionamento, é verdade que se podia ganhar muito espaço útil  na Portela se algumas companhias que acampam lá com os seus aviões fossem recolocadas para outro aeródromo? Estou a falar de companhias charter e outras subsidiárias de empresas maiores que deixam os aviões imenso tempo no aeroporto.
Enviado por: Tomás Ribeiro
« em: 26 de Fevereiro 2018, 19:03:46 »

Peço desculpa se exagerei um pouco. Realmente é verdade que os problemas em ter só a 03/21 aberta são raros. Apenas a título de curiosidade, no caso de eventualmente a pista necessitar de alguma manutenção mais profunda o que é que aconteceria?
Já agora alguém sabe se está planeada alguma intervenção ao terminal 2 quando as companhias low-cost forem operar para o Montijo?
Enviado por: toto1100
« em: 26 de Fevereiro 2018, 10:22:47 »

Mas como o dinheiro não abunda pelas bandas da Portela isto provavelmente não vai acontecer.

Se um aeroporto que cresce ao ritmo que a Portela cresce e com as taxas ao subir ao ritmo que tem subido nao tem dinheiro, nao sei quem é que podera ter dinheiro.
Enviado por: toto1100
« em: 26 de Fevereiro 2018, 09:02:08 »

"O drama, o horror"
A pista esta fechada ha quantos meses ja? Quantos avioes foram desviados por nao estar aberta?
Enviado por: nunopinheiro
« em: 25 de Fevereiro 2018, 23:38:55 »

Chissa pénico ate parece que não colocamos aqui o plano da ana a cada semana, sim vai haver  terminal satelite novo, e um terminal novo do lado poente.

De resto temos de fechar já mas mesmo já o porto faro a madeira e todos os aeroportos dos Açores que meu deus só têm uma pista....
Enviado por: caparica
« em: 25 de Fevereiro 2018, 23:13:16 »

Como é que os milhares de aeroportos só com uma só pista fazem? O espaço ocupado por essa pista que é usada muito poucas vezes já causa crises operacionais a outros níveis.
Enviado por: Tomás Ribeiro
« em: 25 de Fevereiro 2018, 23:03:46 »

Eu também não concordo nada com o fecho da pista. Pelo menos até o montijo estar pronto.
Espero bem que quando fecharem a pista definitivamente façam obras a sério e não preencham simplesmente o espaço com mais stands de estacionamento. Um terminal 3 vinha mesmo a calhar. Mas como o dinheiro não abunda pelas bandas da Portela isto provavelmente não vai acontecer.
Agora fechar a pista sem alternativas prontas em caso de necessidade... Já cheira a crise operacional...
Total 75+-1=74 ms, db 0 ms, php 74 ms