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Aviação => Aviação Comercial => TAP => Tópico iniciado por: jopeg em 01 de Janeiro 2018, 11:18:06

Título: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jopeg em 01 de Janeiro 2018, 11:18:06
Caros,

Um tópico para notícias e debate sobre os números de passageiros transportados e ocupações da TAP em 2018

Cumprimentos,

Jopeg
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: MannyV em 07 de Fevereiro 2018, 13:28:20
https://www.publituris.pt/2018/02/07/tap-ultrapassou-1m-passageiros-janeiro/

A TAP transportou um total de 1,115 milhões de passageiros em Janeiro, subida de 16% face a igual mês de 2017, ultrapassando pela primeira vez a marca de um milhão de passageiros no primeiro mês do ano.

Além do aumento no número de passageiros, a companhia registou também um recorde no load factor de Janeiro, que atingiu os 79%, naquela que é a melhor taxa de ocupação de sempre para este mês.

As rotas para a Madeira e Açores, bem como para os EUA e Canadá, e ainda para o Brasil, foram as que registaram “maior crescimento percentual em Janeiro”. No caso das ilhas, o crescimento foi de 35%, enquanto as rotas para a América do Norte subiram 22% e para o Brasil o crescimento foi de 17%.

“Pela primeira vez num mês de Janeiro, a TAP transportou mais de 50 mil passageiros nos voos Lisboa – Funchal (54 mil, mais 13 mil que em Janeiro do ano passado) e mais de 10 mil nas ligações entre Lisboa e Ponta Delgada (12 mil, mais 4 mil e 600 que em 2017). Janeiro de 2018 foi também o melhor mês de sempre, em termos absolutos, no volume de passageiros transportados entre Lisboa e São Paulo, 32 mil”, refere a companhia em nota à imprensa.

Já a taxa de ocupação mais elevada verificou-se nas rotas do Brasil, onde este indicador atingiu os 90,2%, ainda que o maior crescimento tenha sido alcançado nos voos para a Madeira e Açores, com um acréscimo de 11,4 pontos percentuais.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jopeg em 07 de Fevereiro 2018, 17:20:58
Citação

TAP BATE RECORDES NAS ROTAS DE LISBOA PARA FUNCHAL, PONTA DELGADA E SÃO PAULO EM JANEIRO

07-02-2018 (16h08)


A TAP transportou 1,115 milhões de passageiros em Janeiro, mais 16% que no mês homólogo do ano passado, atingindo novos recordes nas rotas de Lisboa para Funchal, Ponta Delgada e São Paulo.

A companhia aérea portuguesa divulgou hoje dados sobre o tráfego no primeiro mês deste ano, enfatizando que superou pela primeira vez num mês de Janeiro a marca de um milhão de passageiros transportados.

As rotas com maior crescimento relativo foram as da Madeira e Açores, que em conjunto somaram um crescimento de 35% em número de passageiros transportados, dos Estados Unidos e do Canadá, que cresceram 22%, e do Brasil, que aumentaram 17%.

Na rota Lisboa - Funchal, a TAP superou pela primeira vez num mês de Janeiro a marca de 50 mil passageiros transportados, chegando aos 54 mil, o que corresponde a um aumento de cerca de 13 mil ou 31,7% face ao mês homólogo do ano passado.

Nos voos entre Lisboa e Ponta Delgada, a companhia aérea atingiu um recorde ao superar pela primeira vez num mês de Janeiro a marca de dez mil passageiros, graças a um aumento de cerca de 4,6 mil ou 62,2%, para um total de 12 mil.

Nas ligações entre Lisboa e São Paulo, "Janeiro de 2018 foi também o melhor mês de sempre", diz o comunicado da TAP, indicando apenas que foram transportados 32 mil passageiros, sem especificar a variação.

Sobre o load factor, a TAP salienta que alcançou "a melhor taxa de ocupação de sempre nos seus aviões no primeiro mês do ano, com a ocupação de 79 por cento dos lugares oferecidos".

O load factor mais elevado verificou-se nas rotas do Brasil, com 90,2%, e o maior crescimento foi nas rotas da Madeira e dos Açores, com uma subida de 11,4 pontos percentuais.

O aumento de 16% do tráfego de passageiros em Janeiro ficou "em linha com o aumento da capacidade", refere ainda a companhia aérea no comunicado.


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-bate-recordes-nas-rotas-de-lisboa-para-funchal-ponta-delgada-e-sao-paulo-em-janeiro/

Jopeg
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: POLHAS em 07 de Fevereiro 2018, 20:55:30
O ano de 2018 vai ser mais um ano de bater o recorde de passageiros,  este ano iram no minimo para os 16 milhões de  passageiros
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: António Costa em 07 de Fevereiro 2018, 21:05:00
Pois, mas se as aeronaves, novas ou usadas, não chegarem em tempo útil, vai ser complicado de gerir a frota.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: POLHAS em 07 de Fevereiro 2018, 21:20:40
Só não entendo como é que a TAP não vai buscar mais aviões,  tem feito tantos estudos de novas rotas e alguns deles com muito boas perspectivas.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Capitão do Fim em 08 de Fevereiro 2018, 11:43:57
Porque não há aviões a nascer em arvores, nem tão pouco há quem os voe de um dia para o outro.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Condestável em 08 de Fevereiro 2018, 12:26:16
Porque não há aviões a nascer em arvores, nem tão pouco há quem os voe de um dia para o outro.

Eu acrescentaria: nem aviões, nem tripulações e muito menos, dinheiro para pagar isso tudo, a nascer em árvores....
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 08 de Fevereiro 2018, 14:02:19
Muita coisa ai que é duvidosa.

"Aumentar passageiros sem capacidade de transporte, inviável."

Inviavel como assim? O que a aviacao mais tem feito este seculo é aumentar o numero de passageiros sem aumentar o numero de lugares na mesma proporcao. É so encher mais os avioes.

"Aumentar receitas, mantendo o número de passageiros, impossível."

Mal ia o mundo se isto fosse verdade. O que nao faltam sao empresas a aumentar as receitas sem aumentarem as vendas e/ou terem mais clientes (e nem todas as industrias crescem ao ritmo da aviacao para permitir ter ao mesmo tempo mais clientes e mais receitas).

"Diznos a história recente que a procura aumenta, aumenta a receita, o que permite pagar os aviões!"

A historia recente de quem? A historia da TAP em 2016 mostrou o numero de passageiros a aumentar em 2 digitos e a receita por passageiro a descer uns 10%. Vamos ver o que nos traz 2017 quando sairem os resultados.

A historia da aviao em geral mostra que crescer por crescer so traz é maus resultados, com bilhetes vendidos ao desbarato numa tentativa de encher os avioes e justificar o investimento. A United ainda ha 2 semanas anunciou um aumento dos lugares em 5% e as accoes da empresa foram por ai abaixo, com os investidores receosos que os bons velhos dos tempos dos aumentos de capacidade sem racionalidade estivessem a voltar (a United, naturalmente, assegura que nao e faz tudo parte de uma estrategia racional).
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: FlyTap em 08 de Fevereiro 2018, 15:29:34
Isso tem um nome.
Inchar,  insuflar, efeito balão.
Chega um dia e rebenta.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: aviationlover em 08 de Fevereiro 2018, 16:22:13
Você preferia então que a TAP minguasse até não se conseguir ver ou conseguir-se-ia ver só de binóculos não?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: lvs em 09 de Fevereiro 2018, 08:34:47
Isso tem um nome.
Inchar,  insuflar, efeito balão.
Chega um dia e rebenta.

Fly Tap, o senhor deve ser delegado sindical!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 09 de Fevereiro 2018, 08:49:59
O risco de nao citar é este, depois o pessoal arrenpende-se do que diz e apaga as mensagens e quem responde fica a parecer maluco. :)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: nunopinheiro em 09 de Fevereiro 2018, 09:52:04
Treinadores de bancada somos todos, mas vamos ter a honestidade de percebermos que o nosso wishfull thinkink bate de frente com a realidade do possível.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: blabla em 09 de Fevereiro 2018, 12:48:56
um A330 na rota faro-Lisboa outro a fazer Porto-Lisboa mas vem tudo passear a Lisboa este fim de semana?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Jorge78 em 09 de Fevereiro 2018, 12:50:36
Lisboa está desde manhã com nevoeiro cerrado, terão divergido e voltam neste momento a Lisboa?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Golf Lima em 09 de Fevereiro 2018, 13:32:46
Sim...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jopeg em 11 de Outubro 2018, 15:38:46
Citação

Número de passageiros da TAP sobe 13,6% até setembro e ultrapassa 12 milhões

11/10/2018, 0:09

As rotas entre Lisboa e Porto, Madeira e Paris são as três em que a TAP registou mais transportes, num total de 191 mil passageiros.


Autor - Agência Lusa

A TAP transportou mais de 12 milhões de passageiros até setembro, uma subida de 13,6% em comparação com igual período do ano anterior, foi esta quarta-feira anunciado.

“No acumulado dos primeiros nove meses de 2018, a companhia já ultrapassou a marca dos 12 milhões de passageiros, continuando a bater recordes sucessivos na sua atividade principal. Uma marca que já superou os 11,7 milhões de passageiros transportados pela companhia em todo o ano de 2016”, disse, em comunicado, a TAP.


Até ao final de setembro, a companhia aérea transportou 1,48 milhões de passageiros. No mês de referência, a taxa de ocupação dos lugares oferecidos foi de 82,3%, “em linha com a média de 82,4% registada de janeiro a setembro do ano corrente”.

Por sua vez, as rotas entre Lisboa e Porto, Madeira e Paris são as três em que a TAP registou mais transportes, num total de 191 mil passageiros.

Já no que se refere à carga, em setembro, a TAP transportou 6.813 toneladas de carga e correio, mais 8,5% face ao período homólogo.


https://observador.pt/2018/10/11/numero-de-passageiros-da-tap-sobe-136-ate-setembro-e-ultrapassa-12-milhoes/

Jopeg
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jopeg em 23 de Outubro 2018, 09:30:35
Citação

TAP REFORÇA LIDERANÇA EM VOOS PORTUGAL - ESPANHA ATÉ SETEMBRO, EMBORA COM PERDA DE QUOTA NO VERÃO

22-10-2018 (18h02)


A TAP foi a companhia de aviação em que viajaram 39,7% dos passageiros que voaram entre Espanha e Portugal nos primeiros nove meses deste ano, a ganhar assim 0,2 pontos em relação ao período homólogo de 2017, embora no Verão (Junho a Setembro) tenha ficado em 37,6%, a baixar 0,6 pontos.


Os dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, a que o PressTUR teve acesso, indicam que a TAP transportou de/para os seus aeroportos, entre Janeiro e Setembro, 1,47 milhões de passageiros, com um aumento em 14,7% ou 189,6 mil, embora no período do Verão (Janeiro a Setembro) tenha registado um abrandamento do crescimento para 9,7% (mais 63,3 mil, para 715,7 mil).


O maior aeroportos espanhol da TAP voltou a ser este ano Barcelona, no qual somou 506,9 mil passageiros, com um aumento em 19,3% ou 82,1 mil, o qual está associado ao facto de ter retomado os voos de/para o Porto, que tinha retirado.

A TAP foi assim a companhia de aviação que transportou 43,8% dos passageiros que voaram entre Portugal e Barcelona, em alta de 1,8 pontos.

Já nas ligações entre Portugal e Madrid, a TAP perdeu três pontos de quota de mercado, para 28,4%, porque teve um aumento do número de passageiros de apenas 1,5% ou 7,4 mil, para 495,2 mil.

O terceiro maior aeroporto espanhol da TAP até Setembro foi Sevilha, no qual teve 96,7 mil passageiros, seguindo-se Valência, com 91,2 mil, Málaga, com 69,7 mil, Bilbau, com 60,5 mil, Gran Canária com 53,5 mil, Alicante, com 30,6 mil, Astúrias (Oviedo), com 24,8 mil, Vigo, com 24,8 mil, e A Coruña, com 20,8 mil.

Em Gran Canária e Alicante, novas ‘rotas espanholas’ da TAP, a companhia portuguesa teve, pelo efeito de não se comparar com períodos iguais, crescimentos a três dígitos, em 129,1% (mais 30,1 mil) e em 104,4% (mais 30,6 mil).

Entre as restantes linhas sobressaíram Sevilha, com aumento em 41,3% (mais 28,2 mil), Valência, com +22,1% (mais 16,5 mil), e Málaga, com mais 10% (mais 6,3 mil).

Com aumentos de apenas um dígito estiveram os voos da companhia portuguesas de/para A Coruña, com +5,1% (mais mil passageiros), Astúrias, com +9,9% (mais 2,2 mil), Bilbau, com +2,9% (mais 1,7 mil), e Vigo, com mais 1,6% (mais 385).

Nos meses de Verão (Junho a Setembro), em que o crescimento da TAP abrandou para 9,7% (mais 63,3 mil passageiros, para 715,7 mil), a companhia portuguesa teve mesmo queda do número de passageiros em voos de/para Madrid (-0,8% ou menos 1,7 mil, para 230,4 mil), Alicante (-1-3% ou menos cerca de 190, para 14,8 mil), Bilbau (-0,9% ou menos cerca de 270, para 29,3 mil) e Vigo (-5,8% ou menos cerca de 800, para 13 mil).

A compensar essas quedas estiveram especialmente os aumentos nos voos de/para Barcelona, em 23,2% ou 48,7 mil passageiros, para 259,1 mil, e de/para Sevilha, em 42,9% ou 13,4 mil, para 44,8 mil.

A companhia portuguesa também teve aumentos de passageiros nos seus voos de/para A Coruña (+3% ou mais cerca de 340, para 11,9 mil), Astúrias (+4,7% ou mais cerca de 600, para 13,3 mil), Gran Canária (+6,9% ou mais 1,6 mil, para 24,9 mil), Málaga (+4,4% ou mais 1,3 mil, para 30,6 mil) e Valência (+5,8% ou mais 2,3 mil, para 43,2 mil).


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-reforca-lideranca-em-voos-portugal---espanha-ate-setembro-embora-com-perda-de-quota-no-verao/

Jopeg
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 30 de Outubro 2018, 00:04:40
A TAP está a vender os bilhetes do Porto para Frankfurt, Nantes e Zurique a preços muito menores do que o próprio voo direto de Lisboa? Captação de clientes? É que comprei uma viagem a 45 euros (OPO-LIS-FRA), quando o voo só de Lisboa estava a 200 euros..
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: nunopinheiro em 30 de Outubro 2018, 00:18:28
E faz muito bem, voos em ligação são sempre mais baratos, a TAP no porto é que as vezes consegue vender preços até mais caros do que directos.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 30 de Outubro 2018, 00:26:54
E faz muito bem, voos em ligação são sempre mais baratos, a TAP no porto é que as vezes consegue vender preços até mais caros do que directos.
Para mim foi excelente. Vou a Frankfurt em trabalho por 58 euros (regresso Ryanair por 13 euros) com viagem para daqui a 1 mês.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 30 de Outubro 2018, 07:28:09
Yep, o estranho é no Porto os bilhetes com ligação serem tao ou mais caros do direto de Lisboa (ha razoes historicas pra isso, do tempo em que os preços eram tabelados e em função da distância).
Ser mais barato dois voos A-B-C do que o direto B-C é o que costuma acontecer; as pessoas de B se quiserem mais barato podem fazer B-X-C em vez de irem pelo voo direto.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jferreira20 em 30 de Outubro 2018, 09:06:00
A TAP está a vender os bilhetes do Porto para Frankfurt, Nantes e Zurique a preços muito menores do que o próprio voo direto de Lisboa? Captação de clientes? É que comprei uma viagem a 45 euros (OPO-LIS-FRA), quando o voo só de Lisboa estava a 200 euros..

Havendo alternativas em quantidade e qualidade directas do Porto, é natural que o preço seja acessível  com escala em LIS.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 30 de Outubro 2018, 09:13:08
E obviamente que qualquer que seja o preco o objetivo é captar clientes. A TAP nao anda com os avioes de um lado para o outro para os spotters tirarem fotos.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: flyportugal em 30 de Outubro 2018, 11:10:57
Estive a comparar os preços e reparei numa viagem que quero fazer na TP,  GRU>LIS fica mais caro do que GRU>LIS>MAD, tenho algum problema se adquirir este ultimo percurso e não fazer o LIS>MAD?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TTK em 30 de Outubro 2018, 11:14:16
so se for a ultima perna da reserva, caso contrario o restante trajecto sera cancelado. E se tiver bagagem de porao assegure-se que sera despachada apenas ate lisboa e nao segue para madrid
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 30 de Outubro 2018, 11:21:17
Chama-se "hidden city ticketing". Como o CS-TTK disse so resulta se for a ultima perna da viagem toda (ie, nao pode haver um regresso depois) e nao despachar malas.
Ter cuidado tambem que é proibido pelas regras de transporte das companhias, pelo que tambem normalmente se aconselha a nao colocar o numero de passageiro frequente nao vá a companhia cancelar a conta e perder-se as milhas todas (eventualmente tambem podes ser proibido de voar pela companhia, mas suponho que isso so aconteca se recorreres a tal pratica muito frequentemente, nao se o fizeres uma ou duas vezes).

Outra questao a ter cuidado, que nesse exemplo é menos critico face ao percurso, é que em caso de problemas a companhia pode querer por-te em voos que facam outro percurso (por exemplo, GRU-OPO-MAD ou ate GRU-MAD direto na Iberia), o que obviamente invalida a ideia. Mas isso costuma ser mais problema em percursos onde ha muitas opcoes (tipo o OPO-LIS-FRA falado acima, onde em caso de problemas na ponte aerea a TAP pode chegar e dizer que te manda direto pra FRA na LH), assim nestes voos intercontinentais as probabilidades sao muito mais pequenas dado as opcoes tambem o serem.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jopeg em 09 de Novembro 2018, 16:59:47
Citação

TAP TEM QUEDA ACENTUADA DE OCUPAÇÃO DOS VOOS EM OUTUBRO

08-11-2018 (18h31)

A TAP informou hoje que em Outubro teve uma taxa média de ocupação de 80,8%, que compara com 87,2% há um ano, conforme a sua informação de 7 de Novembro de 2017, na qual realçava que "o mês de Outubro foi também aquele em que a companhia registou a melhor taxa de ocupação dos seus voos este ano [2017]".

Então como agora a TAP não especifica a evolução do tráfego em RPK, medida mais utilizada pelas companhias de aviação de rede, como por exemplo a sua accionista brasileira Azul, por ponderar o número de passageiros pelas distâncias voadas, cingindo-se ao número de passageiros embarcados.

Assim, a companhia informou que este Outubro transportou mais 80 mil passageiros (+6%) que no mês homólogo de 2017, atingindo um total de 1,4 milhões.

A informação acrescenta que o aumento foi com +6% nas rotas internacionais intra-europeias, +13% nas ligações com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e +10% nas ligações com África.

A companhia, que indica ter atingido um total de 1,4 milhões de passageiros no mês de Outubro, omite no entanto o desempenho dos seus voos domésticos, que é um dos sectores de rede com mais peso em número de passageiros, e das ligações com o Brasil e com os Estados Unidos, que são os sectores com mais peso em valor de receitas de passagens.

A informação da TAP classifica como decisivas para o seu crescimento em Outubro as contribuições das linhas internacionais intra-europeias e das ligações com a Madeira, Açores e África, acrescentando que os aumentos de passageiros que indicou foram "graças a uma política de preços competitivos que tem estimulado a procura nesses mercados".

O comunicado da TAP não especifica o número de passageiros transportados desde o início do ano, mas é possível estimar que se aproximou dos 13,5 milhões, uma vez que há um mês indicou que no fim de Setembro "ultrapassou a marca dos 12 milhões de passageiros transportados, mais 13,6% que no mesmo período de 2017".

A TAP informa, no entanto, que em Outubro transportou 7.175 toneladas de carga e correio, +1% que no mês homólogo de 2017, dizendo que é "de destacar o desempenho do Brasil, com um crescimento de 21 por cento (350 Toneladas) em relação a Outubro de 2017".

"Espanha (22% de crescimento) e Reino Unido (71% de crescimento) são os outros dois mercados que mais se destacaram em volume de carga transportada", acrescenta o comunicado.


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-tem-queda-acentuada-de-ocupacao-dos-voos-em-outubro/

Jopeg
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Franmed em 09 de Novembro 2018, 17:20:27
Deduzo que o problema da ocupação possa estar nos EUA com o aumento da concorrência, nomeadamente a Delta a efetuar JFK todo o ano
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: TAP153 em 09 de Novembro 2018, 17:27:12
Como já foi dito, eu acredito que foi o aumento de capacidade não preenchida até porque o acumulado de passageiros aumentou.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 09 de Novembro 2018, 18:06:23
As rotas para os EUA até aumentaram em termos de pax, à semelhança do Brasil e de alguns mercados europeus... Simplesmente o aumento global de pax da rede (+80 mil) não absorveu todo o aumento da capacidade de novos aviões introduzidos na frota (2 A321neo), bem como o aumento de frequências em rotas como São Paulo (com terceiro voo diário à saída de LIS em alguns dias da semana) ou Recife, alguns dias com voo bi-diário. As rotas para os EUA estiveram acima desse LF global médio até. Portanto, a questão não reside aí.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Mariovieira em 10 de Novembro 2018, 13:48:03
Citação

TAP TEM QUEDA ACENTUADA DE OCUPAÇÃO DOS VOOS EM OUTUBRO

08-11-2018 (18h31)

A TAP informou hoje que em Outubro teve uma taxa média de ocupação de 80,8%, que compara com 87,2% há um ano, conforme a sua informação de 7 de Novembro de 2017, na qual realçava que "o mês de Outubro foi também aquele em que a companhia registou a melhor taxa de ocupação dos seus voos este ano [2017]".

Então como agora a TAP não especifica a evolução do tráfego em RPK, medida mais utilizada pelas companhias de aviação de rede, como por exemplo a sua accionista brasileira Azul, por ponderar o número de passageiros pelas distâncias voadas, cingindo-se ao número de passageiros embarcados.

Assim, a companhia informou que este Outubro transportou mais 80 mil passageiros (+6%) que no mês homólogo de 2017, atingindo um total de 1,4 milhões.

A informação acrescenta que o aumento foi com +6% nas rotas internacionais intra-europeias, +13% nas ligações com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e +10% nas ligações com África.

A companhia, que indica ter atingido um total de 1,4 milhões de passageiros no mês de Outubro, omite no entanto o desempenho dos seus voos domésticos, que é um dos sectores de rede com mais peso em número de passageiros, e das ligações com o Brasil e com os Estados Unidos, que são os sectores com mais peso em valor de receitas de passagens.

A informação da TAP classifica como decisivas para o seu crescimento em Outubro as contribuições das linhas internacionais intra-europeias e das ligações com a Madeira, Açores e África, acrescentando que os aumentos de passageiros que indicou foram "graças a uma política de preços competitivos que tem estimulado a procura nesses mercados".

O comunicado da TAP não especifica o número de passageiros transportados desde o início do ano, mas é possível estimar que se aproximou dos 13,5 milhões, uma vez que há um mês indicou que no fim de Setembro "ultrapassou a marca dos 12 milhões de passageiros transportados, mais 13,6% que no mesmo período de 2017".

A TAP informa, no entanto, que em Outubro transportou 7.175 toneladas de carga e correio, +1% que no mês homólogo de 2017, dizendo que é "de destacar o desempenho do Brasil, com um crescimento de 21 por cento (350 Toneladas) em relação a Outubro de 2017".

"Espanha (22% de crescimento) e Reino Unido (71% de crescimento) são os outros dois mercados que mais se destacaram em volume de carga transportada", acrescenta o comunicado.


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-tem-queda-acentuada-de-ocupacao-dos-voos-em-outubro/

Jopeg

Poderão haver várias causas para este fenómeno. Uma delas é certamente o número de lugares disponibilizados nas aeronaves de médio curso após o retrofit (exemplo, os A321 Ceo passaram de 198 para 216 lugares, os Neo vêm já com a configuração nova). E com a entrada em cena dos A330 Neo, oscilação análoga deverá acontecer. Julgo que até já vi aqui no forum alguém referir que o número de passageiros transportados até subiu face ao mesmo mês do ano anterior (e se estiver errado que alguém me corrija).
Como diz o outro, as contas só se fazem no fim, e resta saber se nessa ocasião a combinação de mais passageiros transportados e aeronaves menos gulosas em termos de combustível (nos A20N/A21N face aos irmão mais velhos, julgo que a diferença é de - 15%, ou pelo menos próximo desse valor) terá impacto positivo (mas o 'pitroil' anda a subir de preço ...).

Cumps ;
MV
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 11 de Novembro 2018, 05:12:39
Cerca de 40 passageiros a bordo no TP1711...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 16 de Novembro 2018, 06:38:01
Há risco da TAP diminuir a sua presença em Helsinquia?
Estão com preços fantásticos para o Verão IATA  e estou pensar marcar uma viagem para aquela zona. Ainda assim, tendo em conta que os horários de verão não estão carregados e terei compromissos no dia de chegada, tenho receio que seja acomodado noutro voo em horário diferenciado.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 16 de Novembro 2018, 09:30:47
Não me parece Airliner. O voo e diário e sai sempre de noite. Houve anos em que algumas frequências eram feitas de dia, mas geralmente é um voo que descola à noite. A questão é que talvez esteja mais barato devido à concorrência da Finnair, que entrou em força na rota também.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 16 de Novembro 2018, 09:38:03
Não me parece Airliner. O voo e diário e sai sempre de noite. Houve anos em que algumas frequências eram feitas de dia, mas geralmente é um voo que descola à noite. A questão é que talvez esteja mais barato devido à concorrência da Finnair, que entrou em força na rota também.
87 euros é de facto muito barato para a rota que é.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 16 de Novembro 2018, 10:03:19
Mas só ida certo? E sem bagagem de porão...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 16 de Novembro 2018, 10:14:33
Mas só ida certo? E sem bagagem de porão...
Sim, neste caso sim. Regresso por Moscovo.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 16 de Novembro 2018, 12:00:59
Para Dezembro vários voos programados em A332 para LHR e FNC.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 16 de Novembro 2018, 12:19:53
Para quando o anúncio das novas rotas do Porto?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 16 de Novembro 2018, 13:48:30
Depende da entrega dos aviões... até ao fim do ano devem entrar em operação mais 4 A321neo.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TTK em 16 de Novembro 2018, 13:54:21
TJK e TJL, ja esperados.. qual o registo dos restantes dois? (presumo que sao os dois que o DN falou na entrevista que falou sobre a ponte aerea)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: AvGeekDiogo em 16 de Novembro 2018, 14:25:53
Para Dezembro vários voos programados em A332 para LHR e FNC.

TP1368 LIS-LHR 332 1530 Su (Entre 4 novembro a 30 dezembro)

Por enquanto só encontro este voo aos domingos para LHR, haverá outros?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 16 de Novembro 2018, 16:25:16
Sim, há outros, mas não devem estar ainda programados.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 17 de Novembro 2018, 18:48:27
Hoje de manhã foram menos de 40 passageiros para a Madeira na TAP no voo do Porto. Estes números tem sido habituais...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Flyz em 19 de Novembro 2018, 08:51:26
Tap cancela lis-vigo definitavemente...
La aerolínea tenía previsto retomar estos vuelos en marzo pero ahora los cancela todo el año
Peinador pierde de forma definitiva su conexión directa con Portugal. Tras un primer anuncio en el que la aerolínea lusa TAP informaba de manera repentina que desde el 28 de octubre dejaría de operar la ruta diaria entre Vigo y Lisboa hasta el mes de abril, ahora cancela esta ruta para todo el año.

La compañía alegó en su momento "la enorme dificultad en la contratación de tripulaciones que ha experimentado White", y ha sido esta falta de garantías de operatividad lo que la llevó a esta decisión. En la página web de la aerolínea ya se revela que la única forma de hacer el trayecto Lisboa-Vigo es volando hasta Oporto y desde la ciudad lusa viajar en autobús a la urbe viguesa.

La aerolínea también había argumentado la cancelación temporal de la ruta alegando "las limitaciones del aeropuerto de Lisboa" .

La ruta entre Vigo y Lisboa acumula buenos números desde su puesta en marcha en julio de 2016. Según las últimas estadísticas de Aena, en el mes de octubre TAP se despide con 2.500 usuarios. Hasta esa fecha, ha movido casi 70.000 pasajeros en apenas dos años, con una ocupación que ronda el 60%. Además, la conexión era empleada por perfiles muy diferentes de usuarios, compartiendo vuelos viajeros de negocios y turistas

https://www.farodevigo.es/gran-vigo/2018/11/19/tap-cancela-forma-definitiva-ruta/2001309.html
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: superpiloto em 19 de Novembro 2018, 09:54:33
Provavelmente os ATR vão mesmo embora.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Flyz em 19 de Novembro 2018, 10:39:34
Sera que omni vai operar os airbus?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: António Costa em 19 de Novembro 2018, 10:49:07
Bom, a TAP EXPRESS não tem de operar necessariamente só ATR e EMBRAER. Veja-se o caso da IBERIA que transferiu alguns 319 para a sua Express.
Pode até ser uma forma de alocar A319 em determinadas rotas Embraer indo estas para rotas ATR aumentando assim a oferta e tendo um ganho em slots pois os ATR saíndo libertam essas mesmas slots.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 19 de Novembro 2018, 10:56:04
O AE permite sequer Airbus operados por alguem que nao seja a TAP mae?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: TAP153 em 19 de Novembro 2018, 11:21:08
Uma rota com 60% de ocupação média em 2 anos em que os passageiros em trânsito são o principal objetivo da operação e com a subida dos custos dos combustivéis não é, por certo, uma rota rentável.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: António Costa em 19 de Novembro 2018, 11:24:38
O AE permite sequer Airbus operados por alguem que nao seja a TAP mae?

Pois é uma dúvida que tenho. Mas os acordos podem ser renegociados. E poderia muito bem ter o brand "Express" mas operados por trip TAP mãe.
É que neste momento uma das formas de crescimento da TAP (quiçá a mais importante) será com o aumento da capacidade de lugares para um nº de slots semelhante. Daí fazer "muito" sentido reduzir vôos em ATR.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: toto1100 em 19 de Novembro 2018, 11:34:28
Eu estava a falar do que o Flyz disse, sobre a omni operar airbus.
A marca que é pintada no aviao é absolutamente irrelevante para o caso.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TTK em 19 de Novembro 2018, 13:57:32
Veja-se o caso da IBERIA que transferiu alguns 319 para a sua Express.

A321sim, A319 nao ;)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: António Costa em 19 de Novembro 2018, 15:08:53
Veja-se o caso da IBERIA que transferiu alguns 319 para a sua Express.

A321sim, A319 nao ;)

Queria dizer A320, 321 são só 4. ;)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 16 de Dezembro 2018, 22:29:17
127 passageiros no LIS-OTP (Bucareste)...
 Voo operado por A319.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: lockheed em 18 de Dezembro 2018, 10:01:07
Ontem numa reportagem o CEO da TAP falava sobre este voo, dizendo que os custos são mais altos do que a receita que esse era o motivo de fechar a rota.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TTK em 18 de Dezembro 2018, 10:20:48
No (re-)inicio da operacao para Bucareste a TAP teve varios problemas na rota LIS-OTP: atrasos severos, cancelamentos, etc. Lembro que na altura ate uma figura politica importante da romenia disse que ia mandar um aviao da Tarom a Lisboa buscar os passageiros retidos (ou algo do genero). Tera isto afetado de forma significativa a imagem da TAP na Romenia?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: acchaves em 18 de Dezembro 2018, 11:02:23
No (re-)inicio da operacao para Bucareste a TAP teve varios problemas na rota LIS-OTP: atrasos severos, cancelamentos, etc. Lembro que na altura ate uma figura politica importante da romenia disse que ia mandar um aviao da Tarom a Lisboa buscar os passageiros retidos (ou algo do genero). Tera isto afetado de forma significativa a imagem da TAP na Romenia?

Antes da saída, havia bastante publicidade à TAP pela cidade (no metro, no aeroporto, nos autocarros).
Após o regresso deixou de haver publicidade. Os preços eram relativamente altos, em comparação com a Wizzair e com a BlueAir. Os constantes atrasos não me parece que tenham tido grande impacto (ninguém sabe quem é a TAP!).

Foi a actual Primeira-Ministra que ficou retida em Lisboa (nem percebi bem se a TAP teve em consideração que a bordo viajava uma Chefe-de-Governo....). Da outra vez, houve uma sequência de voos cancelados e, como os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos, a situação foi utilizada para campanha política!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Faro1910 em 18 de Dezembro 2018, 12:16:20
(...) como os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos, a situação foi utilizada para campanha política!

Algo que no nosso rico país e com os nossos doutos políticos jamais ocorreria!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: TAP153 em 18 de Dezembro 2018, 12:47:24
Suspeito que as rotas para o leste europeu sofrerão todas do mesmo problema que OTP, BUD também foi uma "surpresa" quando foi cancelada mas, no fundo, a razão deve ter sido forte para essa decisão.

A reabertura deste mercados já é feita após a entrada de outros concorrentes LCC, a Blue Air e a Wizz. Entretanto mercados como a Polónia já têm uma forte concorrência da RYR.

Rotas como SOF, ZAG, LED, TLL e agora, OTP fazem-me acreditar que a distância aliada a forte concorrência LCC, note-se que no leste Europeu, o tráfego está dominado pelas LCC, as próprias companhias ditas nacionais são insignificantes (Tarom, Bulgaria Air, CSA, Ukraine International, Croatia Airlines, Adria Airways...) ou puramente desapareceram (MALEV), nunca serão viavéis.

Resta a dúvida se BUD seguirá o mesmo caminho e até que ponto PRG e WAW terão uma rentabilidade assim tão consolidada ou no próximo aumento de combustíveis terão todas o mesmo fim. Apenas WAW terá a vantagem de ser um hub Star Alliance (LOT).

Abraço
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: cruzov em 18 de Dezembro 2018, 13:19:10
Pelo menos ZAG não é tão longe como as outras que referiste e não tem concorrência das LCC.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: GoncaloRibas em 18 de Dezembro 2018, 13:41:41
Parece me que BUD e PRG consegue captar bastante mais passageiros leisure que OTP, vendo se mesmo pelo maior número de frequências
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TTK em 18 de Dezembro 2018, 14:05:40
PRG tem voos em A321 com alguma regularidade (mais no verao IATA) e recentemente foi adicionado um segundo voo em alguns dias da semana, portanto diria que a rota esta bem. Apenas fiz a rota PRG-LIS uma vez em Abril de 2016 e o voo ia bem composto (A319 com cerca de 80% da ocupacao) e reparei que haviam muitos brasileiros a bordo, muitos deles em ligacao para o voo nocturno para GIG e GRU. Nao sei se isto e habitual ou foi um acaso...

Quanto a BUD e um destino que ja ando a planear ha algum tempo e a Wizz muito raramente tem precos verdadeiramente apeteciveis nesta rota.

Uma companhia que tem regra geral bons precos para essa zona da europa e a Brussels. Estive a estudar uma visita a BUD na ultima semana de janeiro e a SN tem LIS-BRU-BUD a rondar os 55EUR (com mala de porao incluida), cerca de 20 mais barato que a tarifa discount da TAP e 50EUR mais barato que a tarifa mais baixa da wizzair. E encontro precos semelhantes para destinos como PRG, TXL, WAW, etc...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Faro1910 em 18 de Dezembro 2018, 14:26:48
Apenas fiz a rota PRG-LIS uma vez em Abril de 2016 e o voo ia bem composto (A319 com cerca de 80% da ocupacao) e reparei que haviam muitos brasileiros a bordo, muitos deles em ligacao para o voo nocturno para GIG e GRU. Nao sei se isto e habitual ou foi um acaso...

Fiz a mesma rota em 2010,na altura era um voo triangular alternando LIS-BUD-PRG-LIS com LIS-PRG-BUD-LIS. A ocupação era muito boa e vinham muitos brasileiros com ligações a GRU e GIG. O voo para LIS vinha atrasado e os passageiros preocupados com a ligação. A hospedeira descansou-os e disse que havia tanta gente para GRU que o avião não sairia de LIS sem eles!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: TAP153 em 18 de Dezembro 2018, 14:40:01
Muitos passageiros em ligação é péssimo para rotas de curta/média distância, as tarifas médias são péssimas... durante décadas a Lufthansa aguentou uma rede europeia deficitária em prol da alimentação dos hubs de FRA e MUC... e estamos a falar da DLH com um mercado doméstico forte, com capacidade financeira e uma economia forte.

Voos com grandes ocupações nem sem pre são significado de rentabilidade.... quase que aposto que é melhor um Abidjan a 60% do que um PRG a 100%...digo isto sem qualquer acesso a números

Abraço
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Faro1910 em 18 de Dezembro 2018, 15:02:43
Muitos passageiros em ligação é péssimo para rotas de curta/média distância, as tarifas médias são péssimas... durante décadas a Lufthansa aguentou uma rede europeia deficitária em prol da alimentação dos hubs de FRA e MUC... e estamos a falar da DLH com um mercado doméstico forte, com capacidade financeira e uma economia forte.

Voos com grandes ocupações nem sem pre são significado de rentabilidade.... quase que aposto que é melhor um Abidjan a 60% do que um PRG a 100%...digo isto sem qualquer acesso a números

Abraço

Certo, mas como é sabido se alimentar o longo curso pode valer bem a pena!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: nunopinheiro em 18 de Dezembro 2018, 15:24:22
Voos em ligação no longo curso são também eles mais baratos que directos. Em top off não é mau mas fazer depender disso o negócio é receita para se perder muito dinheiro.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: superpiloto em 18 de Dezembro 2018, 15:27:46
Coitadas de companhias como a emirates que põem dois ou mais voos diários por dia para lugares sem interesse nenhum que não alimentar as outras rotas...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: TAP153 em 18 de Dezembro 2018, 15:36:26
Emirates não é um bom exemplo, os preços praticados nas classes premium são um mundo à parte!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jp89 em 18 de Dezembro 2018, 16:16:38
No (re-)inicio da operacao para Bucareste a TAP teve varios problemas na rota LIS-OTP: atrasos severos, cancelamentos, etc. Lembro que na altura ate uma figura politica importante da romenia disse que ia mandar um aviao da Tarom a Lisboa buscar os passageiros retidos (ou algo do genero). Tera isto afetado de forma significativa a imagem da TAP na Romenia?

Antes da saída, havia bastante publicidade à TAP pela cidade (no metro, no aeroporto, nos autocarros).
Após o regresso deixou de haver publicidade. Os preços eram relativamente altos, em comparação com a Wizzair e com a BlueAir. Os constantes atrasos não me parece que tenham tido grande impacto (ninguém sabe quem é a TAP!).

Foi a actual Primeira-Ministra que ficou retida em Lisboa (nem percebi bem se a TAP teve em consideração que a bordo viajava uma Chefe-de-Governo....). Da outra vez, houve uma sequência de voos cancelados e, como [N]os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos[N], a situação foi utilizada para campanha política!
O que é isso de "pobrezinhos em tudo"? O amigo já esteve na Roménia?
Peço desculpa se estiver a fazer double post.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: nunopinheiro em 18 de Dezembro 2018, 16:33:19
O negocio emirates não é assim tão fácil de replicar, por isso é que são praticamente os únicos a ter esse modelo de negocio (pelo menos com algum lucro). O modelo deles é longa distancia alimenta longa distancia num único HUB global. Uma frota composta exclusivamente por B777 e A380 não é bem o que aqui se fala.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Cebola em 18 de Dezembro 2018, 16:38:43
ZAG, por experiência própria uma vez por mes, os voos andam sempre bem compostos. No verão os valores chegam a ser pornográficos pois o voo é operado por um 319 na maioria dos dias.
Pela falta de capacidade da Croatian, alguns voos sao feitos por um CRJ1000 da Air Nostrum...
Mesmo nao sendo diário, pelo menos nos dias que a Croatian não voa, pode fazer sentido...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jferreira20 em 18 de Dezembro 2018, 16:58:34
Muitos passageiros em ligação é péssimo para rotas de curta/média distância, as tarifas médias são péssimas... durante décadas a Lufthansa aguentou uma rede europeia deficitária em prol da alimentação dos hubs de FRA e MUC... e estamos a falar da DLH com um mercado doméstico forte, com capacidade financeira e uma economia forte.

Voos com grandes ocupações nem sem pre são significado de rentabilidade.... quase que aposto que é melhor um Abidjan a 60% do que um PRG a 100%...digo isto sem qualquer acesso a números

Abraço

Fiz duas vezes LIS-ABJ e respectivos regressos. Os regressos foram maravilhosos, fora atrasos. Aviões completamente às moscas, em ambos tive uma fila inteira de bancos para me esticar e dormir.

As idas, tive uma cheia completamente cheia que até fazia aflição a quantidade de gente e tralha (os africanos, por norma andam com "a casa às costas") dentro da cabine e a outra ida extremamente calma, num avião que ia meio cheio.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 18 de Dezembro 2018, 18:52:57
PRG e WAW certamente não serão suspensas. Tem ambas múltiplas frequências semanais e mesmo bi-diárias em pleno verão. BUD também está com boas ocupações, mas isso também o OTP estava...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jp89 em 18 de Dezembro 2018, 20:00:56
O otp fui para lá pouco mais que meio cheio veio quase vazio... Isto há duas/três semanas atrás.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: acchaves em 18 de Dezembro 2018, 21:02:34
(...) como os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos, a situação foi utilizada para campanha política!

Algo que no nosso rico país e com os nossos doutos políticos jamais ocorreria!

Estou a ver que não conheces a Roménia! ;)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: acchaves em 18 de Dezembro 2018, 21:06:37
No (re-)inicio da operacao para Bucareste a TAP teve varios problemas na rota LIS-OTP: atrasos severos, cancelamentos, etc. Lembro que na altura ate uma figura politica importante da romenia disse que ia mandar um aviao da Tarom a Lisboa buscar os passageiros retidos (ou algo do genero). Tera isto afetado de forma significativa a imagem da TAP na Romenia?

Antes da saída, havia bastante publicidade à TAP pela cidade (no metro, no aeroporto, nos autocarros).
Após o regresso deixou de haver publicidade. Os preços eram relativamente altos, em comparação com a Wizzair e com a BlueAir. Os constantes atrasos não me parece que tenham tido grande impacto (ninguém sabe quem é a TAP!).

Foi a actual Primeira-Ministra que ficou retida em Lisboa (nem percebi bem se a TAP teve em consideração que a bordo viajava uma Chefe-de-Governo....). Da outra vez, houve uma sequência de voos cancelados e, como [N]os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos[N], a situação foi utilizada para campanha política!
O que é isso de "pobrezinhos em tudo"? O amigo já esteve na Roménia?
Peço desculpa se estiver a fazer double post.

Vivo cá há bastantes anos para afirmar o que disse. :)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jp89 em 19 de Dezembro 2018, 18:16:14
No (re-)inicio da operacao para Bucareste a TAP teve varios problemas na rota LIS-OTP: atrasos severos, cancelamentos, etc. Lembro que na altura ate uma figura politica importante da romenia disse que ia mandar um aviao da Tarom a Lisboa buscar os passageiros retidos (ou algo do genero). Tera isto afetado de forma significativa a imagem da TAP na Romenia?

Antes da saída, havia bastante publicidade à TAP pela cidade (no metro, no aeroporto, nos autocarros).
Após o regresso deixou de haver publicidade. Os preços eram relativamente altos, em comparação com a Wizzair e com a BlueAir. Os constantes atrasos não me parece que tenham tido grande impacto (ninguém sabe quem é a TAP!).

Foi a actual Primeira-Ministra que ficou retida em Lisboa (nem percebi bem se a TAP teve em consideração que a bordo viajava uma Chefe-de-Governo....). Da outra vez, houve uma sequência de voos cancelados e, como [N]os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos[N], a situação foi utilizada para campanha política!
O que é isso de "pobrezinhos em tudo"? O amigo já esteve na Roménia?
Peço desculpa se estiver a fazer double post.

Vivo cá há bastantes anos para afirmar o que disse. :)
E o que significa isso de serem pobrezinhos em tudo?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: acchaves em 19 de Dezembro 2018, 18:20:04
Vitimização. Seria a palavra mais certa. Era essa a minha intenção quando escrevi pobrezinhos.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jp89 em 19 de Dezembro 2018, 22:24:58
Vitimização. Seria a palavra mais certa. Era essa a minha intenção quando escrevi pobrezinhos.
Ah assim faz mais sentido. :)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 24 de Dezembro 2018, 16:36:31
A TAP enviou hoje um A321 para as Lajes quando estava previsto um A319. A nível de passageiros, vinha praticamente cheio para o A319 mas o regresso nem metade do avião enchia... A carga assim o ditou...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TJF em 24 de Dezembro 2018, 17:22:22
PDL>LIS

TP1864 35 pax

FR2622 129 pax (quase mesma hora)
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 24 de Dezembro 2018, 18:21:37
27 pax no TP1862...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 24 de Dezembro 2018, 20:18:04
27 pax no TP1862...

Creio ser normal porque grande parte dos pax foram ontem e nos dias anteriores. Querem saber quais foram os loads dos dias anteriores?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 24 de Dezembro 2018, 20:23:30
LIS - PDL

Sexta dia 21/12:
TP 1867 - 140 pax (A319)
TP 1863 - 173 pax (A321)
TP 1865 - 172 pax (A320)

Sábado, dia 22/12
TP 1867 - 138 pax (A319)
TP 1863 - 138 pax (A320)
TP 1865 - 138 pax (A319)

Domingo, dia 23/12
TP 1867 - 141 pax (A319)
TP 1863 - 164 pax (A320)
TP 1865 - 157 pax (A320)


LIS - TER

Sexta, dia 21/12
TP 1827 - 206 pax (A321)

Sábado, dia 22/12
TP 3909 - 139 pax (A319)
TP 1827 - 205 pax (A321)

Domingo, dia 23/12
TP 1827 - 140 pax (A320)

Segunda, 24/12
TP 1823 - 91 pax (A321)


Facilmente perceptível que a maioria dos pax TAP para os Açores foi sexta, sábado e domingo. Tentar passar a imagem é que os voos nesta época foram fracos é que não é muito bonita. Feliz Natal.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 25 de Dezembro 2018, 00:05:06
LIS - PDL

Sexta dia 21/12:
TP 1867 - 140 pax (A319)
TP 1863 - 173 pax (A321)
TP 1865 - 172 pax (A320)

Sábado, dia 22/12
TP 1867 - 138 pax (A319)
TP 1863 - 138 pax (A320)
TP 1865 - 138 pax (A319)

Domingo, dia 23/12
TP 1867 - 141 pax (A319)
TP 1863 - 164 pax (A320)
TP 1865 - 157 pax (A320)


LIS - TER

Sexta, dia 21/12
TP 1827 - 206 pax (A321)

Sábado, dia 22/12
TP 3909 - 139 pax (A319)
TP 1827 - 205 pax (A321)

Domingo, dia 23/12
TP 1827 - 140 pax (A320)

Segunda, 24/12
TP 1823 - 91 pax (A321)


Facilmente perceptível que a maioria dos pax TAP para os Açores foi sexta, sábado e domingo. Tentar passar a imagem é que os voos nesta época foram fracos é que não é muito bonita. Feliz Natal.
Boas ocupações para ambas as rotas! Bom natal!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Faro1910 em 27 de Dezembro 2018, 08:22:49
(...) como os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos, a situação foi utilizada para campanha política!

Algo que no nosso rico país e com os nossos doutos políticos jamais ocorreria!

Estou a ver que não conheces a Roménia! ;)

Por acaso esgana-se. Conheço sim. Há quem não conheça Portugal!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: nunopinheiro em 27 de Dezembro 2018, 10:32:44
Eu não conheço a Romênia, e mal conheço os nossos políticos, daí que me custe muito colocar todos no mesmo saco.
Tenho para mim que eles os políticos numa democracia são essencialmente aquilo que nos queremos que eles sejam, afinal eles tendicialmente querem ser reeleitos.
Logo eles costumam ser o reflexo do povo que os elege.
Quando os metemos todos no mesmo saco e abdicamos do nosso voto então também deixamos de contar e somos tão culpados como os que colocam lá gente menos séria.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: jopeg em 01 de Fevereiro 2019, 00:18:14
Citação

TAP REVELA CRESCIMENTO DO TRÁFEGO EM 9,6% EM 2018, MAS INSUFICIENTE FACE A AUMENTO DA OFERTA

31-01-2019 (13h56)

A TAP, companhia de aviação portuguesa membro da Star Alliance, revelou hoje ter alcançado um crescimento médio do tráfego de passageiros medido em RPK (passageiros x quilómetros voados) em 9,6%, que, embora acima da média da indústria, foi insuficiente face ao aumento de capacidade, que foi de 12,3% em ASK (lugares x quilómetros voados).

Em passageiros embarcados, a TAP, de acordo com um comunicado da companhia, teve um crescimento em 10,4%, alcançando um total de 15,8 milhões, que passa a constituir o seu novo recorde anual.

A companhia indicou que as rotas europeias foram as que mais contribuíram o seu “crescimento assinalável”, em 2018, sem especificar no entanto quantos passageiros transportou nessas ligações, referindo apenas que transportou mais 932 mil (+10,7%) que em 2017, anos para o qual tinha indicado o total de 8,7 milhões, pelo que em 2018 terá somado cerca de 9,6 milhões.

O balanço companhia acrescenta que em voos dentro do Continente português, ligando Lisboa, Porto e Faro, transportou 1,1 milhões de passageiros, com um aumento em 9,4%.

As ligações com as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira tiveram um aumento de 156 mil passageiros (+13,5%), somando 1,3 milhões.

Sobre os seus voos intercontinentais, o comunicado diz que “as rotas do Brasil continuam a ser determinantes para a TAP e registaram também um forte aumento do número de passageiros transportados ao longo do ano passado”, especificando que somou 1,7 milhões, mais 124 mil (+7,8%) que em 2017.

África continua o segundo maior sector de voos intercontinentais, com 1,1 milhões de passageiros, mas 116 mil (+11,2%) que no ano anterior, seguindo-se o sector América do Norte, onde salienta ter efectuado “a grande aposta e investimento”, com 800 mil passageiros, mais 70 mil (+9,6%) que em 2017.

O comunicado da TAP reconhece que ainda assim, em passageiros e lugares ponderados pelos quilómetros voados (RPG e ASK), que descreve como “principais indicadores utilizados na indústria do transporte aéreo”, o crescimento do tráfego em 9,6% face ao aumento da capacidade em 12,3% traduziu-se numa queda da taxa média em dois pontos percentuais, para 81%, evolução que poderá ser explicada pela ‘juventude’ da nova oferta colocada no mercado, uma vez que ocorre num momento, mas a sua ‘absorção’ pelo mercado é sempre mais demorada.


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-revela-crescimento-do-trafego-em-96--em-2018-mas-insuficiente-face-a-aumento-da-oferta/

Jopeg
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 31 de Março 2019, 06:04:17
102 passageiros no primeiro voo para Dublin. 92 para Basel.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TJF em 31 de Março 2019, 15:09:25
102 passageiros no primeiro voo para Dublin. 92 para Basel.

102 pax , + 1 animal estimação!LOL

LIS>DUB TP1324-134 PAX

LIS>TLV 164 Y  13 C e 1 assistência
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: caparica em 31 de Março 2019, 17:26:12
O que é "1 assistência"?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TJF em 31 de Março 2019, 17:40:52
O que é "1 assistência"?
era uma pessoa com cadeira de rodas lol

Tripulação do voo para TLV a bordo do CS-TJN
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 04 de Junho 2019, 17:23:42
Tenho viajado nos últimos dias na PA e tenho visto os voos quase sempre cheios e vários deles esgotados dias antes do próprio voo... A nível de eficácia nos horários, tem sido precisos. Não tive um único atraso em mais de 10 voos nas últimas três semanas.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Airliner em 30 de Junho 2019, 18:16:24
Interessante com o Valencia comecou em ATR e vamos agora viajar em A320 que está muito perto de estar a 100%...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: efpmeneses em 01 de Julho 2019, 20:29:42
VLC chegou a ser operado em ERJ 145 que só tinha 49 lugares...

ATR42 não me lembro se chegou  fazer Valencia, mas a capacidade era sensivelmente a mesma...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: GoncaloRibas em 01 de Julho 2019, 21:30:45
Chegou sim que eu há dois anos fiz LIS-VLC no OY-JZU
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: CS-TTK em 02 de Julho 2019, 00:51:55
O OY-JZU não era um ATR72-500?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: efpmeneses em 02 de Julho 2019, 01:17:06
Os ATR72 eu sei que fizeram... e durante bastante tempo... o OY-JZU era um ATR72-500 sim...

eu referia-me aos ATR42 da PGA CS-TRU / CS-TRV que não recordo se chegaram a fazer Valencia
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: GoncaloRibas em 02 de Julho 2019, 07:45:17
Ups enganei-me, li ATR72. Os ATR42 eu acho que não fizeram
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Nakano em 05 de Julho 2019, 14:50:45
É impressão minha ou está muito barato em C?
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 05 de Julho 2019, 15:09:08
Isso é só de ida...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Jfilipe em 05 de Julho 2019, 15:41:10
É impressão minha ou está muito barato em C?

Barato? Diria que está quase aos preços normais de económica.
Em C para Gru os preços estão sempre acima dos 3 000€
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: decio em 05 de Julho 2019, 15:42:47
De qualquer maneira, acho que compensa pagar os 140 a mais.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Nakano em 05 de Julho 2019, 16:44:03
Isso é só de ida...
Sim eu sei, mas não é muito comum ver estes valores em executiva. A diferença entre as duas classes é muito pouco.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 05 de Julho 2019, 18:37:14
Ou está a comprar com muita antecedência ou então está realmente baixo... Mas também com tanto lugar em C diariamente pra vender...
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: VNE em 05 de Julho 2019, 19:19:37
Pensei que iam sempre cheios!
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: New Engine Option em 05 de Julho 2019, 19:20:45
E vão.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: superpiloto em 05 de Julho 2019, 20:37:09
Cheira-me a bug... eu aproveitaria logo.
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: Nakano em 05 de Julho 2019, 23:11:01
Ou está a comprar com muita antecedência ou então está realmente baixo... Mas também com tanto lugar em C diariamente pra vender...

São valores simulados para o dia 1 de Novembro
Título: Re: TAP 2018 (números e ocupações)
Enviado por: FLopes em 06 de Julho 2019, 11:00:12
Aproveita, esse valor é excelente! Normalmente custa o dobro (só ida) o que atira o valor total para mais de 3.000€.