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Resumo do Tópico

Enviado por: hsousa
« em: 24 de Março 2019, 21:09:07 »

alguém sabe se o comandante em questão foi suspenso ou se continua a voar? Ou é um não assunto?
Enviado por: Byte Boador
« em: 23 de Março 2019, 16:21:23 »

Pressões comerciais, macho alpha etc

Tudo bem documentado nos estudos de CRM
Enviado por: Linkoping
« em: 23 de Março 2019, 15:56:53 »

Fadiga dos pilotos, então os pilotos sentiram fadiga mas continuaram a voar? Os pilotos passaram as horas de voo daquele dia continuaram a voar? O piloto tem opção de parar e não realizar o voo!
Enviado por: Byte Boador
« em: 23 de Março 2019, 12:29:09 »

Nunca vi uma VMCA ser superior a uma VAPP ou VREF...
Enviado por: Tomás Ribeiro
« em: 19 de Março 2019, 15:27:07 »

Fadiga e não só. Leiam o relatório.
Eu nunca disse que era só fadiga. Disse que a fadiga parece ter sido o grande problema. Obviamente que há mais coisas há mistura.
Enviado por: Hawks
« em: 19 de Março 2019, 14:10:02 »

O relatório também não é muito meigo para a forma como o Aeroporto de Lisboa lidou com a emergência e pós-emergência.
Enviado por: hsousa
« em: 19 de Março 2019, 14:06:21 »

Onde anda o Comandante?
Enviado por: Capitão do Fim
« em: 19 de Março 2019, 13:16:40 »

Nunca é um só factor.
Enviado por: Bremem
« em: 19 de Março 2019, 12:04:35 »

Fadiga e não só. Leiam o relatório.
Enviado por: filipebteixeira
« em: 19 de Março 2019, 11:49:51 »

Citação
Erro e fadiga de piloto levam a acidente com avião da TAP no aeroporto de Lisboa em 2016
Um erro do piloto comandante, “em forçar a aterragem” a uma velocidade “bem acima” da estipulada na aproximação ao aeroporto de Lisboa, potenciado pela fadiga, levaram ao acidente com um avião da TAP, em 2016, concluiu a investigação.

in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/erro-e-fadiga-de-piloto-levam-a-acidente-com-aviao-da-tap-no-aeroporto-de-lisboa-em-2016

Relatório no site do GPIAAF já está disponível.
Enviado por: CS-TOV
« em: 16 de Março 2019, 18:51:51 »

Eu acho que a fadiga referida no texto não é do piloto, mas sim dos materiais...

Nop, eles referem-se mesmo ao piloto: "It was also noticed fatigue in both crew members, especially the PIC / PF"
Enviado por: nunopinheiro
« em: 16 de Março 2019, 18:32:21 »

Eu acho que a fadiga referida no texto não é do piloto, mas sim dos materiais...
Enviado por: Capitão do Fim
« em: 16 de Março 2019, 14:40:31 »

À sexta aterragem já só deveriam querer ir para casa...
Enviado por: Tomás Ribeiro
« em: 16 de Março 2019, 12:45:05 »

Pareceu que a fadiga é que foi mesmo o problema. Ninguém no seu perfeito juízo forçava a aterragem depois de ressaltar duas vezes na pista uma delas ainda por cima com o trem da frente...
Enviado por: Cebola
« em: 16 de Março 2019, 12:28:24 »

A habituação e monotonia a criar falhas de procedimentos, para alem do cansaço da tripulação...
A companhia a ter culpas no cartório neste capítulo.
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