IC_89

  • Mensagens: 71
Imagens impressionantes, alguém sabe se os passageiros do carro morreram quando a asa bateu no carro?  :-X

Ficou um bocado mal tratado mas parece que se safaram...


Esse vai direito para a sucata

Flyhigh

  • Mensagens: 202
Aquele "Mayday! Mayday! Engine Flame Out!" faz-me alguma confusão pois aparentemente não consigo ver fogo em nenhum dos motores...

Boa tarde,

Engine flame Out quer dizer que o motor se apagou, não quer dizer que o motor está a arder. O motor a arder seria Engine Fire.

Portanto tiveram falha de motor à descolagem, se calhar no motor crítico, perderam o controlo e entraram em perda.

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh

tareias77

  • Mensagens: 4730
Uma questão, nas notícias li que eram 5 membros da tripulação. Normalmente nos ATR 72 não são apenas 4 (2 pilotos + 2 tripulantes)?

tareias77

  • Mensagens: 4730
ha de um motor na descolagem faz com que o avião perca automaticamente o controlo?
Já vi videos de alguns casos de "Bird strike" em descolagem e o avião consegui regressar ao aeroporto. Não terão sido efectuados todos os procedimentos de checklist antes da descolagem, que permitisse detectar essa falha atempadamente?
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2015, 17:32:09 por tareias77 »


Diogo

  • Mensagens: 46
Aquele "Mayday! Mayday! Engine Flame Out!" faz-me alguma confusão pois aparentemente não consigo ver fogo em nenhum dos motores...

Flame out é que o motor desligou e não que está em chamas! è isso que significa
Portanto não faz confusão nenhuma

Diogo

  • Mensagens: 46
A flameout refers to the run-down of a jet engine caused by the extinction of the flame in the combustion chamber. It can be caused by a number of factors, including fuel starvation, compressor stall, insufficient oxygen (at high altitudes), foreign object damage (such as caused by birds, hail or volcanic ash), severe inclement weather, mechanical failure and very cold ambient temperatures.[1][2]


Eis a definição.

Logo a dizer que faz confusão que não via o fogo :D....

Flyhigh

  • Mensagens: 202
A falha de um motor na descolagem faz com que o avião perca automaticamente o controlo?
Já vi videos de alguns casos de "Bird strike" em descolagem e o avião consegui regressar ao aeroporto. Não terão sido efectuados todos os procedimentos de checklist antes da descolagem, que permitisse detectar essa falha atempadamente?



Boa tarde,

A falha de motor não é previsível logo não há checklists antes da descolagem. Se fosse detectada antes da descolagem ou até à V1, eles não descolavam, abortando a descolagem.

Após a V1, não dá para abortar pois a pista remanescente não permite imobilizar o avião na pista ainda disponível, logo há que descolar.

Com falha de motor, num avião a hélice e se a falha for no motor crítico, a velocidade a que o avião sobe V2 é muito próxima da velocidade mínima de controlo do avião VMCa. Logo se o piloto não corrigir rapidamente o momento do avião com rudder e asa, o arrasto induzido pelo motor falhado fácilmente faz a velocidade decair abaixo da VMCa, e o avião entra em perda. Como se está muito próximo do solo, a perda é difícilmente recuperável.

Por isso se treina a falha de motor à descolagem, logo após a V1, pois é a mais complicada.

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh

ngouveia

  • Mensagens: 486
Video mais nítido:



EDIT: vídeo original foi removido, link substituido.
« Última modificação: 06 de Fevereiro 2015, 14:53:23 por ngouveia »


Spark

  • Mensagens: 5661
    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!

Boa tarde,

Engine flame Out quer dizer que o motor se apagou, não quer dizer que o motor está a arder. O motor a arder seria Engine Fire.

Portanto tiveram falha de motor à descolagem, se calhar no motor crítico, perderam o controlo e entraram em perda.

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh
Obrigado pela explicação, Flyhigh.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2015, 20:19:50 por Spak »


brunodias

  • Mensagens: 4346
O que parece é o motor 1 parado, ou quase, mas pode ser ilusão

tareias77

  • Mensagens: 4730
A falha de um motor na descolagem faz com que o avião perca automaticamente o controlo?
Já vi videos de alguns casos de "Bird strike" em descolagem e o avião consegui regressar ao aeroporto. Não terão sido efectuados todos os procedimentos de checklist antes da descolagem, que permitisse detectar essa falha atempadamente?



Boa tarde,

A falha de motor não é previsível logo não há checklists antes da descolagem. Se fosse detectada antes da descolagem ou até à V1, eles não descolavam, abortando a descolagem.

Após a V1, não dá para abortar pois a pista remanescente não permite imobilizar o avião na pista ainda disponível, logo há que descolar.

Com falha de motor, num avião a hélice e se a falha for no motor crítico, a velocidade a que o avião sobe V2 é muito próxima da velocidade mínima de controlo do avião VMCa. Logo se o piloto não corrigir rapidamente o momento do avião com rudder e asa, o arrasto induzido pelo motor falhado fácilmente faz a velocidade decair abaixo da VMCa, e o avião entra em perda. Como se está muito próximo do solo, a perda é difícilmente recuperável.

Por isso se treina a falha de motor à descolagem, logo após a V1, pois é a mais complicada.

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh

Obrigado pela explicação. Lembrei-me de um episódio do Mayday, com um acidente de um ATR na Venezuela, em que o avião embateu numa montanha, porque os pilotos não fizeram todos os procedimentos da checklist, o que levou a que descolassem sem reiniciar os sistema de navegação, procedimento que normalmente demora cerca de 30 segundos.
Como consequência, levou a que os pilotos, pilotassem "á vista", fazendo com que saissem da rota, e devido á fraca visibilidade chocassem contra uma montanha.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2015, 21:05:14 por tareias77 »


snoranora

  • Mensagens: 152
Alguém pode explicar o que significa de "Motor Crítico" é que o avião em questão tem 2 motores. Para mim são os dois iguais.

Flyhigh

  • Mensagens: 202
Alguém pode explicar o que significa de "Motor Crítico" é que o avião em questão tem 2 motores. Para mim são os dois iguais.

Bom dia,

Cá vai a explicação de motor crítico tirada da Wikipédia:

"The critical engine of a multi-engine, fixed-wing aircraft is the one whose failure would result in the most adverse effects on the aircraft's handling and performance. On propeller aircraft, there is a difference in the remaining yawing moments after failure of the left or the right (outboard) engine when all propellers rotate in the same direction due to the P-factor. On turbojet/ turbofan aircraft, there usually is no difference between the yawing moments after failure of a left or right (outboard) engine. An engine can also be called critical when it is the only engine that drives a hydraulic pump for augmenting/ boosting flight controls."

https://m.

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh

Spark

  • Mensagens: 5661
    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Citação de: SIC
Divulgada gravação de hospedeira a gritar que um dos motores está em chamas

Trinta e um mortos, 12 desaparecidos e 15 sobreviventes é o último balanço da queda de um avião em Taiwan. O aparelho da TransAsia perdeu altitude logo depois da descolagem, chocou com a estrutura de uma autoestrada e caiu num rio. Um canal de Taiwan divulgou uma gravação que terá sido captada por radioamadores em que uma hospedeira grita que um dos dois motores está em chamas.

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-02-04-Divulgada-gravacao-de-hospedeira-a-gritar-que-um-dos-dois-motores-do-aviao-esta-em-chamas

Eu bem me parecia que tinha lido em qualquer lado que haveria 'fogo' num dos motores...

brunodias

  • Mensagens: 4346
Eu por acaso ouvi a teoria do motor critico, mas assim por alto
No tipo de aviação que pratico, o meu motor é sempre o critico, é monomotor

Resposta rápida

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