snoranora

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FlyHigh
Obrigado pelo esclarecimento.

Cmdt

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Eu por acaso ouvi a teoria do motor critico, mas assim por alto
No tipo de aviação que pratico, o meu motor é sempre o critico, é monomotor

Há multimotores que o motor crítico não existe ou melhor são ambos, basta a rotação do esquerdo ser clockwise e o direito counter clockwise.

Só houve um avião até hoje que voei que ambos os motores eram criticos.

tareias77

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Eu por acaso ouvi a teoria do motor critico, mas assim por alto
No tipo de aviação que pratico, o meu motor é sempre o critico, é monomotor

Há multimotores que o motor crítico não existe ou melhor são ambos, basta a rotação do esquerdo ser clockwise e o direito counter clockwise.

Só houve um avião até hoje que voei que ambos os motores eram criticos.

Cmdt, um motor critico num turbo propulsor é mais problemático do que um turbojet, não é? Havia forma de o piloto conseguir recuperar o controlo nesta situação? Pelo que li hoje, na imprensa, as autoridades de Taiwan, consideram o piloto um herói, porque conseguiu fazer com que o avião se despenhasse no rio, ao invés de ter caído na zona residencial, o que poderia ter tido consequências mais graves.
Como me parece que é piloto profissional, gostaria de saber qual é a sua opinião, apesar de ter a noção que só após o processo de investigação se poderá chegar a alguma conclusão.

Byte Boador

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ASN Accident Digest ATR 72-600 (72-212A) TransAsia Airways

Status:    Preliminary
Date:    04 FEB 2015
Time:    10:55
Type:   ATR 72-600 (72-212A)
Operating for:    TransAsia Airways
Registration:    B-22816
C/n / msn:    1141
First flight:    2014
Engines:    2 Pratt & Whitney Canada PW127M
Crew:    Fatalities: / Occupants: 5
Passengers:    Fatalities: / Occupants: 53
Total:    Fatalities: 35 / Occupants: 58
Airplane damage:    Destroyed
Location:    5,3 km E of Taipei-Sung Shan Airport (TSA) (Taiwan)
Phase:    Initial climb
Nature:    Domestic Scheduled Passenger
Departure airport:   Taipei-Sung Shan Airport (TSA)
Destination airport:   Kinmen-Shang-Yi Airport (KNH)
Flightnumber:    GE235

Narrative: A Transasia ATR-72-600 operating as Flight GE235 from Taipei to Kinmen Island impacted a highway viaduct and the waters of the Keelung River near New Taipei City shortly after takeoff. Thirty-five occupants on board the airplane are reported to have suffered fatal injuries. Fifteen were injured and eight remain missing. The airplane took off from Taipei-Sung Shan Airport's runway 10 at 10:51 hours local time and turned right, climbing to an altitude of 1350 feet. Instead of continuing the climbing right hand turn, the airplane turned left and began losing altitude and speed. Meanwhile, about 10:53, the flight contacted the Sung Shan Tower controller declaring a Mayday and reporting an 'engine flameout'. It then turned to the right before banking almost 90 degrees left again as it hit a taxi on a viaduct. Parts of the left hand wing broke off upon hitting the barrier of the viaduct. The airplane impacted the Keelung River and came to rest inverted.
AIRCRAFT PROFILE ATR-72
Last fatal accident involving a ATR-72: 23-JUL-2014 ATR 72-500 (72-212A) B-22810 TransAsia Airways - 48 fatalties (196 days ago)
Total number of hull-losses: 21 (of which 19 were accidents)
5th worst accident involving a ATR-72
Survival rate for all fatal ATR-72 accidents: on average 29.7 % of all occupants survived fatal accidents

COUNTRY PROFILE TAIWAN
Last fatal airliner/bizjet accident in Taiwan: 23-JUL-2014 ATR 72-500 (72-212A) B-22810 TransAsia Airways - 48 fatalities (196 days ago)
Total number of fatal airliner/bizjet accidents: 45
Total number of airliner/bizjet fatalities: 1049
10th worst airliner/bizjet accident in Taiwan

The country is rated Cat. 1 in FAA's International Aviation Safety Assessment Program (IASA)
This information is not presented as the Flight Safety Foundation or the Aviation Safety Network's opinion as to the cause of the accident. It is preliminary and is based on the facts as they are known at this time.
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Byte Boador

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É a primeira vez que leio que num avião com motores contra-rotativos, ambos os motores são críticos
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Cmdt

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Eu por acaso ouvi a teoria do motor critico, mas assim por alto
No tipo de aviação que pratico, o meu motor é sempre o critico, é monomotor

Há multimotores que o motor crítico não existe ou melhor são ambos, basta a rotação do esquerdo ser clockwise e o direito counter clockwise.

Só houve um avião até hoje que voei que ambos os motores eram criticos.

Cmdt, um motor critico num turbo propulsor é mais problemático do que um turbojet, não é? Havia forma de o piloto conseguir recuperar o controlo nesta situação? Pelo que li hoje, na imprensa, as autoridades de Taiwan, consideram o piloto um herói, porque conseguiu fazer com que o avião se despenhasse no rio, ao invés de ter caído na zona residencial, o que poderia ter tido consequências mais graves.
Como me parece que é piloto profissional, gostaria de saber qual é a sua opinião, apesar de ter a noção que só após o processo de investigação se poderá chegar a alguma conclusão.

Um turbo prop em geral tem motor critico e um turbojet não, isto por causa do momento de rotação que existe nos avioes de prop.

Eu não sei ao certo o que se passou naquele ATR 72 mas se foi falha do motor à descolagem que é o pior caso a única maneira de evitar o desastre é reagir de imediato tanto na coordenação do avião como no procedimento de emergência, caso contrário a aerodinâmica leva-te ao chão.

Cmdt

  • Mensagens: 28
É a primeira vez que leio que num avião com motores contra-rotativos, ambos os motores são críticos

Podes ler e definição, não está errado dizer que não tens motor crítico ou que ambos são criticos. Sem ir aos livros de ME class Rating podes encontrar isso no wikipédia.

LIS LAD LIS

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Lido agora no FB do Flight Radar. :/

Citação
Taiwan Aviation Safety Council today published Flight Data Recorder data from flight ‪#‎GE235‬. It shows that there was an engine flameout on engine #2 about 35 seconds after take off. But according to the Flight Data Recorder data it looks like pilots turned engine #1 off instead, which made that flight #GE235 lost all power and started to loose speed. In order to avoid stall pilots started to descend, made a mayday call and later tried to restart one of the engines. Before they managed to get the engine back the aircraft crashed.

tareias77

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Lido agora no FB do Flight Radar. :/

Citação
Taiwan Aviation Safety Council today published Flight Data Recorder data from flight ‪#‎GE235‬. It shows that there was an engine flameout on engine #2 about 35 seconds after take off. But according to the Flight Data Recorder data it looks like pilots turned engine #1 off instead, which made that flight #GE235 lost all power and started to loose speed. In order to avoid stall pilots started to descend, made a mayday call and later tried to restart one of the engines. Before they managed to get the engine back the aircraft crashed.

Ou seja, pelo FDR, a informação dada é que os pilotos desligaram o motor que estava OK, tendo por isso perdido potência e velocidade e entrado em perda.
Se assim for, pode ser considerado erro de pilotagem, não?
« Última modificação: 06 de Fevereiro 2015, 12:16:08 por tareias77 »


MarcoGVA

Ou seja, pelo FDR, a informação dada é que os pilotos desligaram o motor que estava OK, tendo por isso perdido potência e velocidade e entrado em perda.
Se assim for, pode ser considerado erro de pilotagem, não?

Se se confirmar, sim. Mas também não seria a primeira vez que isso aconteceu, a British Midland perdeu um 737-400 de maneira similar. Um motor danificado, os passageiros sabiam bem qual era o motor com problemas, mas os pilotos cortaram o motor que funcionava bem, e ao aterrar, tiveram de puxar mais pelo motor errado, que acabou por parar, ficaram com velocidade insuficiente, e embateram com o solo antes da pista.

O acidente em questão : http://en.wikipedia.org/wiki/Kegworth_air_disaster

Spark

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    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!

alf2005

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Pois parece que realmente foi falha humana.
--------------------------------------------------
TAIPEI, Taiwan (AP) — One of the two engines on TransAsia Airways Flight 235 went idle 37 seconds after takeoff, and the pilots apparently shut off the other before making a futile attempt to restart it, Taiwan's top aviation safety official said.
It was unclear why the second engine was shut down, since the plane was capable of flying with one engine. Taiwan's official China News Agency said investigators were looking into the possibility of "professional error."
Wednesday's crash into a river in Taipei minutes after takeoff killed at least 36 people and left seven missing. Fifteen people were rescued with injuries after the accident, which was captured in a dramatic dashboard camera video that showed the ATR 72 propjet banking steeply and scraping a highway overpass before it hurtled into the Keelung River.
There would be no reason to have shut down the good engine, experts said.
"It's a mistake," said John M. Cox, a former US Airways pilot and now head of a safety-consulting company. "There are procedures that pilots go through — safeguards — when you're going to shut down an engine, particularly close to the ground. Why that didn't occur here, I don't know."
Multi-engine planes, whether jets or turboprops like the ATR, are designed to fly on one engine. When an engine quits, one technique that pilots often use, Cox said, is to identify and tell each other which engine is still running, then for one of them to place a hand behind the throttle controlling that good engine — guarding against an accidental shutdown.
Cox said it is too early to draw certain conclusions but it's likely that the crew's failure to control the plane and shutting down the operating engine "will be part of the causal factors to this accident."
The details on the engines were presented at a news conference in Taipei by Aviation Safety Council Executive Director Thomas Wang as preliminary findings from the flight data recorder.
Wang said Friday the plane's right engine triggered an alarm 37 seconds after takeoff. However, he said the data showed it had not shut down, or "flamed out" as the pilot told the control tower, but rather moved into idle mode, with no change in the oil pressure.
Then, 46 seconds later, the left engine was shut down, apparently by one of the pilots, so that neither engine was producing any power. A restart was attempted, but the plane crashed just 72 seconds later.
Several Internet aviation sites, including Flightradar24, questioned whether the pilots may have mistakenly turned off the wrong engine in an attempt to restart the idled one.
Anthony Brickhouse, a safety-science professor at Embry-Riddle Aeronautical University, said investigators won't really know what happened to the engines until they do a "tear-down" and actually examine them — not just rely entirely on information from the flight-data recorder — to determine whether one or both were still producing power.
TransAsia said in a statement that all 71 of its ATR pilots would retake proficiency examinations as requested by the Civil Aeronautics Administration.
The pilot had 4,900 hours of flying experience, said Lin Chih-ming of the Civil Aeronautics Administration.
Taiwanese Vice President Wu Den-yih, mindful of the island's reputation as a tourist destination and its tense relations with China where most of the flight's passengers were from, went to a Taipei funeral parlor for prayer sessions to pay respects.
At the parlor, where bodies are being stored, Wu expressed condolences and praised pilot Liao Chien-chung, who died in the crash. The pilots may have deliberately steered the plane away from buildings and into the river in the final moments.
"When it came to when it was clear his life would end, (the pilot) meticulously grasped the flight operating system and in the final moments he still wanted to control the plane to avoid harming residents in the housing communities," Wu said.
"To the plane's crew, the victims ... I here express condolences."
Divers with a local fire agency found one female and three male bodies Friday along the muddy Keelung River bottom about 50 meters (yards) from the crash site, a Taipei City Fire Department official surnamed Chen said.
The agency suspects the eight bodies that are still missing may be in equally murky areas and has sent 190 divers to look for them. Taiwan's Ministry of National Defense dispatched three S-70C rescue helicopters to search along a river system that runs into the ocean off Taiwan's northwest coast.
More than 30 relatives of victims cried wildly, prayed or were comforted by Buddhist volunteers at the riverside crash site as divers in black wetsuits brought back the four bodies. Some divers came ashore with their hands joined in prayer for the people they brought back.
The pilot's and co-pilot's bodies were found earlier with their hands still on the controls, Taiwan's ETToday online news service said.
Wang said the engines had shown no problems before the flight and repeatedly stated that the plane would have been able to take off and fly even with only one engine working.
Evidence that the TransAsia pilots may have shut down the wrong engine drew comparisons with the 1989 crash of a British Midland Airways Boeing 737 jet shortly after takeoff from London's Heathrow Airport.
In that accident, a fan blade failure in the left engine led to vibrations and smoke and fumes in the cockpit. The pilots believed that the right engine had failed and reduced power to it, which caused the vibrations to stop, convincing the crew that they had identified the troubled engine. As the pilots tried to make an emergency landing, the left engine quit, and attempts to restart the right engine failed. The plane crashed a half-mile short of the runway, killing 47 people; 79 survived.
___Fonte: www.ap.org/

Jorge78

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In NewsAvia:

Citação
TransAsia Airways parou os ATR para dar formação aos pilotos

A recente decisão da TransAsia Airways, de Taiwan/Formosa, suspender os seus voos nos aviões ATR para os respectivos pilotos poderem treinar dão alguma razão aos muitos que desconfiam de que o desastre do passado dia 4 de Fevereiro, em Taipé, resultou de uma falha dos pilotos, ambos mortos no acidente.

Diversos sites especializados em aviação, nomeadamente os respeitados ‘Flightradar’ e ‘Flightglobal’, cujas opiniões se baseiam em pareceres técnicos, levantaram a hipótese dos pilotos da companhia de Taiwan terem formação deficiente e, alguns, até, terem pouca experiência nos aviões em que trabalham.

Naturalmente que não havendo conclusões da comissão de inquérito que investiga o acidente é difícil falar sobre a eventual intervenção dos pilotos. Mas a verdade é que, mesmo a construtora ado avião, do consórcio franco-italiano ATR, num comunicado oficial após o acidente, deu a entender que algo se passava mal, o mesmo acontecendo com o organismo de segurança aérea de França, que ofereceu a sua colaboração para determinar o grau de proficiência dos pilotos que estão ao serviço da TransAsia Airways na sua frota de 12 aviões ATR.

O que se passa é que a companhia teve quatro acidentes fatais com o mesmo tipo de avião, em 20 anos. Os últimos dois, mais graves, ocorridos num espaço de meses que nem chegam a um ano. A autoridade nacional de segurança aérea de Taiwan fez saber que desconfia da formação dos pilotos. Mostrou-se muito surpreendida com este desastre e diz que o ATR72-600 está preparado e certificado para voar, mesmo que numa fase crítica como é a da descolagem, com apenas um motor. Pensa-se que os pilotos se tenham embaraçado no momento da falha e desligado o motor que estava a funcionar bem, já que a aeronave despenhou-se com os dois motores desligados, segundo as primeiras observações de peritos da comissão de inquérito. Outros admitem que se tenham desorientado, pois eram de nacionalidades diferentes: um cidadão de Taiwan, outro neozelandês.

Seja como for a TransAsia Airways seguiu a recomendação da autoridade nacional de segurança aérea de Taiwan, e cancelou hoje 90 voos para dar formação aos seus 71 pilotos. Foi também ordenada uma inspeção rigorosa a todos os aviões ATR que estão ao serviço de companhias de Taiwan, num total de 22 unidades.

No desastre do avião que se despenhou esta semana sobre um rio, na cidade de Taipe, registou-se a destruição total do aparelho e um saldo doloroso de 39 mortos e 4 desaparecidos entre os 58 ocupantes do aparelho.

ClearedForTakeOff

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Ou seja, pelo FDR, a informação dada é que os pilotos desligaram o motor que estava OK, tendo por isso perdido potência e velocidade e entrado em perda.
Se assim for, pode ser considerado erro de pilotagem, não?

Se se confirmar, sim. Mas também não seria a primeira vez que isso aconteceu, a British Midland perdeu um 737-400 de maneira similar. Um motor danificado, os passageiros sabiam bem qual era o motor com problemas, mas os pilotos cortaram o motor que funcionava bem, e ao aterrar, tiveram de puxar mais pelo motor errado, que acabou por parar, ficaram com velocidade insuficiente, e embateram com o solo antes da pista.

O acidente em questão : http://en.wikipedia.org/wiki/Kegworth_air_disaster

Por incrível que pareça os pilotos não são tão culpados de asneirada grossa como a coisa à primeira, segunda e até terceira vista possa parecer.
Formação deficiente e mudança do layout dos painéis de instrumentos do 737-300 para o -400 potenciaram a confusão, que passa por negligência grosseira se não for lido o relatório com atenção.

Spark

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Citação de: DN
"Puxei a alavanca errada". Piloto que se despenhou em Taiwan desligou o motor que funcionava

Quando um dos motores laterais falhou, o piloto terá desligado o outro motor, que ainda funcionava, por engano. Quando o avião se despenhou, em fevereiro, 43 pessoas morreram.

O piloto do avião que se despenhou em fevereiro passado num rio em Taiwan, provocando 43 mortes, desligou por engano o único motor que funcionava, depois de o outro ter falhado, segundo um relatório oficial hoje divulgado.

O avião da transportadora TransAsia despenhou-se pouco depois de descolar do aeroporto Songshan, em Taipé, em fevereiro passado, com 53 pessoas a bordo, das quais 15 sobreviveram.

O relatório do Conselho de Segurança da Aviação Civil de Taiwan indica, com base nas gravações da caixa negra, que, antes da queda, o piloto disse ter cometido um erro: "Puxei a alavanca errada", diz o piloto, referindo-se à alavanca que controla o acelerador do motor lateral.

A ação fez com que o único dos motores que funcionava falhasse, depois de o outro ter já perdido potência, segundo os resultados preliminares do inquérito.

Os dados de hoje são descritos como "factuais" e facultam mais pormenores sobre o acidente, mas não atribuem responsabilidade nem apresentam conclusões finais sobre a causa do acidente.

O relatório preliminar deve ser publicado em novembro e o final é esperado em abril de 2016.

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