nunopinheiro

  • Mensagens: 3880
Curiosidade mas... Quem é que tem o contracto dos ATR? No próximo ano não estou a ver o que é que a TAP pode fazer com eles em virtude da falta de slots tanto em Lisboa como mesmo no Porto.
Vão ficar parados?
Dentro de um ano depois das obras do táxy way no porto prontas, a TAP poderia colocar esses ATR's lá a fazer pequenas rotas ibericas. Mas tirando isso não estou a ver o que vai fazer com eles ....
Em Lisboa idealmente a TAP mandava praticamente todos embora e substituía por embraers ou neos. Aumentando assim a sua capacidade por slot. Até porque essas rotas já devem ter consolidado QQ entretanto.

Se inicialmente o ATR fez algum sentido para a ponte aérea, até como forma de ocupar slots, agora já não faz tanto sentido IMO.
« Última modificação: 15 de Dezembro 2018, 13:12:39 por nunopinheiro »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1498
Não há grandes dúvidas que eles vão ter de sair quase por completo de LIS. Não tenho a certeza se algumas rotas Intra Ibéricas atuais justificam um E190... Por um lado há um hub para alimentar com essas rotas, por outro são voos que levam muito poucos pax e ocupam espaço precioso num aeroporto a rebentar pelas costuras.
Por isso ou deixa se os ATR em Beja ou alguma coisa do género à espera de serem precisos (principalmente no Porto) ou... Ou não sei. Quando não sabemos os contratos dos aviões estamos aqui a mandar postas de pescada.
As obras do Porto vão durar até quando?

efpmeneses

  • Mensagens: 826
VLC, SVQ e AGP que têm atualmente 3 voos diários, se passassem para 2 diários em E190, talvez corresse bem, afinal a oferta diaria de lugares seria equivalente: 210 pax em 3 ATR vs 220 pax em 2 E190.

BIO com dois voos diários, assim como ALC e Fez que têm uma frequência diária, é que seriam mais difíceis de gerir... e o TNG no verão também...

Podem é ficar só com dois ATR 72, como já era no tempo dos ATR 42, que devem dar conta do recado...
Cumprimentos
Élvio Meneses

BSilva

  • Mensagens: 426
Nunopinheiro e Tomás Ribeiro no relatório do 3º trimestre 2018 da Azul, vem que eles tem 15 aviões em leasing financeiro com a Tap, 9 E190 e 6 ATR, com isto há 2 ATR e os 4 E195 que são da TAP sem intervenção da Azul.

Flyz

  • Mensagens: 1196
"Sao da tap" -tem contrato de leasing entre o dono dos aviões ou com a tap ou com a omni..os embraer são todos com a tap os atrs não sei..

nunopinheiro

  • Mensagens: 3880
Bem que tem de pagar o leasing deles é que fica a perder com aparelhos no chão sem render.
De resto não estou a ver o que a TAP possa fazer com eles, no futuro próximo. Nem mesmo no Porto deve haver procura para tanta linha que podiam abrir com os ATR. ...no resto do país não estou a ver o que possa ser feito com eles. E muito menos neste ano que vem.

Thomas as obras já arrancaram devem ficar prontas para o ano que vem antes do verão IATA que vem. De 20 movimentos hora para 34... muita coisa. Mais do que o terminal comporta.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1498
Bem que tem de pagar o leasing deles é que fica a perder com aparelhos no chão sem render.
De resto não estou a ver o que a TAP possa fazer com eles, no futuro próximo. Nem mesmo no Porto deve haver procura para tanta linha que podiam abrir com os ATR. ...no resto do país não estou a ver o que possa ser feito com eles. E muito menos neste ano que vem.

Thomas as obras já arrancaram devem ficar prontas para o ano que vem antes do verão IATA que vem. De 20 movimentos hora para 34... muita coisa. Mais do que o terminal comporta.
Mas pelo que vi de uma planta do plano diretor do aeroporto a taxiway não vai ser prolongada mesmo até ao final da pista. Vai ser apenas estendida mais umas centenas de metros para norte até um ponto em que um a320/b737 possa descolar para sul à vontade. Corrijam me se estiver errado, malta de Lisboa não percebe tanto do Aeroporto do Porto :P

CS-TMT

  • Mensagens: 1944
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Segundo uma pessoa minha conhecida que trabalha na White, ainda é incerto o futuro deles lá, mas correm boatos de que irão acabar com o serviço deles nas restantes rotas. Agora uma pergunta excêntrica: e se a TAP mandasse um para o FNC para fazer a ligação FNC-PXO?

Byte Boador

  • Mensagens: 258
Segundo uma pessoa minha conhecida que trabalha na White, ainda é incerto o futuro deles lá, mas correm boatos de que irão acabar com o serviço deles nas restantes rotas. Agora uma pergunta excêntrica: e se a TAP mandasse um para o FNC para fazer a ligação FNC-PXO?

Um 72 naquela linha seria um excesso de oferta o que dificilmente tornaria a linha rentável
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Cebola

  • Mensagens: 327
FNC-PXO só entenderia se durante o dia fizesse um voo a LIS mas com o avião recinfigurado para poder levar mais carga, onde há muita procura, mas mesmo assim tenho dúvidas do sucesso da linha para alem do custo da reconfiguração.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3880
Então não sei o que é que a TAP vai fazer a tanto aparelho. Devolver ao lessor?
É um aparelho interesse para ligar a aeroportos menores de cariz regional, mas não se quaduna com as limitações da Portela.
Se calhar esperavam voltar a usar o aparelho assim que a Portela aumenta-se o número de movimentos, mas com os atrasos com o Montijo a coisa complica-se.

Jorge78

  • Mensagens: 2467
Segundo uma pessoa minha conhecida que trabalha na White, ainda é incerto o futuro deles lá, mas correm boatos de que irão acabar com o serviço deles nas restantes rotas. Agora uma pergunta excêntrica: e se a TAP mandasse um para o FNC para fazer a ligação FNC-PXO?
Durante 3 anos a linha está entregue à Binter, nem a TAP sequer se mostrou interessada alguma vez em concorrer, além de ser um avião demasiado grande para essa linha até no pico do verão.

Ainda há uns meses atrás estava previsto chegar o 9° ATR, agora tudo mudou... Quem sabe se daqui a um mês mudem de ideias novamente.

toto1100

  • Mensagens: 3556
Eles podem operar na mesma, mesmo havendo OSP.

brunodias

  • Mensagens: 4346
No domingo passado estava 1 atr da "tap" em tires

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1370
O CS-DJG já saiu de Tires depois do tail strike em Fez?

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