gongas

Boa tarde

Espero aqui tirar algumas duvidas

Tenho os modulos feitos para B1.2,B1.4 e B2 os logbook para B1.2 e B2 tao feitos mas para B1.4 nao tenho tarefas suficientes posso so abrir a b1.2 e b2?

Caravelle

Sim.

Os outros módulos continuam válidos por 10 anos após o qual expiram e tens que fazê-los de novo. Como terás uma licença com B1.2 faltar-te-á no limite a disciplina específica de helicópteros para repetir que é o Módulo 12 - Estruturas e sistemas de helicópteros (isto parte do princípio que não acabas o logbook de B1.4 antes dos módulos expirarem).

Se fizeste os módulos no âmbito de um curso estruturado precisas de ter 1 ano de trabalho em ambiente de manutenção.
Se os módulos foram feitos ad-hoc, são 2 anos.

Entretém-te com isto:

Emissão, alteração e revalidação de licenças de técnicos de manutenção de aeronaves PARTE 66

Honestamente as hipóteses de empregabilidade de B1.2 e B1.4 em PT parecem-me poucas e estarão restringidas mais à aviação ligeira. Já pensaste no B1.1 ou não te dá jeito?

Bons voos.
« Última modificação: 13 de Abril 2015, 20:24:54 por Caravelle »

Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

gongas

a minha experiencia de trabalho é em avioes a piston e helicopetros a piston claro que gostava de ir para a b1.1 mas ainda nao tenho experiencia nenhuma ainda tenho isto para entregar no inac a ver se fica em aberto a b1.2 e a b2. tenho lido no inac o regulamento e os decretos de lei mas é muito confuso.
obrigado Caravelle

aviation123

Boas, estou a tirar uma licenciatura no ramo da aeronáutica e encontro-me no 1º ano, depois de acabar o curso estava a pensar tirar a licença Ab-initios. Gostaria de saber quais os salários no início e também no topo da carreira em PORTUGAL. Gostaria de saber também o que acham da empregabilidade do mesmo, também em PORTUGAL.
Peço desculpa por talvez alguma ignorância mas estou no início.
Agradeço resposta.

Desde já um obrigado.  :)

Caravelle

Qual a licenciatura que estás a tirar?
Daily flights to

aviation123

Boas, estou a tirar a licenciatura em ciências aeronáuticas no ramo de engenharia de manutenção aeronáutica.  :)
Obrigado.

XWB

Boas Aviation123, não querendo opinar sobre o caminho que estás a pensar seguir aqui ficam algumas dicas dentro das perguntas que fizeste.
No que diz respeito aos salários em Portugal podes ter uma ideia escrevendo no google salário tma tap. vais encontrar um folha salarial no sitava. aí já ficaras com uma ideia... depois dependendo da empresa e da vertente de manutenção ( linha ou base) poderás encontrar salários mais alto ou mais baixos. Quanto a empregabilidade já foi muito melhor mas tendo em conta a situação do país é um pouco normal. Tap normalmente abre 1 concurso por ano assim como outras companhias.

Caravelle

aviation123,

A página do curso do ISEC informa que:

Certificações: 
O curso está integrado nos sistemas de certificação JAR-FCL (pilotos) e EASA Part-66 (técnicos de manutenção), através da GAir e da LAS-Formação, organizações certificadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). No final do curso, além do Diploma de Licenciatura:

Pelo que, no final do curso deverás ter os módulos de uma das licenças de TMA feitas, muito provavelmente a B1. Mas, se ao preço do curso ainda tiveres que pagar os exames na LAS, tens que pensar como queres gastar o teu dinheiro (estou a escrever isto porque "estar integrado nos sistemas de certificação" não significa necessariamente que faças os exames).

Após isso terás que fazer um estágio prático para poderes ter a licença.

Não é necessário que um TMA seja licenciado pelo que, se o que queres é ser TMA, estás a gastar dinheiro no curso desnecessariamente. De outra forma também não é necessário que um engenheiro tenha uma carteira de TMA, etc, etc.

Um pouco mais acima neste tópico tens um link que deverás ler sobre emissão de licenças PARTE 66.

E há mais uns tópicos por aqui para pesquisares:

Curso de TMA
Daily flights to

Ubiratã

Boa tarde!
Sou técnico em Estrutura de Aeronaves Asa fixa e Rotativa, com 27 anos de experiência na área e com certo domínio na Língua Inglesa. Gostaria de saber quais qualificações me ajudariam em uma futura tentativa de emprego.

Caravelle

Veja o link do post acima. Parto do princípio que seja brasileiro e/ou não tenha uma licença Part-66.

Bons voos.
Daily flights to

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
1056 Visualizações
Última mensagem 22 de Julho 2015, 18:45:09
por iSeven
5 Respostas
1679 Visualizações
Última mensagem 07 de Março 2016, 08:38:57
por Cecília