tareias77

  • Mensagens: 4802
Alguém sabe a razão pela qual a aproximação á pista 03 da Portela está a ser efectuada pela zona de Alverca/Vila Franca, ao invés da zona de Caneças/Loures/Belas, obrigando os aviões que estão a descolar da Portela a efectuar um ligeiro desvio para Sul?

brunodias

  • Mensagens: 4549
Pode ter haver com o exercicio da força aerea, talvez seja 1 reserva de espaço aereo

tareias77

  • Mensagens: 4802
Pode ter haver com o exercicio da força aerea, talvez seja 1 reserva de espaço aereo

Ainda pensei que tivesse a ver com o Carnaval de Loures ;)

brunodias

  • Mensagens: 4549
Estive a ver as notans assim na diagonal e não achei nada sobre isso
Espera ai deixa só ver as de cascais, pode ter haver com isso

Não vi nada, e tambem não vi nenhuma aproximação a passar por onde dizes, só para a 21
De resto é tudo arruda e depois descer ate a 1 ponto ali junto a oeiras
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2015, 19:50:42 por brunodias »


tareias77

  • Mensagens: 4802
Estive a ver as notans assim na diagonal e não achei nada sobre isso
Espera ai deixa só ver as de cascais, pode ter haver com isso

Não vi nada, e tambem não vi nenhuma aproximação a passar por onde dizes, só para a 21
De resto é tudo arruda e depois descer ate a 1 ponto ali junto a oeiras
Será que estavam a utilizar a 21 para as aterragens?  Mas as descolagens estavam na 03. Já agora, Bruno, há algum sitio onde se pode ver qual a pista activa?

brunodias

  • Mensagens: 4549
Ve o vento e sabes a activa, a 17/35 esta fechada segundo notam

tareias77

  • Mensagens: 4802
Ve o vento e sabes a activa, a 17/35 esta fechada segundo notam

Lol, pois está, mas eu sou apenas um curioso nestas coisas, tens de me dar algum desconto :)
Agora, mais a sério, vi que a rota de aproximação tinha alterado, e confirmei que nenhum avião estava a passar por cima da minha casa, o que não é normal, até porque ouço bem os aviões quando passam.
Por acaso, tenho um terraço que me permite ver as aproximações á noite á 03, praticamente desde Belas até á zona das Amoreiras. Ás vezes chego a ver 3 aviões ao mesmo tempo. Sou um Spotter improvisado :)
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2015, 22:09:49 por tareias77 »


brunodias

  • Mensagens: 4549
xemplo ve no allmetsat, o avião vai contra o vento, se o vento disser 210/xx então é pista 03 em uso
Claro que pode mudar, imagina que ha baixa visibilidade,ai a pista vai ser a 21 mesmo que seja vento de cauda

A mudança de rota pode ter sido por falha do vor da arruda etc
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2015, 22:16:19 por brunodias »


brunodias

  • Mensagens: 4549
METAR: LPPT 172200Z 04014KT CAVOK 11/M01 Q1030
TAF: LPPT 171700Z 1718/1824 04017KT CAVOK PROB30 TEMPO 1718/1721 04017G27KT BECMG 1721/1724 04012KT

A pista agora deve ser a 03, o vento vem de 040, enganei-me a explicar no post acima

tareias77

  • Mensagens: 4802
METAR: LPPT 172200Z 04014KT CAVOK 11/M01 Q1030
TAF: LPPT 171700Z 1718/1824 04017KT CAVOK PROB30 TEMPO 1718/1721 04017G27KT BECMG 1721/1724 04012KT

A pista agora deve ser a 03, o vento vem de 040, enganei-me a explicar no post acima

Bruno, por acaso és Controlador Aéreo? :) É que essa terminologia para mim é chinês ;)

MarcoGVA

METAR: LPPT 172200Z 04014KT CAVOK 11/M01 Q1030
TAF: LPPT 171700Z 1718/1824 04017KT CAVOK PROB30 TEMPO 1718/1721 04017G27KT BECMG 1721/1724 04012KT

A pista agora deve ser a 03, o vento vem de 040, enganei-me a explicar no post acima

Bruno, por acaso és Controlador Aéreo? :) É que essa terminologia para mim é chinês ;)

É como tudo, aprende-se, e não é assim tão complicado. O METAR é o tempo actual, actualizado cada 30 minutos (não me recordo do que as letras significam, na designação METAR).
O TAF é Terminal Area Forecast, a previsão meteorológica.

Este METAR é dos simples : Lisboa (LPPT) dia 17 às 22h00 UTC (172200Z), vento 040° a 14 nós (04014KT), nebulosidade pouco significativa a nula e visibilidade superior a 10km (CAVOK - ceiling and visibility OK), temperatura 11° e ponto de orvalho a -1° (11/M01) pressão atmosférica a 1030HPa (Q1030).
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2015, 22:48:30 por MarcoGVA »


brunodias

  • Mensagens: 4549
METAR: LPPT 172200Z 04014KT CAVOK 11/M01 Q1030
TAF: LPPT 171700Z 1718/1824 04017KT CAVOK PROB30 TEMPO 1718/1721 04017G27KT BECMG 1721/1724 04012KT

A pista agora deve ser a 03, o vento vem de 040, enganei-me a explicar no post acima

Bruno, por acaso és Controlador Aéreo? :) É que essa terminologia para mim é chinês ;)

No allmetsat esta assim, e ao lado explicado
Sou só piloto de ultraleve

tareias77

  • Mensagens: 4802

No allmetsat esta assim, e ao lado explicado
Sou só piloto de ultraleve

Ah, mas és piloto de máquina voadora :)
Está explicado.

Cumulonimbus

  • Mensagens: 10
metar=meteorological terminal air report
este site é porreiro para aprender http://www.skybrary.aero/index.php/Meteorological_Terminal_Air_Report_%28METAR%29

abc

PMCN

  • Mensagens: 1651
Se tem acesso a frequências em 124.150 tem o LPPT ATIS informa o metar pista em uso e condicionamentos de trafego devido a work in progress.

Saudações
« Última modificação: 10 de Junho 2017, 14:53:11 por PMCN »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
139 Respostas
25900 Visualizações
Última mensagem 16 de Fevereiro 2016, 20:39:51
por Flyhigh
18 Respostas
3159 Visualizações
Última mensagem 11 de Março 2016, 12:30:33
por Spark
61 Respostas
9432 Visualizações
Última mensagem 09 de Abril 2016, 02:10:28
por fredericolopes
73 Respostas
6978 Visualizações
Última mensagem 16 de Junho 2016, 19:04:37
por brunodias
13 Respostas
1887 Visualizações
Última mensagem 08 de Agosto 2016, 07:21:49
por T. Rua

Total 84+0=84 ms, db 0 ms, php 84 ms