MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Boas
Criei este tópico porque acho interessante o facto de ter a oportunidade de poder experimentar novas companhias e os seus modelos de avião, sem ter de me deslocar muito longe e poupando o máximo possível.

Gostava de saber então, se me podem ajudar a descobrir companhias (não europeias de preferência) que me oferecem voos intra-europa em wide-body.

Sei que:
LAN oferece MAD-FRA-MAD em B788
GARUDA oferece AMS-LGW-AMS em B77W
AIR CHINA oferece VIE-BCN-VIE em A333
ETHIOPAN oferece VIE-ARN-VIE em B788
EL AL oferece FCO-BCN em B763

Acho super interessante poder conhecer por exemplo Viena, e como não tenho voos directos OPO-VIE, poder fazer OPO-BCN-VIE conhecendo uma companhia aérea asiática.

Alguém sabe de mais voos deste género que possa adicionar a esta lista?

MarcoGVA

Kuwait opera neste momento FRA-GVA em A300-600, normalmente sendo uma das primeiras rotas em junho a ser operada em A330. O routing completo da aeronave é variável dependendo das épocas, entre KWI-FRA-GVA-KWI e KWI-FRA-GVA-FRA-KWI, e, segundo ouvi, os preços são bastante razoáveis na perna europeia.

Mosquito

A que propósito é que a Air China oferece BCN-VIE? Será que vão deixar a SATA voar de Pequim a Xangai?

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
A que propósito é que a Air China oferece BCN-VIE? Será que vão deixar a SATA voar de Pequim a Xangai?

Tratam-se de voos que a Air China tem para Barcelona, com escala em Viena. Mas pode apenas escolher voar a perna intra-europeia. Igualmente para todos os outros exemplos

MarcoGVA

É a chamada "quinta liberdade do ar", que permite abrir lugares em voos assim. Um voo Pequim-Xangai pela SATA, sendo uma ligação interna em prolongamento de um voo vindo de Portugal, precisaria de ter a "oitava liberdade", e para obter tais direitos, é quase impossível fora do contexto UE (que dá direitos de nona liberdade a todos os operadores da UE entre países membros). Mesmo a Suíça, rodeada pela UE, só tem acesso à oitava liberdade.

Estes "direitos do ar" são cumulados : quando se fala de acordos de sétima liberdade, implica-se que se tem as outras seis.

O melhor para saber o que cada um inclui : http://www.icao.int/Pages/freedomsAir.aspx

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Kuwait opera neste momento FRA-GVA em A300-600, normalmente sendo uma das primeiras rotas em junho a ser operada em A330. O routing completo da aeronave é variável dependendo das épocas, entre KWI-FRA-GVA-KWI e KWI-FRA-GVA-FRA-KWI, e, segundo ouvi, os preços são bastante razoáveis na perna europeia.

Melhor ainda que os A300 e A330, a Kuwait usa A343 FCO-CDG, andei no ano passado!!
Iran Air A300 e outros entre LHR e Ljubljana
A Emirates fazia Inglaterra-malta-chipe-DXB em 777
Swiss A330 entre GVA e TLV
Air Berlin A333 às vezes para FNC
763 da Condor voam imenso dentro da Europa, idem para outras dos grupos Thomas Cook e TUI
Acho q há voos regulares Iberia com A340 e A330 de MAD para as Canárias
BA usa os 767 às vezes para MAD, de LHR. Algumas rotas no mediterrâneo, também.
A330 da Turkish por vezes vem cá

Saudades dos A343 da Olympic em LHR...e do A330 da Cyprus. E no ano passado havia A300 na ZB...

DICA: Quem quiser andar e 787 vá a marrocos há voos desde ORY na RAM, e até internos este mês e no próximo!!

sdo

• Moderador
Por cá também temos a SATA a fazer voos PDL-LIS com os A310 e futuramente A330.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog

TAP, A330  em LIS-FNC (rota de Caracas). Cheguei a fazer LIS-OPO em Tristar. Chegou a fazer-se LIS-FNC-JNB em A343...outros tempos...
Alguns voos TAP para a TER eram em 330.

Lembrei-me de mais 1, a Korean fazia ICN-MAD-AMS com 772.
Acho que há uns voos via PRG com A330, ou usando os da CSA.
A Transaero usa widebodies dentro da Europa, já vi 767 e 747 em LHR etc.

sdo

• Moderador

TAP, A330  em LIS-FNC (rota de Caracas). Cheguei a fazer LIS-OPO em Tristar. Chegou a fazer-se LIS-FNC-JNB em A343...outros tempos...

Esqueci-me da rota de Caracas! Neste momento penso que sejam só esses.

Em tempos a TAP também chegou a fazer LIS-PDL-LIS em A330.

MarcoGVA

Melhor ainda que os A300 e A330, a Kuwait usa A343 FCO-CDG, andei no ano passado!!
Iran Air A300 e outros entre LHR e Ljubljana
A Emirates fazia Inglaterra-malta-chipe-DXB em 777
Swiss A330 entre GVA e TLV
Air Berlin A333 às vezes para FNC
763 da Condor voam imenso dentro da Europa, idem para outras dos grupos Thomas Cook e TUI
Acho q há voos regulares Iberia com A340 e A330 de MAD para as Canárias
BA usa os 767 às vezes para MAD, de LHR. Algumas rotas no mediterrâneo, também.
A330 da Turkish por vezes vem cá

Saudades dos A343 da Olympic em LHR...e do A330 da Cyprus. E no ano passado havia A300 na ZB...

DICA: Quem quiser andar e 787 vá a marrocos há voos desde ORY na RAM, e até internos este mês e no próximo!!

A Swiss não opera, nem nunca operou GVA-TLV em A330 (a única rota A330 à partida de GVA é para JFK e, por vezes, ZRH, quando há muita carga). Operam é ZRH-TLV com a mesma aeronave, e não é sempre.

A Kuwait por vezes também opera para GVA com o A340, mesmo se se está a tornar muito raro.
« Última modificação: 26 de Março 2015, 18:13:15 por MarcoGVA »

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Obrigado a todos pela ajuda, mais ajudas serão bem vindas

Outro que descobri:

Ethiopian Airlines: CDG-BRU B788

Jorge78

• Moderador

A TAP já utilizou o A340 em FNC? nice :)

TAP153

O voo para JNB era operado em A320/B737 na perna FNC - LIS, em LIS havia a troca para o A340. Isso também acontecia em alguns voos de/para o Brasil com origem/destino no Porto com troca para aviões de menor porte em LIS. Embora no caso do Porto tenha coexistido as duas variantes, ou seja, também havia voos com destino/origem operados por aviões de longo-curso. Um exemplo era o LIS - OPO - REC em A313 que teve uma curta existência.

Abraços

Jorge78

• Moderador
Nos anos 90 fiz TER-LIS em A340, possivelmente parou lá para fazer escala vindo de outro sítio.

MarcoGVA

Se se falar no que já houve, aí a lista é bem maior...

Em época alta, cheguei, quando era miúdo, a fazer LIS-GVA em A310 e L-1011, e LIS-ZRH-GVA em A310.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
611 Visualizações
Última mensagem 05 de Fevereiro 2014, 10:47:23
por melgakpica
0 Respostas
602 Visualizações
Última mensagem 09 de Fevereiro 2014, 15:10:02
por cruzov