António

;  Bom dia
   Procuro ajuda de algum piloto de cujo pilotasse um a320 ou pessoas informadas que soubessem me dizer que cursos precisarei de estudar para pilotar um a320. Caso seja preciso tirar mais cursos para aeronaves maiores poderiam-me dizer por favor quantos e quais são?
   Desculpe pelo incômodo.
   António

iSeven

Caro António,

Existem 2 opções:

1. Cursos ATPL Integrados, onde a aprendizagem é em full time. É necessária disponibilidade total (quer de tempo, quer de dinheiro), mas os cursos integrados permitem obter as liçencas necessárias (excluindo os Type Ratings) em +/- 18 meses.

2. Ir por partes. Caso não haja disponibilidade total, a outra opção é obter todas as mesmas licenças que estão incluídas num curso integrado, mas de forma mais faseada/repartida.

Aqui estão os passos a seguir, numa via modular:

Primeiro de tudo, fazer na UCS os exames médicos classe I, para saber se estás fisicamente apto (também se aplica no integrado)

A. PPL (Private Pilot Licence)
B. Teoria ATPL (Air Transport Pilot Licence)
C. Night Flight Rating (Qualificação de vôo nocturno)
D. Instrument Rating Single-Engine Piston (Qualificação de vôo por instrumentos em monomotor)
E. CPL (Commercial Pilot Licence)
F. Multi-Engine Piston Rating (Qualificação de classe bimotor)
G. Instrument Rating Multi-Engine Piston (Qualificação de vôo por instrumentos em bimotor)
H. Multi-Crew Cooperation

O vôo nocturno, os instrumentos monomotor/bimotor e a qualificação de classe bimotor podem ser feitos após o PPL e antes da Teoria ATPL, não tens de seguir necessariamente a ordem que apresentei. Contudo, é necessária a Teoria ATPL para tirar o CPL. Tem em conta que, sem o CPL, podes ter as qualificações que bem entenderes, mas nunca poderás ser remunerado. O PPL não permite remuneração, ao realizar vôos. Só com licença comercial é que se torna legal a remuneração.

Quer num curso modular, quer no integrado, ficamos com uma licença CPL+MEP+IR, isto é, uma licença comercial com qualificação bimotor e qualificação de vôo por instrumentos.

Atenção: os exames da Teoria ATPL são válidos apenas por 3 anos, caso não faças o Instrument Rating e o CPL. Ou seja, depois dos exames, tens de completar o IR e o CPL antes de passarem esses 3 anos, para a teoria não expirar. Posteriormente, ao renovar anualmente o IR, a renovação da teoria é automática, sem ser preciso realizar os exames novamente. Se não completares o IR e o CPL nesses 3 anos, terás de repetir a Teoria ATPL.

Finalmente, para os aviões mais pesados (transporte comercial), cada avião exige uma qualificação própria para o voar, o Type Rating. No teu caso, terias de fazer o Type Rating de A320, no final de tudo. Os TR são caros. Por vezes, a linha aérea que contrata providencia treino próprio e cobre este custo. Outras vezes (e infelizmente é o que mais acontece), o piloto tem de suportar o custo. Nunca invistas dinheiro num TR sem ter muita certeza (eu sei que isto é relativo) que terás uma oportunidade de emprego a voar esse avião. Senão, gastas uns bons 20k€ ou mais nisso, ficas parado e depois ou renovas, o que custa muita massa, ou perdes o TR e terás de o fazer de novo, o que também custa muita massa e uns quantos "fui mesmo burro" ;D.

Não é tão fácil acabar o curso e ir logo voar A320 ou B737 como anunciam nos folhetos das escolas. As companhias aéreas exigem horas de vôo para além das que normalmente se fazem nos cursos. Com um balde cheio de sorte (bons contactos), vais logo parar a uma linha aérea. Caso contrário, o caminho mais amplamente seguido é o de ensinar outras pessoas como instrutor de vôo, acumulando horas, para um dia conseguir transitar para uma companhia aérea.

Boa sorte!

Consegui esclarecer-te? Quem tiver algo mais a dizer para completar, por favor acrescente :)

Cumps,
iSeven
« Última modificação: 02 de Maio 2018, 13:07:17 por iSeven »

D-Zign

Olá António

O iSeven já explicou tudo muito bem.
Faço apenas uma pergunta de uma outra perspectiva: Para ir do Zero até ao A320 são precisos cerca de 100000€. Tens capacidade financeira ou de endividamento para cobrir tais valores?

D-Zign

António

Ter tenho, porém ainda tenho um longo caminho pela frente :)
Muito obrigado senhor "iseven".  :)
« Última modificação: 13 de Maio 2015, 21:59:27 por António »

iSeven

Sempre ao dispor!

O D-Zign colocou de facto a questão mais importante, antes de te começares a aventurar. Infelizmente, piloto hoje em dia para começar tem de ter este tipo de valores disponíveis. Depois querem malta nova a candidatar-se e não têm...

Se tens capacidade para este investimento e se, acima de tudo, é o que realmente queres, força nisso!! ;) O caminho é trabalhoso, mas a recompensa de ter um escritório assim vale todo o esforço do mundo.

Um abraço e boa sorte :)

LEVI

Caro António,

Deixe-me só acrescentar um pequeno "porMAIOR":

Não bastam os 100K... Muitos o investiram a fundo perdido, e hoje nem A320 nem C152..

Mais importante que o dinheiro, é preciso muita vontade, brio e acima de tudo paixão pelo que se faz.

Se os tiver, qualquer um consegue fazer o que quiser da vida.

Boa sorte.

iSeven

Mais importante que o dinheiro, é preciso muita vontade, brio e acima de tudo paixão pelo que se faz.

Se os tiver, qualquer um consegue fazer o que quiser da vida.

Tudo dito!

D-Zign

Concordo!

Fui primeiro pela questão monetária, porque também há muita gente com brio, vontade e paixão, e ficam em terra com as asas cortadas porque não têm capital...

Carnim

Concordo!

Fui primeiro pela questão monetária, porque também há muita gente com brio, vontade e paixão, e ficam em terra com as asas cortadas porque não têm capital...

Ora nem mais, foi exactamente o que me aconteceu, é preciso uma grande ajuda familiar para não cair na incerteza, os bancos hj em dia nao dão o dinheiro assim para as mãos... não é facil...

Fico contente por quem ainda consegue. :). Só tenho pena que nesta profissão, não havendo dinheiro, não exista oportunidades e formação....

Cakinho

iSeven

Ainda bem que conseguimos esclarecer, qualquer dúvida é só postar! :)
« Última modificação: 10 de Setembro 2015, 23:16:55 por iSeven »

TTA

Boa Noite, tenho muitas duvidas sobre o que fazer no futuro, mas gostaria muito de trabalhar na área da aviação, principalmente no aeroporto de Lisboa.
A pergunta é quais são os possíveis trabalhos que se pode fazer no aeroporto e quais são os requisitos, sei que pode ser uma pergunta parva mas gostaria muito de saber e penso que aqui vocês me irão ajudar muito!
Peço desculpa pelo texto longo, muito obrigado! :)
« Última modificação: 13 de Setembro 2015, 00:21:13 por TTA »

B773ER

Boa Noite, tenho muitas duvidas sobre o que fazer no futuro, mas gostaria muito de trabalhar na área da aviação, principalmente no aeroporto de Lisboa.
A pergunta é quais são os possíveis trabalhos que se pode fazer no aeroporto e quais são os requisitos, sei que pode ser uma pergunta parva mas gostaria muito de saber e penso que aqui vocês me irão ajudar muito!
Peço desculpa pelo texto longo, muito obrigado! :)
Eu estou agora no 12o, tenho o sonho de ser piloto. Em 1o lugar, vou tirar curso superior. Em Portugal vou-me candidatar a Eng. Aeroespacial no ISTUTL, 2a opção Eng. Aeronáutica UBI. Ao mesmo tempo estou-me a candidatar a engenharias Aeronáutica ou aeroespacial, nas universidades de Bath, Glasgow, Bristol, Imperial College of London, Nottingham. Acho que com esta opções conseguirei um futuro na aviação, melhor ou pior, consoante o sitio para onde consiga ir, e o meu esforço e dedicação.. Espero que tenhas ficado com uma ideia do que há. Em Portugal, aviação em condições, fora cursos de Piloto comercial, tens esses dois cursos, só e unicamente.. Quanto a trabalhar nos aeroportos, parece me uma carreira de 2o plano, mas isso é a minha opinião. Se tiveres hipótese, joga para esses cursos. Aeronáutica na UBI tem uma média relativamente baixa.
« Última modificação: 15 de Setembro 2015, 00:49:56 por B773ER »

TTA

Muito obrigado! E desejo sorte para o teu sonho de ser piloto! ;)

otto

Boas

Já algum tempo que vou seguindo este fórum, apesar de só agora me registar e gostava de pedir aos mais experientes algumas opiniões (se andarem por aqui pilotos que queiram partilhar as suas experiências melhor).

Como muitos que por aqui passar a vontade de ser piloto é muita, e de linha aérea seria o grande objectivo.

Vou tentar expor a minha situação para saber as opiniões em relação à viabilidade de me tornar um piloto comercial, e espero que o que seja escrito por aqui possa eventualmente ajudar outros.

Tenho andado aos poucos a vaguear pela net a ver as ofertas de escolas que há por esse mundo fora. Não tenho feito pesquisas muito exaustivas, pois isto não é um projecto para arrancar num futuro assim tão próximo, mas que sabe num prazo de 1 ou 2 anos,  mas quero aos poucos ir juntando informação

Primeiras coisas
: sou licenciado em engª mecânica (por o que já li por ai é sempre vantajoso) por outro lado já estou próximo da casa dos 30 (muito velho já estão alguns a pensar).

A motivação que me leva a aprofundar mais esta possibilidade de carreira é estar a precisar de uma mudança a nível profissional. Das primeiras ideias que viram à cabeça foi mesmo esta…ser piloto comercial.

Em primeiro lugar está a situação financeira. No meu caso não tenho, tal como maior parte do povo, as quantias de dinheiro necessárias para suportar todos os custos da formação.
A questão é: Que tipos de empréstimos existem em Portugal para este tipo de formação? Ou no estrangeiro que um tuga tenha acesso? Refiro qualquer coisa deste género:

How to pay for your flight training
A Spanish bank called BBVA offers specific flight training loans. The key points (taken from the BBVA  website) are as follows:
- Maximum amount: Full cost of the course plus living expenses if required.
- Minimum amount: £45,000
- Repayment period: Up to 10 years.
- Payment holiday: Up to 24 months. Interest will still be charged during this period
  and will be added to the loan balance.
- For up to 24 months after your payment holiday, your monthly repayments can be
  reduced by 25%. Interest will be charged on the unpaid monthly repayment amount
  and will be added to the loan balance.
- Security  will  be  required: We will require a first or second ranking charge or
  mortgage over a property located in the UK to secure your loan. The maximum amount
  we will lend is 60% of the value of the property (whether for a first or second ranking
  charge). We do not offer unsecured lending for pilot training loans.
- Interest: Bank of England Base Rate (variable) plus 2.5% per annum.

Que mais opções há no Mercado?

Segunda questão: Com CPL que se pode fazer a nível profissional? Aviões de passageiros de pequeno porte? Transporte de carga? Aviões privados? Ainda não consegui tirar uma conclusão ao certo relativo a isso.

Terceira questão: Com a licença da EASA posso voar para companhias asiáticas, por exemplo? Sei que para os EUA há cursos para ter a equivalência com a FAA. É necessária alguma coisa parecida para o resto do mundo?

Finalmente: Comparação entre cursos. Pelo que andei nas pesquisas penso que compensa tirar lá fora (situação o qual no meu caso é indiferente tirar em Portugal ou no estrangeiro). Outra questão antes disto: Horas de simulador são equivalentes a horas de voo?
Encontrei esta escola pelo que percebi é Espanhola:
http://www.ibertour.com/index.php/en/pilots/airline-atpl-program
Inclui simulador de A320 para JOC e MCC e ficamos com 300 horas de voo no final por 50 000€.

Outra que me saltou à vista foi nos EUA foi:
Que, e corrijam se tiver errado, ficamos com a licença europeia mas com PPL europeia (ASA) e americana (FAA).
Tem estadia incluída e 2 modalidades: 200h (USD$55000 +7500 MCC – 12 meses) ou com estágio e acabamos com 1500H (USD$ 84 000+7500MCC – 24 meses). Nesta segunda dizem que dão emprego como instrutor e remuneração por este trabalho.
E estes oferecem USD 7000 de desconto a que já tiver PPL. Caso opte por ir para lá acho que não compensa tirar cá, pois Custa na orgem dos 7500€ pelo que andei a ver. Só se for pela vantagem de ir trabalhando cá e arrancar com a formação em part-time.

Assumindo que a realidade corresponde ao dito no site, caso houvesse o dinheiro, que aparentar permitir um arranque mais estável da carreira. Claro que temos de contar com os type ratings. Estou a assumir que só vai interessar a segunda opção nos EUA.

A opção dos EUA pode ser interessante para mim pois trabalho para uma multinacional americana e podia pedir transferência para lá (isto teoricamente, não sei se alinham na jogada), trabalhar la mais una tempos e depois ir tirar a formação.
Agradeço a partilha dos vossos pontos de vista e opiniões. Se souberem de outros cursos que sejam atractivos (na relação preço/qualidade e metendo horas de voo ao barulho) , seja em Portugal ou pelo estrangeiro, por favor partilhe.

Seleccionei estes pois tenho um conhecido que sei que foi tirar o ATPL na Univ. do Minho, que pelo que percebi têm parcerias com o Inst. De formação aeronáutica, e ficou por volta dos 60 000€ e depois teve de andar pelos lados do Brasil a pagar para fazer horas de voo. Ainda não consegui entrar em contacto com ele para saber o relato da situação dele.
Não consegui arranjar grande informação no site da UM. Alguém tem conhecimentos dos cursos por lá?

Agradeço desde já.  Como referi acima não tenho andado a fazer pesquisas exaustivas. Neste momento apenas ando a sondar como funcionam as coisas.
« Última modificação: 03 de Dezembro 2015, 15:32:42 por otto »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
861 Visualizações
Última mensagem 16 de Setembro 2014, 14:58:30
por superpiloto
Cursos

Iniciado por Diogosky Formação

1 Respostas
913 Visualizações