david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Boas :)
Bem, gostaria de saber o que é necessário para ser piloto e os custos que isso implica (que não são poucos eu sei...). Embora gostasse de trabalhar numa companhia nacional (TAP) dizem que o número de horas de voo de requisito mínima é "demasiado" ... Podem-me indicar em quais países eu posso me formar como piloto de uma companhia aérea comercial? Agradecia, quem sabe um dia não seja o piloto de um dos vossos voos? (Duvido, mas vou tentar)

david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Boas :)
Bem, gostaria de saber o que é necessário para ser piloto e os custos que isso implica (que não são poucos eu sei...). Embora gostasse de trabalhar numa companhia nacional (TAP) dizem que o número de horas de voo de requisito mínima é "demasiado" ... Podem-me indicar em quais países eu posso me formar como piloto de uma companhia aérea comercial? Agradecia, quem sabe um dia não seja o piloto de um dos vossos voos? (Duvido, mas vou tentar)
alguem que me oriente?

GCA

Olá David,

Só conheço a realidade portuguesa, portanto só me vou pronunciar sobre a mesma.

Para seres detentor de um ATPL(A) precisas do 12º ano, 21 anos e Certificado Médico Classe I.

Sobre o certificado médico, podes ler mais aqui: http://www.inac.pt/vPT/Generico/MedicinaAeronautica/CertificacaoMedica/Paginas/CertificacaoMedica.aspx

Tens duas opções parar tirar o curso. Modular e Integrado. O modular tem a vantagem de ires tirando à medida da tua disponibilidade e da capacidade financeira. O integrado é todo de rajada e regra geral mais barato feitas as contas.

Escolas, tens em Tires (Perto de Cascais): Gestair (G-Air agora), Leávia, OMNI, AWA e a IFA (?). No Porto tens a Nortávia. E em Évora tinhas a Academia, mas penso que fechou de vez. Agora é uma questão de pesquisares pelas escolas na internet, e entrares directamente em contacto com elas (aconselho que o faças por telefone e marques uma visita a cada escola) para saber preços e condições. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Eu tirei na Gestair, pelo que se precisares de mais alguma coisa relativamente a esta escola, estás a vontade para perguntar.

Fica com uma certeza, vão-te vender o curso com promessas de necessidade global de pilotos. Mas mentaliza-te que não é bem assim, há trabalho, mas tens que te mexer e suar e estar preparado para gastar mais uns bons milhares (seja em horas de voo, type ratings, etc) após acabares o curso.

Aconselho-te vivamente a tirar um curso superior, de preferência com matemática e\ou física, antes de te mandares para esta aventura. Não só serve como backup, como uma é mais-valia para os recrutamentos.

Grozznyy

Ola David, estou neste momento a tirar o curso na AWA em Tires, alguma dúvida que te possa tirar, naquilo que conseguir claro, não hesites envia-me pm

Cumps,

Grozznyy

Luís J.

Olá a todos.

Vou começar o próximo curso de pilotagem na OMNI, que começa em abril. Haverá alguém por aqui que já tenha frequentado a escola ou que irá também fazer o curso??

Um abraço.

MMedeiros

Olá Luis,

Eu sou aluno OATC (omni), qualquer dúvida que tenhas, estás a vontade.

Abraço

Zarok

Olá a todos.

Tenho 31 anos (acabados de fazer), e acabei a licenciatura em Engenharia informática à 1 ano.

Depois de alguma pesquisa, verifiquei que o consenso geral é que as perspectivas de alguém conseguir tirar o curso numa das escolas mencionadas acima e ingressar numa companhia cá em Portugal é quase nulo.

Também verifiquei que num dos cursos mencionados (Leávia) acaba-se com 300 horas de voo (sem duvida à custo do preço), tendo eu visto que a TAP abriu um concurso o ano passado a pedir 300 horas de voo, será que apesar de pedirem 300 horas de voo, como a procura é muita o valor necessário será bem maior que esse? Isto se uma pessoa quiser ingressar numa companhia.

Por último queria pedir a vossa opinião neste possível percurso profissional, dado a minha idade, e o actual mercado.

Agradeço desde já.

dsml

Zarok
A idade é um handicap mas não é uma barreira intransponível.

1º Tem que ter a certeza que é isso que quer fazer.

2º Ver se tem capacidade financeira para suportar todos os custos. Vai ter mesmo que puxar pelos cordões à bolsa e são valores muito  consideráveis.

3º Com o 1º e 2º ponto reunidos, escolher a escola e tirar o curso penso que em 18 meses não tenho a certeza e se tem as tais 300 horas de voo, tanto melhor.

4º Com o curso na mão poderá sempre concorrer à Tap, mas vai ter sempre gente mais e nova e com experiência á sua frente, mas é sempre uma possibilidade que deve considerar.

5º Tentar a EuroAtlantic, HiFly e a PGA. Aí se conseguir, vai ter que fazer o TR e voo base, terá sempre que puxar e muito os cordões à bolsa.
Quer na EuroAtlantic quer na Hifly, poderão dar 6 meses de experiência, pelo menos assim era, se não fizer asneira e tiver jeito para a coisa.

(Conheci um rapaz pouco mais novo que você, era enfermeiro e reunia só o ponto nº 1, foi atrás do seu sonho, e para poder fazer face aos custos trabalhava dia e noite. Após muitas noites sem dormir, quando deu por si estava a terminar o Curso com 200 horas.
Para ganhar experiência e somar horas de voo, tirou o curso de instrutores, manteve-se algum tempo.
Um dia, concorreu à TAP e ficou. Hoje ainda lá está.)

Se esse é o seu sonho, então corra atrás dele. A força e o querer vencem muitas barreiras.

Boa sorte

Robin

Tenho 16 anos e passei para o 11º ano (em Ciências e Tecnologias).

Sempre me interessei por pilotagem e gostaria muito saber quais as possiblidades de tirar um curso ATPL , quer em Portugal quer no estrangeiro, e suas condições ( quais as "médias" necessárias, precços, etc...).

Agradeço, desde já!

Abraço.

joaquim piloto

Olá.
Eu neste momento tenho 15 anos e entrei recentemente para o décimo ano em Ciências, gostaria de saber em média quando dinheiro vou gastar e que cursos preciso tirar para ser piloto comercial.
Aguardo uma resposta de preferência pelo meu e-mail se fosse possível.
Obrigado.
bernivd@gmail.com

Nakano

Estou na mesma situação mas sou ligeiramente mais velho  :o

Diogo A

Olá boa noite, sou o Diogo estou no 9o ano e gostaria de me esclarecer, eu sempre gostei de voar, tenho várias horas de simulador com um cessna 172, mas em termos do meu futuro eu gostaria de saber qual o percurso escolar que deveria seguir após o ensino básico, faculdade?,, Escolas de aviação?

Qualquer ajuda é bem vinda muito obrigado! diogovanspt@gmail.com
Diogo.
« Última modificação: 26 de Setembro 2017, 20:47:52 por Diogo A »

Eddy Trindade

Alguém que esteja a tirar o curso de piloto na AWA pode dizer qual é o preço mensal do curso ?

Diogo couto

Olà
Eu ainda sou muito novo (13 anos) mas eu gostaria de saber que area è que tenho que seguir no 10 ano para ser piloto comercial.
Obrigado

mrpmh

• Aluno de ATPL-A
Alguém que esteja a tirar o curso de piloto na AWA pode dizer qual é o preço mensal do curso ?

Boas Eddy,

Entrei em contacto com eles hoje e o curso tem um custo de 52.900€ com todos os exames incluido excepto o médico Classe 1.

Estou a ponderar muito seriamente em frequentar lá o meu ATPL(A).
Cumprimentos,
Mauro Montenegro

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
13 Respostas
3289 Visualizações
Última mensagem 14 de Setembro 2016, 21:43:13
por dropfen
39 Respostas
9123 Visualizações
Última mensagem 09 de Outubro 2018, 12:04:29
por lucélia de lima