joaoff17

  • Mensagens: 362
Isso foi quando? FL420 para um A340? Isso creio que é acima do tecto máximo, que creio ser 410!
Já apanhei cinco Gulfstreams a FL470, mas é bastante raro.

Carlos Seabra

  • Mensagens: 1571
Gulfstream é Gulfstream... :) Se formos por aí, o Cessna Citation X tem tecto máximo FL510. Mas creio que o Duarte (CS-TMT) está certo, o tecto do 343 é FL410...

ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 739
Nas fotos que coloquei aqui todos os aviões estavam a partir de Lisboa à exceção do 707 que estava a chegar. Mas agora surgiu-me uma questão e penso que me baralhei um bocado ao responder ao Irad (as minhas desculpas):
Só se pode dizer que um avião vai a um FL quando ele mantém a altitude? Se sim, até me faz mais sentido, mesmo que não fosse nunca poderia ser FL380, teria de ser FL38 :P

Good lord, baralhei-me mesmo...

Filipe,

Só se fala em nível de voo (FLxxx) acima do "transition level", que varia de aeroporto para aeroporto.

Basta ouvir o ATIS (info meteorológica da zona para saber qual o transition level), na Madeira é a 6000 pés.

Por isso é que, por exemplo ao descolar, um avião reporta em pés  (para quem já ouviu as comunicações, por exemplo, "PORTUGAL171 passing 1500 ft".

Muitas vezes a torre responde com algo do género: "PORTUGAL171, Identified. Continue climb, FL240".

Em resumo:
FLxxx é para identificar altitude (não altura!) acima do Transition Level.

FL380 = 38.000 pés.
FL085 = 08.500 pés.
FL012 = asneira, deveria reportar 1200 pés e não "nivel de voo 012".
--
Cmps,
Rui Alves


Filipe Pinho

  • Mensagens: 330
Obrigado ruialves, foi muito esclarecedor.  :D
Cumprimentos.

nexp

  • Mensagens: 42

Só se fala em nível de voo (FLxxx) acima do "transition level", que varia de aeroporto para aeroporto.

Basta ouvir o ATIS (info meteorológica da zona para saber qual o transition level), na Madeira é a 6000 pés.


Só uma nota:

O transition level muda de "aeroporto para aeroporto" mas também com a pressão atmosférica (QNH), daí estar no ATIS. 

A altitude de transição é que é fixa e só muda de "aeroporto para aeroporto".

joaoff17

  • Mensagens: 362
Gulfstream é Gulfstream... :) Se formos por aí, o Cessna Citation X tem tecto máximo FL510. Mas creio que o Duarte (CS-TMT) está certo, o tecto do 343 é FL410...
Certo, apenas reparei no FL e não no avião em questão.
« Última modificação: 28 de Fevereiro 2016, 12:47:59 por joaoff17 »


ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 739

Só se fala em nível de voo (FLxxx) acima do "transition level", que varia de aeroporto para aeroporto.

Basta ouvir o ATIS (info meteorológica da zona para saber qual o transition level), na Madeira é a 6000 pés.


Só uma nota:

O transition level muda de "aeroporto para aeroporto" mas também com a pressão atmosférica (QNH), daí estar no ATIS. 

A altitude de transição é que é fixa e só muda de "aeroporto para aeroporto".
Obrigado, não me lembrava do QNH!
E faz todo o sentido...

Já agora, alguma ideia qual a razão de variar de aeroporto para aeroporto?
--
Cmps,
Rui Alves


CS-TMT

  • Mensagens: 2002
    • Facebook
Creio que tem a ver com o relevo na zona envolvente ao aeroporto. Às vezes no Flight Simulator voo para um aeroporto na Patagónia chilena que tem uma TA de apenas 3500ft segundo as cartas. Em Turkmenbashi, no Turkmenistão a TA é de 3000ft. Há também vários aeroportos que têm uma TA e TL predefinidas. Um bom exemplo disso são os EUA, que têm uma TA e TL nos 18000ft, seja qual for o aeroporto.

PMCN

  • Mensagens: 1596
Penso que apenas depende da pressão atmosférica ex-milibares actual octopascal até a ao nível se transição utilizam o qnh do aeroporto de origem, a partir do nível de transição introduzem essa altitude para uniformizarem com todas as outras aeronaves em vôo; em LPPT abaixo de +-1000 hpa o Tl é 5.0, entre 1000 e 1030 é 4.5 acima de 1030 hpa 4.0

Saudações
« Última modificação: 29 de Fevereiro 2016, 00:24:47 por PMCN »


CS-TMT

  • Mensagens: 2002
    • Facebook
actual octopascal
Hectopascal ;) é um múltiplo do Pascal.

em LPPT abaixo de +-1000 hpa o Tl é 5.0, entre 1000 e 1030 é 4.5 acima de 1030 hpa 4.0
943 < QNH < 959mb = TL070
960 < QNH < 977mb = TL065
978 < QNH < 995mb = TL060
996 < QNH < 1013mb = TL055
1014 < QNH < 1031mb = TL050
1032 < QNH < 1050mb = TL045
« Última modificação: 29 de Fevereiro 2016, 00:53:00 por CS-TMT »

REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

PMCN

  • Mensagens: 1596
Ia jurar que já ouvi 4.0 mas pode ser confusão, onde pesquisou essa tabela, AIP? :-[

Saudacões
« Última modificação: 29 de Fevereiro 2016, 01:04:45 por PMCN »


CS-TMT

  • Mensagens: 2002
    • Facebook
Não ponho as mãos no lume pela tabela (ou espécie de) que fiz na minha publicação anterior, pois pode ter havido alterações recentemente e eu já não ouço o ATIS há vários meses, mas a última vez que ouvi eram estes os valores para o TL045, 050 e 055. Não, não fui ao AIP, mas posso ir ver se descubro isto por lá. Os valores são retirados da Wikipedia. Se estão actualizados ou não... Não sei ;D

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 976
Ia jurar que já ouvi 4.0 mas pode ser confusão, onde pesquisou essa tabela, AIP? :-[

Saudacões

Pelo que pesquisei, há uns tempos, sobre o TL de LIS, um TL 4.0 só ocorre quando o QNH é maior que 1050 hpa.

CS-TMT

  • Mensagens: 2002
    • Facebook
Sim, já ouvi com 1032 e até 1036 e era 045. No AIP apenas têm a altitude de transição. O nível de transição é dado pelo controlador ou ATIS.

Guilherme Martinez

  • Mensagens: 1254
Azerbaijan Airlines
Airbus A340-500
4K-AZ85
877 km/h
35.000 FT
A passar por cima de Lisboa.




Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
981 Visualizações
Última mensagem 08 de Abril 2014, 22:16:33
por Ferreira
14 Respostas
3766 Visualizações
Última mensagem 28 de Outubro 2014, 10:13:19
por tareias77
1 Respostas
931 Visualizações
Última mensagem 08 de Agosto 2017, 20:48:19
por mafonso
2 Respostas
740 Visualizações
Última mensagem 12 de Maio 2018, 22:31:20
por Icterio
2 Respostas
728 Visualizações
Última mensagem 03 de Novembro 2018, 17:55:12
por tareias77

Total 175+0=175 ms, db 0 ms, php 175 ms