david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Agora dizem que o aviao andou sete horas.
Sete horas é muito tempo.
Algumas páginas na internet de jornais dizem que andou por mais 5 horas pelo menos ... Não sei se acredito ...

Dakar

Entre 5 a 7 horas de raio em velocidade cruzeiro, onde poderia por o avião?
Africa? India? Russia? China? Austrália?

Peço desculpa se estou a dizer alguma barbaridade...

ruialves

• Moderador

A velocidade cruzeiro de um 777 é 560 mph, 5 horas dá 2800nm e 7 horas 3920.

Sei que o avião não estava em Kuala Lumpur mas dá para ter uma ideia da zona coberta.
Segundo o mapa gerado pelo Great Circle mapper dá isto:
« Última modificação: 15 de Março 2014, 19:29:50 por ruialves »

--
Cmps,
Rui Alves

david1990

A velocidade cruzeiro de um 777 é 560 mph, 5 horas dá 2800nm e 7 horas 3920.

Sei que o avião não estava em Kuala Lumpur mas dá para ter uma ideia da zona coberta.
Segundo o mapa gerado pelo Great Circle mapper dá isto:

Dizem que foi detectado pelos radares a ir para o Cazaquistão ... Hoje na TVI vai dar uma espécie de entrevista com um piloto e o destino deste voo.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Agora poderá ser ao longo de dois arcos de circunferência, em função da área de captação do satélite.

Pouco ajuda, ainda mais que se o objectivo tenha sido querer nunca mais aparecer aos olhos de ninguém.

david1990

Agora poderá ser ao longo de dois arcos de circunferência, em função da área de captação do satélite.

Pouco ajuda, ainda mais que se o objectivo tenha sido querer nunca mais aparecer aos olhos de ninguém.

Dizem mesmo que chego a estar a 13.370m de altura ... Acham isto possível sequer?

ruialves

• Moderador

Dizem mesmo que chego a estar a 13.370m de altura ... Acham isto possível sequer?

Segundo a wikipedia o Service ceiling do 777 é 43,100 ft (13,140 m), a julgar por isto seria possivel
--
Cmps,
Rui Alves

david1990

Segundo a wikipedia o Service ceiling do 777 é 43,100 ft (13,140 m), a julgar por isto seria possivel
Ok obrigado por esclareceres-me :) mesmo assim acho que está muito ainda do que alguma vez seria autorizado, dizem que logo após passou para 9000 metros (claro que não instantaneamente)

ruialves

• Moderador
Fui confirmar a ideia que tinha de que mais alto > menos consumo > +alcance.

Citação
The advantage of climbing into the thinner air is that in thin air for the same airspeed you get a higher ground speed. And there are fewer oxygen molecules available for the engine to breathe, so you should lean the fuel-air mixture (or have the fuel control automatically do it for you) So there's less thrust up there because of the thin air, but the fuel burn is less too.
in http://www.airliners.net/aviation-forums/tech_ops/read.main/224905/

No contexto deste caso, uma subida para o limite de ceiling do avião poderia ser uma estratégia para maximizar o alcance da aeronave.
« Última modificação: 16 de Março 2014, 21:06:06 por ruialves »

--
Cmps,
Rui Alves

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog

Agora poderá ser ao longo de dois a..

Ok obrigado por esclareceres-me :) mesmo assim acho que está muito ainda do que alguma vez seria autorizado, dizem que logo após passou para 9000 metros (claro que não instantaneamente)

Parece muito perigoso, já no "coffin crorner".
Duvido que fosse algum dos pilotos aos comandos de semelhante manobra.

david1990

Agora poderá ser ao longo de dois a..

Parece muito perigoso, já no "coffin crorner".
Duvido que fosse algum dos pilotos aos comandos de semelhante manobra.
Estou de acordo, mas também se não era eles quem seria? (A questão que ninguém consegue responder)

LEVI

Não existe problema nem risco nenhum de voar no tecto máximo do avião.

O Coffin Corner depende não só da altitude mas também do peso, pelo que se o avião estivesse leve - ou leve o suficiente - poderia subir e voar na máxima altitude. Ou seja, pode voar no tecto máximo sem estar no Coffin Corner.

FL430 é um nível de voo como todos os outros, que embora não RVSM, é claramente autorizável pelo ATC. Relembre-se que o Concorde voava a FL600 (!!!). Para além disso, nesta situação o ATC nem sequer sabia do avião, quanto mais autorizá-lo a subir!

Por último, tenho ideia que os ganhos em Fuel Efficiency são mais evidentes do chão até FL360, e daí para cima penso que já é tudo muito semelhante. Corrijam-me se estiver errado.

Abraços.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Não existe problema nem risco nenhum de voar no tecto máximo do avião.

O Coffin Corner depende não só da altitude mas também do peso, pelo que se o avião estivesse leve - ou leve o suficiente - poderia subir e voar na máxima altitude. Ou seja, pode voar no tecto máximo sem estar no Coffin Corner.

FL430 é um nível de voo como todos os outros, que embora não RVSM, é claramente autorizável pelo ATC. Relembre-se que o Concorde voava a FL600 (!!!). Para além disso, nesta situação o ATC nem sequer sabia do avião, quanto mais autorizá-lo a subir!

Por último, tenho ideia que os ganhos em Fuel Efficiency são mais evidentes do chão até FL360, e daí para cima penso que já é tudo muito semelhante. Corrijam-me se estiver errado.

Abraços.

Artigo de opinião na CNN, de um piloto:
"And at least one news report described altitude excursions between 45,000 feet and 23,000, which one pilot suggested might have been done willfully to render passengers unconscious. But this strikes me as behavior that would also be consistent with the airplane flying completely unattended with the autopilot off. Though these oscillations are larger than I might expect, it would be a natural behavior for the airplane to fly relatively large but gentle pitch oscillations"

LEVI

Do FCTM da Boeing: "Maximum Altitude is the highest altitude at which the airplane can be operated".

Se o tecto máximo do avião é 43,000 Ft, então em certas condições é possível operar a essa altitude. Fazê-lo sempre, ou voar acima disso (segundo a CNN o avião chegou a subir até FL450) é outra conversa.. Era isso que queria ter mostrado! ;)

Maximum Altitude
Appendix A.2.5
Maximum altitude is the highest altitude at which the airplane can be operated. It is determined by three basic characteristics, which are unique to each airplane model. The FMC predicted maximum altitude is the lowest of:
• maximum certified altitude - the altitude determined during certification considering structural limit (limits on the fuselage), rapid descent capability, or other factors determined by the certifying authority
• thrust limited altitude - the altitude at which sufficient thrust isavailable to provide a specific minimum rate of climb. (Reference the Long Range Cruise Maximum Operating Altitude table in the PI Chapter, Volume 1 of the FCOM). Depending on the thrust rating of the engines, the thrust limited altitude may be above or below the maneuver altitude capability
• buffet or manoeuvre limited altitude - the altitude at which a specific maneuver margin exists prior to buffet onset. This altitude provides a g margin prior to buffet chosen by airline policy. The minimum margin available is 0.3g (40° bank) prior to buffet.

Nunoj

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
175 Respostas
33649 Visualizações
Última mensagem 12 de Julho 2017, 10:13:23
por lockheed
4 Respostas
932 Visualizações
Última mensagem 08 de Setembro 2015, 18:33:00
por MarcoM