Votação

Qual será o futuro da PGA a partir de 2017?

Fusão com a TAP (remodelacao de frota com que aeronaves?)
16 (23.9%)
Permanece PGA com remodelacao da frota (quais as aeronaves?)
21 (31.3%)
Permanece PGA com a mesma frota
4 (6%)
Passa a denominar-se TAP regional com remodelacao de aeronaves (quais?)
24 (35.8%)
Outra (qual?)
2 (3%)

Votos totais: 66

Votação encerrada: 25 de Novembro 2015, 18:15:24

Faro1910

  • Mensagens: 453
    • És de Faro, és Farense
"... revestimentos da asa e longarinas para a linha de aviação comercial E-2 ... "

Em Évora: https://embraerportugal.gupy.io/

PRODUÇÃO EMBRAER PORTUGAL:

E190-E2 e E195-E2:
  • revestimentos de asa (upper e lower);
  • longarinas da asa (1 e 2);
  • 3 nervuras de asa;
  • montagem dos revestimentos & stringers da asa

E175-E2:
  • estabilizador horizontal (primeira macro-estrutura em compósitos num avião comercial da Embraer)
  • flaps

Se a OGMA faz alguma coisa para a Av. Comercial Embraer, desconheço. Alguém sabe?

Jorge78

  • Mensagens: 2590
Um dos ERJ145 teve o seu fim.

Foto partilhada no Facebook.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1962
Qual deles em concreto (registo )?
« Última modificação: 10 de Outubro 2019, 20:42:33 por Tomás Ribeiro »


Faro1910

  • Mensagens: 453
    • És de Faro, és Farense
Um dos ERJ145 teve o seu fim.

Foto partilhada no Facebook.

 :'(

tareias77

  • Mensagens: 4831
O 100 é mais adequado ao modelo da PGA, o 300 é praticamente um substituto de a319... Atenção não estou a dizer que a TAP devia comprar o 300 para substituir os outgoing a319... Isso teria muitos "se"s.
A questão é que avião vai substituir os A319? O A320neo, apesar de mais eficiente, tem mais 30 lugares do que os 144 do A319,e com a saida destes fica um espaco por preencher em termos de capacidade entre o E195 (115 lugares) e o A320 (174 lugares).

superpiloto

  • Mensagens: 700
O 100 é mais adequado ao modelo da PGA, o 300 é praticamente um substituto de a319... Atenção não estou a dizer que a TAP devia comprar o 300 para substituir os outgoing a319... Isso teria muitos "se"s.
A questão é que avião vai substituir os A319? O A320neo, apesar de mais eficiente, tem mais 30 lugares do que os 144 do A319,e com a saida destes fica um espaco por preencher em termos de capacidade entre o E195 (115 lugares) e o A320 (174 lugares).

O objetivo é mesmo aumentar a capacidade da frota. É preferível ter A320 a A319 sobretudo quando ha procura para isso

eascensao

  • Mensagens: 445
Nas configurações TAP, o A320 não tem/precisa de mais um tripulante que o A319 ?
Pensoque sim e é mais um factor a ter em conta porque o meu voo de anteontem atrasou 1:30 e esteve para nãose realizar por falta de tripulantes ... acabou por sair com tripulação mínima e consequentemente sem serviço de bordo (voo em A332 para Londres à hora do pequeno-almoço)

AECM

  • Mensagens: 385
Nas configurações TAP, o A320 não tem/precisa de mais um tripulante que o A319 ?
Pensoque sim e é mais um factor a ter em conta porque o meu voo de anteontem atrasou 1:30 e esteve para nãose realizar por falta de tripulantes ... acabou por sair com tripulação mínima e consequentemente sem serviço de bordo (voo em A332 para Londres à hora do pequeno-almoço)

A TAP opera A319/A320 com o mesmo número de tripulantes de cabine

Flyz

  • Mensagens: 1228
Segundo o folheto de prospecção para a compra deste último financiamento institutional, a pga vai transitar para 9 aviões E2 Sendo a frota actual vai ser reduzido já para o ano em 4 aviões, em 2021 saiem mais 3 actuais 3 entram 3 e2.

VidocQ

  • Mensagens: 347
Estive a ver o gráfico no tópico ao lado e realmente....

Substituir 9xE190 + 4xE195 por 9xE295... É uma redução brutal ! -30% em aeronaves e -25% em lugares ! (assumindo CY118 no E295)

E rotas?Tecnicamente os E295 são 2000m para descolar com MTOW... LCY e FLR pelo menos são para esquecer... e aeroportos com procedimento steep approach?? Vai a TAP apenas reduzir frequências, assumir rotas com A319, ou algumas das rotas ou vão ser mesmo cortadas?

Com tanta redução, vai haver alterações ao contrato de ACMI com a PGA? Já se tinha falado algures que a PGA ia retomar voos com o AOC próprio (NI) talvez para charters... Será que já tinham esta redução em vista?

Desculpem as perguntas especulativas, mas é uma grande mudança!
A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN

nunopinheiro

  • Mensagens: 4697
VidocQ devem planear uma redução de operação por aqueles lados...

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1482
E ainda se soma o facto de agora a ponte aerea ser operada maioritariamente por E190, o que "consome" um numero consideravel de rotacoes diarias....

Jorge78

  • Mensagens: 2590
Basicamente a PGA vai ficar com o número de aviões que estava previsto desde início, visto os 4 ERJ195 terem vindo algum tempo depois sendo acrescentados aos 9 inicialmente previstos.
Acabei também por ficar surpreendido com esta redução, mas a TAP deve ter as suas razões para isto acontecer.
Mas como na aviação está sempre tudo a mudar, veremos se será mesmo assim ou se haverá alteração de planos daqui a uns tempos.
« Última modificação: 25 de Novembro 2019, 15:50:24 por Jorge78 »


jpmane

  • Mensagens: 105
Estive a ver o gráfico no tópico ao lado e realmente....

Substituir 9xE190 + 4xE195 por 9xE295... É uma redução brutal ! -30% em aeronaves e -25% em lugares ! (assumindo CY118 no E295)

E rotas?Tecnicamente os E295 são 2000m para descolar com MTOW... LCY e FLR pelo menos são para esquecer... e aeroportos com procedimento steep approach?? Vai a TAP apenas reduzir frequências, assumir rotas com A319, ou algumas das rotas ou vão ser mesmo cortadas?

Com tanta redução, vai haver alterações ao contrato de ACMI com a PGA? Já se tinha falado algures que a PGA ia retomar voos com o AOC próprio (NI) talvez para charters... Será que já tinham esta redução em vista?

Desculpem as perguntas especulativas, mas é uma grande mudança!

Caro VidocQ pode explicar-me essa questão de FLR? Já por aqui li sobre isso e percebi que o E190 é o aparelho mais adequado para lá ir. Mas quando lá estava vi o A319 da Vueling e penso que é esse avião que para lá levam.

efpmeneses

  • Mensagens: 920
Tanto quanto li o E195 E2 vai ser certificado para LCY, por isso também deve operar em FLR...

Em relação ao numero de lugares passa de 9x106 e  4x118 para 9x118 (se for esta a configuração pela qual a TAP for optar...)

Acaba por oferecer o mesmo número de lugares do que se tivesse 10 E190.

Certamente alguns destinos passam a A319 ou mesmo A320, após a retirada dos A319. Por exemplo, podem substituir no sul de França 3 voos por dia para Nice e Lyon (e Acho que Toulouse também) por 2 voos por dia em A320, que a oferta mantém-se. Obviamente que dificulta mais os passageiros em trânsito...

Mas também terminaram o Stuttgart e Colônia, que ocupavam quase dois aviões por dia...
Terminado Lisboa-Colónia, o Lisboa-Dusseldorf passou para A319 ou A320, o que liberta quase 3 aviões....

Essencialmente os E190 estão a fazer a Ponte aérea Lisboa-Porto-Lisboa e os voos de Lisboa para as cidades secundárias de França e de para Valência (mais um ou outro voo para Madrid) e do Porto em algumas rotas europeias. Acho que mesmo para Marraquexe muitas vezes é Airbus.
Julgo que seja isso atualmente e que no futuro vai ajustar
Cumprimentos
Élvio Meneses

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