Votação

Qual será o futuro da PGA a partir de 2017?

Fusão com a TAP (remodelacao de frota com que aeronaves?)
16 (23.9%)
Permanece PGA com remodelacao da frota (quais as aeronaves?)
21 (31.3%)
Permanece PGA com a mesma frota
4 (6%)
Passa a denominar-se TAP regional com remodelacao de aeronaves (quais?)
24 (35.8%)
Outra (qual?)
2 (3%)

Votos totais: 66

Votação encerrada: 25 de Novembro 2015, 18:15:24

Capitão do Fim

  • Mensagens: 243
Dada a restrição de slots aeroportuários em Lisboa, o aumento da aeronave média obriga a que os aviões em geral sejam maiores. O que implica que os da PGA também sejam maiores. Mas como a PGA está limitada na dimensão máxima de aeronave a operar, arrisca-se a não poder operar os aviões que quer, e a ter de transferir a operação para a casa-mãe. Pelo que faz sentido o que consta no relatório.

Faro1910

  • Mensagens: 453
    • És de Faro, és Farense
Em relação ao número de lugares, todos os E2 cresceram face aos E1 respetivos. Portanto um E195-E2 deverá ter +16/20 lugares do que o E195-E1.  ;)

E195-E1 da Azul: 118pax
E195-E2 da Azul: 136pax
« Última modificação: 26 de Novembro 2019, 08:02:59 por Faro1910 »


VidocQ

  • Mensagens: 347
Em relação ao número de lugares, todos os E2 cresceram face aos E1 respetivos. Portanto um E195-E2 deverá ter +16/20 lugares do que o E195-E1.  ;)

E195-E1 da Azul: 118pax
E195-E2 da Azul: 136pax

A Binter Canarias tem algo parecido nosseus E295: CY 132.

Mas nem todos, a Wideroe e a Helvetic, por exemplo, mantiveram a mesma configuração CY118 nos seus E295, a mesma que nos seus E195...
« Última modificação: 26 de Novembro 2019, 13:26:16 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN

VidocQ

  • Mensagens: 347
Caro VidocQ pode explicar-me essa questão de FLR? Já por aqui li sobre isso e percebi que o E190 é o aparelho mais adequado para lá ir. Mas quando lá estava vi o A319 da Vueling e penso que é esse avião que para lá levam.

FLR e LCY são 2 pontos técnicos do ponto de vista operacional:
i) em LCY (e FLR?) o ângulo de descida em aproximação é muito mais elevado (5 graus em vez de 3 graus?) que requer certas aeronaves (como o E190 da PGA e outros) tenham certificação adicional e instalação de equipamento para steep approach.
ii) Mais importante é o comprimento da pista, que em LCY que são só 1500mts (1750mts em FLR) que reduz drasticamente o tipo de aparelho (e MTOW/peso à descolagem) que podes usar lá.
Exemplos: em FLR podes operar um A319 mas com bastante menos peso à descolagem (o A319 requer 1850mts para descolar em MTOW); em LCY com pista muito mais curta limita ainda mais a aeronave que podes operar (em geral: A221, E190, RJ85, DH8D, ou um A318 especial ;) ).

P.S.: Em LCY ainda tens uma 3a limitação, o ruido emitido pela aeronave.

Tanto quanto li o E195 E2 vai ser certificado para LCY, por isso também deve operar em FLR...
Se vier a ser ainda bem ! Mas ainda não está garantido... Tal como o A223 para LCY.


Em relação ao numero de lugares passa de 9x106 e  4x118 para 9x118 (se for esta a configuração pela qual a TAP for optar...)

Acaba por oferecer o mesmo número de lugares do que se tivesse 10 E190.

Certamente alguns destinos passam a A319 ou mesmo A320, após a retirada dos A319. Por exemplo, podem substituir no sul de França 3 voos por dia para Nice e Lyon (e Acho que Toulouse também) por 2 voos por dia em A320, que a oferta mantém-se. Obviamente que dificulta mais os passageiros em trânsito...

Mas também terminaram o Stuttgart e Colônia, que ocupavam quase dois aviões por dia...
Terminado Lisboa-Colónia, o Lisboa-Dusseldorf passou para A319 ou A320, o que liberta quase 3 aviões....

Essencialmente os E190 estão a fazer a Ponte aérea Lisboa-Porto-Lisboa e os voos de Lisboa para as cidades secundárias de França e de para Valência (mais um ou outro voo para Madrid) e do Porto em algumas rotas europeias. Acho que mesmo para Marraquexe muitas vezes é Airbus.
Julgo que seja isso atualmente e que no futuro vai ajustar

Concedo que o plano deve ser passar por um misto dos três: fechar rotas, reduzir frequências, passar rotas para os A319 operados pela TAP.
Mas isso também quer dizer aumento de custos: com as tripulações da PGA que serão excedentes, e já que a PGA normalmente opera rotas com custos menores que a TAP (tripulação, aeronaves, etc...)
« Última modificação: 26 de Novembro 2019, 10:36:17 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN

laglemos

  • Mensagens: 141
LCY não pode estar sequer na equação já que a rota não será feita!

VidocQ

  • Mensagens: 347
LCY não pode estar sequer na equação já que a rota não será feita!

Foi cancelada de vez? Eu tinha a noção que tinha sido suspensa com boa possibilidade de ser reaberta novamente...
A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN

Byte Boador

  • Mensagens: 336
Não sei que tipo de contrato a PGA tinha em lcy mas eu não via grande diferença no preço dos bilhetes quando vinha de lá e sei que as taxas naquele aeroporto são elevadíssimas. Já para não referir o treino suplementar que é legalmente exigido para a tripulação operar lá
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

New Engine Option

  • Mensagens: 2653

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
560 Visualizações
Última mensagem 13 de Outubro 2014, 12:47:30
por ruialves
1 Respostas
770 Visualizações
Última mensagem 12 de Maio 2015, 23:35:25
por Spark
2 Respostas
1630 Visualizações
Última mensagem 07 de Janeiro 2016, 22:29:22
por lrad
39 Respostas
3184 Visualizações
Última mensagem 27 de Setembro 2018, 21:57:17
por Tomás Ribeiro
12 Respostas
2470 Visualizações
Última mensagem 21 de Setembro 2018, 19:41:29
por brunodias

Total 99+0=99 ms, db 0 ms, php 99 ms