Votação

Qual será o futuro da PGA a partir de 2017?

Fusão com a TAP (remodelacao de frota com que aeronaves?)
16 (23.9%)
Permanece PGA com remodelacao da frota (quais as aeronaves?)
21 (31.3%)
Permanece PGA com a mesma frota
4 (6%)
Passa a denominar-se TAP regional com remodelacao de aeronaves (quais?)
24 (35.8%)
Outra (qual?)
2 (3%)

Votos totais: 66

Votação encerrada: 25 de Novembro 2015, 18:15:24

Alex

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 1256
Tareias não viste ainda que para o Alex a Ryanair é a suprasumo da aviação, as outras empresas de aviação não valem nada, andam no negócio da aviação só por andar. Às vezes não percebo o Alex, algumas vezes diz que as tarifas estão a descer nas LCC, outras vezes diz em relação às legacy que com tarifas baixas não vão lá, já não percebo nada.

Esse teu argumento está gasto, se prestares mais atenção vais perceber o ponto de quem não percebe nada disto!
As tarifas vão continuar a baixar, é um facto (2015: 7%), (2016: 10%) isto na generalidade, as LCC aguentam bem esta descida, com o LF acima do 95% e em 60% das rotas a 100%, podem dar-se ao luxo de continuar a baixar as tarifas, já a TAP não se pode dar a esse luxo, têm de aumentar forçosamente as tarifas, Ainda opera uma estrutura pesada, precisa de realizar pesados investimentos, cortar nas regalias e modernizar muitos sectores, nem vou mencionar os dois mil milhões em divida. Ainda falta muito para uma TAP atingir a eficiência de uma LCC, muito mesmo. A última vez que analisei os custos operacionais, companhias LCC chegam a ser 76% mais eficientes.

As rotas Sevilha, Málaga, Toulouse, Nice têm passageiros para um B737 com 189 lugares, tal como tem o Porto e tantas outras rotas em que a Ryanair apostou e os especialistas do costume anteviam o seu fracasso.

Agora, ninguém vai para Málaga ou Sevilha a 300 euros, quando a FR entrar na rota vamos ver onde andam os tais especialistas.

MarcoGVA

Então achas que as rotas para Oviedo, Sevilha, Málaga, Toulouse, Nice tem passageiros que justifique ter um E190/A319? E o problema da falta de pax nessas rotas é o preço?
Não me parece, mas enfim, isso sou eu que não percebo nada destas coisas ;)

Claro que é o preço, o problema. Mais lugares, significa um potencial bem maior em termos de yield management, pois podes estimular muito mais um mercado através dos preços, puxar gente que não iria fazer essa viagem se o preço não fosse apelativo. Tirando mercados hiper específicos (nichos), é muito difícil defender no mercado aeronaves de 50 lugares ou menos, onde uma grande percentagem de passageiros pagará tarifas absurdas para que a companhia possa rentabilizar o voo.

Para teres um exemplo : em 1997, LPL-GVA representava, em O&D, 2000 passageiros por ano, que passavam maioritariamente por MAN com a BA (ERJ-145/CRJ-200). A easyJet abriu essa rota, e no espaço de um ano, o O&D LPL-GVA passou, que surpresa, para 200'000 passageiros/ano.

tareias77

  • Mensagens: 4822
Então achas que as rotas para Oviedo, Sevilha, Málaga, Toulouse, Nice tem passageiros que justifique ter um E190/A319? E o problema da falta de pax nessas rotas é o preço?
Não me parece, mas enfim, isso sou eu que não percebo nada destas coisas ;)

Claro que é o preço, o problema. Mais lugares, significa um potencial bem maior em termos de yield management, pois podes estimular muito mais um mercado através dos preços, puxar gente que não iria fazer essa viagem se o preço não fosse apelativo. Tirando mercados hiper específicos (nichos), é muito difícil defender no mercado aeronaves de 50 lugares ou menos, onde uma grande percentagem de passageiros pagará tarifas absurdas para que a companhia possa rentabilizar o voo.

Para teres um exemplo : em 1997, LPL-GVA representava, em O&D, 2000 passageiros por ano, que passavam maioritariamente por MAN com a BA (ERJ-145/CRJ-200). A easyJet abriu essa rota, e no espaço de um ano, o O&D LPL-GVA passou, que surpresa, para 200'000 passageiros/ano.

Quando fiz a pergunta sobre os LF, era nesse intuito. Falaste e bem no caso LPL-GVA, mas será que isso se aplica em todas as rotas? Achas que se a Easy/Ryanair ou mesmo a TAP fizer a rota LIS-OVD será rentável com A319? Será esse mercado um dos "nichos" que referes?
Atenção que eu não percebo muito destas coisas de Load Factor, Yields, CASM (CASK) e por acaso tenho alguma curiosidade em conhecer mais profundidade este sector, por isso a partilha de conhecimentos e sobre a realidade do sector são sempre bem vindos e fazem ver as coisas de de forma diferente para um leigo como eu ;)
« Última modificação: 13 de Agosto 2015, 21:05:08 por tareias77 »


carlos cunha

  • Mensagens: 1091
Tareias não viste ainda que para o Alex a Ryanair é a suprasumo da aviação, as outras empresas de aviação não valem nada, andam no negócio da aviação só por andar. Às vezes não percebo o Alex, algumas vezes diz que as tarifas estão a descer nas LCC, outras vezes diz em relação às legacy que com tarifas baixas não vão lá, já não percebo nada.

Esse teu argumento está gasto, se prestares mais atenção vais perceber o ponto de quem não percebe nada disto!
As tarifas vão continuar a baixar, é um facto (2015: 7%), (2016: 10%) isto na generalidade, as LCC aguentam bem esta descida, com o LF acima do 95% e em 60% das rotas a 100%, podem dar-se ao luxo de continuar a baixar as tarifas, já a TAP não se pode dar a esse luxo, têm de aumentar forçosamente as tarifas, Ainda opera uma estrutura pesada, precisa de realizar pesados investimentos, cortar nas regalias e modernizar muitos sectores, nem vou mencionar os dois mil milhões em divida. Ainda falta muito para uma TAP atingir a eficiência de uma LCC, muito mesmo. A última vez que analisei os custos operacionais, companhias LCC chegam a ser 76% mais eficientes.

As rotas Sevilha, Málaga, Toulouse, Nice têm passageiros para um B737 com 189 lugares, tal como tem o Porto e tantas outras rotas em que a Ryanair apostou e os especialistas do costume anteviam o seu fracasso.

Agora, ninguém vai para Málaga ou Sevilha a 300 euros, quando a FR entrar na rota vamos ver onde andam os tais especialistas.

Lá está esse teu argumento sobre a TAP também já está gasto Alex, desde que eu entrei aqui no forum dizes sempre a mesma coisa sobre a TAP, há que dar o benefício da dúvida, mas já estamos a entrar off topic e não quero ser acusado de incentivar ao off topic.
« Última modificação: 13 de Agosto 2015, 21:13:23 por carlos cunha »


Alex

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 1256

Lá está esse teu argumento sobre a TAP também já está gasto Alex, desde que eu entrei aqui no forum dizes sempre a mesma coisa sobre a TAP, há que dar o benefício da dúvida, mas já estamos a entrar off topic e não quero ser acusado de incentivar ao off topic.

essa tua "clubite" atrapalha-te o raciocínio, não é sobre a TAP, o mercado em geral, quem diz a TAP diz outra, no nosso caso (PT) durante décadas, só tínhamos a TAP, domínio absoluto no trafego e monopólio na maioria das rotas, dai a TAP ser a referencia.

tareias77

  • Mensagens: 4822
Carissimos Alex e Carlos, por favor não comecem nesse despiques...
Cada um tem as suas convicções, vamos respeitá-las, Ok?

Vamos lá comentar de modo construtivo ;)

MarcoGVA

Quando fiz a pergunta sobre os LF, era nesse intuito. Falaste e bem no caso LPL-GVA, mas será que isso se aplica em todas as rotas? Achas que se a Easy/Ryanair ou mesmo a TAP fizer a rota LIS-OVD será rentável com A319? Será esse mercado um dos "nichos" que referes?
Atenção que eu não percebo muito destas coisas de Load Factor, Yields, CASM (CASK) e por acaso tenho alguma curiosidade em conhecer mais profundidade este sector, por isso a partilha de conhecimentos e sobre a realidade do sector são sempre bem vindos e fazem ver as coisas de de forma diferente para um leigo como eu ;)

Claro que não se aplica a todas as rotas, mas à grande maioria (senão os nichos de mercado teriam outro nome). Um exemplo de nicho é Antuérpia : encontra-se a 60km de Bruxelas, mesmo assim tem potencial para várias linhas directas de pouco volume mas alto rendimento.

Não conheço especificamente esse mercado, mas à primeira vista, vendo só as informações mais básicas como população, principais sectores económicos, e catchment area, Oviedo tem potencial para uma linha low-cost até LIS. Mais para os passageiros de lá, para negócios obviamente, tendo em conta a presença da TAP, mas sobretudo city trips, no que toca ao potencial low-cost. A estudar (mas por outros, que não vou fazer o trabalho deles).

tareias77

  • Mensagens: 4822
Claro, Marco, não se pode fazer a "papinha" toda aos analistas ;)
Obrigado pelo esclarecimento.

Alex

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 1256
A Sata não consegue satisfazer os pedidos de encaminhamento dos voos inter-ilhas acordado com o governo regional, as queixas estão a amontoar, o Boom do turismo apanhou os "especialistas" na mão. Para quem previa 8% a 11% para a FR deve andar nervoso.

Flyz

  • Mensagens: 1222
@alex..uhm o que tem a sata a ver com o futuro da pga?

Alex

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 1256
pensa no modelo de negocio, só por acaso.

iloper

  • Mensagens: 1522
Mas voces acham que um senhor que vem da azul nao sabe isso tudo?? Dai a conversa de colocar os a319 na PGA...
Ate a Ryanair se veio dar para feeder... O Neelman nao é parvo. O futuro da PGA passara por Embraer E2 e A319 e precos mais baixos, claro.
Se o neelman quiser ate coloca ca avioes da azul a servir de feeder...

Alex

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 1256
O mercado brasileiro é diferente do europeu, a começar na concorrência.

Jorge78

  • Mensagens: 2573
ntem um vôo no CS-TPA, apesar de gostar dos F100 e de ter apanhado uma tripulação 5 estrelas,  começa a desgastar a imagem da TAP andar a transportar passageiros com aviões com mais de 25 anos de serviço.

tareias77

  • Mensagens: 4822
Fiz ontem um vôo no CS-TPA, apesar de gostar dos F100 e de ter apanhado uma tripulação 5 estrelas,  começa a desgastar a imagem da TAP andar a transportar passageiros com aviões com mais de 25 anos de serviço.

E190 precisam-se com urgência.

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