jopeg

• Moderador
Caros Amigos, mais um antigo relatório de voo …

Dia – 06.Março.2011
Companhia – Portugália (a realizar voos para a TAP)
Voo – TP0484
Lisboa (LIS) – Nice (NCE)
LIS 14h45 – NCE 18h10
Avião – Embraer 145 (CS-TPL) (Cn 145051)
Lugar – 4A (Janela)
Comandante – Fernando Fernandes
Passageiros a bordo – Cerca de 90% de ocupação
Distância – 914 mi (1471 km)
Preço – Milhas Victoria e 116.37€ de taxas (LIS-NCE e MRS-LIS)

O programa de passageiro frequente da TAP, o TAP Victoria, fez uma promoção de voos por metade das milhas. Achei que seria uma boa ideia aproveitar esta promoção para conhecer o sul de França e os aviões da Portugália. Estranhamente nunca tinha surgido uma oportunidade para voar na PGA, uma empresa com uma boa reputação e que ganhou vários prémios na categoria de companhia regional.

O sul de França era dos poucos destinos da rede TAP que ainda não conhecia, assim marquei os voos de modo a ir para Nice e regressar de Marselha. Consegui deste modo, voar no Embraer 145 e no Fokker 100, conhecendo assim a frota da PGA, o outro objetivo desta viagem.

Cheguei ao aeroporto de Lisboa já um pouco em cima do meu voo. Levantar alguma leitura para a viagem, passar pelo controlo de segurança (foi rápido) e dirigi-me à porta de embarque.

O CS-TPL em Lisboa

O embarque na porta 21 começou dentro da hora prevista e fomos de autocarro para o pequeno Embraer que estava junto ao Terminal 2. Eu que viajava apenas com bagagem de mão, tive de entregar a mala à entrada do avião e recolher a mesma no fim da viagem, ficando deste modo sem acesso à minha bagagem durante o voo … é que o espaço para malas dentro do avião brasileiro não abunda.

O embarque no Embraer ERJ145

Foi a primeira vez que viajei neste modelo da Embraer. Apesar do seu pequeno tamanho provocar alguns constrangimentos, gostei deste avião ! Uma das vantagens do seu reduzido tamanho é que a configuração é 1+2, mais confortável que a habitual 3+3. Eu pelo menos gostei de viajar no 4A sem ninguém ao lado.

O meu lugar (4 A)

O espaço para pernas (1m72 de altura)

A cabine

O push-back decorreu no horário previsto e fomos para a cabeceira da pista 21 para a descolagem. O E145 é rápido a ganhar altitude e conseguimos passar por umas nuvens que pareciam ameaçadoras.

A viagem decorreu com muita tranquilidade e sem períodos de turbulência. Pela janela podia ver as terras altas da Península Ibérica cobertas de neve.

O cartão de segurança (safety card)

A voar

As paisagens cobertas com neve

A passagem por Barcelona

Por dentro nota-se (no design) que já não é um modelo atual, mas este exemplar ainda está em bom estado de conservação. O espaço para pernas é bom para uma viagem deste tipo. A Portugália batiza os seus aviões com nomes de aves. Este era o «Pisco», depois do E120 e do E190/5, foi o meu terceiro Embraer.

O interior do E145

Pouca capacidade para bagagens …

Nos detalhes nota-se que é um projeto já com alguns anos

Às 15h38 foi servida a refeição. Como era a primeira vez que viajava em executiva tinha curiosidade para ver o serviço de bordo. Foi uma deceção ! …

A executiva da TAP nestes voos de curta duração, não vale a pena ! Não vale 10€ que seja no programa Plusgrade. As grandes vantagens deste serviço acabam por ser em terra com o estacionamento, o controle de segurança dedicado (Green way) e o acesso ao lounge vip. Uma vez no avião as vantagens não são nada significativas.

A refeição foi composta por pão, salsichas, um folhado doce, salada de frutas e uma “estranha combinação” de Ananás com molho. As bebidas servidas continuam a ser das melhores marcas portuguesas e de grande qualidade. Bebi sumo de maça da Compal, um dos meus “clássicos” sempre que voo, e optei pelo chá.

Destaque para o bom gosto na apresentação da refeição. As loiças de bom gosto são de fabrico português, mais precisamente da Vista Alegre, uma das melhores marcas mundiais neste setor.

A refeição

Toalhete TAP Executive

A loiça da Vista Alegre feita propositadamente para a TAP

A tripulação foi muito simpática. Fui servido pela chefe de cabine, mas dou nota muito positiva a toda a tripulação. São muitos os que dizem que “nos velhos tempos da original PGA” as tripulações eram uma mais-valia da companhia, gostei de ver que este aspecto não foi alterado. 

A viagem aproximava-se do seu final. A aproximação ao bonito aeroporto de NCE, a fazer lembrar o muito bonito Santos Dumont SDU no Rio de Janeiro, foi muito agradável. Ao contrário dos outros dias que estive em Nice, a pista em uso era a 22 que permitiu uma bela e longa aproximação com a cidade de Nice à nossa direita.

A aterragem foi suave e o E145 ficou na placa, sendo o transporte até ao terminal feito por um autocarro. Uma viagem curta e rápida.

Uma vez no aeroporto de Nice, pedi autorização para fotografar o pequeno cockpit

O CS-TPL já parqueado em NCE

O Embraer ERJ145 CS-TPL (Foto de Jorge Abreu - Airliners)

Um bom voo da PGA ao serviço da TAP. O pequeno Embraer 145 cumpre, voo pontual e tripulação muito simpática. Alguma deceção com a refeição de executiva. Nota positiva para a minha estreia com a Portugália !

--------------------------------------------------------------------------------------------

… A continuação da minha viagem na PGA

Dia – 09.Março.2011
Companhia – Portugália (a realizar voos para a TAP)
Voo – TP0411
Marselha (MRS) – Lisboa (LIS)
MRS 18h25 – LIS 19h45
Avião – Fokker 100 (CS-TPA) (Cn 11257)
Lugar – 14F (Janela na fila de emergência)
Comandante – Rui Claro
Passageiros a bordo – 34 (35% de ocupação)
Distância – 814 mi (1309 km)
Preço – Milhas Victoria e 116.37€ de taxas (LIS-NCE e MRS-LIS)

Um dos objetivos desta minha viagem era conhecer a frota da PGA, além do sul de França obviamente. Enquanto o E145 foi uma estreia absoluta, no Fokker 100 já tinha realizado dois voos com a companhia TAM no Brasil (GIG-REC e REC-NAT).

Fui de autocarro para o aeroporto de Marselha, situado a 27km da cidade. Gostei do aeroporto. Sem grande movimento aquela hora, tudo foi feito com calma e sem filas.

Aeroporto de Marselha

Exposição sobre os pioneiros da aviação

Algum movimento

O embarque para o F100 da PGA, de nome Albatroz, foi feito através de manga, num processo rápido. Uma vez dentro do avião reparei que o mesmo ainda apresenta uns interiores bem conservados embora se note que já é um modelo antigo.
Os assentos em cabedal apresentam a configuração A-C + D-E-F. Escolhi o lugar 14F, uma janela na fila de emergência, tendo assim um maior espaço para as pernas.

O CS-TPA já na manga de embarque

A cabine do F100

Alguns comandos, onde já se nota a idade do projeto F100

Bagageiras

Os assentos (algo estranha a enorme “cabeceira” deste assento)

O espaço para pernas (tenho 1m72 de altura) do 14F

A partida, utilizando a pista 31, foi dentro do horário previsto. A refeição foi servida pela tripulação (3 PNC) às 19h00, numa altura em que voávamos a 35000 pés, num voo bastante tranquilo em termos de turbulência.

A refeição servida na classe Y

A voar …

Cartão de segurança

A revista de bordo UP, sempre com enorme qualidade. Esta edição tem um excelente artigo sobre o Rio de Janeiro.

Aterramos em Lisboa no horário previsto. Uma aterragem suave, seguida de um táxi até ao stand situado junto ao Terminal 2. Autocarro até ao Terminal 1.

O CS-TPA (foto de Rodrigo Bertoli Rocha – Airliners)

Uma vez mais a PGA/TAP de parabéns. Voo pontual e nada de negativo a apontar. O F100 ainda é um “maquinão” !

Um abraço,

Jopeg

iloper

Obrigado pela partiha

lrad

Desenterrei este tópico ;)

Caro jopeg, quais eram as suas expectativas em relação ao serviço da TAP Executive?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
1231 Visualizações
Última mensagem 01 de Março 2014, 13:04:25
por ClearedForTakeOff
143 Respostas
38231 Visualizações
Última mensagem 09 de Maio 2016, 17:28:52
por AndreMP