david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Ora muito bem, decidi então criar este tópico para "ensinar" alguns membros a criarem as suas próprias pinturas na ferramenta da Adobe, o Photoshop.

1º Passo - Introdução
 O primeiro passo é encontrarem a foto do avião que querem editar, seja ele um A330, um 777 ou um Fokker 100. Recomendo que descarreguem a foto do avião que querem editar numa resolução alta (720p por aí está ótimo) senão a imagem terá muitos borrões e isso só complica o trabalho. Recomendo também que optém por descarregar a foto do avião que querem editar em branco (sem pintura) para facilitar o trabalho (e muito!).

2º Passo - Importar uma imagem para o Photoshop
 Imagine-se então que se escolhe o A320 como o avião que se vai editar. O meu Photoshop encontra-se em Inglês por preferência minha, mas traduzirei para Português os menus que tem que se percorrido no processo.
Guardam a imagem no Ambiente de Trabalho (eu preferencialmente coloco numa pasta com o nome de "Aviação" afim de não misturar tudo). Abrem a imagem que querem edirar através do menu File > Open ou Ficheiro > Abrir.

Aberto o projeto com a respetiva imagem que querem editar, é só entrar em ação.

3º Passo - Criar uma seleção
 Geralmente começo por selecionar as janelas do avião e criar um novo Layer (Camada). Para fazer isso vamos necessitar da ajuda do Quick Selection Tool (Ferramenta de Seleção Rápida) que pode ser acessada rapidamente pela tecla W.

Na imagem acima podem ver esta ferramenta selecionada e as suas respetivas opções. Todas as funcionalidas da ferramenta de que necessitam já estão selecionadas e pré-configuradas poderão é ter necessidade de ajustar o tamanho da seleção (que se encontra em 5 na imagem mas pode ser aumentado ou dimunido ao clicarem nessa opção).
Caso necessitem, façam Zoom na imagem para facilitar a seleção dos objetos que pretendem através da combinação de teclars Ctrl e +.
Agora já com o Zoom feito e tudo pronto e com a Quick Selection Tool na mão, vamos começar por extrair as janelas da vossa imagem. (sugiro que extraiam todas e não só algumas).

4º Passo - Criar um Layer (Camada)
 Cliquem com a ferramenta no centro das janelas, para que estas sejam selecionadas (Não cliquem com margem de erro muito grande ou também selecionará partes da fuselagem que não nos interessam). O resultado deve ficar à volta disto:

Não se preocupem se não ficarem seleções perfeitas, lembrem-se que só notam estas imperfeições quando se está com Zoom na imagem, portanto deconsideram alguns pixeis que "fiquem de fora". Claro que se isto for acentuado irá ser perceptível.
Então, e ainda com a Quick Selection Tool selecionada, clicam no botão direito do rato e este menu aparecerá:

Clicam então na opção Layer via Copy (Camada por cópia) então aí, terão a camada que selecionaram, neste caso, janelas como uma camada, que vos permitirá que coloquem por cima das letras da cia, para dar a impressão que está mesmo inscrita na fuselagem.

O vosso Layer 1 é a camada das janelas, que podem renomear para este mesmo nome afim de evitar confusões na hora de reorganizar a disposição de Layers.
Com a camada das janelas criada, movemo-nos então para o próximo passo.

5º Passo - Criar o texto da cia

Neste passo vai criar o texto da cia que querem que fique inscrito na fuselagem, isto através da ferramenta de texto do Photoshop

Após selecionada esta ferramenta, clicam em qualquer parte do ecrã que este vai criar uma caixa de texto, que podem rapidamente reajustar no sítio que desejarem a seguir. Dentro das opções estão a cor do texto, tamanho, tipo de letra, a norma para uma ferramenta de texto.
Este será mais ao menos o aspeto do texto

Agora, não deselecionando o Layer ativo (o do texto) vão a Layer > Rasterize > Layer desta forma poderão editar o vosso Layer de texto livremente.
Feito isto passaremos então para o próximo passo.

6º Passo - Colocação do texto na fuselagem

Com tudo criado agora é hora de colocarmos o texto na fuselagem e fazê-lo parecer que está mesmo pintado nela.
Uma fez selecionada a camada do texto, vai usar a ferramenta localizada em Edit > Transform > Perspective
Irão usar esta ferramenta casa o avião da vossa foto esteja com inclinição que se note que no caso da minha imagem, não se verifica. Caso a vossa foto seja do género da minha, não necessitam de usar esta ferramenta. Se precisarem de usar esta ferramenta, basta pegar nas pontas e ver os resultados e o que querem, caso não gostem, cliquem na tecla Esc para reverter as alterações efetuadas.
Irão nessecitar de usar em praticamente todas as ocasiões, a ferramenta localizada em Edit > Transform > Warp
Mais uma vez esta ferramenta ajuda a que criem o efeito "dobrado" nas letras, para que dê a impressão que está pintado na fuselagem. Em quase todos os casos arrastem apenas os 4 pontos contidos na lateral superior do retângulo para a esquerda ou para a direita, conforme a posição da fuselagem.

Está assimr realizado o texto da vossa pintura. Agora vamos para o 7º passo.

7º Passo - Pintar a fuselagem

Podem pintar a fuselagem com a ajuda da Polygonal Lasso Tool (Ferramenta Poligonal)
Sim, podem pintar a fuselagem por criar uma espécie de desenho sobre a parte do avião que querem editar, uma espécie de seleção manual em que só selecionam as partes que querem. Lembro que têm que unir o ponto final ao ponto do começo quando usam esta ferramenta.

Com isto passamos então para a parte da pintura, assumindo que realizaram a seleção da parte do avião que querem pintar, irão usar a ferramenta Color Replacement Tool (Ferramenta de substituição de cor), acessado pela tecla B,  para pintarem a vossa seleção na fuselagem.

Têm que selecionar a cor que pretendem nos quadrados colorido no menu das ferramentas que já deverm ter notado. Na ferramenta podem novamente alterar o tamanho do píncel/área que pinta a cor que pretendem. Se acharem que a cor sai demasiado clara (isso acontece quase sempre) depois da pintura e com a camada que o contem, vão ao menu Images > Adjustments > Brightness & Contrast diminuem a luminosidade e podem aumentar o contraste, isto fará com que a cor escureca e fique mais vibrante, se abusarem da tool com valores demasiado "extremos" os resultados não serão satisfatórios.

---
Qualquer dúvida que tenham postem aqui :)

berto_opo

Amanhã, se a tarde de trabalho permitir, já tento fazer umas brincadeiras.

Entretanto, uso o photoshop daqui - http://www.photoshoponline.com.br/editor/

O programa em si, não tenho. Também acho que a máquina que tenho lá em casa não aguenta com aquilo

David, obrigado por responder ao apelo da comunidade.

P.S. - Lembra-me no natal para tratar da tua grade. Posso esquecer-me daqui até lá...
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Ahahah, não te rales com isso ;)

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
TAP - pinturas especiais

Iniciado por Vine « 1 2 ... 21 22 » TAP

319 Respostas
53329 Visualizações
Última mensagem 24 de Setembro 2019, 21:59:10
por brunodias
803 Respostas
141274 Visualizações