brunodias

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Eu não vejo assim tão grande superioridade da boeing, tem aviões que são melhores que o concorrente e aviões piores

Miguelhbx

  • Mensagens: 106
Todos os 737 só tem motor CFM

E comparar motores de há 30 anos com os de hoje, não parece e nem é justo

Pode não ser justo , mas os 737 fazem tanto cagaçal, ou mais que os a321, pelo menos a descolar.

O 787 tem muitas reviews pela net fora a dizer que é muito desconfortável em económica, já o a350 parece ter caído mais na graça dos pax.

Não se esqueçam que o 787 compete mais é com o 330, e o a350 mais com o 777.

brunodias

  • Mensagens: 4484
O conforto não depende do avião, mas da companhia aerea

Deixa la pensar, és mais airbus que boeing?

iloper

  • Mensagens: 1522
O 777 matou o 747 e obrigou a Airbus a lançar o a350. Só por aí já se percebe o produto que a Boeing tem. Vir de um 777 para o a330 parece que vamos no intercidades e não num avião. E estou a falar de aviões dentro da mesma companhia

CNC

  • Mensagens: 76
Em 2013, eu perguntei à TAP , porque só usar Airbus, a resposta deles foi esta: "... O facto de toda a frota da TAP ser constituída por aviões fabricados pela Airbus tem a ver com a elevada eficiência e fiabilidade destes e com a oferta pela Airbus das melhores condições contratuais do mercado sempre que a TAP procura renovar/aumentar a sua frota. A uniformização da frota apresenta também vantagens a nível de manutenção, formação e certificações, permitindo economias de escala."

Se a resposta deles se mantém passados estes 2 anos, não sei, mas em 2013, foi o que disseram.

brunodias

  • Mensagens: 4484
Eu ainda me lembro da economia da escolha dos a340

Alguem ficou pesado na carteira, e isso até veio nas noticias não ha muitos anos

As frotas mistas podem coexistir, basta verem a turkish

david1990

  • Mensagens: 786
  • Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
E duvido que hajam pressões por parte da UE ou algo do género. LH, AF, BA e etc são todas gigantes europeias e possuem Boeing e Airbus juntos. 787 vs A330 escusado será dizer que o 787 bate o A330 de longe num dos pontos mais importantes: custo por assento. Economia em geral. Para não falar em termos de conforto de cabine (humidade do ar etc). É injusto comparar o 777 com o A350 pelo menos por agora, especialmente porque o 777 já tem alguma idade e o A350 é novíssimo. Só se considerarem o A350 uma resposta ao 777X. Sou da opinião que em curto/médio curso 737 já era (até porque para quem não sabe é menos largo que o A320 mas não muita diferença). O A320 é bastante bom neste momento e o A320neo então... Se eu tivesse uma companhia minha seria família A320 curto/médio curso e Boeing 777/777X para longo curso e chegava.

sdo

  • Moderador
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787 vs A330 escusado será dizer que o 787 bate o A330 de longe num dos pontos mais importantes: custo por assento. Economia em geral. Para não falar em termos de conforto de cabine (humidade do ar etc). É injusto comparar o 777 com o A350 pelo menos por agora, especialmente porque o 777 já tem alguma idade e o A350 é novíssimo.

Então? É injusto comparar o 777 com o A350 por causa da diferença de idades, mas pode-se comparar o 787 com o A330?

david1990

  • Mensagens: 786
  • Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
787 vs A330 escusado será dizer que o 787 bate o A330 de longe num dos pontos mais importantes: custo por assento. Economia em geral. Para não falar em termos de conforto de cabine (humidade do ar etc). É injusto comparar o 777 com o A350 pelo menos por agora, especialmente porque o 777 já tem alguma idade e o A350 é novíssimo.

Então? É injusto comparar o 777 com o A350 por causa da diferença de idades, mas pode-se comparar o 787 com o A330?
Foi o que sugeriram acima mas que não te falte nada, que em relação ao A330neo também o 787 é superior segundo vi. Agora se não for esse o caso claro que estou aberto a aprender e ser corrigido.

PMCN

  • Mensagens: 1596
Todos os 737 só tem motor CFM

E comparar motores de há 30 anos com os de hoje, não parece e nem é justo

Actualmente os B737 NG continuam muito ruidosos, já vi na net uma lista de decibeis dos varios P&W,IAE, GE e CFM .

Saudações

Miguelhbx

  • Mensagens: 106
O conforto não depende do avião, mas da companhia aerea

Deixa la pensar, és mais airbus que boeing?

No caso 787 não depende, as caixas do ife são todas debaixo dos assentos, no a350 estão integradas na estrutura do banco.
Inclusive no 787-9 "cavaram" mais as laterais do avião para que o espaço aumentasse ao nível dos ombros.
A economia do 787 também só se revela altamente vantajosa na configuração 3-3-3, se passarem para um 2-3-2 as contas mudam muito e os airbus antigos já não com tão mau aspecto.

E eu não sou de marca nenhuma, simplesmente leio e sei que cada marca tem vantagens e desvantagens, neste caso a vantagem recai para a airbus, noutros não (777, 757 por exemplo).

ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1296
    • Aviation Blog
Todos os 737 só tem motor CFM

E comparar motores de há 30 anos com os de hoje, não parece e nem é justo

Exacto. O CFM56 definiu o 737-300/400/500.

Os modelos têm de ser comparados caso a caso. Não se pode comparar aviões de tamanhos diferentes.
O conforto depende de cada companhia e lugar a lugar. A última fila de um 777 da BA é um Tarrafal comparado com

Quanto ao A340, é tecnologia dos anos 80 na realidade, e veio permitir à Airbus enfiar-se com força no mercado de longo curso na altura em que os DC-10 e L1010 começavam a ter de ser substituídos, evitando que o MD-11 fosse grande solução, ficando um passo acima do 767.
Permitiu à Airbus ganhar mercado antes que os 777 e A330 se tornassem standard, dado que as regras ETOPS ainda se estavam a amadurecer.

Na altura quadri-motores ainda eram aviões apetecíveis em muitos casos (especialmente o hot & high), e a Airbus lançou no mesmo projecto A340 e A330.

el.capitan

  • Mensagens: 37
Bom dia aeronautas,

Estava aqui a ler este tópico e apeteceu-me registar-me para participar nesta discussão.
Na minha opinião vão duas discussões paralelas, gosto pela Boeing ou Airbus baseando-se apenas no gosto pessoal e discussão de avião vs. avião num aspecto mais técnico.
Veremos as coisas com alguma clareza. Na realidade o único sector onde a Airbus e a Boeing estão em confronto com aviões iguais é a família A320 vs. B737 e para ser justo a familia A320Neo está a vencer o B737MAX.
Comparar um A350 a um B787 é errado, pois o A350 mais pequeno (A350-900) é do tamanho do maior B787 (B787-10) e mesmo assim destinam-se a missões diferentes.
O A350 é um concorrente do B777 mas este com a sua re-invenção situou-se num mercado diferente, o B777-8X é do tamanho do A350-1000 e o B777-9X não tem rival na Airbus.
De uma maneira resumida aqui estão os possiveis aviões (apenas os que vão ser comercializados nos próximos 15/20 anos) que podemos comparar de igual para igual entre a Airbus e a Boeing:
A319NEO vs. B737MAX7 -- Ambos estão a perder mercado para a Embraer e Bombardier
A320NEO vs. B737MAX8 -- Pelo numero de vendas e pelos dados técnicos o A320NEO parece estar em vantagem
A321NEO vs. B737MAX9 -- Pelo numero de vendas e pelos dados técnicos o A321NEO parece estar em vantagem
A330NEO 800 vs. B787-9 -- O B787-9 ganha tanto pelo preço como pelas especificações técnicas.
A330NEO 900 vs. B787-10 -- Pelo que se suspeita o B787-10 vai ser um wide body destinado a rotas de médio/longo (6/10 horas) curso de grande procura, ambos os aviões ainda estão em projecto mas tudo indica que o A330NEO 900 vai na frente porque as companhias já têm o A330-300 nas sua frotas e assim a transição será mais rápida e barata.
A350-900 vs. B787-10 -- O A350-900 está a ganhar porque é um avião mais capaz no que toca range vs payload, o B787-10 ainda em projecto já mostra alguns "handicaps" e como escrevi em cima este avião está a situar-se no mercado do médio/longo curso.
A350-1000 vs. B777-8X -- Aqui o A350-1000 ganha porque é um avião mais flexível que o B777-8X, este último é desenhado para rotas de ultra longo curso, o que já provou ser um mercado minúsculo e em tempos de crise torna-se incomportável.

O A380, o B777-9X e B787-8 na realidade não tem competidores directos.

Agora o verdadeiro assunto da discussão. A TAP não tem Airbus porque temos que aliar o produto que a Airbus estava a oferecer (frota com cockpit comum) e para além disso no final do anos 80 e inicio dos anos 90 estávamos no auge dos subsídios da UE. Basta alinharmos os detalhes técnicos, económicos e politicos para termos a resposta.

Alex

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A TAP pensou em adquirir o B787 Dreamliner, na altura o Engº Fernando Pinto ficou impresionado com o avião.
Se ele soubesse o que sabe hoje, a TAP tinha na frota 12 B787 Dreamliner.

ClearedForTakeOff

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    • Aviation Blog
A TAP pensou em adquirir o B787 Dreamliner, na altura o Engº Fernando Pinto ficou impresionado com o avião.
Se ele soubesse o que sabe hoje, a TAP tinha na frota 12 B787 Dreamliner.

Se houvesse €€, claro, algo muito diferente da realidade de uma empresa pública em portugal.

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