Marques

  • Mensagens: 36
Boa tarde!!!

Não sei se já repararam mas, a meu ver, está a acontecer algo que ainda nunca tinha visto... As aterragens e as descolagens no aeroporto de Lisboa estão a ser feitas pelo lado completamente oposto do que são feitas diariamente.

Há algum motivo próprio???

Esta imagem é apenas um dos exemplos de voos que levantou voo pelo lado que supostamente aterram....

TAP153

  • Mensagens: 949
Olá Marques,

Esta situação é perfeitamente normal e não é assim tão rara.... depende da direcção dos ventos e é uma situação bastante recorrente!

Abraço

Marques

  • Mensagens: 36
Confesso que ainda nunca tinha dado por isso no FR24...
Mas sim, também meti a hipótese de estar relacionado com os ventos mas quis ter a certeza, daí ter perguntado!

Obrigado e abraço ;)

tareias77

  • Mensagens: 4663
Está a ser utilizada a 21, em vez da 03, acontece muito, especialmente no Inverno.
Como consigo ver os aviões a descolarem onde moro, reparo nisso muitas vezes.

No caso que apresentaste, os aviões e que estão a descolar no sentido de Monsanto e a virarem á esquerda, devem ter como destino rotas no Sul da Europa.
No casos em que o destino é o Norte da Europa, eles fazem a curva pela direita mais ou menos na zona de Benfica/Amadora.
« Última modificação: 30 de Setembro 2015, 15:46:49 por tareias77 »


finhinho

  • Mensagens: 428
Está a ser utilizada a 21, em vez da 03, acontece muito, especialmente no Inverno.


Quando levantam como hoje é prenuncio de chuva.
Não é infalível, mas quase  :P

lynx95

  • Mensagens: 255
Boas,



Isso significa vento de sul ou perto disso.
Quando o vento está de noroeste, a pista pretendida é muitas das vezes a 35. Se estiver de norte ou nordeste, usam a 03.
A crença popular e experiência dizem isso mesmo: quando o vento roda a sul iremos ter chuva.



Rodrigo

brunodias

  • Mensagens: 3806
Está a ser utilizada a 21, em vez da 03, acontece muito, especialmente no Inverno.


Quando levantam como hoje é prenuncio de chuva.
Não é infalível, mas quase  :P

É muito infalivel, basta haver nevoeiro

finhinho

  • Mensagens: 428
Está a ser utilizada a 21, em vez da 03, acontece muito, especialmente no Inverno.


Quando levantam como hoje é prenuncio de chuva.
Não é infalível, mas quase  :P

É muito infalivel, basta haver nevoeiro

Mas se houver nevoeiro eu não os vejo levantar  :D
Agora (mais) a sério: a utilização da 21 em dias de nevoeiro tem a ver com o facto desta pista ter mais ajudas, é isso?

tareias77

  • Mensagens: 4663
Está a ser utilizada a 21, em vez da 03, acontece muito, especialmente no Inverno.


Quando levantam como hoje é prenuncio de chuva.
Não é infalível, mas quase 

É muito infalivel, basta haver nevoeiro

Mas se houver nevoeiro eu não os vejo levantar  :D
Agora (mais) a sério: a utilização da 21 em dias de nevoeiro tem a ver com o facto desta pista ter mais ajudas, é isso?

Exactamente, a 21 tem ILS Categoria III, enquanto a 03 é ILS simples.

brunodias

  • Mensagens: 3806
Não existe ils simples, existem 3 categorias, em que ainda tem A B e C
O 3C é aquele em que ajuda mais, não precisa haver quase visibilidade

O ils da 03 creio ser 2c ou 2b, devido a obstaculos, e quando esta nevoeiro, os aviões mesmo com vento de cauda tem que ir para a 21

tareias77

  • Mensagens: 4663
Não existe ils simples, existem 3 categorias, em que ainda tem A B e C
O 3C é aquele em que ajuda mais, não precisa haver quase visibilidade

O ils da 03 creio ser 2c ou 2b, devido a obstaculos, e quando esta nevoeiro, os aviões mesmo com vento de cauda tem que ir para a 21

Ok, ainda bem que corrigiste, eu vi na carta do Aeroporto e está indicado "Simple approach lighting system" e daí eu ter escrito erradamente ILS simples.

LEVI

  • Mensagens: 79
Boa noite.

O ILS da 03 é CAT I.

Só a CAT III é que tem sub-categorias (A,B,C com o Bruno referiu).

As approach lightning systems embora bastante relevantes para as categorias do ILS (por serem necessárias), não têm a ver com o equipamento em si.

Cumprimentos.

PMCN

  • Mensagens: 1276
Está a ser utilizada a 21, em vez da 03, acontece muito, especialmente no Inverno.
Como consigo ver os aviões a descolarem onde moro, reparo nisso muitas vezes.

No caso que apresentaste, os aviões e que estão a descolar no sentido de Monsanto e a virarem á esquerda, devem ter como destino rotas no Sul da Europa.
No casos em que o destino é o Norte da Europa, eles fazem a curva pela direita mais ou menos na zona de Benfica/Amadora.

Nas descolagens da 21 não tem a ver com o destino, tem  a ver com os  SID que são todos menos um com volta a esquerda  devido a BA1 Sintra activa não permite sobrevoo a menos de 10.000ft logo com BA1 activa excepto o Atlântico vira tudo a esquerda.

Para haver nevoeiro o vento 99,9% das vezes esta calmo ou menos de 5 nos não inviabiliza o uso da 21.

Saudações
« Última modificação: 02 de Outubro 2015, 03:41:37 por PMCN »


brunodias

  • Mensagens: 3806
Mesmo com sintra ou montijo activo é sempre possivel sobrevoar, tudo depende da boa vontade

eascensao

  • Mensagens: 185
O ILS da 03 é CAT I.

Os equipamentos ILS instalados nas Pistas 03 e 21 de Lisboa são equipamentos preparados para CAT IIIb.

Contudo, o procedimento de aproximação (baseado no ILS da Pista 21) permite aproximações CAT IIIB e o procedimento de aproximação (baseado no ILS da Pista 03) só permite aproximações CAT I (espera-se que CAT II dentro demuito pouco tempo).

A diferença tem a ver com outros factores que não a categoria, precisão ou fiabilidade do equipamento mas que têm,por exemplo, a ver com a necessidade de uma superficie plana e livre de interferências antes do 'ponto de tocar' o que acontece com a Pista 21 depois de deslocada a soleira mas não acontece com a Pista 03 devido à 2ª circular.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
556 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro 2015, 00:02:51
por jopeg
10 Respostas
2156 Visualizações
Última mensagem 31 de Julho 2015, 23:40:59
por MarcoGVA
5 Respostas
1001 Visualizações
Última mensagem 23 de Maio 2016, 08:35:03
por Carnim
1 Respostas
777 Visualizações
Última mensagem 30 de Julho 2016, 22:03:46
por TiagoC
16 Respostas
1947 Visualizações
Última mensagem 11 de Setembro 2018, 20:46:39
por Tomás Ribeiro

Total 68+0=68 ms, db 0 ms, php 68 ms