joaoneto

Boa noite a todos e parabéns pelo forum.
Comecei o meu curso de PPL no reino unido e informaram-me que poderia efectuar aulas em Portugal que contariam para as 45 horas obrigatórias.
Agora em Portugal as escolas estão-me a dizer que tal não é possível que tenho de me manter numa única ATO.
Sendo os dois países parte da EASA, não deveriam estas regras ser as mesmas?
Em Portugal chegaram-me a dizer que poderia voar mas que as horas não iriam para a minha caderneta.
Será que me podem ajudar?

iSeven

Boas joaoneto,

Se te chegaram a afirmar esse último parágrafo, aposto que foi alguém "muito entendido" no assunto, AKA departamentos comerciais...

Todas as horas que tu faças num país EASA vão, sem qualquer margem de dúvida, para o teu logbook. Só se viesses de um país não EASA é que teriam de passar por algum processo de reconhecimento/conversão.

Se fizeres X horas numa ATO, podes depois transferir-te para outra, tu és o cliente. É uma questão de uma das escolas enviar comprovativo de horas feitas, etc., para a outra ATO e continuares lá o teu treino até atingires o necessário para obtenção de licença PPL de acordo com a EASA.

O que pode estar aqui em jogo é o facto de 2 ATOs diferentes terem sempre planos de ensino ligeiramente diferentes. Assim, podem é dizer-te que tens de fazer as aulas novamente (40 e tal horas). No entanto, no final, terás sempre todas as horas que voaste, quer tenham sido nessa escola ou não.

Já começaste treino de vôo? Isto é, já tens horas? Ou vais começar em PT?
« Última modificação: 12 de Outubro 2015, 22:17:55 por iSeven »

joaoneto

Desculpa-me o desabafo, mas finalmente alguém com a cabeça no sitio, já reparei que o lado commercial na aviação é pior que medicamentos.
Já tenho duas horas e esta semana devo fazer o meu primeiro exame.

Um abraço e obrigado

iSeven

É o lado negro das escolas de aviação... O departamento comercial só quer o teu dinheiro (infelizmente). Se quiseres boas opiniões fala com outro tipo de pessoal dentro da escola.

Atenção que a escola pode querer que faças as aulas todas de novo, por motivos de padronização do treino, o que se traduzirá em horas e dinheiro a pagar. Mas que elas ficam todas no logbook, isso têm de ficar, não deixes que te enganem, penso que era isso que te preocupava mais.

Um abraço e bons vôos

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
2941 Visualizações
Última mensagem 28 de Setembro 2014, 12:50:31
por manel71
0 Respostas
535 Visualizações
Última mensagem 12 de Outubro 2015, 21:26:51
por joaoneto