CS-TUK

Caro Nuno Pinheiro: Não duvido que a aviação hoje em dia possa ser pensada como mais uma commodity... Mas, tudo tem os seus limites!... Não por acaso no longo curso o modelo low cost não é tão reprodutível como no médio curso. Vamos ver se me consigo explicar o melhor possível: Para mim idealmente, o serviço deveria ser estruturado da seguinte forma:

Voos cujo bilhete indica até 60 minutos de duração - Sem qualquer serviço a bordo.
Voos cujo bilhete indica de 61 a 150 minutos - Serviço baseado num pequeno menu de vendas a bordo.
Voos cujo bilhete indica mais de 150 minutos - Serviço "à moda antiga" diferenciado pela classe escolhida.

Dito isto; vamos ver agora o que tive nos meus dois mais recentes voos com a TAP, ambos de mais de 3 horas em económica, comprados como parte de um pacote turístico de viagem em grupo:

30/10 - 07:55 - LIS-VIE - CS-TOG (sucatão) - Box "Fresh from Portugal" e 2 bebidas uma fria e uma quente.
03/11 - 13:10 - VIE-LIS - CS-TOO (retrofitado) - Mini queijada e uma bebida à escolha entre fria ou café.

Por aqui se vê que o que temos neste momento é um serviço onde tudo é uma lotaria!... E uma lotaria ainda mais indignante que a "lotaria" Ryanair!... Sinceramente: Quando eu pago por um produto; espero que, pelo menos esse produto seja diferenciado!... Se eu quiser ir na Ryanair, compro Ryanair e vou na Ryanair, aceitando os seus termos e condições; mas eu; e julgo que a esmagadora maior parte dos pax da TAP não quero; nem queremos ir na Ryanair! Ah; pagasses pela cadeira vermelha! Dirão alguns... Dentro de um bloco cedido à agência que organizou o tour nem isso me seria permitido como é normalmente regra nesse tipo de situações na indústria turística global...

...Não: Não quero o regresso da PanAM, nem peço que a TAP se torne numa Qatar Europeia... Apenas peço um produto DECENTE que me faça pensar que a TAP NÃO É a Ryanair Lusitana!...

Reconheço que a TAP até que está a tentar... Mas, que não me leve a mal que lhe diga: Assim não vão lá!... Lamento!...

manfas

Ora aqui está uma boa ideia.. vendas de refeições a bordo.. quem não quer não compra. Quem tem fome pode escolher! E às tantas ainda da para baixar os preços dos bilhetes.  8) Há outras companhias de bandeira a fazer o mesmo. A finnair tem serviço de bebidas gratuito e a comida é paga.

nunopinheiro

CS-TUK não discordando só aponto que o mercado já falou, e quer rayanair só é a maior transportadora europeia...
Em Portugal não deve faltar muito para também chegar ao primeiro lugar em volume de Pax.

Percebo que não seja a sua praia, e tudo bem, mas parece que a maioria do pessoal quer isso mesmo...
A TAP ainda oferece algo bastante melhor nos assentos da frente. Executiva e bancos vermelhos...

jpmane

A Ryanair não substituiu as outras empresas (de bandeira). Criou novos mercados e abriu o mercado aéreo a consumidores que estavam em parte arredados. Contribuiu para a democratização dos preços. Mas não substituiu. São coisas diferentes.
« Última modificação: Ontem às 00:14:50 por jpmane »

nunopinheiro

Claro que também substituiu, mudou para inúmeros aeroportos médios europeus o paradigma do transporte aéreo.  É uma commodity na minha opinião.
Para mim colocou um sem número de aeroportos e localizações disponíveis directamente, quando antes implicava ter de passar por um hub QQ... Houve tempos em que para mim Frankfurt parecia uma segunda casa, este ano só por lá passei uma vez.

Claro que substituiu. E não só a FR btw uma série de outras. Acelerou os processos de mudança dentro das clássicas obrigou estas a inventar as suas próprias lcc (com variados níveis de sucesso) e fizeram cair a pique o preço dos bilhetes.
« Última modificação: Ontem às 01:41:32 por nunopinheiro »

New Engine Option

Eu disse batatas ou algo semelhante. Não me parece que a "box fresh" seja algo muito diferente.

Já a comeu? É que a box e os produtos que ela contém tem muita qualidade e nada se assemelha a um Pacote de batatas fritas.
Isso seria regressar à conversa dos "E's" que o senhor, e bem, afirmou não valer a pena.

És as parte a comida da caixa tem muita qualidade e comparar a um mísero pacote de batatas é ridiculo.
« Última modificação: Ontem às 02:52:21 por New Engine Option »

Bremem

nunopinheiro

A  main cabin é um produto acima da  Basic economy. Na America há a muito que a Basic economy é mesmo Basic.

Já vai a uns 13 anos quando num voo NYC SFO na United tive direito apenas e só a um copo de água, mais nada.
« Última modificação: Ontem às 09:19:06 por nunopinheiro »

Bremem

Allison Ausband, Vice-Presidente Sénior da Experiência a Bordo da Delta. “Foi por isso que a nossa equipa criou
este novo serviço, através da visão dos nossos clientes – colocando as suas ideias em prática e proporcionando-
lhes uma experiência agradável capaz de exceder as suas expetativas. Independentemente do lugar onde se
senta no avião, queremos que cada cliente saiba o quanto é valorizado”.

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Credo pessoal, é um voo... Não é um restaurante!

Tanta conversa sobre paparoca... Gordos   ;D :P
« Última modificação: Ontem às 12:59:37 por Faro1910 »

caparica

A CP nas suas viagens de longo curso não oferece comida nem bebida e ninguém se importa.

lrad

Mas vende...

CS-TUK

Caros:

@Nunopinheiro: A FR não substituiu nenhuma empresa. Criou novos mercados! E criou o seu próprio mercado com novas centralidades como bem referiu, mas não substituiu ninguém. Aliás: Há todo um mercado para produtos "premium" por explorar. Vejamos como se saem as cadeiras vermelhas na TAP na próxima época alta de verão em voos acima de 3 horas de duração. Aposto que vai haver maior procura que oferta... A diferença de preços é que se calhar não vão ser os tais EUR 20.00 em média de agora... Se for ainda pondero um dia experimentar esse produto. De contrário: Entre uma FR e uma FakeFR que custa o dobro; até talvez prefira a original... Por estranho que isso lhe possa parecer!... :(

@Bremen: Os Americanos podem ter; como têm todos os povos; os seus defeitos, mas há uma coisa em que eu muito os admiro: Martin Luther King celebrizou-o em poucas palavras: "I have a dream!" Claro que, depois cada um tem os seus sonhos e as mais das vezes esses sonhos não passam de utopias... Mas, é mesmo essa capacidade sonhadora que faz deles um povo impressionante!... As grandes distâncias que há entre algumas das suas maiores cidades impediu a JetBlue ou qualquer outra de se tornar numa Ryanair lá do sítio... Depois talvez o tempo esteja a fazê-los perceber que num voo longo há outras necessidades que de uma forma ou de outra terão de ser satisfeitas... Principalmente quando não há escolha entre o ser ali ou noutro sítio, e com as limitações de bagagem conhecidas... Tenho uma certa esperança que esta descoberta chegue também aqui à Europa, numa altura em que o TGV vai desviar do ar muito deste tráfego das novas centralidades que a FR criou, deixando o lugar para os voos de 3 horas ou mais... Mas, a Europa demora sempre mais a adaptar-se... E dentro dela Portugal costuma ser dos últimos a fazê-lo... Os Americanos adaptam-se mais depressa, sempre em busca do seu sonho...

@Caparica e Irad: E... Na CP não existe limitação ao transporte de bagagem como nos aviões!... :) Toda a vida levei o meu próprio "farnel" para as viagens mais longas!... Sem nenhum problema!... :)

@Faro1910: LOL!!!... :)

Tenham uma boa noite!... :)

nunopinheiro

Citação
Aposto que vai haver maior procura que oferta..

Gostava de ter essa certeza mas não a tenho...

CS-TUK não experimente voos locais longos nos USA não recomendo a ninguém...Pelo menos em economy Basic. Repito ja a cerca de 13 anos na United tudo o que me deram num voo de costa a costa foi um copo de água... Mais nada. O resto era a pagantes... E ao que sei ainda hoje é assim..
« Última modificação: Hoje às 00:52:24 por nunopinheiro »

toto1100

Ás vezes tambem poe sumo de laranja no tabuleiro das bebidas de graça. :)

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
759 Visualizações
Última mensagem 05 de Fevereiro 2014, 10:40:14
por melgakpica
7 Respostas
4271 Visualizações
Última mensagem 23 de Agosto 2015, 00:12:16
por VNE