CS-TTQ

Boa noite,

Uma vez que ainda não tive a sorte de ver um A380 ao vivo, e aproveitando o facto de ir a Madrid na próxima semana, será que alguém sabe de bons locais onde o podemos ver "mais perto"?
Estive a ver um guia de spotting espanhol mas, obviamente, o mesmo indica os locais conforme a pista usada na aterragem, pelo que terei de estar no local certo e indo "às cegas", ainda para mais de transportes públicos, é um pouco complicado. Sendo que a pista que irá ser usada não é um dado que possa aceder com relativa antecedência, alguém tem alguma dica para poder ver "o bicho" por lá?

Muito obrigado!

Spark

Se recorreres ao FR24 consegues saber com relativa antecedência. Vais ter acesso à Internet em Madrid?
« Última modificação: 24 de Outubro 2015, 11:14:49 por Spak »

A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon.
ALL ABOARD!!!

CS-TTQ

Se recorreres ao FR24 consegues saber com relativa antecedência. Vais ter acesso à Internet em Madrid?
Obrigado pela resposta.
Penso que sim. Hoje em dia encontra se uma rede WiFi do género (Zon) Fon relativamente fácil, ou então alguma rede pública da cidade, ou no pior dos cenários, os dados móveis em roaming Por isso, isso não é problema. Mas mesmo vendo a localização do aparelho, uma vez que MAD tem pistas paralelas, não será um pouco difícil de perceber em qual delas vai aterrar? Isto com alguma antecedência, porque nos instantes finais dá para perceber claro...

Spark

Certo.

Sabendo os horários em que o 380 chega a Madrid, sabendo quais as pistas que estão em uso, se fosse eu iria com tempo, provavelmente está por lá pessoal spotter que te poderá ajudar. Digo eu...

ALL ABOARD!!!

CS-TTQ

Pois, acho que vou tentar colocar-me num dos prováveis locais, tendo em conta as pistas em uso e esperar pela sorte, pode ser que encontre algum spotter na zona que me consiga ajudar e esteja à espera do mesmo que eu.

Obrigado Spak!

Se por acaso alguém conhecer alguma forma de saber a pista em uso num determinado momento e me puder ajudar, agradecia também.

brunodias

Ve o metar e analisa o vento

Se tiveres um scanner ouve o atis

CS-TTQ

Obrigado Bruno!

Se analisar o vento ao consultar o METAR, como é que faço para perceber qual será a pista em uso?  Por exemplo, neste momento, o METAR diz:

- LEMD 241430Z 36002KT CAVOK 21/10 Q1018 NOSIG - significa que o vento tem direção 360º e velocidade 2 knots, certo?

Sendo assim, qual achas que será a pista em uso? Para ter uma ideia da relação que se aplica.

Em relação ao scanner, não possuo nenhum. Em Portugal existe o serviço de consulta do ATIS (e consequente informação da pista em uso) por telefone, mas em Espanha, pelo que procurei, não existe nada disso...

brunodias

Se o vento vem de 360 a pista será 1 que tenha numeros perto disso, eu não sei os numeros das pistas em barajas

Vou só consultar os numeros

brunodias

Será as 36, agora pode ser a L ou R

No maximo pudera tambem ser as 33, mas tudo indica ser as 36

CS-TTQ

Então sendo assim a pista provável será a que estiver alinhada com o vento?
Mesmo assim, mais um problema, é o facto de existirem pistas paralelas, relativamente distantes umas das outras... Segundo o Google Maps, as distancias entre as pistas paralelas ainda é bastante, pelo que estando junto a uma delas, se o avião aterrar na pista lateral a essa, não se deve ver lá grande coisa.

brunodias

Se for como em londres eles usam 1 para descolagens e outra para aterragem

Spark

Bruno, Madrid Barajas tem 4 pistas, pelo que observei quando lá estive duas paralelas são usadas para descolagens e as outras duas paralelas para aterragens.

Nunca vi as duas paralelas a funcionarem uma para aterrar e a outra para descolar.
« Última modificação: 24 de Outubro 2015, 22:13:54 por Spak »

ALL ABOARD!!!

brunodias

Eu sei que tem 4 pistas, mas pelos numeros não são totalmente paralelas

Mas eu acredito no que dizes porque nunca fui a esse aeroporto

Torres Pode Ser

Os movimentos em barajas, salvo em momentos de menos tráfego, fazem-se sempre Este-Oeste, ou seja, o tráfego vindo da Europa central e Médio Oriente, aterra sempre nas pistas do lado direito (32R e 18L) e América do lado esquerdo (32L e 18 R). Quando os movimentos não requerem 2 pistas, por norma escolhem sempre as do lado direito.

« Última modificação: 25 de Outubro 2015, 01:33:26 por Vasco Torres »

CS-TTQ

Muito obrigado Vasco! Então provavelmente o melhor local para me posicionar será entre o fim das pistas 32R e 18L, em príncipio se aterrar numa dessas duas passará pelos taxiways que dão acesso/passam pelo T4.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
16 Respostas
2412 Visualizações
Última mensagem 06 de Agosto 2015, 21:28:38
por Spark
4 Respostas
1318 Visualizações
Última mensagem 10 de Outubro 2016, 16:34:35
por Spark