HenriqueP

http://www.presstur.com/site/news.asp?news=52166

A ANA Aeroportos está a investir na redução da sazonalidade no Algarve, segundo o seu presidente, Ponce de Leão, apoiando-se numa estratégia alternativa à aposta nas low cost, que, segundo afirmou, possibilitou que a Ryanair destruísse os yields das companhias aéreas no Verão, impedindo-as de ter capacidade de operar no Inverno.
“Estamos a investir na estruturação do produto”, afirmou num painel sobre investimento em Portugal no 27º Congresso da AHP, no Vila Galé Évora, frisando que um dos objectivos é reduzir a sazonalidade no Algarve e que este Inverno 2015/2016 terá mais 11% de oferta de lugares nos voos de e para Faro (para ler mais clique aqui). 
“Aumentando a oferta”, afirmou Ponce de Leão à plateia de empresários do turismo, “esperamos agora que com o trabalho da vossa parte a procura acompanhe a oferta que se conseguiu aumentar para o Algarve para que no próximo ano não tenhamos a ressaca de uma oferta que não foi acompanhada pela procura”.
O presidente da ANA espera que ao existir um acompanhamento da oferta pela procura não exista um retrocesso “tal como aconteceu no passado com a estratégia que foi seguida numa determinada altura que foi muito a aposta nas low cost em prejuízo dos tour operators e dos charters”.
Pensava-se “que as low cost iam resolver tudo e o que aconteceu foi que a Ryanair trouxe um milhão e 900 mil passageiros para o Algarve, mas canibalizou um milhão e 700 mil passageiros”, afirmou o presidente da gestora dos aeroportos portugueses.
Portanto, prosseguiu, “o crescimento foi de 200 mil passageiros e o que aconteceu foi que destruiu os yields das companhias aéreas no Verão, impedindo-as de manter a sua oferta no Inverno em que os load factors são muito mais baixos”.
“E atrás deste ciclo das companhias aéreas que deixam de voar para o Algarve no Inverno, os hotéis começam a fechar e cria-se o ciclo vicioso”, concluiu.
« Última modificação: 29 de Outubro 2015, 14:55:20 por HenriqueP »

brunodias

Esse senhor calado é poeta

Faro sem as low cost vale 0, é beja 2

De verão todos querem voar para faro, de inverno as companhias no maximo fazem 1 voo por dia, isto sem uma ryanair estaria as moscas, basta pensarem até no caso da tap

A ana diz epa tap faz ai umas rotas de ca, e eles fazem

faro-lisboa
faro-portela
faro- capital de portugal

etc

Jorge78

Se nao fosse a Ryanair até o Porto estava quase um deserto, Faro nem se fala.

Fica muito mal a esse senhor que até tem responsabilidades dizer barbaridades dessas.

brunodias

Atenção que eu dei a minha opinião

Para mim faro sera sempre sazonal, haja ou não as low cost, as companhias não low cost não querem voar mais do que voam para faro, e basta ver o caso da tap

Jorge78

bruno, a minha opinião é igual à tua.

HenriqueP

Ele tambem disse algo interessante sobre a Portela! (aos admins nao abri outro topico porque nao sabia onde enquadrar, se souberem movam sff. )

“Prefiro que esses slots, a existirem, sejam dados à TAP no sentido de criar condições a uma operação de hub”, afirmou o presidente da ANA, Ponce de Leão, assumindo a premissa de que “o Aeroporto da Portela não está direccionado para as low cost”.

Passageiros a caminho do avião da Ryanair no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa

“Em Lisboa temos um problema não propriamente de capacidade, mas desadequação de capacidade”, sublinhou Ponce de Leão aos jornalistas ontem após uma sessão do 27º Congresso da AHP, no Vila Galé Évora.
“Gostávamos de ter um hub mais eficiente e com oferta mais eficiente”, prosseguiu o presidente da ANA, para acrescentar que a oferta low cost está apoiada numa “estrutura de custos extremamente eficiente” para a qual o Aeroporto da Portela “não está direccionado”.
Na hipótese de fazer “um terminal de raiz no Montijo”, o presidente da ANA explicou que o fará “exactamente de forma a que a operação seja mais eficaz e mais competitiva”, com custos de handling mais baixos, para uma operação direccionada para as low cost.
O presidente da ANA não define prazos para o Aeroporto do Montijo e sublinha que actualmente apenas está definido de forma “consensual” que é a melhor solução, estando ainda várias negociações em curso.
No Aeroporto da Portela, Ponce de Leão garante que a capacidade está a ser trabalhada, havendo actualmente nas horas de pico 40 partidas e chegadas, com um modelo de uma hora de 34 movimentos por cada duas horas de 40 movimentos.
O número de partidas e chegadas depende da NAV e “não há um único mês em que não se esteja a trabalhar na capacidade”, garantiu o presidente da ANA, para salientar que não faria “um aeroporto dez vezes maior porque todas as companhias aéreas querem voar àquela hora”.
“Nós vamos ter sempre a Ryanair a querer voar a uma hora a que eu não tenho slots. E não vai ter, não há”, afirmou então Ponce de Leão, para acrescentar que não tem “nenhum interesse em dar esses slots à Ryanair”.
“Prefiro que esses slots, a existirem, sejam dados à TAP no sentido de criar condições a uma operação de hub”, prosseguiu, explicando que na “operação de hub, o tráfego de transferência é que sustenta muitas rotas” e a conectividade de Lisboa, que é já uma excelente conectividade, quer directa, quer indirecta, é baseada também no tráfego de transferência”.
Ao retirar os passageiros de transferência de algumas rotas, outras “desaparecem porque não são sustentáveis só com o chamado tráfego de ponto a ponto”, salientou.
A atribuição de slots está a cargo de um departamento da ANA que “age de acordo com regras externas independentes e não tem o mínimo condicionamento por parte do aeroporto”.
Ponce de Leão afirma contudo que “enquanto gestor aeroportuário se pudesse preferir, preferia reservar os slots de determinadas horas para operações de hub e não para operações de ponto a ponto que podem ser feitas a outras horas”.

brunodias

Ja houve topico disso

A noticia sobre a portela, eu volto a repetir, ele calado é poeta e não deve saber bem o que são regras europeias

Quem compra as slots fica com elas, ele não as pode dar a ninguem porque vai contra as regras da concorrencia, e ja agora eu nem sei porque ele as quer dar para a tap, a tap tem a frota bem esprimida, por isso mesmo faz os voos de africa há noite para aproveitar bem os aviões, e pelo que vi, não ha aviões para entrar na frota da tap, logo para que dar slots a quem não tem capacidade de fazer mais voos?
« Última modificação: 28 de Outubro 2015, 23:22:07 por brunodias »

efpmeneses

Julgo que em lisboa ninguém compra slots.

Estes não são atribuídos em cada época IATA pela coordenação de slots do aeroporto?

Quem souber melhor como funciona pode explicar e assim ficamos todos a saber.

Cumprimentos
Élvio Meneses
Cumprimentos
Élvio Meneses

Rex

Julgo que em lisboa ninguém compra slots.

É a ideia que tenho também, aliás, se houvesse leilão de compra e venda de slots o aeroporto de Lisboa seria bem mais dinâmico e eficiente.
Parece-me que temos poeta na ANA...deve estar de saída.

david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Concordo. Há que prezar a Ryanair pelo seu investimento tem Portugal especialmente no Porto e Faro uma vez que a TAP só vê a Portela à frente.
« Última modificação: 29 de Outubro 2015, 08:02:04 por david1990 »

HenriqueP

estou curioso em saber como funciona a atribuiçao de slots em Portugal.

E tambem no caso da Portela o porque de haver tanta resistencia em utilizar as slots noturnas.

HenriqueP

contente

Este homem percebe tanto de turismo como eu da migração de baleias no ártico...deve estar a espera de mais um tacho..

VNE

O título devia ser:
"Efeitos nefastos das lowcost no aeroporto de Faro"
« Última modificação: 29 de Outubro 2015, 14:52:59 por VNE »

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
E é esse o título...  ???

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
880 Visualizações
Última mensagem 17 de Abril 2014, 17:02:55
por Spark
0 Respostas
797 Visualizações
Última mensagem 27 de Julho 2015, 19:25:12
por Flyz