Nyctalus

  • Mensagens: 355
Citação de: AVHerald
An Easyjet Airbus A319-100, registration G-EZIV performing flight U2-7687 from Lisbon (Portugal) to Basel/Mulhouse (Switzerland/France) with 153 people, departed Lisbon's runway 21 at 16:51L (15:51Z) and continued to Basel for a safe landing.

On Oct 28th 2015 the French BEA reported in their weekly bulletin that a "long takeoff from runway 21" by an A319 had occurred at 16:51L. The occurrence was rated a serious incident, the British AAIB is investigating.

http://avherald.com/h?article=48e78da7&opt=0


Alguém presenciou ou sabe o que se passou neste caso?

fredericolopes

  • Mensagens: 477
estive a ler os bitaites no avherald e fiquei com umas dúvidas de maçarico.

Do que percebi pelos comentários, os pilotos definem o tamanho da pista disponível, e o peso. com isto obtêm a aceleração necessária (trust) para atingir V1/VR/V2 e a posição dos flaps.

a minha questão é, porque não simplesmente usar sempre o trust máximo, e ver tendo em conta o peso, ver quanta pista necessita?
questão económica de combustível?

peço desculpa de a pergunta é muito parva aos olhos dos experts :P

LEVI

  • Mensagens: 81
Essencialmente por custos de manutenção de motor. Quanto mais vezes se usar a potência máxima, mais o motor se degrada, e um motor é muuuuuuuito caro..

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 731
Uma posta de pescada para o que poderá ter acontecido: será que usaram os cálculos para a pista completa mas descolaram da intercepção com o U5?

Spark

  • Mensagens: 6082
    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Essencialmente por custos de manutenção de motor. Quanto mais vezes se usar a potência máxima, mais o motor se degrada, e um motor é muuuuuuuito caro..

E aqui vai outra posta de pescada...

- em todas as descolagens não se usa sempre a potência máxima dos motores?

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 731
Essencialmente por custos de manutenção de motor. Quanto mais vezes se usar a potência máxima, mais o motor se degrada, e um motor é muuuuuuuito caro..

E aqui vai outra posta de pescada...

- em todas as descolagens não se usa sempre a potência máxima dos motores?

Não, a menos que seja necessário. É prática comum adaptar a potência dos motores conforme as condições. Faz-se um "de-rating" consoante as condições.

Miguelhbx

  • Mensagens: 106
Uma posta de pescada para o que poderá ter acontecido: será que usaram os cálculos para a pista completa mas descolaram da intercepção com o U5?

Se for este caso é grave, supostamente faz-se o crosscheck dessa informação no FMC.

jeropiga

  • Mensagens: 292
O derate ( sempre em função de temperatura) é utilizado para poupar motores. De facto, e por exemplo a Rolls Royce tem tabelado Profiles em função do thrust em Take Off. De factos, esses profiles afectam até a vida das LLP. Ou seja estar sempre a usar MAX TO thrust incorre num profile HEAVY e isso diminui a vida das peças.
Outra situação é o consumo de combustivel que aumenta nesse transiente, aumenta o EGT aumenta a degradação.
Se a Pista é longa é para usar! Não como porta aviões! :)
Agora muito provavelmente houve um erro na computação do FMC ( introdução dos dados da Pista) o que fez com que o avião assumisse uma pista maior. Se o avião tinha uma full Runway take off e descolõu do U5 então ficaria a falar pista, isto para uma descolagem optimizada. Isto penso eu de quê...

Paulo Marques

  • Mensagens: 18
Salvaguardando as proporções, basicamente é como fazemos nos automóveis! Raramente aceleramos a fundo em arranque salvo raras e devidas excepções. Poupa o motor e combustível.

david1990

  • Mensagens: 802
  • Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Posso estar errado mas então é a situação da GE90-115b? Que o thrust máximo é 127,900lbf se não me engano mas a descolagem e realizado com 115,000lbf?

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