toto1100

Este processo da 3a pista/expansao da capacide em Londres dura praticamente ha tanto tempo como a discussao do NAL (ambos vem dos anos 70), por isso tambem nao é por ai. O NAL ate ja esteve mais avançado do que isto, que em 2010 o concurso esteve a semanas de ser lançado.

nunopinheiro

se eles são bons em alguma coisa é em espremer ate ao limite a capacidade instalada, hethrow e gatwik são de longe os aeroportos na Europa com mais tráfego por pista, muito mais que Lisboa

GoncaloRibas

Gatwick é o aeroporto com maior movimento a operar com uma pista, falar que em Heathrow estão a pensar há frente quando o processo da terceira pista arrasta-se desde há muitos anos....

alf2005

A pista pode nao fazer falta agora mas vai fazer daqui a 10 anos. Felizmente em Inglaterra nao se pensa hoje no que faz falta desde ontem mas sim a longo prazo. Basta pensar na estacao de comboios que esta la feita e que so deve fazer falta la para 2030.

Nao sou pessoa de polemicas. Mas Amigo essa de eles pensar antes ou depois... alem dessa do comboio .. opa me desculpe .. mas  ... se esta a viver na Uk  so se for a pouco tempo. senao tinha opiniao diferente..

Tomás Ribeiro

Este processo da 3a pista/expansao da capacide em Londres dura praticamente ha tanto tempo como a discussao do NAL (ambos vem dos anos 70), por isso tambem nao é por ai. O NAL ate ja esteve mais avançado do que isto, que em 2010 o concurso esteve a semanas de ser lançado.
Dando uma vista de olhos pelas estatísticas (números sempre arredondados ao milhão inferior)

Heathrow (1990): 42 000 000 pax
Heathrow (2019): 80 000 000 pax

Praticamente duplicou

Lisboa (1990): 5 000 000 pax
Lisboa (2019): 31 000 000 pax

Mais do que sextuplicou... e isto é o Aeroporto que já estava arrumado em 1969 já a precisar de um novo...

toto1100

Em ambos tambem se gastou milhares de milhoes de euros para permitir esse aumento de capacidade. So o terminal 5 de LHR (que em 1990 ja andava a ser preparado...) custou mais do que ia custar o NAL.
« Última modificação: 17 de Dezembro 2020, 08:48:31 por toto1100 »

Tomás Ribeiro

O UK é de facto um caso de estudo para o quão absurdamente cara uma obra consegue ser. Ver o HS2 que já vai nos 80 e tal mil milhões de libras.

Para termo de comparação, a LAV Lisboa-Porto está estimada em 4,5 mil milhões de euros...

É outro campeonato mesmo.

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Existe só um pequeno problema com a 3pista de Heathrow, chama-se Climate Change.

Se puderem ler o Carbon Budget da aviação elaborado pelo Climate Change Comitee (orgão que supervisiona as politicas climáticas britânicas), ficarão a saber do que estou a falar.

O CCC obriga a 'net-zero airport expansion', para que o UK seja consistente com o 1.5º.

Com Boris como PM não estou a ver como isto avança, e se os trabalhistas ganharem as eleições será pior para a 3pista de Hesthrow.

De qualquer modo esta sentença do Supremo é um passo atrás para a Humanidade ... mas daremos, em breve 2 à frente.

padilhasantos

• May the Force be with you
Ninguem quer saber dessas análises. Eu não quero saber e sinceramente tenho pena que venha para aqui vender o seu peixe estragado que ninguem quer comprar.

toto1100

No Reino Unido o net zero é lei, podes ignorar à vontade mas é a lei do país como qualquer outra coisa, por isso tem que ser cumprida.
Em Portugal tambem vai ser lei rapidamente, quando o que foi aprovado a nivel comunitario se tornar lei (deve ser para o ano, suponho).

padilhasantos

• May the Force be with you
Nao estou a ignorar a existencia e cumprimento de leis. Apenas estou cansado das respostas de certos users que apresentam sempre algo para contrariar os temas. Um em especial.

É obvio que os temas sao abertos a todos e todos têm o direito de contestar, é saudavel. Mas bolas...
« Última modificação: 17 de Dezembro 2020, 14:31:56 por padilhasantos »

toto1100

Neste caso a conversa dele foi totalmente on topic. Os casos em tribunal foram exatamente sobre a questão das alteracoes climáticas e do "orçamento do carbono".

Tomás Ribeiro

Em Portugal não temos ainda grandes novidades sobre isso, mas também há vários processos em tribunal por causa do Montijo e da Portela...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1189 Visualizações
Última mensagem 28 de Abril 2015, 09:09:04
por iloper
0 Respostas
629 Visualizações
Última mensagem 06 de Setembro 2015, 23:30:12
por alf2005